avenida paulista - são paulo
Categories:

Como saber se fui multado no rodízio de São Paulo? Descubra aqui!

Como saber se fui multado no rodízio? Você já fez essa pergunta para você em alguma situação que pode ter violado as regras do rodízio de carros? Se sim, então nós da  Zapay vamos explicar tudo o que você precisa saber para não ser multado no rodízio de carros de SP. Confira abaixo! 

O que é rodízio de carros?

Antes de responder a sua pergunta: como saber se fui multado no rodízio? Nós queremos explicar resumidamente o que é um rodízio de carros, caso você não saiba ou não entenda muito bem.

O rodízio de veículos é um sistema adotado nas grandes cidades, como São Paulo, com o objetivo de diminuir o fluxo de automóveis em locais e horários específicos. Essa é uma forma de evitar grandes congestionamentos, já que a cidade tem mais de 6,2 milhões de automóveis registrados na capital paulista.

Como funciona o rodízio de carros de São Paulo?

O rodízio de carros em São Paulo foi implantado em 1997, através da Lei nº 12.490/1997, com a finalidade de reduzir o número de veículos nos locais e horários de pico, além da diminuição da poluição na capital.

Esse rodízio funciona de segunda a sexta-feira, restringindo cerca de 20% da frota de carros e caminhões em dias e horários específicos. No Art. 187 do Código de Trânsito Brasileiro, a regra do rodízio vale para todos os veículos e tem penalidade de multa.

O modelo atual do rodízio de automóveis em SP funciona da seguinte forma: 

Dias que valem o rodízio de carro: segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Horário do rodízio: dois períodos distintos que duram 3 horas cada. De manhã o rodízio de carros vai das 7h às 10h e no período da noite começa das 17h às 20h.

O critério do rodízio é o número final da placa do veículo:

  • Segunda-feira: rodízio para as placas com finais 1 e 2;
  • Terça-feira: rodízio para as placas com finais 3 e 4;
  • Quarta-feira: rodízio para as placas com finais 5 e 6;
  • Quinta-feira: rodízio para as placas com finais 7 e 8;
  • Sexta-feira: rodízio para as placas com finais 9 e 0.

O que acontece se usar o carro no dia do rodízio?

Se o motorista for flagrado usando o veículo no dia e horário do rodízio em São Paulo, o condutor será multado pelos órgãos competentes.

A nível federal existem 3 entidades que podem aplicar multas: a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Quais são os limites do rodízio de São Paulo?

O rodízio de carros em SP abrange uma área limitada da capital, que vai desde a Mooca (Zona Leste) até a Vila Leopoldina (Zona Oeste) e, da Saúde (Zona Sul) até o Bom Retiro (Zona Norte).

Dessa forma, algumas das principais avenidas da capital paulista estão localizadas nessa margem da zona de rodízio, como a Marginal Pinheiro (Zona Oeste), Avenida Salim Farah Maluf (Zona Leste), Avenida dos Bandeirantes (Zona Sul) e Marginal Tietê (Zona Norte).

Qual a tolerância de tempo para o rodízio?

Apesar de muitos motoristas acreditarem que existe uma certa tolerância nos dias, horários e locais de rodízio, é importante frisar que a tolerância é zero.

Portanto, se precisar sair com o seu veículo no dia do seu rodízio, então saiba que será multado mesmo se for em uma situação de emergência ou para resolver alguma coisa de forma rápida.

Qual o valor e quantos pontos da multa de rodízio?

O motorista que desrespeitar as regras do rodízio de SP pode receber uma multa de trânsito no valor de R$ 130,16. Além disso, essa infração é considerada de natureza média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por isso o proprietário do veículo perde 4 pontos na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Quantas multas de rodízio pode tomar por dia?

Não é possível receber duas multas aplicadas no mesmo período, porém, o proprietário do veículo pode receber duas multas em períodos diferentes do dia: de manhã e de tarde.

Sendo assim, se o condutor desrespeitar o rodízio em SP no período da manhã e da tarde, a punição será em dobro.

Como é dada a multa de rodízio?

Ao infringir o sistema de rodízio de carros em São Paulo, as autoridades enviam uma notificação ao proprietário do veículo sempre que ocorre uma autuação ou a aplicação de uma penalidade.

Essa notificação é enviada para o endereço cadastrado no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

No entanto, se você acredita que desrespeitou o rodízio e deseja saber se foi multado, existem algumas formas de descobrir. Saiba a seguir.   

Como saber se fui multado no rodízio SP?

Caso não esteja com o endereço atualizado, se mudou recentemente ou ficou na dúvida se infringiu o sistema de rodízio de São Paulo, é possível responder aquela sua pergunta: ‘como saber se fui multado no rodízio’. Saiba como: 

Consultar multa na Zapay

Para saber se foi multado ao utilizar o seu veículo no dia, horário e local do seu rodízio em SP, você pode acessar o site ou aplicativo da Zapay para consultar a placa do seu veículo e verificar se recebeu uma multa do rodízio. 

Além da consulta, você pode pagar essa multa de rodízio e outros débitos veiculares parcelados.

Se não quiser pagar online os débitos do seu veículo, então você pode ir até um dos postos físicos da Zapay pelo Brasil.
Como saber se fui multado no rodízio de SP? Se essa era a sua dúvida, então agora sabe que pode consultar a placa do seu veículo na Zapay e pagar seus débitos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *