Renovação CNH SP
Categories:

Como fazer a renovação da CNH SP? Veja o nosso passo a passo para o ano de 2024

Como fazer a renovação da CNH 2024 SP? Pela internet, em um dos postos do DETRAN SP ou pelo Poupatempo? Essas e outras dúvidas serão tiradas neste artigo, que nós da Zapay preparamos para os motoristas de São Paulo.

Se você tem um veículo na capital paulista e precisa da CNH em dia, então leia esse texto completo, abaixo!

Renovação CNH 2023

Vamos explicar como fazer a renovação CNH em SP, já que muitos motoristas que vivem no estado de São Paulo desejam saber como é possível realizar esse procedimento. 

Como SP é um dos principais estados do país, é preciso reforçar a importância de renovar a carteira de motorista para poder rodar com o veículo sem ter nenhum problema. 

Portanto, saiba onde renovar CNH SP com facilidade e praticidade, a seguir: 

Como renovar CNH SP pela internet?

Renovar a CNH pela internet é uma das coisas mais incríveis que os motoristas irão descobrir para facilitar a sua rotina do dia a dia. 

Detran SP: renovação CNH no site do órgão, veja o passo a passo: 

  1. Acesse o site do portal do Detran SP.
  2. Clique em ‘Faça pela internet’;
  3. Para iniciar a renovação da CNH de forma online é preciso acessar com o número do CPF e senha;
  4. Se ainda não tiver se cadastrado no portal do Detran, então realize esse procedimento. 
  5. Se tiver acesso, digite seu CPF ou CNPJ e sua senha
  6. E clique em ‘entrar’;
  7. Inicie o seu processo de renovação da CNH agendando seu exame toxicológico – apenas para motorista habilitado nas categorias C, D ou E;
  8. Após a confirmação dos dados e realização do exame toxicológico, selecione a data e horário para fazer o exame médico;
  9. Se for exercer alguma atividade remunerada (EAR), então é obrigatório realizar a avaliação psicológica; 
  10. Depois de aprovado no exame médico e/ou avaliação psicológica, pague a taxa ao Detran.SP com o custo de envio pelos Correios;
  11. Acesse o mesmo portal com login e senha para acompanhar o andamento do processo;
  12. Após 3 dias da finalização de todo o processo, a CNH digital estará disponível para download no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”.
  13. Aguarde o recebimento do documento físico no endereço cadastrado em até 14 dias após a conclusão do processo. 

Como renovar CNH pelo aplicativo do Detran-SP

Quando buscamos “renovar CNH Detran SP”, logo pensamos na possibilidade de realizar a renovação no app do órgão. No entanto, não é possível renovar a carteira de motorista no app, apenas no portal do órgão, como mostrado acima. No entanto, é possível renovar a sua CNH pelo aplicativo do Poupatempo em SP. Veja o passo a passo: 

  1. Baixe o aplicativo do Poupatempo;
  2. Abra o app e acesse a aba de serviços;
  3. Clique em CNH e em seguida em ‘renovação de CNH;
  4. Preencha seus dados solicitados;
  5. Clique em avançar;
  6. O app irá te mostrar a foto e os dados da sua CNH anterior por conta do seu CPF vinculado;
  7. Clique no botão avançar na tela seguinte que aparecerá a foto do condutor que deseja renovar a CNH;
  8. Verifique todos os dados e, se precisar alterar algum dado, então terá que fazer a alteração pessoalmente nos postos de atendimento;
  9. Aparecerá uma questão se você pretende exercer atividade remunerada de transporte de pessoas ou bens, então clique em ‘sim’ ou ‘não’;
  10. Confirme os dados novamente e clique em ‘sim’ para prosseguir;
  11. Feito isso, chegará a sua CNH digital no e-mail informado;

Lembre-se que você vai precisar agendar o exame médico para provar que está tudo certo com você. Portanto, selecione a sua região, preencha o CEP da sua residência e clique em avançar para selecionar a microrregião disponível para o exame.

Após escolher, você só precisa clicar em avançar novamente para escolher data e horário. Caso exerça alguma atividade remunerada com a CNH, então também precisa agendar o exame psicológico

No final, o app irá te mostrar os detalhes do agendamento, então é só clicar em solicitar para acompanhar a sua solicitação. Basta clicar em acompanhamento de renovação simplificada para ver os dados do seu agendamento e acompanhar todas as etapas da sua renovação de CNH. 

Renovar CNH pelas unidades de atendimento do Detran

Realizar a emissão de uma nova via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de maneira presencial ainda é possível. 

Se o motorista realizar esse formato de procedimento, então será necessário seguir os seguintes passos: 

  1. A primeira etapa é a solicitação de certidão de prontuário que verifica se há bloqueios e descobre se o cadastro da sua CNH possui restrições;
  2. Se a sua CNH estiver irregular, então procure regularizá-la para poder fazer a renovação;
  3. Se a carteira de motorista estiver regular, então realize o agendamento na internet para marcar um compromisso no Detran-SP. Importante saber que o atendimento presencial somente será realizado mediante agendamento.
  4. No dia e horário agendado, vá até ao Detran SP e leve os documentos solicitados;
  5. O atendente irá coletar suas digitais, foto e assinatura;
  6. Verifique, na unidade de atendimento que estiver, se é necessário fazer a prova ou o curso de direção defensiva, primeiros socorros e legislação de trânsito ou um curso equivalente reconhecido pelo Detran SP;
  7. Vá até um dos profissionais credenciados Detran e faça o exame médico (aptidão física e mental);
  8. Após aprovado no exame médico e/ou avaliação psicológica, pague a taxa ao Detran.SP para emissão da renovação da CNH;
  9. Volte novamente à mesma unidade em que iniciou o processo e mostre os documentos solicitados;
  10. Após finalizar o processo, em 3 dias, a CNH digital estará disponível para download no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”. 
  11. A CNH impressa chegará no endereço cadastrado em até 14 dias após a finalização do processo 

Renovar CNH pelas autoescolas

Os proprietários de veículos que desejarem renovar CNH SP em uma autoescola pode seguir este passo a passo: 

  1. Vá até um Centro de Formação de Condutores em SP;
  2. Leve os seguintes documentos: RG ou Cnh original; CPF original e o exame médico (lembrando que você precisará realizar novamente para renovar a CNH);
  3. Tenha também em mãos um comprovante de residência onde conste o CEP (conta de água, luz, telefone fixo ou celular – emitido até 3 meses imediatamente anteriores à data da solicitação);
  4. Pague o valor cobrado pela renovação CNH SP, que varia de acordo com a autoescola;
  5. Em seguida, a autoescola irá cuidar de todo o processo de renovação de CNH;
  6. Dessa forma, o motorista não precisa se preocupar com nada além de entregar a documentação e realização do exame médico em uma das clínicas autorizadas pelo Detran SP.
  7. Após a entrega dos documentos e do laudo do exame médico, o Centro de Formação de Condutores irá realizar todo o processo de renovação e entregará a sua CNH renovada. 

O que é CNH?

Antes de falarmos sobre a renovação da CNH SP, precisamos relembrar o que é a CNH. A Carteira Nacional de Habilitação é uma habilitação obrigatória que todo motorista precisa ter para dirigir em território nacional. 

Esse documento é emitido após o término do curso de direção e a realização da prova de direção com instrutor, que são algumas das exigências para obter a CNH. 

Existem alguns tipos de CNH que diferem as habilidades dos motoristas, que permitem a direção de diferentes tipos de automóveis. Saiba quais são:

Qual a validade da CNH?

Em 2020, o Senado aprovou o aumento do prazo de validade da carteira de motorista para até 10 anos. Isso quer dizer que algumas mudanças foram realizadas e que todos os motoristas devem ficar atentos aos novos prazos. 

Veja as novas regras para a validade da CNH: 

  • Para menores de 50 anos: passa a valer 10 anos;
  • Para maiores de 50 anos: 5 anos;
  • Para maiores de 70 anos: 3 anos;

Além das mudanças realizadas no prazo de validade, algumas alterações também foram feitas nas regras de suspensão da carteira de motorista se houver acúmulo de pontos. Confira: 

  • 40 pontos: se não houver infração gravíssima;
  • 30 pontos: se houver 1 infração gravíssima;
  • 20 pontos: se houver 2 ou mais infrações gravíssimas.

Importante lembrar que é possível utilizar a CNH vencida apenas 30 dias após a data de vencimento. Caso o motorista utilize a carteira sem validade após esse período, ele poderá ter a CNH cassada e o automóvel apreendido. 

Veja o que é a renovação da CNH

Se o motorista tem interesse em renovar sua carteira de habilitação é porque a sua CNH está próxima do prazo de validade. 

Portanto, quando for renovar uma carteira de motorista procure saber se a sua CNH ainda está dentro do prazo de validade.

Se a carteira de habilitação estiver vencida, então é preciso iniciar o processo de renovação da CNH. Isso porque se passar os 30 dias após o vencimento e o motorista não renovar o documento, o mesmo ficará impedido de dirigir.

Regras para renovar CNH

Existem algumas regras que os motoristas devem cumprir para renovar a CNH de maneira rápida e fácil, veja a seguir! 

  • A carteira de habilitação precisa estar em situação regular;
  • Não deve ter nenhum processo de suspensão ou cassação em andamento;
  • Não solicitar alteração de dados, apenas se precisar inserir atividade remunerada, incluir o nome do pai, o número do RG ou rebaixamento de categoria;
  • Os motoristas que exercem atividade remunerada e possuem CNH das categorias C, D ou E, precisam realizar o exame toxicológico, além do médico e/ou psicológico;
  • Importante ficar ligado no prazo de validade da sua carteira de habilitação porque você só vai conseguir renovar se estiver no seu período de renovação, ou seja, se estiver vencido ou 30 dias antes do vencimento.

Qual é o valor da renovação da CNH SP?

Os motoristas que desejam renovar a CNH SP online e receber a versão impressa pelo correio precisam pagar a taxa de renovação em um dos bancos conveniados (Banco do Brasil, Bradesco, Daycoval, Santander e Sicoob) ou nas Casas Lotéricas. O valor da taxa é R$ 116,50.

Além do valor da taxa para renovar, é preciso pagar:

  • Taxa do exame médico (pago diretamente na clínica): R$ 105,50.
  • Taxa da avaliação psicológica (pago diretamente na clínica): R$ 123,08.
  • Aulas no CFC A ou AB – (se for a opção realizá-lo): consultar o Centro de Formação de Condutores. 
  • Em caso de CNH vencida e se o motorista realizar atividade remunerada com o veículo, a taxa da avaliação psicológica é de R$ 123,08 e deverá ser paga diretamente à clínica.

Quando é o prazo para renovar a CNH SP?

Quem tem o documento vencido tem até 30 dias para poder renovar a CNH, após isso a carteira de habilitação perde a validade e o condutor que dirigir com a CNH vencida por mais de 30 dias estará cometendo uma infração. 

Prazo: em quanto tempo chega a nova CNH?

Normalmente, o prazo para ter a CNH digital após a finalização de todo o processo é de 3 dias. A versão digital estará disponível para download no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”.

Já o recebimento da carteira física no endereço cadastrado é de até 14 dias após a conclusão do processo. 

Confira como renovar a CNH SP especial

A renovação da CNH para pessoas com deficiência é fácil e rápida. O motorista vai precisar:

  • Separar a identidade, CNH, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4;
  • Realizar novamente o exame médico;
  • Se aprovado no exame, agora é hora de pagar a taxa para emissão do documento;
  • Levar esses documentos e laudo médico ao Detran e preencher o formulário de renovação da CNH PCD;
  • Aguardar 3 dias para acessar a CNH digital e receber a versão impressa em até 14 dias no endereço indicado.

O que fazer quando perder o prazo de renovação da CNH SP?

Se o motorista perder o prazo e não renovar a CNH poderá pagar uma multa de R$ 293,47 e perder pontos na carteira, se for pego em uma fiscalização.

Lembrando que essas informações valem para quem deseja renovar CNH SP, então consulte a renovação CNH PR, se você for do estado do Paraná, renovação CNH RJ para quem é do estado do Rio de Janeiro e assim por diante. 

Quais as consequências sobre não renovar a CNH SP?

Como dito anteriormente, as consequências sobre não renovar a CNH SP é o pagamento de uma multa de trânsito e perda de 7 pontos na carteira de habilitação. Esse é um problema grande, pois pode gerar a suspensão do seu direito de dirigir.

Evite problemas e procure renovar CNH SP dentro do prazo! Mas se caso receber alguma multa, conte com a Zapay para consultar e pagar online!  

9 comentários: “Como fazer a renovação da CNH SP? Veja o nosso passo a passo para o ano de 2024
  1. Boa tarde, tudo bem?
    Trata-se de renovação de CNH.
    Fiz o exame médio e já paguei a taxa do Detran: 116,50, mas não paguei a taxa dos Correios.

    Você saberia me dizer como obter a CNH física, já que esqueci de pagar a taxa dos Correios?
    Será que posso pagar somente a taxa de Correios agora ou o sistema já fechou para essa hipótese?
    Grato.

    1. As entregas de CNH são feitas exclusivamente através da entrega do documento físico pelos Correios.
      O documento será enviado ao endereço de cadastro do motorista junto ao Detran, e qualquer momento é possível realizar o pagamento da taxa através dos bancos conveniados ao Detran do seu estado, ou lotéricas.

  2. Olá tenho uma dúvida tenho minha cnh q venceu na data 23/08/2022 na categoria D remuneração, pela regulamentação do ano passado tenho q renovar até abril de 2023, a minha pergunta é como eu faço para voltar a categoria inferior pois não tenho mais condições d arcar financeiramente para me manter nessa categoria D e preciso renovar mesmo voltando para uma categoria inferior,,, muito obrigado pela atenção!

  3. Boa tarde. Minha CNH venceu em Maio de 2022. Segundo a nova tabela devido a pandemia o prazo de renovação era até dia 31/01/2023. Eu achava que era até marco.
    Gostaria de saber se ainda tenho o direito de dirigir por 30 dias?
    Ou se já perdi o prazo total?
    Fiz o agendamento para renovação no meu caso terá que ser presencial e a data mais proxima na minha cidade será dia 17/02/23. Agradeço desde já. obrigada.

  4. Detran me informou que a renovação da minha cnh tem de ser presencial, por causa da coleta da biometria; já agendei a data,mas a minha dúvida é: quanto ao exame médico, eu devo procurar uma clínica credenciada, fazer o exame e na data agendada já apresentar o resultado, uma vez que, por não saber, agendei com exame FORA DO POSTO?

  5. Olá, faz duas semanas que fiz o exame medico e paguei a taxa nos correios e até agora não chegou a carta e não atualizou no app, entrei no site e consta que preciso fazer o exame médico ainda, o que posso fazer ?

  6. Bom dia!
    Eu vou renovar… pelo que entendi terei que pagar a taxa para a emissão + exame médico + pscicológo + taxa dos correios??? É isso mesmo???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *