O pneu careca é um desses pontos que todo condutor deve ter extrema atenção quando se trata da segurança veicular e do estado físico dos componentes do carro ou da moto.
O desgaste do pneu é um problema esperado, porém o motorista deve se atentar para substituir o componente quando isso ocorrer – pela segurança de todos e para evitar a multa por pneu careca.
Mas, afinal, qual é o problema por andar com pneu careca? E quanto é a multa do pneu careca? São algumas questões que respondemos ao longo deste artigo, que tem como objetivo alertar o condutor sobre o problema do pneu desgastado. Confira ainda como evitar este tipo de situação. Vem com a Zapay!
O que é considerado um pneu careca no caso de automóveis?
O pneu careca é aquele cujos frisos apresentam pouca profundidade, além de desgaste em torno das cavidades e bordas demasiadamente grandes. Se o pneu do seu carro está com tais condições, a recomendação é trocar este componente.
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a profundidade mínima do sulco do pneu deve ser de 1,6 milímetros para automóveis e de 1 milímetro para motocicletas. O ideal é avaliar semanalmente se os pneus do seu veículo estão desgastados, para que você possa se preparar e efetuar a troca, sem dores de cabeça – ou seja, quando o pneu é considerado careca.
Além disso, é importante estar ligado ao TWI, sigla para Tread Wear Indicator, que é o indicador de desgaste da banda de rodagem do pneu, que fica no fundo de seus sulcos e serve como um indicador de usabilidade deste componente. Caso o condutor perceba que a borracha das bordas está se aproximando dos indicadores, isso quer dizer que chegou a hora de trocar o pneu.
Dica: de modo geral, a data de validade dos pneus costuma ser de cinco anos.
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E nas motos, quando o pneu é considerado careca?
No caso de motos com pneu careca, isso é perceptível quando a profundidade mínima dos sulcos é menor do que 1 milímetro, de acordo com o CONTRAN. Assim como os carros, o ideal é que o amigo motociclista avalie os pneus do veículo semanalmente.
Pneus carecas podem causar algumas situações perigosas, como a aquaplanagem, que é quando o veículo passa por uma pista molhada e perde o atrito com o asfalto. Ainda: se a pista estiver seca, a pouca borracha entre o chão e a carcaça pode deixar a dirigibilidade da moto ruim.
Assim como os carros, os pneus das motos também têm prazo de validade e devem ser trocados a cada cinco anos.
Pneu careca dá multa: saiba quanto custa!
Se o amigo condutor for flagrado pela blitz conduzindo veículo com pneu careca, ele será autuado, pois esta situação configura infração grave.
A punição que ocorre quando o pneu é considerado careca é a soma de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 195,23. E dá para piorar: segundo o artigo 230 do CTB, conduzir veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, gera ainda, como medida administrativa, a retenção do veículo para a devida regularização.
Pois é, condutor, além de ter que gastar com a multa, ter a adição de pontos na carteira de habilitação, você ainda ficará a pé.
Uma dica: a punição por pneu careca é válida tanto para pneu de carro quanto para pneu de moto e também para os estepes. Tenha em mente que a penalidade é a mesma para veículos de todas as categorias automotivas.
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É uma multa pra cada pneu careca? Estepe careca também conta?
Mesmo que todos os pneus do seu veículo estejam carecas, será apenas uma autuação. Afinal, se o agente de trânsito fizesse mais uma autuação, haveria uma duplicidade com o código de infração (este dado consta na Notificação de Infração). Nesse caso, a segunda infração (que é idêntica à primeira) estaria nula.
O estepe pode ser um pneu careca? Não, condutor. É necessário estar ligado também neste pneu que serve para substituir algum dos pneus em uso, afinal, a multa por pneu careca recai também sobre os estepes.
Como saber se o pneu do carro está careca?
Para saber se seu veículo está com o pneu careca, vale a pena observar alguns pontos, tais como:
- O principal indicador de um pneu careca é a profundidade dos sulcos (ranhuras) na banda de rodagem. A profundidade mínima permitida por lei é de 1,6 milímetros para carros e 1 milímetro para motos. Se o pneu atingiu o TWI (indicador de desgaste), essa é a dica para trocar de pneu.
- Para saber se o veículo está com pneu careca, é possível utilizar o medidor de profundidade ou ainda fazer o teste da moeda – ao inserir a moeda de R$ 1 nas ranhuras, se o condutor conseguir ver parte da borda dourada da moeda, isso quer dizer que o pneu está gasto.
- Verifique se o pneu está desgastado de forma irregular (mais de um lado do que do outro). Isso pode indicar problemas de alinhamento ou balanceamento, o que também pode levar ao desgaste mais rápido.
- Pneus antigos podem apresentar rachaduras na lateral ou na banda de rodagem, o que indica que o material está degradado, mesmo que os sulcos ainda estejam profundos.
- Se o pneu estiver com bolhas ou áreas elevadas, isso também é um sinal de que ele está comprometido e deve ser substituído imediatamente.
Conheça outras dicas sobre como identificar pneu careca no vídeo a seguir.
Como saber se o pneu da moto está careca?
O pneu careca é um problema que também atinge motocicletas – por isso, confira como saber se o pneu está careca e organize-se para a troca deste componente:
- Observe se nas laterais dos pneus do veículo há deformações como ondulações ou bolhas. Isso pode acontecer por conta do asfalto muito quente ou se objetos cortantes penetraram na borracha do pneu. Tais deformações causam danos irreparáveis.
- Veja se há rachaduras e ressecamento nos pneus, principalmente nas partes laterais – este tipo de problema surge quando a moto fica muito tempo parada.
- Atente-se ao indicador de desgaste (TWI) em todos os pneus. Ele apresenta indicação da sigla, uma seta, um triângulo ou até mesmo o nome da fabricante.
- Verifique ainda se há desgaste anormal dos pneus, em regiões isoladas – tanto nas laterais quanto no centro. Isso pode ocorrer por conta de problemas na suspensão, no balanceamento, no alinhamento ou na pressão interna dos pneus.
Saiba sobre pneus carecas em motos no vídeo a seguir:
Qual o melhor tipo de pneu para evitar pneu careca rápido?
Sobre qual é o melhor pneu para evitar pneu careca, a resposta é: depende. Enquanto os pneus diagonais têm parede lateral mais expressa – o que faz com que eles aguentem mais peso -, os pneus radiais são mais flexíveis, apresentando mais conforto e melhor dirigibilidade.
De modo geral, o pneu radial demora mais para ficar careca, já que é flexível e mais durável, além de trazer economia de combustível e ser ótimo para quem encara velocidades maiores, já que tem melhor absorção de impacto.
Porém, o pneu radial é mais caro se comparado ao pneu diagonal. Para que o amigo motorista possa ter uma ideia, um pneu diagonal costuma custar entre R$ 250 e R$ 500. Já a unidade do pneu radial varia entre R$ 600 e R$ 1.200. Tudo depende também do tamanho e da marca escolhidos.
Sente que o pneu fica careca rápido demais? Entenda possíveis causas!
Se o problema de pneu careca faz parte da sua rotina, saiba que há algo de errado no tratamento dado a este componente do seu veículo. Por isso, confira a lista de possíveis causas que expliquem esse desgaste:
- Alinhamento e balanceamento inadequados causam desgaste irregular e vibrações.
- Pressão inadequada nos pneus. Se eles estiverem muito cheios, a área de contato com o solo diminui, concentrando o desgaste no centro da banda de rodagem. Por sua vez, caso estejam com pouca pressão, o desgaste será mais pronunciado nas bordas da banda de rodagem.
- O excesso de peso permitido no carro pode pressionar os pneus, o que aumenta o desgaste de forma acelerada.
- Problemas na suspensão, como amortecedores ou molas defeituosos, podem afetar a distribuição de peso do veículo, o que causa desgaste irregular nos pneus.
- Se o motorista faz acelerações bruscas, frenagens fortes e curvas em alta velocidade, haverá desgaste mais rápido de pneus.
- Pneus de baixa qualidade ou que não são adequados para o seu veículo podem ter uma vida útil mais curta.
Entenda a importância da manutenção adequada dos pneus. Roda careca, não!
O estado de conservação do veículo está diretamente relacionado ao modo como o dono do automóvel ou da moto cuida do bem. E isso abrange o pneu careca – que pode aparecer de forma ainda mais rápida, além de outros desgastes, a depender da condução.
Por isso, a manutenção adequada dos pneus e demais partes do veículo são fundamentais para garantir um bom estado de conservação e evitar que o automóvel ou a moto tenha que andar com pneu careca.
Confira mais dicas nos tópicos a seguir.
Pneus em bom estado ajudam em tração, estabilidade e conforto
Pneus em bom estado são essenciais para a segurança e o desempenho de um veículo, condutor. Afinal, eles garantem tração adequada, permitindo que o carro tenha melhor aderência ao solo, especialmente em situações de frenagem ou curvas. Essa tração é fundamental para evitar derrapagens, sobretudo em pisos molhados ou escorregadios.
Além disso, pneus bem conservados proporcionam estabilidade, mantendo o controle do veículo e minimizando o risco de perda de direção, especialmente em altas velocidades. O tipo de vantagem inimaginável quando há problema de pneu careca.
Se os pneus estão em boas condições, eles oferecem mais conforto aos ocupantes do veículo, já que absorvem impactos e proporcionam uma condução mais suave.
Por outro lado, pneus carecas perdem aderência e aumentam riscos de derrapagem
Ter pneu careca, com sulcos desgastados, faz com que este componente perca grande parte de sua capacidade de aderência ao solo, tornando a condução perigosa. Sem profundidade adequada na banda de rodagem, a água e outros elementos na pista não são corretamente dispersos, o que aumenta o risco de aquaplanagem em superfícies molhadas, por exemplo.
Já em curvas ou frenagens bruscas, a falta de aderência aumenta o tempo e a distância de frenagem, colocando em risco a segurança de todos os ocupantes do veículo em questão.
Fique ligado, condutor, pois pneus carecas sofrem maior desgaste em temperaturas extremas, o que pode levar a falhas estruturais. Em suma, dirigir com pneus desgastados eleva significativamente o risco de acidentes.
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Entendeu tudo sobre pneu careca, multa e implicações?
Deu para perceber que o pneu careca pode meter você e sua família numa fria, não é mesmo, condutor? Andar com o pneu careca pode resultar em multa e, mais do que isso, causar acidentes que poderiam ser evitados com a substituição por pneus novos.
Para que você não passe por esse tipo de dor de cabeça, destacamos algumas maneiras sobre como saber se o pneu está careca, com algumas metodologias para mensuração e com a verificação da validade do pneu. Se ele tem mais de cinco anos, saiba que está na hora de trocar.
Continue com a Zapay para conhecer outras dicas sobre o trânsito e seu veículo. Por exemplo, saiba como recorrer de multa. 😉