pessoas assinando documentos
Categories:

Financiamento de carros usados: aprenda como fazer em 7 passos!

Financiamento de carros usados: como é possível fazer? Será que essa é a melhor alternativa para quem deseja comprar um carro?

Para tirar todas as dúvidas sobre esse tipo de compra de veículos usados, nós da Zapay vamos responder às principais questões sobre esse assunto, logo abaixo. Confira! 

O que é financiamento de carros usados?

O financiamento de carros usados pode ser uma ótima opção para quem está procurando uma forma rápida e simples de adquirir um veículo. 

Afinal, o financiamento de carro é uma opção oferecida por diversas empresas que possuem esse formato de pagamento.

Esse tipo de pagamento funciona como um crédito que permite que o interessado compre seu veículo rapidamente e pague em pequenas parcelas durante determinado período.

Geralmente, os bancos e financeiras oferecem um crédito com o valor do carro para ser pago à concessionária escolhida pelo comprador e adiciona uma taxa de juros para cobrir os riscos do dinheiro emprestado. 

Por meio dessa opção de pagamento é possível financiar carros novos e carros usados. Falaremos mais sobre essa última opção, a seguir. 

Tipos de financiamento para carros usados

Conheça as principais opções de financiamento de veículos que existem atualmente no Brasil. Cada um dos tipos de financiamento de carros possuem características específicas, que devem ser analisadas antes de fechar negócio. Saiba quais são: 

  • CDC (Crédito Direto ao Consumidor)

O CDC (Crédito Direto ao Consumidor) é uma opção para quem busca financiamento de carros usados ou novos. 

O interessado realiza um empréstimo no banco para comprar um veículo em seu nome, porém, o banco faz a alienação do carro para impedir a livre negociação do veículo até que todas as parcelas do contrato sejam pagas.

Cada banco possui suas condições específicas para realizar o financiamento de carro, principalmente em relação às taxas de juros, ao IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras), número de parcelas, valor de entrada ou o modelo e ano do veículo.

Normalmente, se o comprador oferece uma quantia maior na entrada, as condições de parcelamento são melhores. No entanto, se houver inadimplência, o banco entra com uma ação judicial para reaver o veículo para ser vendido em leilão e pagar o saldo em aberto. 

  • Consórcio

O consórcio é um tipo de financiamento de carro, mas diferente do CDC, o comprador não recebe a posse imediata do veículo.

Isso porque essa modalidade reúne um grupo de interessados no veículo e administrado por uma administradora de consórcios.

Sendo assim, todos os integrantes contribuem com um valor ao longo de um período. O consórcio não possui juros, mas há a cobrança de taxas administrativas.

Assim, mensalmente, a administradora do consórcio realiza sorteios com os integrantes até que todos do grupo sejam contemplados com o crédito no valor do automóvel. 

Em caso de inadimplência, o comprador será excluído do grupo de consorciados e não participará das rodadas dos sorteios. 

  • Leasing

No caso do leasing, o veículo se mantém na posse do comprador, mas em nome da empresa que realiza o financiamento de carros usados ou novos.

Porém, toda a documentação e custos com manutenções do automóvel são de responsabilidade do comprador do veículo.

Normalmente, os contratos de leasing de carros possuem uma duração mínima de 24 meses.

Ao final do contrato, o comprador precisa pagar o valor residual para transferir o carro para o seu nome ou renovar o contrato com a aquisição de um novo veículo. Se houver inadimplência, o banco pode retomar rapidamente a posse do carro.

Como fazer financiamento de carro usado?

Segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), as vendas de carros seminovos e usados em 2021 superaram as do ano anterior. Será que em 2022, esse mercado continuará aquecido? 

Se a tendência continuar e você se interessar por essa modalidade de financiamento, veja como fazê-lo. Abaixo!

  1. Faça a consideração entre carro novo e usado

Antes de tomar qualquer decisão, você precisa buscar informações para levar em conta na hora de escolher entre financiar um carro novo ou usado.

Ambas opções possuem suas vantagens e desvantagens, então analise bem antes de escolher qual tipo de veículo comprar. 

  1. Faça um planejamento financeiro

Após decidir entre carro novo ou usado, agora é hora de iniciar um planejamento financeiro para buscar o melhor financiamento para comprar seu automóvel.

Como mostramos, existem diferentes opções de financiamento de carros no mercado. Observe as condições e escolha a opção ideal para o seu bolso.

  1. Procure melhorar seu score de crédito

Bancos e financeiras que realizam financiamento de carros usados utilizam o score do consumidor como um dos quesitos para aprovar o crédito solicitado.

Por isso, procure manter as finanças pessoais em dia, controle seus gastos, pague todas as contas, quite multas de trânsito antigas, saia do cheque especial, entre outros hábitos financeiros saudáveis. 

  1. Escolha o veículo e considere os gastos com manutenções

Se optou por financiar um carro usado, então considere os gastos com possíveis manutenções que surgirão no futuro. 

Sendo assim, escolha um automóvel em bom estado e mantenha as manutenções preventivas para evitar gastos maiores no curto prazo.

  1. Defina onde fará o financiamento 

Chegou a hora de escolher onde será feito o financiamento de carro usado de acordo com as suas condições financeiras.

Alguns bancos financiam entre 70% a 100% do valor do veículo. Algumas seguradoras oferecem financiamento de carros usados ou novos com seguro automotivo incluso. 

  1. Separe a documentação do financiamento

Verifique quais são as documentações para dar início ao financiamento do seu automóvel dos sonhos. 

A maioria das instituições que financiam carros solicitam a apresentação de documento de identidade, comprovante de Pessoa Física (CPF), comprovante de renda, comprovante de residência e documentos do veículo.

  1. Realize o financiamento do seu carro usado

Com a documentação entregue e o financiamento aprovado, agora é só assinar o contrato e curtir o seu automóvel usado.

Viu só como é possível fazer financiamento de carros usados? Com as finanças pessoais em ordem para ter as condições financeiras para pagar as parcelas, o sonho do carro próprio se torna realidade. 
Agora você sabe como realizar financiamento de carros usados! Aproveite que está aqui no blog e leia outros conteúdos sobre financiamentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *