renovação da CNH 2023
Categories:

Guia completo para renovação de CNH SE em 2024

Você conhece o passo a passo para realizar a renovação CNH Sergipe, amigo condutor? Trata-se de um processo simples, porém obrigatório, para todos os motoristas que desejam conduzir veículos automotores dentro da lei.

Confira as dicas que a Zapay separou para que você possa renovar CNH Sergipe sem dores de cabeça, com os devidos valores, documentos necessários, locais para solicitar o processo, dentre outros pontos importantes sobre o tema.

– Como renovar CNH SE em 2024? 

– Documentos necessários para renovar a CNH SE 

– Veja as regras para renovação da CNH SE 

– Onde realizar a renovação? 

– Renovar pela internet 

– Renovar pelo aplicativo do DETRAN SE 

– Renovar pelas unidades de atendimento do DETRAN 

– Renovar pelas autoescolas 

– Qual é o valor da renovação CNH SE 2024? 

– Quando é o prazo para renovar a CNH SE? 

– Em quanto tempo chega a nova CNH?

Dica da Zapay: fique por dentro sobre como renovar CNH vencida 2024 e mantenha sua documentação em dia.  

Como renovar CNH SE em 2024? 

Para realizar o procedimento de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado de Sergipe, o amigo condutor deve seguir os seguintes passos:

  1. Agendar atendimento: caso o motorista opte pelo atendimento presencial, ele deve efetuar o agendamento no portal de autoatendimento do DETRAN SE, ou ainda nos totens de autoatendimento (terminais), no aplicativo para dispositivos móveis ou pelo telefone da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), cujo número é 79 3226 – 2200.
  2. Requerer serviço: no caso do atendimento presencial, o motorista deve se dirigir à unidade escolhida, no dia e na hora previamente agendados, e retirar a senha na recepção. Já no caso do atendimento eletrônico, o condutor deve efetuar o requerimento, de modo a conferir, atualizar e registrar informações acerca do rebaixamento de categoria para motoristas habilitados nas categorias C, D ou E; aproveitamento de exames; dados cadastrais; inclusão de cursos especializados; local para realização de exames e provas.

Assim, o motorista deve apresentar a impressão do requerimento que contém o detalhamento do serviço solicitado e a senha de acesso para o agendamento de exames e acompanhamento geral do processo. Deve ser apresentado ainda o documento de arrecadação, com as respectivas taxas de serviço do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (DETRAN SE) a serem pagas.

  1. Efetuar o pagamento da taxa do serviço: o pagamento deve ser efetuado por um dos meios disponibilizados pelo Banco do Estado de Sergipe, quando se trata de um Documento Único de Arrecadação (DUA). Caso o pagamento seja feito a partir de compensação/boleto, é necessário efetuar o pagamento em qualquer instituição financeira ou correspondente e aguardar o prazo de compensação bancária. 
  2. Fazer identificação biométrica: o condutor deve se dirigir em uma das unidades de atendimento do DETRAN SE para que seja feita a identificação biométrica, que é a captura de impressões digitais, foto e assinatura, com a documentação necessária.
  3. Realizar agendamento de avaliação psicológica: essa é uma obrigação aos condutores que exercem atividade remunerada. O motorista deve avaliar e imprimir o comprovante de agendamento por intermédio de um dos meios disponíveis já informados. Se o condutor optar por meios eletrônicos, é importante ter em mãos a senha que consta no requerimento do serviço.
  4. Submeter-se a avaliação psicológica: esse é mais um tópico obrigatório aos condutores que exercem atividade remunerada. O condutor deve se dirigir no dia e na hora marcados à clínica indicada, com o comprovante de agendamento. Lá, ele realizará a validação biométrica e efetuará o pagamento da avaliação diretamente ao perito psicólogo.  
  5. Realizar exame toxicológico: esse exame é obrigatório aos condutores das categorias C, D e E. O motorista deve se dirigir a uma das clínicas coletoras para exame toxicológico. 
  6. Agendar exame médico: se pato na avaliação psicológica (quando necessária), o motorista deve agendar o exame médico e imprimir o comprovante de agendamento por intermédio de um dos meios disponíveis conforme já mencionamos nesse artigo. Caso opte pelos meios eletrônicos, é importante ter em mãos a senha do requerimento do serviço. Vale dizer que o comprovante de agendamento é composto por um questionário, que deve ser respondido e entregue no momento do exame. Se o motorista for portador de deficiência física, ele deve efetuar o agendamento diretamente na Coordenadoria Médica/Psicológica (CEMEP), no DETRAN/SE sede. Ainda: os condutores habilitados nas categorias C, D ou E, devem estar de posse do laudo do exame toxicológico válido (60 dias da data da coleta) e informar os dados do mesmo no ato do agendamento.
  1. Submeter-se ao exame médico: o condutor deve se dirigir, na data marcada, à clínica portando o comprovante de agendamento, o questionário respondido para realização do exame, bem como o laudo do exame toxicológico original (se a categoria da CNH for C, D ou E). Lá, irá realizar a validação biométrica e efetuar o pagamento diretamente ao perito médico. Se o motorista for portador de deficiência física, ele deve se dirigir, na data agendada, à Junta Médica Especial, na CEMEP do DETRAN SE.
  2. Agendar a prova de atualização ou realizar curso: caso o condutor esteja apto no exame médico e, se couber na situação, ele deve agendar a prova de atualização em um dos meios disponíveis para serviço ou nos aplicativos para dispositivos móveis e imprimir o comprovante de agendamento, ou realizar o curso de atualização junto a um Centro de Formação de Condutores (CFC) de sua escolha.
  3. Recebimento do documento de habilitação: é necessário consultar no portal de autoatendimento, munido com a senha de acesso, para saber se a CNH está pronta. Caso sim, o condutor deve se dirigir ao DETRAN escolhido para receber o documento. É possível fazer a opção para recebimento na residência, o prazo de espera será de sete dias úteis após a confecção da nova carteira de habilitação. 

Dica da Zapay: quer saber como mudar a categoria da CNH? Então, confira as dicas que a Zapay separou para você e faça o processo todo sem complicações e nem dores de cabeça. 

Documentos necessários para renovar a CNH SE 

Para renovar a CNH SE, o condutor deve apresentar a seguinte documentação:

a) Original do comprovante de residência atual.

b) Original do documento para conferência dos dados cadastrais comprovando: número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), número do documento de identificação, nome do pai e da mãe, data de nascimento, foto e assinatura recentes. 

Em determinadas condições, será exigida documentação específica, como em processos que envolvam documento judicial. Vale destacar que somente os setores de atendimento da sede do DETRAN SE poderão receber a documentação para efetivação de qualquer processo que envolva documento judicial, uma vez que o mesmo deverá ser submetido à Procuradoria Jurídica (PROJUR) para análise e parecer jurídico.

Caso o condutor se dirija a uma unidade de atendimento externa e alegar a impossibilidade de comparecer à sede do órgão para cumprir o procedimento citado acima, o coordenador da unidade pode, excepcionalmente, recebê-lo – porém, dando-lhe ciência do atraso que esta exceção poderá provocar. Fique atento!

Fique pode dentro sobre mais informações sobre documentos a serem apresentados para a renovação de CNH:

  1. Todas as cópias de documentos entregues ao DETRAN SE não necessitam da autenticação em cartório, desde que apresentados os originais para verificação de autenticidade por parte do atendente.
  2. A atualização de endereço, quando obrigatória, deve ser comprovada pela apresentação de um dos seguintes documentos: original do comprovante de residência atual dos últimos 180 (cento e oitenta) dias com endereço completo, o que inclui bairro e CEP.
  3. Se a fotografia que consta no documento apresentado possibilitar a perfeita identificação do seu portador (o motorista) e a assinatura, é necessário conferir a atual:
  • Carteiras expedidas pelos Institutos de Identificação ou pelas Secretarias de Segurança Pública (plastificadas ou não) independente da sua data de expedição, com fotografia que possibilite a perfeita identificação do seu portador.
  • Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (OAB, CRP, CRM, CREA, etc.) ou outros órgãos por estes homologados para emissão de documento.
  • Carteiras expedidas pelas Forças Armadas.

Veja as regras para renovação da CNH SE 

Para que o condutor possa realizar a renovação de CNH SE, ele deve seguir as seguintes etapas:

  1. Requerer o serviço de renovação.
  2. Efetuar o pagamento da taxa.
  3. Agendar a coleta de dados biométricos.
  4. Identificar-se biometricamente no portal ou o DETRAN.
  5. Realizar os devidos exames nas clínicas cadastradas pelo DETRAN.
  6. O condutor pode acompanhar o processo até a emissão da nova CNH pelo site do DETRAN SE.

O Departamento Estadual de Trânsito do Sergipe destaca ainda que, após o requerimento do serviço, em função da identificação do condutor, do candidato ou do permissionário e dos dados do processo ou de suas escolhas, a ordem das etapas citadas poderá ser alterada. Porém, você pode ficar tranquilo, amigo motorista, pois é possível verificar essa situação, bem como efetuar novos serviços clicando na aba “Acompanhamento de serviços em andamento”. Na página principal do DETRAN SE.

É importante saber que o não pagamento da respectiva taxa ou a não realização da identificação biométrica em até 30 (trinta) dias poderá acarretar o cancelamento do respectivo requerimento.

Onde realizar a renovação?

O motorista tem três opções de lugares para iniciar a solicitar de renovação da CNH. São elas:

  • Totens de autoatendimento localizados nas unidades de atendimento do DETRAN SE.
  • Portal de autoatendimento no sitio eletrônico do DETRAN SE (www.detran.se.gov.br) ou aplicativo.
  • Unidades de atendimento presencial do DETRAN SE.

Agendar atendimento: caso o motorista opte pelo atendimento presencial, ele deve efetuar o agendamento no portal de autoatendimento do DETRAN SE, ou ainda nos totens de autoatendimento (terminais), no aplicativo para dispositivos móveis ou pelo telefone da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), cujo número é 79 3226 – 2200.

Renovar pela internet 

Vale a pena retoma o primeiro tópico desse artigo e acompanhar o passo a passo para que a renovação de CNH possa ser solicitada no portal do DETRAN SE ou no aplicativo. 

Renovar pelo aplicativo do DETRAN SE 

Novamente, vale a pena retomar o primeiro tópico para a explicação completa sobre o caminho para renovar CNH pelo aplicativo. O condutor pode contar com o app Carteira Digital de Trânsito (CDT), uma aliada digital para a documentação referente ao condutor.

Renovar pelas unidades de atendimento do DETRAN 

É possível renovar a CNH indo diretamente nas unidades de atendimento do DETRAN SE ou ainda por intermédio dos totens de autoatendimento do departamento que constam nos terminais.

Renovar pelas autoescolas 

O DETRAN SE não menciona a possibilidade de renovar a CNH diretamente em Centros de Formação de Condutores (CFC) ou autoescolas.

Qual é o valor da renovação CNH SE 2024? 

No processo de renovação de CNH SE, o valor da taxa a ser paga é de R$266,72. Caso seja necessária a realização teórica para renovação de CNH, o valor a ser quitado é de R$41,49. 

Quando é o prazo para renovar a CNH SE?

O prazo para renovar a CNH é de até 30 dias após o prazo de vencimento que consta na carteira de habilitação.

Em quanto tempo chega a nova CNH?

Para receber o documento de habilitação, o condutor deve consultar a situação no portal de autoatendimento do DETRAN SE, munido com a senha de acesso, para saber se se a CNH está pronta. 

Caso sim, o motorista deve se dirigir ao DETRAN escolhido para receber o documento. Se a opção for receber a CNH em cada, a espera será de sete dias úteis após a confecção da nova carteira de habilitação. 

Dica da Zapay: confira a seguir como fazer o processo de renovação de carteira de habilitação nos demais estados que compõem o Nordeste Brasileiro:

  1. Renovação CNH Paraíba
  2. Renovação CNH Pernambuco
  3. Renovação CNH Piauí.
  4. Renovação CNH Ceará.
  5. Renovação CNH Alagoas.
  6. Renovação CNH Bahia
  7. Renovação CNH Rio Grande do Norte.
  8. Renovação CNH Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *