exame de vista para o DETRAN
Categories:

Como funciona o exame de vista do DETRAN?

O exame de vista – forma popular como é conhecido a avaliação oftalmológica – é uma verificação fundamental para a segurança do trânsito. Afinal, os olhos é o sentido mais acionado quando o assunto é conduzir um veículo.

No exame de vista do DETRAN, são realizados testes sobre a acuidade e o campo de visão do condutor. Apenas relembrando: acuidade é grande capacidade de percepção dos olhos.

A referida avaliação é feita em um consultório credenciado e ela avalia tanto a visão central quanto a visão periférica. Para enxergar placas de trânsito, pessoas e semáforos, mesmo que à distância, é necessário estar com boa visão central. Já para conseguir ler a movimentação feita ao redor do veículo, o condutor precisa ter boa visão periférica.

O oftalmologista avaliará o candidato à habitação ou o já condutor a partir de uma tabela com letras que deve ser lida durante o exame de vista do DETRAN. É ele quem testa a acuidade visual e a nitidez dos olhos do motorista. É testada também a capacidade de distinguir cores, bem como a visão tridimensional.

Mas por que avaliar a visão tridimensional neste teste? É com ela que o motorista terá noção de espaço, distância, tamanho e profundidade. Ou seja, ela é essencial.

Se você usa óculos ou lentes de contato, seja para miopia, astigmatismo ou hipermetropia, saiba que é possível realizar os testes fazendo uso dos seus próprios óculos. Afinal, você estará os utilizando durante a condução do veículo.

Como funciona o exame de vista do DETRAN?
Como funciona o exame de vista do DETRAN?

O que muda na nova CNH? 

Com a atualização do Código de Trânsito Brasileiro, há algumas mudanças no que diz respeito aos períodos de renovação. Mais precisamente, o prazo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação é alterado de acordo com a idade do motorista.

Desse modo, os exames que testam a aptidão física e a mental do condutor devem ser feitos na localidade que ele reside. Tais exames são preliminares, renováveis e passam a obedecer a seguinte periodicidade:

  1. A cada 10 anos: para condutores com idade inferior a 50 anos.
  2. A cada 5 anos: para condutores com idade entre 50 e 70 anos.
  3. A cada 3 anos: para condutores com idade igual ou superior a 70 anos.

O que reprova no exame de vista do DETRAN? 

Confira o que diz a Resolução 425/2012, do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) – mais precisamente, o Anexo II – sobre as exigências na avaliação oftalmológica em cada uma das categorias:

Teste de acuidade visual e campo visual: 

1.1. Exigências para candidatos à direção de veículos das categorias C, D e E: 

1.1.1. Acuidade visual central igual ou superior a 20/30 (equivalente a 0,66) em cada um dos olhos ou igual ou superior a 20/30 (equivalente a 0,66) em um olho e igual ou superior a 20/40 (equivalente a 0,50) no outro, com visão binocular mínima de 20/25 (equivalente a 0,80); 

1.1.2. Visão periférica na isóptera horizontal igual ou superior a 120º em cada um dos olhos. 

1.2. Exigências para candidatos à ACC e à direção de veículos das categorias A e B: 

1.2.1. Acuidade visual central igual ou superior a 20/40 (equivalente a 0,50) em cada um dos olhos ou igual ou superior a 20/30 (equivalente a 0,66) em um dos olhos, com pelo menos percepção luminosa (PL) no outro; 

1.2.2. Visão periférica na isóptera horizontal igual ou superior a 60º em cada um dos olhos ou igual ou superior a 120º em um olho. 

1.3. Candidatos sem percepção luminosa (SPL) em um dos olhos poderão ser aprovados na ACC e nas categorias A e B, desde que observados os seguintes parâmetros e ressalvas: 

1.3.1. Acuidade visual central igual ou superior a 20/30 (equivalente a 0,66); 

1.3.2. Visão periférica na isóptera horizontal igual ou superior a 120º; 

1.3.3. Decorridos, no mínimo, noventa dias da perda da visão, deverá o laudo médico indicar o uso de capacete de segurança com viseira protetora, sem limitação de campo visual. 

1.4. Os valores de acuidade visual exigidos poderão ser obtidos sem ou com correção óptica, devendo, neste último caso, constar da CNH a observação “obrigatório o uso de lentes corretoras”. As lentes intraoculares não estão enquadradas nesta obrigatoriedade. 

Motilidade ocular, tropia: 

2.1. Portadores de estrabismo poderão ser aprovados somente na ACC e nas categorias A e B, segundo os seguintes parâmetros: 

2.1.1. Acuidade visual central igual ou superior a 20/30 (equivalente a 0,66) no melhor olho; 

2.1.2. Visão periférica na isóptera horizontal igual ou superior a 120º em pelo menos um dos olhos. 

Teste de visão cromática: 

3.1. Candidatos à direção de veículos devem ser capazes do reconhecimento das luzes semafóricas em posição padronizada, prevista no CTB. 

Teste de limiar de visão noturna e reação ao ofuscamento: 

4.1. O candidato deverá possuir visão em baixa luminosidade e recuperação após ofuscamento direto.

Qual o tamanho das letras do exame de vista do DETRAN? 

Para realizar o exame, o aspirante a motorista ou o condutor que está renovando deve ficar a seis (6) metros de distância da tabela de avaliação. 

Nela, há uma sequência de letras, cujo tamanho comum de impressão varia entre J7 (fonte 10 pontos) e J10 (fonte 14 pontos), que são os equivalentes a 20/70 (6/20) e 20/100 (6/30).

Quanto custa o exame de vista do DETRAN 2022? 

O valor do exame oftalmológico pode variar de um estado para outro. Em média, o preço do exame é de R$ 110. 

Como passar no exame de vista? 

Na Resolução 425/2012, do CONTRAN, destacamos quais são as pontuações necessárias para passar no exame de vista. Destacamos os principais pontos abaixo:

– Para as categorias A e B da CNH, a visão central deve ser igual ou superior a 50% (20/40) ou 66% (20/30) no melhor olho – com ou sem lentes corretoras. A mínima deve ser igual ou maior do que 80% (20/25)

– Ainda para as categorias A e B da CNH, é necessário ter visão periférica de 60º nos dois olhos. É também aceita uma visão de 120] no melhor olho, com ou sem lentes corretoras.

– Motoristas que possuem visão monocular somente poderão conduzir veículos das categorias A e B, uma vez que apresentam maior probabilidade de provocar colisões.

– Reflexo e ofuscamento são também critérios importantes. Para todas as categorias da CNH, é necessário eu os condutores façam o teste de limiar de visão noturna e reação a ofuscamentos. 

Quanto tempo demora o exame de vista do DETRAN? 

O exame demora cerca de uma (1) hora.

O que é inapto para dirigir?

Ainda de acordo com a Resolução 425/2012, do CONTRAN, o condutor considerado inapto para dirigir é assim classificado quando “o motivo da reprovação para a condução de veículo automotor na categoria pretendida for irreversível, não havendo possibilidade de tratamento ou correção”.

Confira as demais classificações presentes no artigo 8º:

Art. 8º No exame de aptidão física e mental o candidato será considerado pelo médico perito examinador de trânsito como: 

I – Apto – quando não houver contraindicação para a condução de veículo automotor na categoria pretendida; 

II – Apto com restrições – quando houver necessidade de registro na CNH de qualquer restrição referente ao condutor ou adaptação veicular; 

III – Inapto temporário – quando o motivo da reprovação para a condução de veículo automotor na categoria pretendida for passível de tratamento ou correção; 

IV – Inapto – quando o motivo da reprovação para a condução de veículo automotor na categoria pretendida for irreversível, não havendo possibilidade de tratamento ou correção.

Dicas da Zapay!

Dica 1: Aprenda como puxar débitos de veículos.

Dica 2: Tire suas dúvidas sobre a prova do DETRAN

Dica 3: Conheça o CFC DETRAN.  

Quanto tempo demora para tirar a CNH?

Ansioso para tirar a sua CNH de qualquer categoria? Pode acalmar seu coração, pois a Zapay conta para você quais os processos que você deve passar e a média de tempo para tirar a sua carteira. 🙂

As etapas que o candidato deve se submeter são os seguintes: exame médico, exame psicotécnico, aulas teóricas e práticas na autoescola, taxa do DETRAN para prova teórica, taxa do DETRAN para prova prática e emissão da Permissão para Dirigir. O preço médio deste conjunto de etapas varia de acordo com cada Estado, mas o processo para a obtenção da carteira costuma custar em torno de R$2.500. 

O prazo médio de emissão da CNH é de 90 dias, que é quando você poderá usufruir da sua PPD. Cada candidato tem até 12 meses para tirar a CNH – este é o prazo máximo após o início do processo.

As etapas devem sempre ser feitas junto à autoescola de sua confiança e ao DETRAN de sua cidade. Fica a dica.

Para saber ainda mais sobre os prazos e o tempo que demora para a emissão da carteira, a Zapay preparou mais este conteúdo para você: Quanto tempo demora para tirar CNH? Saiba aqui! – Blog Zapay. Tudo para facilitar seus procedimentos e para que você possa ter logo a sua CNH. 

Avatar image of Ana
Written by

Ana

Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.

3 comentários: “Como funciona o exame de vista do DETRAN?

Comments are closed.