consorcio de carros
Categories:

10 dicas para escolher o melhor consórcio de carros

Procurando o melhor consórcio de carros? Então está no lugar certo! Nós da Zapay queremos te ajudar a escolher a melhor opção do mercado para você. 

Neste post, apresentamos algumas dicas para você fazer a sua escolha e não se arrepender. Confira abaixo!

O que é consórcio de carro?

Antes de mostrar como escolher o melhor consórcio de carros, nós queremos explicar rapidamente o que é um consórcio automotivo

Um consórcio é formado por um grupo de pessoas interessadas em adquirir um bem. Portanto, um consórcio automotivo é realizado para o interessado comprar um carro. 

Nesse caso, esse grupo de pessoas precisa estar interessado em comprar um veículo do mesmo valor e número de parcelas.

Assim, os integrantes do grupo assinam um contrato e contribuem com um valor mensalmente. 

A administradora do consórcio é a responsável por receber os pagamentos e por realizar os sorteios mensais, a fim de que todos sejam contemplados com o valor disponível para a compra do carro.

Como escolher o melhor consórcio de carros?

Agora que você sabe o que é como funciona um consórcio, então pode ver as nossas dicas para descobrir o melhor consórcio de carros para o seu bolso. 

Para ajudar, reunimos diversas dicas-chave para escolher o melhor consórcio auto. Confira a seguir!

  1. Entenda sua situação financeira

Para aumentar as chances de ter escolhido o melhor consórcio de carros, primeiro você precisa entender sua capacidade financeira.

Geralmente, a indicação do percentual da sua renda que pode ser comprometido é, no máximo, 30%.

Porém, primeiro é importante entender suas despesas fixas para descobrir se sobrará um valor suficiente para pagar a mensalidade, para gastar com possíveis imprevistos e para economizar uma parte. 

  1. Pague dívidas e multas antigas

Se você possui dívidas ou multas de outros carros, então procure quitar essas contas para se comprometer com as parcelas do consórcio.

Não comece o pagamento de um novo consórcio com dívidas ativas porque você pode entrar em uma bola de neve.

O ideal é iniciar um pagamento a longo prazo como o do consórcio de carros sem nenhuma dívida, multa ou contas atrasadas.

  1. Avalie as opções de consórcio disponíveis

Atualmente, existem muitas empresas que oferecem essa modalidade de aquisição de bens em grupo, então você poderá avaliar as opções para escolher o melhor consórcio de carros.

São opções diferenciadas para todos os perfis de clientes, situações financeiras distintas e objetivos diferenciados.

Então, olhe todas as opções possíveis que conseguir para encontrar o consórcio ideal para adquirir o seu bem móvel.

  1. Faça simulações de consórcios

Muitas empresas que realizam consórcios de carros oferecem uma simulação do consórcio em seus sites para os interessados.

Procure fazer as simulações para encontrar o melhor consórcio de carros para você não se arrepender depois de assinar o contrato.

Como o consórcio é um compromisso assumido em longo prazo, fazer a simulação ajuda a entender melhor os gastos, a criar um planejamento e entender o funcionamento dessa modalidade.

  1. Descubra a taxa de administração do consórcio

Uma das maiores vantagens de fazer um consórcio de carro é que essa modalidade não trabalha com juros, exceto quando há inadimplência das parcelas

No entanto, todos os consórcios possuem uma taxa de administração, então é importante analisar o valor dessas taxas e compará-las.

Ao fazer essa comparação, você poderá achar o melhor consórcio de carros com custo-benefício.

  1. Cheque a regularidade do Banco Central

Para escolher o melhor consórcio de carros é muito importante que você pesquise sobre o consórcio que está interessado em sites de órgãos regulamentados. 

No Brasil, essa modalidade de aquisição de bens é regulamentada pelo Banco Central (BC). 

Por isso, confira no site do BC as principais informações sobre as administradoras autorizadas a realizar o consórcio no mercado. Veja se a empresa que tem interesse é regularizada! 

  1. Busque as opiniões na web

Procure investigar ao máximo a reputação da administradora que oferece consórcio de carros.

Você pode usar a internet para ser sua aliada nessa investigação e buscar as opiniões dos clientes na web.

Para isso, existem sites de avaliação, como Reclame Aqui, Consumidor.gov.br, entre outros, que mostram as notas e reclamações que a administradora recebeu.

  1. Verifique as regras para lances

Cada empresa de consórcio de carros pode ter suas próprias regras para o lance, uma opção para quem quer antecipar sua contemplação porque não quer esperar o sorteio da sua vez.

Assim, os interessados oferecem um valor e a administradora escolhe o lance mais alto para ser contemplado, se for o lance livre.

Existe também o lance fixo, um sistema em que a administradora determina previamente um valor de lance, como 30% ou 40% da carta de crédito. Nessa modalidade também é realizado sorteio com os interessados em dar lances. 

Porém, para isso, é preciso estar com as parcelas pagas em dia e sinalizar sua vontade à administradora antes da assembleia.

  1. Analise o comportamento dos membros do grupo

Se você for entrar em um grupo de consórcio já formado, então poderá avaliar o histórico de lances e o comportamento de todos os membros.

Além disso, você pode fazer uma estimativa de quanto é necessário para ofertar um lance e ter mais chances de ser contemplado. 

Essa é uma ótima forma de avaliação para encontrar um grupo de consórcio mais alinhado com seu perfil financeiro. 

  1. Leia o contrato antes de assinar

Pode parecer óbvia essa dica, mas muitas pessoas escolhem um consórcio de carro na animação e não lêem o contrato com atenção.

Por isso, para evitar problemas no futuro, procure ler minuciosamente cada cláusula do contrato. 

Sem dúvidas, esse será o seu melhor consórcio de carros porque saberá exatamente sobre o valor das parcelas mensais, valor do crédito contratado, a data para o pagamento, taxa de administração, condições de contemplação, entre outros detalhes
Viu só como é fácil encontrar o melhor consórcio de carros? Veja outras dicas para os motoristas, aqui no nosso blog da Zapay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *