renovação da CNH 2023
Categories:

Renovação da CNH RN: Veja o nosso passo a passo para o ano de 2024

Você é do Rio Grande do Norte e está com a Carteira Nacional de Habilitação vencida? Saiba como fazer a renovação CNH RN, afinal andar por aí com o documento vencido não é permitido por lei, você pode ser multado e ter seu veículo apreendido.

De acordo com o Código de Trânsito Brasiliero, é considerada infração gravíssima dirigir com a habilitação vencida, a multa passa de duzentos reais, e o condutor leva sete pontos na carteira. 

Portanto, não perder o prazo para renovação CNH RN é de extrema importância.

A Carteira Nacional de Habilitação é um documento exigido por lei para motoristas e motociclistas que trafegam dentro do país.

O documento tinha a validade de cinco anos, mas após mudanças sancionadas pelo atual presidente, Jair Bolsonaro, a partir de 2021 a validade passou a ser de dez anos para quem tiver até 50 anos, mas é claro que tudo vai depender da avaliação do exame médico obrigatório no momento da renovação.

Para a renovação CNH RN você precisa possuir a Carteira Nacional de Habilitação vencida ou prestes a vencer, a habilitação é válida até trinta dias além da data que está no documento, e durante a pandemia as carteiras de motorista não precisaram ser renovadas imediatamente, algumas tiveram mais de um ano de vigência extra.  Então é importante checar qual a data de vencimento da sua habilitação direto com o órgão responsável, ou pelo site, ou pelo aplicativo do governo federal CDT (Carteira Digital de Trânsito). 

Agora se você já está ciente da data de vencimento da sua habilitação, saiba quais são os documentos necessários para renovação CNH RN:

  • Original da CNH, em perfeito estado;
  • Original do comprovante de residência, podendo ser contas, faturas ou boletos expedidos nos últimos 90 dias, em nome do requerente, pais ou cônjuge (apresentando a certidão de casamento original ou de união estável).

Você sabe qual o valor da renovação CNH RN? 

Os valores da renovação da CNH no RN mudam dependendo se você utiliza sua carteira de habilitação para uso pessoal, ou se a sua CNH é utilizada como forma de trabalho.

Para quem não conhece, a CNH Remunerada tem a observação EAR, que significa “Exerce Atividade Remunerada”. Todos os motoristas de aplicativo ou o motorista que fornece qualquer serviço que envolva o transporte de pessoas ou cargas é obrigado a  fazer a renovação CHN RN de maneira correta. Quem for pego praticando alguma atividade remunerada com o veículo, sem a CNH EAR está sujeito a multa. Conforme o art. 231, do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) a infração, nesse caso, é de natureza gravíssima, com penalidade de multa e medida administrativa de remoção do veículo. A multa é de duzentos e noventa e três reais e quarenta e sete centavos, com sete pontos na carteira de habilitação.

Na renovação CNH RN para uso pessoal o custo total chega a R$167,00 (cento e setenta e sete reais), já na CNH remunerada, o valor é de R$262,00 (duzentos e sessenta e dois reais).

Agora, se você precisa fazer a renovação de CNH PCD, os valores podem ser diferentes.

Renovação CNH RN comum: 

  • Renovação da Carteira Nacional de Habilitação – 90 reais.
  • Postagem de CNH com AR (via correios) – 12 reais.
  • Exame de Aptidão Física e Mental – 75 reais.
  • Totalizando um gasto de 177 reais

Valores da renovação CNH RN para quem faz atividade remunerada:

  • Renovação da Carteira Nacional de Habilitação – 90 reais.
  • Postagem de CNH com AR (via correios) – 12 reais.
  • Exame de Aptidão Física e Mental – 75 reais.
  • Avaliação Psicológica – 85 reais.
  • Totalizando um gasto de 262 reais.

Para quem irá fazer a renovação CNH RN e pertence as categorias C, D e E é obrigatório a realização do exame toxicológico, que deve ser levado no dia do exame físico, e tem validade de noventa dias. O exame toxicológico deve ser feito em uma clínica particular já que o mesmo não é realizado no Detran RN. Os exames clínicos e psicológicos obrigatórios podem ser feitos em alguma clínica credenciada ao Detran RN.

Se você mora no Rio Grande do Norte, mas sua habilitação é de outro Estado, você pagará uma taxa extra de averbação/transferência de estado no valor de 80 reais, e o atendimento deverá ser apenas de forma presencial.

Você sabe como renovar a CNH para idoso?  A legislação mudou, e o período de renovação para idosos também, clique no link que a Zapay te explica como é a nova regra.

Ficou com dúvida de como agendar renovação de CNH no Detran RN?

  1. O agendamento deve ser feito de maneira online pelo site do Detran RN;
  2. Acessando o site e clicando na opção iniciar processo de renovação, ou clicando em agendamento para quem quer a renovação CNH RN pessoalmente para marcar uma data e horário para o procedimento; 
  3. Estar com os documentos em ordem e em mãos, verificar os dados do RENACH que é o Registro Nacional de Carteira de Habilitação;
  4. Fazer o pagamento das taxas em uma agência bancária através de boleto;
  5. Realizar exames clínico-médico e de aptidão psicológica (caso exerça Atividade Remunerada – Motoristas profissionais).

Onde realizar a renovação da CNH RN?

Existem algumas maneiras de renovar a sua CHN RN: 

  • Pessoalmente em algum posto do Detran RN;
  • Pessoalmente através de alguma autoescola credenciada; 
  • Pela internet no site do órgão;
  • Pelo aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito).

O motorista que precisa fazer renovação CNH RN poderá realizar todo o processo de maneira digital, sem necessidade de ir até o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran-RN).

Como renovar pela internet?

É simples e fácil fazer sua renovação CNH RN de maneira online, você pode utilizar tanto o site do Detran, quanto o aplicativo do governo Federal Carteira Digital de Trânsito. Com o novo recurso, quase todo o processo é feito de maneira digital.  O usuário iniciará o processo em casa, mas terá que ir até uma clínica médica credenciada ao Detran para a qual será direcionado pelo próprio sistema, podendo agendar dia e horário para o atendimento. 

  1. Crie seu login e senha no portal do Detran e acesse “Renovação Simplificada” em “Serviços Online”, no topo da página inicial. 
  2. Preencha os dados e escolha as datas e os horários dos exames médico e psicotécnico (esse último só é preciso caso você exerça alguma atividade remunerada como motorista). 
  3. Faça o pagamento do boleto das taxas do exame médico.
  4. Faça o exame médico e psicotécnico (se necessário).

Renovar pelas unidades de atendimento do Detran

Para a renovação CNH RN pessoalmente no Detran, primeiro você necessita fazer um agendamento pelo site do órgão, depois você irá até o Detran RN onde agendou sua renovação CNH RN no dia e horário marcado com sua CNH vencida (não precisa de outro documento de identificação, já que a CNH faz esse papel), levando um comprovante de residência dos últimos 90 dias e com a taxa da CNH RN já paga. Lá você passará por todo o procedimento, fotos, cadastro de digitais, exames médicos. Já a nova habilitação será entregue via correios num período de sete dias úteis. 

Renovar pelas autoescolas

O Detran RN permite que a renovação CNH RN seja feita pelas autoescolas apenas quando o condutor perder seu direito de dirigir por excesso de infrações cometidas no período de 12 meses, sofrendo uma punição com a suspensão da carteira, precisando este passar por uma reciclagem para fazer renovação CNH RN.

Para isso o motorista precisa procurar um Centro de Formação de Condutores onde deseja realizar as aulas de reciclagem, que tem duração de 30 horas/aula, sendo:

  • 12 horas de legislação de trânsito;
  • 6 horas de relacionamento interpessoal;
  • 8 horas de legislação ofensiva;
  • 4 horas de primeiros socorros.

Quando é o prazo para renovar a CNH RN?

Assim que a sua Carteira de Habilitação Nacional vence, você tem um prazo de trinta dias para fazer a renovação. Isso significa que você poderá rodar dirigindo por mais um mês sem cometer nenhuma infração. Após esse período, o motorista precisará fazer renovação CNH RN. 

A entrega de CNH é feita exclusivamente pelos correios, com um custo de doze reais de taxa para envio da AR.

O que acontece se perder o prazo de renovação da minha CNH RN

O motorista não terá sua CNH cancelada caso não faça a renovação CNH RN o prazo de 30 dias do vencimento da sua carteira de habilitação. Podendo renovar tranquilamente assim que quiser, desde que não conduza nenhum veículo ou motocicleta com a CNH vencida. Dirigir com a carteira de habilitação vencida é uma infração gravíssima e o condutor estará sujeito as penalidades previstas por lei, devendo renovar CNH Detran RN urgente.

Quais as consequências sobre não renovar a CNH RN?

Embora a não renovação da CNH RN no tempo correto não gere o cancelamento do documento, o motorista não pode dirigir com a habilitação vencida há mais de 30 dias. Portanto, se ele for flagrado nessa situação estará cometendo uma infração gravíssima, com sete pontos na carteira de habilitação e sujeito a uma multa no valor de duzentos e noventa e três reais e quarenta e sete centavos. Ainda o condutor corre o risco de ter o seu veículo retido e o documento recolhido até a sua regularização.

  1. Renovação CNH Paraíba
  2. Renovação CNH Pernambuco
  3. Renovação CNH Piauí.
  4. Renovação CNH Ceará.
  5. Renovação CNH Alagoas.
  6. Renovação CNH Maranhão
  7. Renovação CNH Rio Bahia.
  8. Renovação CNH Sergipe

Curtiu o conteúdo e quer ficar sempre atualizado? Acompanhe nosso blog e as redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *