A multa por sinal vermelho é uma das infrações mais comuns e, também, uma das que mais representam riscos à segurança no trânsito.
Avançar o sinal vermelho é uma infração que impacta diretamente a segurança no trânsito e é mais comum do que muitos imaginam.
No Brasil, segundo dados do DENATRAN, ultrapassar o sinal vermelho está entre as infrações mais registradas nas vias urbanas, gerando riscos significativos tanto para motoristas quanto para pedestres.
Além do perigo, a multa por sinal vermelho pode pesar no bolso e comprometer a pontuação na carteira, podendo levar à suspensão da habilitação em casos de reincidência.
Neste conteúdo, vamos esclarecer tudo sobre a multa por avançar o sinal, desde o que configura a infração até o valor, pontos na CNH, formas de consulta e possibilidades de recurso. Confira um resumo do que você verá aqui:
- O que faz tomar a multa por sinal vermelho?
- Valor da multa por avançar sinal vermelho
- Como saber se tomei uma multa por sinal vermelho?
- Entenda por que furar o sinal vermelho é arriscado
- É verdade que pode passar no sinal vermelho depois das 22h?
- Dá pra recorrer da multa por sinal vermelho?
- Existe tolerância de tempo por furar o sinal vermelho?
- Como pagar a multa por sinal vermelho?
- A multa por sinal vermelho faz perder a CNH?
- Passar no sinal amarelo também dá multa?
Entender esses aspectos é fundamental para quem deseja manter uma condução segura e evitar a temida multa de sinal vermelho. Nos acompanhe e aprenda tudo isso!
O que faz tomar a multa por sinal vermelho?
O que caracteriza a multa por sinal vermelho é simplesmente cruzar o sinal vermelho em horários proibidos, independentemente do motivo.
Segundo o artigo 208 do CTB, o motorista que avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória, exceto onde houver sinalização que permita a livre conversão à direita (ou em locais nos quais é permitido furar o sinal vermelho durante a noite), estará cometendo uma infração gravíssima.
Imagine que Carlos está dirigindo seu carro, no centro da cidade, ao meio-dia. Em dado momento, ele percebe que está atrasado para chegar a uma reunião, vê o sinal amarelo à frente e acelera na pista de rolamento, acreditando que dará tempo de passar antes do sinal ficar vermelho.
Entretanto, o sinal fica vermelho antes dele passar… Neste caso, Carlos vai tomar uma multa por sinal vermelho (conhecida, em alguns lugares, como multa de farol vermelho ou multa de semáforo vermelho).
Confira também: multa por dirigir sem habilitação, multa de bafômetro e multa por recusar o bafômetro.
Valor da multa por avançar sinal vermelho
O valor da multa por sinal vermelho é de R$ 293,47 – pois a multa de farol vermelho é uma infração gravíssima. Esse valor é alto, justamente para inibir que motoristas cometam essa infração de forma frequente.
Multa por sinal vermelho: quantos pontos na CNH?
Por ser uma infração gravíssima, a multa por avançar sinal vermelho acrescenta sete (7) pontos na carteira de habilitação.
Consulte sua placa grátis
Como saber se tomei uma multa por sinal vermelho?
Na Zapay, o motorista tem sinal verde para manter os débitos veiculares sempre em dia, bem como ficar por dentro das infrações que cometeu. Mas como? Oras, para consultar se levou multa de farol vermelho, é só baixar o app Zapay e realizar gratuitamente a consulta de placa – o resultado sai em questão de segundos!
Ao consultar gratuitamente a sua placa no app Zapay, todos os débitos em abertos aparecerão, como multas, licenciamento e IPVA!
Se na consulta aparecer a multa por sinal vermelho, é só selecioná-la e quitar do jeitinho que melhor combina com o seu bolso, condutor – inclusive, dá pra pagar multa no cartão de crédito em até 12x!
Além disso, você pode ativar o alerta de multas: assim você é avisado quando uma infração for registrada no seu veículo. Evite ser pego de surpresa!
Entenda por que furar o sinal vermelho é arriscado
O gesto de furar o sinal vermelho é uma péssima ideia, condutor. Não apenas pela multa por sinal vermelho, mas pelos diversos riscos, tanto para o motorista quanto para os pedestres e outros veículos.
Além da temida multa de farol vermelho, confira por que não vale a pena furar o sinal:
- Aumenta o risco de colisões laterais, que são especialmente perigosas devido ao impacto direto nas portas dos veículos.
- Cruzamentos sinalizados frequentemente incluem faixas de pedestres. Assim, furar o sinal de vermelho pode levar a atropelamentos graves.
- Ignorar semáforos é uma infração perigosa e pode resultar em multas pesadas, perda de pontos na carteira e, em alguns casos, suspensão do direito de dirigir.
- Motoristas que furam o sinal vermelho podem sofrer estresse e ansiedade, especialmente se quase causarem um acidente.
- Acidentes causados por avançar o sinal vermelho podem resultar em grandes custos para consertos e indenizações das vias e dos bens de terceiros. Além disso, a seguradora pode se negar a cobrir.
- Para quem dirige como motorista de aplicativo, furar o sinal faz com que os passageiros sintam menos segurança, o que pode afetar a avaliação do condutor na plataforma.
- Quem avança o sinal vermelho prejudica a segurança geral no trânsito, já que aumenta o risco de acidentes para todos.
É verdade que pode passar no sinal vermelho depois das 22h?
A depender da cidade e do estado, sim, é possível avançar o semáforo depois das 22h e não tomar a multa por sinal vermelho. Alguns municípios adotam esta exceção como uma medida de segurança nas vias públicas, sendo assim, nos horários permitidos, a fiscalização eletrônica fica momentaneamente desativada.
Confira algumas cidades que adotam esta medida e veja horários em que a multa de farol vermelho não vale:
- Recife: é permitido avançar o sinal vermelho entre as 22h e 5h sem risco de autuação.
- São Paulo: desde 2011 vigora o Projeto de Lei 798/2008, que permite avançar o sinal vermelho entre 22h e 6h, desde que o veículo esteja com velocidade igual ou inferior a 20km/h.
- Porto Alegre: há um consenso entre a fiscalização de Porto Alegre sobre não aplicar a multa por sinal vermelho entre os períodos das 22:00 e 6:00, desde que o façam com segurança
- Natal: no Rio Grande do Norte, existe uma lei estadual 523/18, que garante ao condutor a não aplicação da multa por avançar sinal vermelho no horário entre as 23h e 5h..
- Goiânia: o avanço no sinal vermelho é permitido entre 23h e 5h.
- Curitiba: o avanço no sinal vermelho é permitido durante a madrugada, especificamente entre 22h e 5h.
- Salvador: é possível avançar o sinal vermelho entre 22h e 6h.
Vale a pena conferir essas informações buscando por notícias específicas da sua cidade, afinal, esse horário pode ser alterado a qualquer momento!
Confira também: multa por ultrapassar em faixa contínua, multa por placa ilegível e multa por excesso de passageiros.
Dá pra recorrer da multa por sinal vermelho?
Opa, dá, sim, para recorrer da multa por sinal vermelho, condutor. Aliás, tenha em mente que entrar com recurso contra qualquer multa é um direito assegurado pela Constituição Federal.
Para recorrer de multa por furar sinal de vermelho, o motorista deve ficar ligado nas informações que constam na Notificação de Autuação que chegará em sua residência.
Qualquer dado equivocado pode ser utilizado como motivo para pedir a anulação da multa. Neste documento, há ainda a data para a apresentação da Defesa Prévia, que é a primeira chance para recorrer da multa por avançar sinal vermelho.
O condutor tem três oportunidades para se defender. São elas: Defesa Prévia, recurso em Primeira Instância e recurso em Segunda Instância.
Dica: é válido procurar os serviços de um advogado especialista em trânsito para lhe ajudar a construir uma argumentação sólida e embasada na legislação brasileira. Assim, as suas chances para não arcar com a multa de farol vermelho aumentam.
O que observar para saber se a multa por sinal vermelho foi regular
Confira algumas dicas para saber se a multa por sinal vermelho foi aplicada corretamente, motorista. São pontos que devem ser observados no auto de infração e na Notificação de Infração.
Ao observar a fotografia no auto de infração e na Notificação de Autuação, é necessário haver:
- Identificação da placa do veículo (de forma legível).
- Faixa de pedestres (parcial ou total). Se não houver, deve aparecer a linha de retenção da aproximação fiscalizada.
- Foco vermelho do semáforo fiscalizado (fotografia do semáforo no vermelho).
- Os dados de registro do aparelho no Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e a data de inspeção deve estar em dia (validade de 60 meses depois da última inspeção junto ao Inmetro).
- O horário da autuação deve constar (há municípios que permitem passar no sinal vermelho em determinada faixa de horário).
Confira também: multa por levar criança sem cadeirinha, multa por parabrisa trincado e multa por evasão de pedágio.
Perguntas frequentes sobre a multa por sinal vermelho
Tem mais algumas dúvidas sobre multa por sinal vermelho? Fique tranquilo, pois a Zapay respondeu as perguntas frequentes sobre o tema. Vem com a gente!
Existe tolerância de tempo por furar o sinal vermelho?
Não há tolerância garantida por furar o sinal vermelho, de acordo com o CTB. Condutor. Há situações de exceção, como o semáforo com defeito (piscando). Portanto, tome muito cuidado para não tomar a multa por sinal vermelho.
Como pagar a multa por sinal vermelho?
Para pagar a multa por sinal vermelho de forma prática e cômoda, o condutor deve acessar o app Zapay. Ao realizar a consulta do veículo, com o número da placa, esta punição aparecerá. O motorista, então, deve selecionar a multa por furar sinal vermelho e quitá-la da maneira que for mais conveniente.
Consulte sua placa grátis
A multa por sinal vermelho faz perder a CNH?
A multa por sinal vermelho pode fazer o condutor estourar a pontuação da CNH, sim. Tudo depende da pontuação adicionada à carteira de habilitação nos últimos 12 meses.
Confira os cenários para conhecer os limites de pontuação na CNH:
- 40 pontos na CNH: sem infração gravíssima nos últimos 12 meses.
- 30 pontos na CNH: se houver uma infração gravíssima nos últimos 12 meses.
- 20 pontos na CNH: se houver mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses.
Passar no sinal amarelo também dá multa?
Passar no sinal amarelo não dá multa, motorista. Esta sinalização é um comunicado lhe cobrando atenção, pois logo o sinal ficará vermelho. Aliás, a depender da situação, pode ser perigoso parar no sinal amarelo. Por isso, toda atenção ao trânsito é necessária.
E aí, entendeu tudo sobre a multa por sinal vermelho?
É fundamental que o condutor esteja sempre atento para não tomar a multa por sinal vermelho. E parte da estratégia que ajuda a evitar a multa por sinal vermelho é justamente a direção defensiva, aquele conjunto de práticas com foco na segurança e na cautela (leia mais!).
Compreender as regras sobre a multa por avançar o sinal vermelho é essencial para uma direção segura e a proteção de todos nas vias. Esta infração não apenas gera multas elevadas, como também pode resultar em pontos na CNH, colocando até mesmo a sua habilitação em risco.
Por exemplo, imagine um motorista apressado que decide desrespeitar o sinal vermelho em uma interseção movimentada. Além de ser multado, ele pode causar um acidente grave, colocando em risco a vida de pedestres e passageiros.
Respeitar as diretrizes do CTB e das leis de trânsito ajudam muito também a evitar a multa por furar sinal vermelho. E não se esqueça de estar ligado nas placas de trânsito e nas cores do semáforo. Até a próxima!
Quem leu esse conteúdo sobre a multa por sinal vermelho, também acessou: