pessoa comprando uma moto
Categories:

Como financiar uma moto? Aprenda como fazer aqui!

Realizar o sonho de ter sua própria motocicleta faz parte do imaginário de milhares de brasileiros. Porém, muitos não sabem que é possível com o financiamento. Por isso, neste artigo, vamos ensinar como financiar uma moto.

Além disso, como nós da Zapay gostamos de ajudar os motoristas a manterem suas contas, multas e finanças em dia, vamos dar dicas para financiar o veículo sem entrar em dívidas. Confira abaixo! 

Como financiar uma moto?

Muitas pessoas deixam de comprar uma motocicleta por conta das questões financeiras. Mas é importante saber que tem como financiar uma moto, mesmo se o indivíduo não tiver o dinheiro cheio para a compra. 

Assim como existe o financiamento de carro, o financiamento de moto também é uma modalidade oferecida por bancos e financeiras.

Existem alguns critérios que podem facilitar a compra desse tipo de veículo desta maneira, que serão mostrados a seguir. Confira! 

  1. Veja se você preenche os requisitos

Na teoria, qualquer pessoa pode financiar uma moto, mas cada empresa que oferece essa modalidade de crédito pode criar seus próprios requisitos.

Contudo, a idade mínima permitida para realizar um financiamento é 18 anos e a máxima é 70 anos. Muitas financiadoras acreditam que quanto maior a idade, maior o risco que a instituição pode ter.

Porém, alguns critérios de aprovação são universais, como ter CPF e não ter nenhuma restrição nos órgãos de proteção ao crédito.

  1. Confira se seu score ajuda a financiar a moto

Ao solicitar o financiamento de um veículo, as empresas que concedem crédito irão analisar o seu perfil de cliente, principalmente o seu score

Esse score é uma pontuação criada por empresas de proteção de crédito que possui a seguinte classificação: 

  • Score de 0 a 300 = Baixo
  • Score de 301 a 500 = Regular
  • Score de  501 a 700 = Bom
  • Score de 701 a 1000 = Muito bom 

Geralmente, empresas financiadoras costumam aceitar um score igual ou superior a 501 pontos, considerado “Bom”.

Existem algumas ações que podem ser feitas para melhorar o seu score antes de financiar uma moto, como limpar o nome sujo, pagar as contas em dia, evitar usar cheque especial e se cadastrar no Cadastro Positivo

  1. Pague suas dívidas e organize suas finanças 

Se você possuir dívidas em seu nome, como contas atrasadas, débitos antigos, entre outras, então pague primeiro suas obrigações financeiras.

Assim que se livrar de débitos e multas do passado, você poderá organizar suas finanças pessoais para financiar a moto dos sonhos. 

Comece a ler mais conteúdos sobre finanças e dicas de Educação Financeira para alcançar o bem-estar financeiro.

  1. Economize para financiar sua moto

É preciso poupar seu dinheiro para dar início ao financiamento do veículo desejado. Mantenha o pagamento em dia das despesas fixas e corte os gastos supérfluos. 

Você pode cortar gastos desnecessários por um período, a fim de economizar para financiar sua moto.

Analise suas despesas pessoais, faça as contas mensais, considere diferentes prazos e parcelas para encontrar a opção que combine com o seu orçamento. 

O número de parcelas de um financiamento de moto pode chegar até 36 meses, então é preciso se planejar com os gastos nesse período.

Além disso, se você tem um bom valor da entrada, menor será o número de parcelas e os juros cobrados.

  1. Simule o financiamento da moto

Faça simulações em diversos bancos e financiadoras para descobrir os valores das mensalidades do financiamento da sua moto desejada. 

Existem empresas que oferecem gratuitamente uma calculadora de financiamento de veículo para ajudar a calcular o pagamento estimado mensal, os valores dos juros e o montante total desembolsado no final do contrato.

Além disso, escolha uma das modalidades do financiamento de moto: CDC, Leasing ou consórcio. 

Após fazer as simulações para financiar sua moto, escolha a melhor opção para o seu bolso. 

  1. Saiba que as despesas aumentarão

Além dos valores mensais das parcelas do financiamento da sua moto, você precisa saber que terá outros gastos. São eles: 

Porém, se por um lado você sabe que as despesas irão aumentar ao comprar uma moto, também é preciso saber que existem diversas ações que te ajudam a economizar, como poupar combustível da maneira correta e realizar manutenções preventivas para não ter maiores prejuízos no futuro. 

  1. Dê entrada no financiamento e cheque os documentos 

Agora é hora de dar entrada no financiamento da sua moto com a financiadora que oferece a melhor opção financeira para você. 

Aproveite esse momento para checar toda a documentação da moto que deseja financiar para não sofrer nenhuma irregularidade. Os documentos que você precisa checar se estão em dia são:

  • IPVA.
  • DPVAT.
  • Certificado de registro e licenciamento do veículo.
  • Consulta ao cadastro de veículos roubados (CNVR).

Além da checagem dos documentos sobre a regularidade da moto, cheque também se há algum vazamento ou barulho estranho no motor do veículo. Para isso, peça para fazer um test drive antes de fechar negócio para checar os freios e outros itens da moto.

Fazer um financiamento de moto usada ou nova?

Nossas dicas sobre como financiar uma moto valem para veículos usados ou novos. Portanto, você tem essa opção de escolher entre o financiamento de uma moto usada ou nova.

Se optar pela moto usada, preste atenção à quilometragem. Se o veículo foi pouco rodado é sinal de bom negócio. 

Porém, certifique-se se a moto ficou muito tempo parada e comprometeu o seu funcionamento. Neste caso, solicite uma manutenção devida antes de financiar o veículo. 

Ao escolher financiar uma moto nova, você contará com a garantia de fábrica, mas os valores dos automóveis novos costumam ser mais altos. 

Portanto, compare as vantagens e desvantagens de financiar uma moto usada ou nova antes de tomar uma decisão.

Gostou de saber como financiar uma moto? Então leia outros conteúdos sobre financiamento aqui no blog da Zapay!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *