Renavam
Categories:

Aprenda a consultar multas pelo RENAVAM | Blog Zapay

Aprenda a consultar multas pelo RENAVAM

Fique por dentro sobre como consultar multas pelo RENAVAM e como este importante código pode lhe ajudar a obter informações sobre o histórico do seu veículo.

A Zapay te mostra o passo a passo sobre como fazer a consulta de multas pelo RENAVAM em diferentes plataformas – incluindo a nossa. Leia e confira!

Como consultar multas pelo RENAVAM? 

Antes de sabermos o caminho para consultar multas pelo RENAVAM, vale a pena reforçar o que é esta sigla, afinal. Vem que a Zapay lhe explica: RENAVAM significa Registro Nacional de Veículos Automotores, um documento essencial para o automóvel e que tem peso maior do que a placa, por exemplo, no que diz respeito à vida burocrática do veículo.

Ou seja, o RENAVAM é um documento que identifica o automóvel (de qualquer categoria) e ainda traz todo o seu histórico, funcionando como uma espécie de CPF. 

Se o Cadastro de Pessoa Física permite que a o histórico de crédito, além de outras informações relevantes, de um cidadão possa ser acessado, o mesmo faz o RENAVAM quanto à vida do carro ou da moto – com informações desde o momento em que o veículo é fabricado até o dia do desmanche (quando ele deixa de transitar nas vias públicas brasileiras).

É importante ressaltar que o número do RENAVAM é apenas um – em outras palavras, não há qualquer mudança neste código ao longo da vida do veículo. Você pode estar se perguntando: mas e se o automóvel passar por alguma modificação? Não tem problema, o número do RENAVAM será o mesmo.

Para encontrar o RENAVAM na documentação do veículo, o caminho é fácil. Basta observar a parte superior do Certificado de Licenciamento do Veículo (CRLV).

Finalmente, para consultar multas utilizando o RENAVAM, o proprietário deve acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de sua localidade. Para tal, é necessário ter um login com senha com CPF ou CNPJ cadastrado no portal do departamento do seu estado. 

Para realizar a consulta, o dono do veículo deve informar o número da placa do automóvel ou da motocicleta e também o código RENAVAM – além do número de verificação que aparecerá na tela.

Tanto no site do DETRAN quanto no aplicativo (disponível para Android e iOS) é possível consultar a CNH dos motoristas, pontuação, multas de trânsito, defesas administrativas, auto de infração de trânsito, notificações, e emissão de documentos para pagamento. 

Dica da Zapay: fique por dentro sobre como pagar multa vencida

multa vencida

Como saber se eu tenho multas? 

Todo condutor tem responsabilidades no trânsito, afinal prezar pela vida de todos é um dever cidadão. Porém, alguns deslizes acontecem no dia a dia de quem está nas vias públicas. E, consequentemente, há a aplicação de multas.

Para saber se há alguma multa aplicada na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o motorista tem alguns caminhos. Neste artigo, você já aprendeu que é possível consultar as multas pelo site do DETRAN de sua localidade ou pelo aplicativo do Departamento Estadual de Trânsito. 

O serviço de Correios também pode ser um aliado nesta comunicação. Quando o condutor comete uma infração de trânsito, a autoridade da via pública envia uma Notificação de Trânsito para o endereço do veículo cadastrado no DETRAN da localidade. Caso o infrator não seja o dono do veículo, basta indicar quem era o motorista do automóvel no momento da infração. 

A Notificação de Trânsito é importante também para que o condutor possa se defender, caso ele entenda que não cometeu a infração. Os prazos para o processo estão estabelecidos na Notificação de Trânsito e esta primeira apresentação de recurso tem prazo de até trinta (30) dias.  

Outra ferramenta, para que o condutor saiba se há multas em sua CNH, é consultar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Este recurso pode ser baixado em smartphones com os sistemas Android ou iOS.

O CDT guarda, no aparelho celular, a carteira de motorista e o documento do veículo que esteja em seu nome (nome do motorista). Trata-se de uma forma segura de ter os documentos sempre à mão. Importante: este documento digital tem a mesma validade jurídica que a versão impressa.

Além de consultar as infrações, com o app CDT, você pode aderir ao SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), uma solução web e mobile para envio de notificações e comunicados em formato digital, relativas a infrações de trânsito registradas no Registro Nacional de Infrações (RENAINF), como Notificação de Autuação, Notificação de Penalidade, Solicitação de Código para Pagamento e outros avisos (boleto a vencer, distrato, dentre outros).

Uma das vantagens do uso do CDT com adesão do SNE são os descontos na hora de quitar as multas de trânsito. Para consultar as infrações e usufruir dos benefícios – ou seja, obter o desconto –, há temos três cenários. São eles:

  1. Órgão autuador aderiu ao SNE: para este caso, o cidadão tem as opções de desconto de 20% ou 40%.
  2. Órgão autuador não aderiu ao SNE: porém, oferece apenas o desconto de 20% na CDT.
  3. Órgão autuador não aderiu ao SNE e também não oferece o desconto de 20% na CDT. Neste caso, a infração será apenas visualizada, ou seja, o cidadão não poderá usufruir dos descontos.

Você também poderá fazer a consulta RENAVAM SP.

Você pode contar sempre com a Zapay!

Consulta de multas

A Zapay é mais uma opção disponível para lhe ajudar a manter a vida burocrática do seu veículo. Para tal, basta acessar o nosso site da Zapay.

A gente conta com a base de dados dos DETRANs – ou seja, a cobertura abrange todas as regiões brasileiras. Você pode optar pelo pagamento on-line de débitos veiculares ou em postos físicos pelo Brasil. Isso quer dizer facilidade e segurança tanto para a realização da consulta quanto para a quitação de multas, impostos e demais tributos.

Seja pelo site, seja pelo app da Zapay, você pode consultar e quitar os débitos veiculares em até 12 vezes no cartão de crédito. Há ainda outras opções, como PIX, boleto, voucher e Tickelog. O importante é que seu bolso se sinta confortável com o pagamento da multa ou do imposto.

Para realizar o pagamento da multa, você deve seguir este caminho:

  1. Consulte débitos pela placa do veículo. Para esta etapa é necessário, você deve digitar a placa do seu veículo e pressionar o botão “Consultar débitos”.
  2. Confira o resultado da consulta. Caso existam débitos do seu veículo em aberto, eles aparecerão nesta tela. Depois, é necessário informar sua conta da Zapay com e-mail e senha. Caso você ainda não tenha criado uma conta conosco, cadastra-se. Este passo é rápido e gratuito. 😉
  3. Depois de informar seu e-mail de usuário e senha, você deve selecionar o débito que deseja pagar (no caso deste artigo, multas de trânsito) e pressionar o botão “Pagar agora”.
  4. Finalmente, você precisa escolher a maneira como deseja pagar. Vale a pena reforçarmos essa dica: na Zapay, você tem diversas opções de pagamento, como cartão de crédito em até 12 vezes, PIX, boleto, Ticketlog e voucher. Basta selecionar a opção desejada e pressionar “Pagar agora”.
Venha conhecer nosso aplicativo!

Com o app da Zapay você vai:

Consultar seu IPVA, licenciamento e Multas;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Ser avisado quando precisar renovar seus documentos.

APP Zapay

Como consultar um veículo somente com o RENAVAM?

Basta fazer a consulta à base RENAVAM. Trata-se da averiguação on-line de veículos que constam na base RENAVAM, que é um sistema que tem como principal finalidade armazenar os dados dos veículos que circulam no país, conforme você já aprendeu neste artigo. Afinal, vale reforçar que o Registro Nacional de Veículos Automotores armazena todo o histórico do veículo.

Este serviço pode ser utilizado tanto por Pessoas Físicas quanto por entidades públicas ou privadas – tanto os cidadãos quanto as organizações devem estar devidamente cadastrados no portal de Serviços do SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito). 

Um ponto de atenção: cada usuário tem acesso a cinco (5) consultas de veículos. Caso as entidades públicas e privadas necessitem de um volume maior de consultas, será necessário solicitar autorização ao SENATRAN e contratar o serviço de Consulta On-line SENATRAN, conforme a Portaria nº  72 de 12 de Maio de 2017 e Portaria nº  215 de 6 de agosto de 2018. Fica a dica!

Confira o passo a passo para realizar a consulta na base RENAVAM:

  1. Você deve fazer o login no Portal de Serviços SENATRAN, utilizando o Certificado Digital ou o login com CPF e senha. Depois, é necessário clicar em “Entrar com gov.br”, que aparecerá no canto superior direito de sua tela. O passo seguinte é inserir os dados solicitados.
  2. Após a realização do login, o usuário deve localizar, no canto esquerdo da página, o bloco nomeado “Consulta”. Em seguida, é necessário clicar no botão “Veículo”.
  3. Então, o condutor deve informar o código RENAVAM e a placa do veículo, bem como o CPF ou CNPJ do proprietário do automóvel ou da motocicleta. Depois, basta clicar na opção prosseguir – assim, aparecerão as informações do seu veículo na tela. 

Vale a pena reforçar: quando for realizar a consulta na base RENAVAM, tenha em mãos: login e senha do gov.br, código RENAVAM, número da placa do veículo, além do CPF ou do CNPJ do proprietário do automóvel ou da moto. 

 

Curtiu o conteúdo e quer ficar sempre atualizado? Acompanhe nosso blog e as redes sociais:

One thought on “Aprenda a consultar multas pelo RENAVAM | Blog Zapay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *