Atenção: é oficial, rodízio suspenso no dia 20/11!
O rodízio SP (rodízio de veículos) estará suspenso por conta do feriado de 20 de novembro (Dia da Consciência Negra). Portanto, todas as placas estão liberadas para circular dentro da área do mapa de rodízio.
Rodízio suspenso 20/11
A Prefeitura de São Paulo informou que o rodízio estará suspenso no dia 20/11, quarta-feira, em razão do feriado do Dia Nacional da Consciência Negra. Sendo assim, placas finais 5 e 6 ficam permitidas a trafegar no dia 20 de novembro, apesar de ser uma quarta-feira, dia em que essas placas estão impedidas de circular.
Na quinta-feira, o rodízio voltará a funcionar normalmente (restringindo a circulação dos veículos de placas com final 7 ou 8).
Lembrando que as placas impedidas de transitar no rodízio são:
- Placa final 1 ou 2 param às segundas
- Placa final 3 ou 4 param às terças
- Placa final 5 ou 6 param às quartas
- Placa final 7 ou 8 param às quintas
- Placa final 9 ou 0 param às sextas
Além do rodízio suspenso, vale informar:
A ciclofaixa de lazer será ativada
As ciclofaixas de lazer serão ativas na quarta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra, das 7h às 16h.
As faixas exclusivas de ônibus estarão liberadas
Fica permitida a circulação de veículos em todas as faixas exclusivas de ônibus à esquerda e à direita na cidade de São Paulo, conforme divulgação da Prefeitura de São Paulo.
Confira o mapa com os corredores exclusivos de ônibus em SP.
Além do rodízio suspenso, como fica o metrô?
O metrô funcionará durante o feriado de 20/11, entretanto, as linhas vão circular com intervalos iguais aos de um domingo, ou seja, haverá um tempo maior de espera – mas nada que gere transtornos!
Inclusive, o Metrô de São Paulo preparou uma agenda cheia de programações culturais para celebrar o Dia da Consciência Negra, serão diversas apresentações nas diferentes estações da cidade – vale a pena conferir!
Por que o rodízio é suspenso em feriados?
O rodízio de veículos foi criado para melhorar o trânsito da cidade nos horários de pico, devido ao alto fluxo de carros que transitam nas vias nos horários mais complicados (no período da entrada no trabalho e no período do fim do expediente).
O rodízio é suspenso em dias de feriado justamente porque como é feriado, a tendência é de que não haja tanta gente se movimentando e causando engarrafamentos. Sendo assim, não há motivos para impedir os carros de circularem, uma vez que o trânsito flui!
Dica Zapay: confira quais ruas e avenidas que tem rodízio.
Como fico sabendo se o rodízio foi suspenso ou não?
Geralmente a Prefeitura de São Paulo informa isso com certa antecedência, ou mesmo a CET. Por aqui, na Zapay, ficamos sempre de olho nisso para informar a vocês em primeira mão. Acompanhe o nosso blog e fique por dentro!