multa no sinal vermelhor
Categories:

Multa por passar no sinal vermelho: entenda aqui!

Todo motorista tem muito medo de ser multado enquanto está dirigindo. Por isso, nós da Zapay explicaremos tudo sobre uma das multas que todo motorista deveria conhecer: a multa por passar no sinal vermelho.

Quer saber tudo sobre esse tipo de débito veicular? Se sim, então leia esse texto até o final. Confira a seguir!

O que é multa por passar no sinal vermelho?

Todo mundo sabe que os semáforos são os principais instrumentos para organizar o trânsito nas cidades, principalmente a movimentação dos condutores e os trajetos dos pedestres.

Esse instrumento orienta a todos quando é hora de avançar (verde), prestar atenção (amarela) e parar (vermelha).

Porém, quando os motoristas não respeitam a sinalização e avançam quando é preciso parar, eles recebem uma multa por passar no sinal vermelho.

Além da possibilidade de causar acidentes, esses motoristas que ultrapassam no sinal vermelho cometem uma infração gravíssima segundo o Código Brasileiro de Trânsito.

Qual é o valor da multa por passar no sinal vermelho?

Ao avançar no sinal vermelho, a fiscalização de trânsito consegue fotografar a placa do veículo do motorista que cometeu a infração. 

Dessa forma, esse infrator receberá uma multa por passar no sinal vermelho no valor de R$ 293,47. Além disso, o condutor perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O art. 208 do CTB indica essas duas punições para quem avançar o sinal vermelho ou desrespeitar as placas de “parada obrigatória”. 

Essa infração é considerada gravíssima porque diz respeito a uma conduta extremamente perigosa, capaz de colocar a vida das pessoas em risco.

Multa por passar no sinal vermelho suspende a CNH?

Uma dúvida muito comum entre os motoristas é se ele perde a carteira ao receber uma multa por passar no sinal vermelho. 

Afinal, existem algumas infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que suspendem o direito de dirigir.

Porém, ao cometer a infração por ultrapassagem no sinal vermelho, o motorista recebe apenas a multa no valor  R$ 293,47 e perde 7 pontos na CNH.

Sendo assim, a princípio, esse motorista não tem a habilitação suspensa. Ele perderá o direito de dirigir se resultar na suspensão da CNH por excesso de pontos.

É possível recorrer de multa por passar no sinal vermelho?

Sim, se você recebeu uma multa por passar no sinal vermelho, então saiba que é possível recorrer

O motorista que cometeu a infração ao avançar no semáforo vermelho precisa solicitar ajuda de uma equipe jurídica profissional e experiente.

Isso porque existem diversos modelos de recursos que são bem-sucedidos, principalmente quando relatam que o tempo do sinal amarelo não foi suficiente para reduzir a velocidade do veículo, mesmo se estiver na velocidade recomendada. 

Outra situação de recurso para recorrer da multa por passar no sinal vermelho é o horário da autuação. Entenda melhor, abaixo.

Pode passar no sinal vermelho depois das 22h?

Existe um mito muito popular entre os motoristas que indica ser permitido passar no sinal vermelho depois das 22h. 

Isso porque a partir desse horário torna-se mais perigoso espetar o farol abrir para continuar o trajeto. 

Porém, ao sentirem medo de alguma situação acontecer e por acharem que é permitido avançar no sinal vermelho após 22h, esses motoristas acabam sendo multados.

No entanto, existem diversos recursos que acabam ganhando quando os motoristas utilizam o argumento de avançar no sinal vermelho por medo da violência. 

Por que é importante respeitar o sinal de trânsito?

Não é apenas por causa da multa por passar no sinal vermelho que os motoristas precisam respeitar o sinal de trânsito. Listamos bons motivos para evitar furar o sinal vermelho. Veja:

  • Alto risco de acidente

Ao passar pelo sinal vermelho, o motorista aumenta o risco de acidente com ele, outros motoristas e passageiros. 

Afinal, outros motoristas irão seguir a instrução do sinal verde, já que muitas vezes não prestam atenção na outra via. 

  • Altos gastos com manutenções corretivas

Quando um motorista não respeita o sinal vermelho, geralmente, aproveita o embalo e passa rapidamente antes que os demais automóveis arranquem.

Em alguns casos, o acidente pode não acontecer, mas ao acelerar e frear bruscamente, as peças do carro serão gastas prematuramente. Consequentemente, as visitas ao mecânico para realizar manutenções corretivas serão mais frequentes. 

  • Aumento de gastos com combustível 

Ao correr para tentar passar no sinal amarelo e, inevitavelmente, passar no sinal vermelho, o gasto com o combustível pode aumentar.

Portanto, passar a velocidade permitida pelas vias pode gerar custos com multas, manutenções preventivas e, inclusive, com combustível.

Como evitar a multa por ultrapassar no farol vermelho?

Existem algumas dicas que todo motorista precisa seguir se quiser evitar receber uma multa por ultrapassar no sinal vermelho. Saiba quais são elas:

  1. Siga sempre a velocidade recomendada da via para não causar nenhuma situação perigosa.
  2. Não acelere no sinal amarelo e nem tente acelerar para tentar passar. Há grandes chances de que consiga, mas também um grande risco de cometer uma infração.
  3. Tenha muita atenção com a sinalização de trânsito para conduzir o seu veículo da maneira mais segura possível

Como pagar a multa por passar no sinal vermelho?

Se você recebeu uma multa por ultrapassar no sinal vermelho e não tem chances de recorrer, então é preciso pagá-la dentro do prazo.

Uma forma de evitar sair o valor total da multa do seu bolso de uma única vez é parcelando o pagamento.

A Zapay oferece esse recurso de até 12 parcelas para todos os tipos de débitos veiculares, inclusive de multa por passar no sinal vermelho.  

Caso não tenha certeza se foi multado em alguma ultrapassagem que desrespeitou as leis de trânsito, então consulte a sua placa no site da Zapay e veja se possui débitos do seu veículo.
Recebeu uma multa por passar no sinal vermelho e não sabe o que fazer? Calma! A Zapay pode te ajudar com o pagamento facilitado para o seu bolso! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *