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Freio de mão: como usar e quais os cuidados?
Você sabe utilizar o freio de mão do seu carro corretamente? Neste artigo, a Zapay lhe dá dicas sobre a melhor forma de usar este componente essencial para o funcionamento do automóvel, bem como para a segurança de todos.
Saiba para que serve o freio de mão, sua importância e quais são as situações perigosas com seu uso inadequado. Embarque nessa e saiba mais!
– Quando se usa o freio de mão?
– Como se deve puxar o freio de mão?
– O que acontece se não puxar o freio de mão?
– Onde fica o freio de mão?
– O que estraga o freio de mão?
– Quando devo soltar o freio de mão?
– O que acontece se não abaixar o freio de mão?
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Quando se usa o freio de mão?
O freio de mão é um sistema de frenagem para veículos automotores, de qualquer categoria, que, na maior parte dos modelos, é acionado por uma alavanca manual – em alguns veículos, este sistema é acionado por um pedal à esquerda.
É possível que você conheça o freio de mão por nomes como freio de estacionamento, travão de estacionamento ou ainda travão de mão – todos estes termos dizem respeito ao mesmo sistema de frenagem.
A função do freio de mão é garantir que o veículo se mantenha parado, quando ele já estiver imobilizado, estando o motor ligado ou desligado, de modo a travar as rodas traseiras. Uma vez que o freio de estacionamento está puxado, o acionamento do freio de serviço fica dispensado.
Desse modo, é importante enfatizar que o freio de mão deve ser acionado quando o veículo em questão estiver parado. Por exemplo, caso o amigo condutor esteja em um cruzamento ou em um semáforo parado – situações as quais o tempo de parada é maior –, o ideal é usar o freio de mão.
Se o automóvel estiver parado em um aclive (ou seja, uma subida) é necessário acionar o freio de mão, afinal não é recomendável segurar o carro apenas no pedal de embreagem, pois ela ficará muito desgastada.
Mais uma situação a qual o freio de mão deve ser acionado é quando o veículo estaciona, sobretudo em declives (descidas) – outra dica para este momento é deixar o carro engatado, de modo a garantir maior segurança. Não se esqueça: quando o automóvel estiver na descida, o ideal é que o motorista procure frear com o carro engrenado, pois assim os freios dividem com o motor a função de parar o carro.
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Como se deve puxar o freio de mão?
Para usar o freio de mão, o motorista deve se atentar aos seguintes movimentos:
- Posicionar a mão no freio de estacionamento com o dedo polegar no botão.
- Apertar o botão com força e continuar segurando.
- Dar uma leve puxada para cima. Apenas após este movimento, deve-se empurrar a alavanca totalmente para baixo.
- Quando o condutor estacionar o automóvel, o freio de mão precisa ficar travado – isso quer dizer, posicionado para cima. Para ter certeza, basta que o motorista confira no painel se a luz de freio está acesa. Caso haja dúvida para saber qual é o símbolo indicativo, basta consultar o manual do fabricante.
É de suma importância que o motorista garanta o funcionamento adequado do freio de estacionamento, sendo fundamental fazer a manutenção, conforme o indicado no manual do proprietário do carro (manual do fabricante).
O motorista deve sempre estar atento às comunicações dispostas no painel do veículo, seguindo o tema deste artigo, é necessário dar especial atenção à luz do sistema de freio no painel. Caso esta luz permaneça acesa, ainda que o automóvel esteja em movimento, isso quer dizer possível perda de eficiência ou problema no sistema de frenagem.
Nas situações onde há problema no freio de mão, o recomendável é procurar um mecânico de confiança o quanto antes – afinal, trata-se de um componente fundamental para o funcionamento do carro, bem como a segurança de todos.
O que acontece se não puxar o freio de mão?
Ao não acionar (puxar para cima) o freio de mão, o condutor pode estar colocando o veículo e o entorno em perigo, pois o carro acabará se movendo, seguindo a inércia. Por isso, é fundamental ter a máxima atenção para saber como está o freio de estacionamento, afinal, ele é um auxiliar essencial para que o automóvel fique parado.
Quando o condutor entra no carro, antes mesmo de dar a partida, ele deve pisar no freio do motor e, então, destravar o freio de mão. Já, ao chegar a algum destino, antes de desligar o motor, o motorista deve puxar o freio de mão para que o veículo não ande.
Onde fica o freio de mão?
Ao sentar no banco do motorista e olhar para a direita, haverá uma alavanca erguida – trata-se do freio de mão. Em alguns veículos, o freio de estacionamento pode ser encontrado sob a forma de um pedal, como é no caso de picapes e utilitários. Em veículos modernos, com sistema elétrico, o freio de mão pode constar como um botão no painel central.
O que estraga o freio de mão?
Ao longo deste artigo, você já percebeu que o freio de mão é essencial para o bom funcionamento do veículo automotor, bem como para a segurança do carro e dos demais membros do trânsito. Lembre-se sempre: zelar pela vida é um dever de todos.
Com tamanha importância, o freio de estacionamento merece não apenas atenção, como também cuidado com a manutenção e o manuseio, que deve ser suave. Estes pontos de atenção, quando feitos adequadamente, podem prolongar a vida do freio de mão e a eficiência do sistema de frenagem, além de evitar acidentes.
O condutor que não leva o carro para fazer a revisão a cada 15 mil ou 20 mil quilômetros rodados coloca a vida de todos em risco e prejudica o bom funcionamento do automóvel. Na revisão, o mecânico de confiança avaliará o quão regulado está o freio, para evitar perda de eficiência do sistema de frenagem.
Se você é daqueles motoristas que acionam o freio de mão com o carro em movimento, a dica direta é: pare com este hábito. Vale lembrar que a função do freio de estacionamento é manter o veículo parado quando ele já estiver imóvel. Em outras palavras, o freio de mão apenas pode ser acionado com o veículo parado, com o objetivo de que ele fique estacionado.
Apenas em casos de extrema urgência é possível acionar o freio de mão com o carro em movimento. Um exemplo de situação urgente é quando o freio de pedal vier a falhar – situação bastante incomum.
Para evitar o desgaste prematuro do sistema de frenagem, recomenda-se que o freio de estacionamento seja manuseado com suavidade, nunca com excesso de força. O uso indevido e descuidado pode afrouxar o cabo de aço, de modo a reduzir a capacidade de frenagem do automóvel parado. Use seu ouvido para avaliar a força adequada: permita no máximo quatro cliques (som característica da alavanca), ao acionar o freio de estacionamento.
Não se esqueça que a alavanca do freio de estacionamento apresenta um botão, cuja função é o acionamento mecânico dos cabos, que, por sua vez, são tensionados e atuam sobre as rodas traseiras do carro. O botão apenas deve ser pressionado para o destrave da alavanca, de modo que nunca que o freio de mão deve ser puxado com o botão sendo apertado simultaneamente, pois haverá pressão excessiva no cabo de aço, o que resulta em estrangulamento do dispositivo. Fique ligado!
Quando o freio de mão é acionado em uma subida íngreme, isso não quer dizer insegurança do condutor nem imperícia. Pelo contrário, este acionamento pode ajuda os veículos com transmissão manual, de modo que o condutor pode arrancar sem precisar acionar a embreagem e o acelerador do carro, o que causaria desgaste desnecessário no disco de freio.
Quando devo soltar o freio de mão?
O freio de mão deve ser acionado apenas quando o carro estiver estacionado ou em alguma subido muito íngreme, no caso de transmissão manual.
Ainda: o freio de estacionamento deve ser solto apenas após o condutor entrar no veículo, antes de dar a partida, pisar no freio do motor e depois destravar o freio de mão. Ou ainda, quando, ao chegar a um destino, antes de desligar o motor do carro, o motorista deve puxar o freio de mão para que o veículo não ande.
O que acontece se não abaixar o freio de mão?
Ao andar com o veículo, cujo freio de mão está puxado, haverá um desgaste excessivo das lonas de freio ou das pastilhas das pinças dos discos traseiros, se houver. Assim, caso o motorista não perceba o esforço extra que o automóvel esteja fazendo, este conjunto sofrerá com a movimentação do veículo.
Neste contexto, tanto lonas quanto pastilhas podem superaquecer e reduzir a vida útil, além de comprometer a segurança do carro. Como consequência, é possível que o automóvel se envolva em algum acidente, uma vez que freios desgastados perdem a eficiência, podem haver falhas.
Como o carro estará se comportando de uma maneira inadequada, a consequência é que o motorista estará diante de uma condução perigosa, uma vez que a trajetória pode mudar repentinamente por conta do freio de mão acionado indevidamente. Se o piso apresentar lama, neve ou for demasiadamente liso, o risco de acidentes é ainda maior.
Ainda: os pneus tendem a sofrer uma tração, na qual eles não possuem resistência, afinal o pneu deve rolar e não ser arrastado. O resultado é redução da durabilidade do conjunto de pneus. Andar com o freio de mão puxado ainda faz o veículo consumir mais combustível, de modo que o carro gerará mais poluentes. Ou seja, há muitos prejuízos financeiros com esta desatenção, além do dano ambiental.
Com o freio de estacionamento puxado, seja na partida ou na saída do veículo, aumenta a pressão sobre os tambores e as punças de freio, de modo a travar estes componentes, para se evitar a saída. Esta ação força todo o freio da parte traseira do automóvel, que pode acabar quebrando.
Dicas da Zapay!
Dica 1: saiba mais sobre corrida de carros.
Dica 2: conheça quais são os tipos de freio.
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Alessandra
Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.