Imagem destacada do blogpost sobre qual insulfilm é permitido, o que diz a lei e como é a multa de insulfilm
Categories:

Qual insulfilm é permitido por lei? Entenda todos os critérios da película!

5
(1)

Afinal de contas, qual insulfilm é permitido, de acordo com a legislação brasileira? Esta é uma daquelas perguntas de milhões quando se trata dos nossos veículos automotores e, por isso, a Zapay apresenta este especial para mostrar qual é o insulfilm automotivo permitido. 

Conheça os detalhes da película automotiva permitida pelo DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), os tipos, as multas para quem não segue as determinações legais, dentre outros pontos.

Antes de mais nada, o que é insulfilm?

O insulfilm permitido por lei é uma película para vidros automotivos, formada por uma fina camada de material que é aplicada nos vidros do carro. Sua função é bloquear ou reduzir o calor e a entrada de luz, o que traz mais conforto térmico e visual ao condutor e seus passageiros.

Consulte se levou uma multa de insulfilm

Consulte sua placa grátis

Entenda qual insulfilm é permitido por lei

Aplicar a película para mais privacidade e controle do calor é uma prática que vários condutores adotam. Mas qual insulfilm é permitido? 

Pois é, amigo motorista, nem todo insulfilm automotivo é permitido, já que é necessário respeitar as determinações da legislação brasileira, como porcentagem de transparência, padrão de aplicação e estética, dentre outros pontos.

Saiba mais sobre o insulfilm permitido por lei nos tópicos a seguir.

O insulfilm deve permitir uma transparência mínima de 70% nos vidros

Segundo a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) 960/2022, a quantidade de luz que passa pelo material do insulfilm permitido por lei não pode ser inferior a 70%, independentemente da cor – para os vidros dos para-brisas e outras áreas envidraçadas que sejam indispensáveis para a condução do automóvel.

Por sua vez, nos outros vidros do veículo, que não tenham interferência na condução, como os vidros dos bancos traseiros, o percentual mínimo é de 28%.

Dica da Zapay: baixe o app Zapay e ative o nosso “Alerta de Multas” – uma praticidade que informa ao condutor sempre que ele cometer infrações de trânsito. Chega de ser surpreendido com infração gravíssima ou de outra natureza.

É absolutamente proibido haver bolhas na película insulfilm 

Segundo o CONTRAN, a tolerância quanto ao surgimento de bolhas na película é zero. E não é por excesso de exigência, pois as bolhas podem comprometer a visão dos motoristas e, consequentemente, causar acidentes que podem, até mesmo, serem fatais.

Assim, para estar 100% com o insulfilm permitido por lei é fundamental saber que não é permitido circular com bolhas na película. 

As bolhas na película costumam aparecer mais nos vidros laterais dianteiros e no para-brisa.

Também não é permitido que o insulfilm seja espelhado ou fosco

O CONTRAN não permite que sejam aplicadas películas espelhadas ou opacas. O motivo: elas podem comprometer a visão do condutor e dos demais passageiros do veículo.

Porém, há situações de exceção onde estes materiais podem fazer parte do grupo de insulfilm permitido por lei. São as aplicações feitas em veículos blindados, máquinas agrícolas, rodoviárias e florestais, vidros do teto e veículos destinados à circulação fora das vias públicas.

Curiosidade: o teto solar é o único dos vidros que não tem limite de insulfilm

Diferentemente dos demais vidros do carro, é importante que o condutor saiba que não há um limite mínimo de transparência estabelecido por lei para o vidro do teto do veículo. 

Assim, a porcentagem de transparência de insulfilm permitido por lei para o teto solar pode variar.

Como medem se o insulfilm está dentro do permitido?

A medição da película para vidros é feita usando um dispositivo chamado medidor de transmitância luminosa. Esse aparelho mede a quantidade de luz que passa através do vidro com a película aplicada, ficando, assim, fácil instalar o insulfilm permitido por lei.

O aparelho é colocado no vidro do veículo e, em segundos, mostra se a película está dentro dos limites estabelecidos pelo CONTRAN. Caso o insulfilm esteja fora do permitido, o motorista pode ser multado e orientado a remover ou trocar a película.

Pra entender na prática, veja exemplos de quando o insulfilm NÃO é permitido

Confira algumas situações em que a película não é permitida, pois não obedece às determinações do CONTRAN:

  • João comprou seu primeiro carro e ele curte a estética escura nos vidros. Ele logo se questiona: será que insulfilm g5 é permitido? Resposta direta e reta: não. Esta película tem apenas 5% de transparência, o que não é recomendado pela legislação brasileira.
  • Ana é dona de um veículo hatch há cinco anos e percebeu que está na hora de trocar a película, pois está muito gasta. Sem experiência e achando que faria economia, ela decidiu fazer este trabalho ao lado de um amigo que um dia trabalhou com estética automotiva. O resultado: o insulfilm ficou cheio de bolhas – o que atrapalha a visão da motorista, além de ser uma infração de trânsito.
  • Breno tem um SUV personalizado e cheio de estilo. Para combinar com a cor alterada do veículo, ele decide adotar películas reflexivas e opacas ao longo do carro. Porém, elas impedem a passagem da luz, sendo proibidas. A exceção seria a aplicação no teto solar somente ou em veículo blindado.

O que acontece se o motorista for pego dirigindo com película insulfilm que não é permitida? 

Não tem o insulfilm automotivo permitido pelo CONTRAN em seu veículo, motorista? Então, saiba que este descumprimento é considerado uma infração de natureza grave, com pagamento de multa, soma de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e até mesmo a retenção do veículo, como medida administrativa.

Pois é, fica pesado não cumprir a lei do insulfilm, condutor. Depois que a multa for paga e o carro estiver regular, o motorista deve ainda arcar com gastos com guincho e estadia para poder recuperar o veículo do pátio.

Qual a multa por insulfilm? Quanto custa?

O condutor que não usar o insulfilm automotivo permitido estará enquadrado no artigo 230, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Como se trata de uma infração grave, o motorista terá que pagar multa no valor de R$ 195,23 e serão adicionados cinco pontos na CNH. Como medida administrativa, haverá a retenção do veículo para a devida regularização.

Dica: buscando um App para consultar pontos na CNH? Baixe o App Zapay!

Nova lei do insulfilm: quando entrou em vigor? o que mudou?

A Resolução CONTRAN 960/2022 é conhecida como a nova lei do insulfilm e entrou em vigor no ano de 2022. Este documento traz algumas alterações nas regras sobre o insulfilm automotivo permitido.

A nova lei do insulfilm traz orientações mais atualizadas a respeito do índice de transparência dos vidros automotivos. Uma das principais mudanças na resolução é sobre a proibição de bolhas na película instalada no para-brisas e nos vidros laterais dianteiros. 

Ainda: o conjunto vidro e película deve respeitar a porcentagem mínima de transparência – 70% para todos os itens, independentemente da cor. É válido dizer que os vidros traseiros não têm limite de transmitância luminosa.

Conheça as vantagens de usar insulfilm (o permitido por lei!)

Há algumas vantagens práticas que tornam muito interessante a aplicação do insulfilm automotivo permitido, como mais segurança e conforto ao condutor e aos passageiros.

Nos tópicos a seguir, fique por dentro de algumas dessas vantagens.

O insulfilm proporciona mais privacidade e segurança

Ao usar o insulfilm permitido por lei, o veículo fica com as janelas escuras, o que traz dificuldades para que pessoas de fora vejam o interior do carro – o que ajuda a proteger todos os ocupantes da violência. 

Afinal, como é mais difícil ver dentro do carro, a película automotiva reduz a chance de roubos, uma vez que itens valiosos podem passar despercebidos, por exemplo. 

O insulfilm é bom até mesmo para a saúde!

Mais um ponto positivo ao aplicar o insulfilm permitido por lei é a proteção contra os raios ultravioleta (UV), que são prejudiciais à pele. A película protege ainda os olhos do condutor e dos demais ocupantes do carro, além de impedir o envelhecimento precoce da pele.

Além disso, o insulfilm automotivo permitido ajuda a reduzir o calor dentro do automóvel, de modo a bloquear uma parte significativa da radiação infravermelha. Essa vantagem traz mais conforto a todos os ocupantes do carro, além de menos estresse e mais qualidade de vida.

Consulte sua placa grátis

Por que há um limite de insulfilm permitido por lei?

Há justificativas para que a recomendação seja sempre o uso de insulfilm permitido por lei, amigo motorista. A principal delas é a sua segurança e a dos demais membros do trânsito, já que o vidro muito escuro atrapalha a visibilidade e pode causar acidentes.

Tamanha importância explica também por que apenas profissionais especializados e experientes devem instalar o insulfilm automotivo permitido no seu carro. Os profissionais dos estabelecimentos de boa reputação saberão exatamente qual é a película mais indicada para a sua necessidade.

Quais são as películas insulfilm permitidas mais utilizadas?

Tenha em mente, condutor: o insulfilm permitido por lei deve ser homologado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Porém, nem sempre o motorista faz essa escolha. Prova disso são as películas mais usadas – G5, G20 e G35, sendo que os números indicam a porcentagem de transparência.

  • G5 – tem tonalidade bastante escura, dificultando a visibilidade do condutor e de quem está fora do carro. Esta película é proibida por lei.
  • G20 – embora tenha transparência média, o que ajuda na visibilidade, além de proteger os ocupantes do veículo, esta é mais uma película proibida por lei.
  • G35 – tem tonalidade intermediária, com boa visibilidade tanto para o dia quanto para a noite.

É válido destacar que a película mais indicada, seguindo as determinações da legislação brasileira, é a G35.

E aí, entendeu qual insulfilm é permitido por lei? Esperamos ter ajudado! 

Conhecer o insulfilm permitido por lei é uma maneira de investir na película correta, trazendo mais conforto e segurança para você e sua família, condutor. Afinal, de nada adianta colocar um insulfilm fora dos padrões legais brasileiros e ser pego numa blitz. Aí é dor de cabeça e no bolso.

Ao longo do artigo, você conheceu recomendações que devem ser adotadas por motoristas recém-habilitados e por veteranos – que também são dicas para taxistas e dicas para Uber.

Desse modo, contrate sempre um profissional especializado para instalar o insulfilm automotivo permitido em seu veículo. Não vacile!

Continue com a Zapay e conheça mais dicas sobre o trânsito e seu veículo. Fique por dentro de como funciona a vistoria para transferência e a vistoria veicular. 

Qual nota você dá pra esse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar! Nenhum voto até agora 🙁

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar ele!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Avatar image of Zapay
Written by

Zapay

A Zapay nasceu para facilitar a vida dos proprietários de veículos. Conosco, você tem mais praticidade e comodidade ao pagar seus débitos e burocracias veiculares, como IPVA, multas e licenciamento. A Zapay é totalmente confiável! Trouxemos algumas das nossas credenciais, experiências e vivências para vocês entenderem por que confiar na Zapay: Somos credenciados à SENATRAN e a TODOS os 27 DETRANs do Brasil. A Zapay já atendeu a mais de 20 MILHÕES de clientes. Já fomos notícia nos principais portais da imprensa: Estadão, G1, TechTudo e mais. Em 2024, a Zapay uniu forças ao grupo Corpay (FLEETCOR), líder global em soluções de pagamento, presente em todos os continentes - o Sem Parar também faz parte do grupo! A Zapay existe para que você, motorista de carro, moto ou caminhão, tenha mais praticidade para realizar diversos pagamentos, processos burocráticos e consultas relacionadas ao seu veículo. Ah, fazemos questão de compartilhar toda a experiência que temos sobre o universo dos veículos, além das dicas que aprendemos com a vivência no universo de pagamento de débitos veiculares que tivemos até aqui: muita água rolou e temos diversos aprendizados valiosos a compartilhar. Acompanhe o Blog Zapay e fique antenado em TUDO! https://www.usezapay.com.br/zapay-e-confiavel