luz verde
Categories:

Luzes verdes do painel, qual significado

Afinal de contas, o que querem dizer as luzes verdes no painel do carro?! Se essa é uma dúvida corriqueira, saiba que a Zapay lhe explica em detalhes o funcionamento dessa comunicação entre o automóvel e você, amigo motorista. 

Saiba o que é a luz verde, quando ela é acionada, o que são as demais cores do painel, a importância da revisão veicular, dentre outras dicas.

– O que querem dizer as cores das luzes no painel? 

– Por que a revisão é importante para entender os símbolos do painel do carro? 

– Todas as luzes do painel piscando: é normal? 

– O que significa a luz verde no painel do meu carro?

Dicas da Zapay: quais são as cores das luzes do painel? Fique por dentro dessa informação e garanta uma leitura certeza do seu carro.

O que querem dizer as cores das luzes no painel? 

É importante estar atento às luzes e às distintas comunicações que o automóvel pode estar estabelecendo com você, amigo condutor. Não à toa, há cores diferentes e cada uma diz respeito a um grau de gravidade específico.

Desse modo, as cores que podem ser encontradas no painel são:

  1. Verdes ou azuis: quando acesas, significam que algum equipamento está ligado, porém não apresentam um defeito ou necessidade de manutenção.
  2. Amarelas ou laranjas: evidenciam que algum componente ou ainda função do automóvel esteja com problema, de modo que exige atenção do condutor.
  3. Vermelhas: essa cor é a comunicação universal para atenção e perigo. No painel automotivo, indica que há alguma falha grave ocorrendo ou que algum componente de segurança não está devidamente ativado.

 

Vale a pena frisar também que os símbolos importam na hora de ler uma informação no painel do carro, amigo condutor. Ainda: os símbolos podem variar de um modelo de veículo para outro – contudo, o padrão de cores será sempre o mesmo, respeitando as indicações acima.

Desse modo, se acenderem luzes amarelas, laranjas e vermelhas, saiba que possivelmente há uma falha no funcionamento do carro ou ainda que estão ocorrendo situações que comprometem a segurança dos passageiros.

Já no caso de luzes verdes, azuis ou até mesmo brancas, a informação é de que há o acionamento e a utilização de mecanismos dos veículos, como os faróis.

Para garantir a eficácia do painel do carro, é essencial estar com a revisão veicular em dia, já que qualquer tipo de falha em circuitos, fusíveis ou mesmo outros componentes que prejudiquem o funcionamento do sistema de luzes do automóvel colocam em risco toda a comunicação entre o carro e o motorista.

Imagine só o tamanho da dor de cabeça se o veículo superaquece e não há como informar o condutor sobre esse problema?! O negócio é não vacilar e cuidar bem de todos os sensores e componentes do seu carro, amigo motorista. Ah, e não se esqueça de garantir a higienização adequada – ela é mais um ponto fundamental para o bom funcionamento do seu carro.

Dicas da Zapay: saiba mais sobre:

 

Por que a revisão é importante para entender os símbolos do painel do carro? 

Reforçando o tópico anterior, entender os símbolos do painel do carro é essencial para que o amigo condutor possa saber o que está ocorrendo com o veículo, se há algum componente acionado, falhando ou se há algum problema nos sistemas do automóvel. E os símbolos ajudam a entender onde, especificamente, está o problema, o que ajuda muito o proprietário do veículo e o mecânico contratado para a devida checagem e manutenção.

Afinal, as luzes no painel do carro têm como função ajudar o condutor a evitar problemas mais graves (e mais custosos), bem como prevenir acidentes de trânsito. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), os defeitos mais comuns e que aumentam os riscos de acidentes incluem:

  • Freios desregulados.
  • Pneus desgastados.
  • Lâmpadas queimadas.
  • Cinto de segurança danificado.
  • Avarias em equipamentos obrigatórios.

Para que o amigo motorista possa ter uma ideia da importância de manter o veículo sempre em boas condições para transitar nas vias públicas brasileiras, entre 2011 e 2020, cerca de 59.000 acidentes foram causados por defeitos mecânicos, como os citados anteriormente. Essa informação foi levantada pelo Atlas da Década de Ações para Segurança Viária, produzido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Desse modo, com a revisão e a manutenção preventiva em dia, tais problemas podem ser evitados. Por isso também que conhecer todas as luzes do painel e seus respectivos significados pode ajudar (e muito) na hora de buscar soluções mais adequadas para o veículo em questão.

luzes verde

Saiba mais sobre as principais partes do carro que devem passar pela revisão periódica

É sempre válido frisar que a revisão periódica de um automóvel é crucial para garantir a segurança, a confiabilidade e o bom desempenho do veículo e questão. Algumas das principais partes e sistemas que devem ser cuidadosamente verificados durante a manutenção regular incluem:

  • Óleo do motor: verifique o nível e a condição do óleo do motor. Faça a troca conforme as recomendações que constam no manual do fabricante.
  • Filtros: substitua o filtro de óleo, o filtro de ar e o filtro de combustível, mais uma vez, seguindo as orientações do fabricante.
  • Sistema de freios: verifique o desgaste das pastilhas e dos discos de freio. Além disso, certifique-se de que não há vazamentos no sistema de freios e avalie o nível do fluido de freio.
  • Pneus: confira a pressão dos pneus regularmente e inspecione o desgaste. Faça o alinhamento e o balanceamento, quando necessários. Substitua os pneus desgastados.
  • Sistema de suspensão: inspecione os amortecedores, molas e buchas – se houver qualquer sinal de desgaste ou vazamento, o mecânico deve abordar esse sistema.
  • Sistema de direção: verifique a folga no volante e a integridade das barras de direção e terminais. Faça o alinhamento, se necessário.
  • Bateria: avalie a bateria quanto a sinais de corrosão e certifique-se de que está segura. Substitua a bateria, se houver necessidade.
  • Sistema de arrefecimento: confira o nível e a condição do líquido de arrefecimento. Faça a devida substituição, seguindo as recomendações do fabricante.
  • Transmissão: verifique o nível do fluido da transmissão e siga as recomendações do fabricante do veículo para a troca.
  • Sistema de ignição: substitua as velas de ignição e os cabos, seguindo o cronograma de manutenção. Confira o sistema de ignição para garantir um funcionamento adequado.
  • Luzes: avalie todas as luzes do veículo, incluindo faróis, lanternas, luzes de freio e luzes de sinalização.
  • Sistema de combustível: confira se não há vazamentos no sistema de combustível. Substitua o filtro de combustível, conforme as recomendações do fabricante do carro.
  • Sistema elétrico: verifique o estado da fiação elétrica e a carga do alternador. Confira se todos os acessórios elétricos, como vidros elétricos e luzes internas, estão funcionando corretamente.
  • Correias: confira a condição e a tensão das correias do motor. Faça a substituição se estiverem desgastadas.

Lembre-se sempre, condutor: as recomendações específicas podem variar com base no modelo e na marca do carro, bem como nas condições de uso. Desse modo, consultar o manual do proprietário do veículo e seguir as orientações do fabricante são gestos fundamentais para uma manutenção adequada.

Todas as luzes do painel piscando: é normal?

Há algumas luzes específicas que piscam no painel enquanto estão acesas – é o caso da luz de pisca-alerta e de seta, por exemplo. Porém, se todas as luzes do painel piscarem ao mesmo tempo isso não é um bom sinal – afinal, esse comportamento atípico pode indicar falhas de sensores elétricos ou ainda mais graves.

Para evitar esse tipo de situação, é essencial procurar ajuda especializada (como um mecânico de confiança) o quanto antes. Definitivamente, ignorar o problema não é uma opção, amigo condutor, já que essa postura pode fazer com que o problema se agrave, de modo a comprometer de vez o funcionamento do veículo e encarecer ainda mais a solução. Ou seja, uma dor de cabeça e uma dor no bolso! 

O que significa a luz verde no painel do meu carro?

As luzes verdes no painel do veículo indicam que não há problemas ou falhas, de modo que são avisos luminosos que aviam que algum equipamento está ligado, tais como farol de neblina, cruise control, setas, dentre outros equipamentos e acessórios. Enquanto o componente estiver funcionando, a luz estará acionada.

No caso de veículos sem termômetro do líquido de arrefecimento, há uma luz verde que indica o motor frio. 

Assim, as luzes verdes no painel do carro, geralmente, indicam informações ou funções que estão em operação ou disponíveis. A seguir, confira algumas das principais comunicações associadas às luzes verdes:

 

  • Luz de seta (pisca-pisca): indica que uma das setas direcionais está ativada. Pode ser acompanhada por um som intermitente para alertar que o condutor está sinalizando uma mudança de direção.

 

  • Luz do farol alto: significa que os faróis altos estão ligados. Algumas luzes de painel têm símbolos específicos para representar o farol alto.

 

  • Luz do controle de cruzeiro: quer dizer que o controle de cruzeiro está ativado e pronto para ser ajustado à velocidade desejada.

 

  • Luz do freio de estacionamento: sinaliza que o freio de estacionamento está engatado. Em alguns carros, essa luz também pode indicar problemas no sistema de freio.

 

  • Luz do sistema de airbag: indica que o sistema de airbag está em funcionamento e pronto para responder em caso de um acidente.

 

  • Luz do sistema de freios ABS: significa que o sistema de freios anti-bloqueio (ABS) está em operação. Pode acender temporariamente durante a inicialização do veículo e apagar quando o carro começa a se movimentar.

 

  • Luz do sistema de controle de estabilidade: indica que o sistema de controle de estabilidade (ESC) está ativo. Pode piscar durante manobras intensas ou condições de baixa aderência.

É possível ser multado pelas luzes de advertência no painel do carro?

Resposta direta e reta: sim, é possível, pois há uma série de infrações relacionadas às luzes do painel veicular. Confira a seguir quais são elas:

  1. Pane seca: ao ignorar a luz de abastecimento e ficar sem combustível, o motorista estará cometendo uma infração média, cuja punição é multa no valor de R$ 130, 16 e quatro pontos descontados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
  2. Cinto de segurança: ao desprezar a luz do painel relacionado ao uso de cinto de segurança – e, consequentemente, optar por colocar vidas em risco – o condutor estará cometendo uma infração grave. A punição é multa no valor de R$ 195,23 e desconto de cinco pontos na carteira de habilitação.
  3. Itens obrigatórios: desde 2014, tanto o airbag quanto o ABS são itens obrigatórios nos carros zero quilômetro. Desse modo, conduzir um carro sem o equipamento obrigatório ou se este estiver ineficiente ou inoperante configura uma infração grave, segundo o artigo 230, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Desse modo, ao não dar a atenção devida às luzes de painel de ABS e airbag, o motorista pode ser punido com multa de R$ 195,23 e desconto de cinco pontos na CNH
  4. Mau estado de conservação: mais uma vez considerando o texto do artigo 230, do CTB, o motorista estará cometendo uma infração grave se desprezar o que as luzes do painel tentam lhe informar, de modo a comprometer o estado de conservação do carro. A penalidade é a aplicação de multa no valor de R$ 195,23 e desconto de cinco pontos na carteira de habilitação.
  5. Sistema de iluminação: caso o motorista circule com o veículo com defeitos no sistema de iluminação, de sinalização ou ainda com lâmpadas queimadas, ele estará cometendo uma infração média, segundo o artigo 230, do CTB. A punição é uma multa no valor de R$ 130,16 e desconto de quatro pontos na CNH. Por isso é fundamental se atentar às luzes do painel, já que o comportamento irregular ou anormal desses componentes em relação aos faróis, às lanternas, às setas, dentre outros itens, pode trazer ainda ais problemas. 
Avatar image of Alessandra Comitre
Written by

Alessandra Comitre

Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *