nova cnh
Categories:

Descubra como fazer a renovação da CNH PB em 2024

Renovar CNH PB é um processo bem tranquilo, que exige apenas um pouco de atenção do amigo motorista. 

Para saber mais sobre como renovar CNH, descobrir quanto custa a renovação da habilitação no DETRAN PB e aprender os caminhos online do DETRAN PB, pegue carona com a Zapay e leia o artigo que preparamos com carinho para você. 

Onde realizar a renovação da CNH PB em 2024? 

Fazer a renovação CNH 2024 é simples, e pode ser feito em um dos postos do DETRAN ou pela internet.

Como renovar pela internet? 

Abaixo você confere um passo a passo do próprio site do DETRAN PB de como realizar todo o processo de renovação de forma online:

  1. Acesse o “Portal de Serviços do Detran PB e crie sua conta (fique atento ao código que será enviado por e-mail para validar seu cadastro e criar senha de acesso);
  2. No seu cadastro, coluna de serviços, selecione Habilitação, Serviços, S21-EMISSÃO DE BOLETOS CNH, emita a guia de RENOVAÇÃO CNH. 

ATENÇÃO: Pague e guarde o boleto (irá precisar do número do boleto pago – nosso número – para marcar todos os exames). Em até 24 horas ,o boleto é compensado;

Renovar pelas unidades de atendimento do DETRAN 

Acesse o site do DETRAN PB para descobrir a unidade mais próxima de atendimento. Leve todos os seus documentos e compareça no horário agendado via internet.

Renovar pelas autoescolas 

A renovação é feita somente pelas autoescolas parceiras do DETRAN de cada estado. Fique ligado para não cair em golpes na hora de fazer sua renovação.

Veja qual é o valor da renovação da CNH PB 

O valor total para o ano de 2024 é de R$ 147,35. Esse valor não inclui o Exame Médico a ser realizado em Clínica Credenciada. O valor que será acrescido é bem relevante, então o amigo motorista deve ficar atento na hora de fazer as contas do que deve ser pago junto com o licenciamento anual, por exemplo.

Quando é o prazo para renovar a CNH PB? 

O DETRAN PB retomou os prazos originais para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir de janeiro de 2022. Levando isso em conta, os documentos vencidos a partir deste ano devem cumprir o prazo de até 30 dias para o procedimento de renovação, sem prejuízo ao condutor.

O que acontece se perder o prazo de renovação da minha CNH 

Entre em contato com o DETRAN PB para saber como acertar online a sua situação, é muito importante fazer isso o mais rápido possível.

Para entrar em contato com o DETRAN PB de sua cidade, você pode procurar pelo posto de atendimento mais próximo de sua residência. O usuário deve selecionar a cidade e, logo depois, o bairro para que o posto de atendimento seja selecionado.

O resultado mostra o endereço do posto selecionado, os serviços os quais a unidade está habilitada, o horário de atendimento, o telefone, o e-mail e o nome do responsável por aquele posto DETRAN PB.

Quais as consequências sobre não renovar a CNH PB?

A CNH é obrigatória, e pode ser apresentada tanto em seu formato tradicional impresso, ou a versão digital. Ainda assim, uma coisa é certa: ela precisa sempre estar dentro da validade.

Rodar por vias públicas brasileiras com o documento vencido é infração gravíssima, com penalidade de multa no valor de R$ 293,47, além de 7 pontos na carteira de habilitação.

Além da multa de trânsito e dos pontos, ainda haverá o recolhimento da CNH e retenção do veículo, até que seja apresentado um condutor com a habilitação em dia.

Para te ajudar a entender ainda mais sobre o os prazos para renovar a CNH, temos um conteúdo completo sobre o assunto, assim você não corre o risco de perder o prazo. Veja também se não é o caso de você ter uma renovação de CNH especial, como a renovação de CNH PCD. 

É possível tirar a habilitação gratuita?

Sim, é possível tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita! Trata-se do Programa de Habilitação Social, também conhecido como CNH Social ou CNH Popular, organizado pelo DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).

Segundo explica a Carta de Serviços do Cidadão, da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado da Paraíba, a CNH Social é o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação – para as categorias A e B de forma gratuita.

E os idosos? Tem esse direito? Afinal, como renova a CNH para idoso? Aqui na Zapay você aprende tudo sobre isso e muito mais, já que somos referência também na hora de consultar débitos veiculares. 

Dica da Zapay: confira a seguir como fazer o processo de renovação de carteira de habilitação nos demais estados que compõem o Nordeste Brasileiro:

  1. Renovação CNH Bahia
  2. Renovação CNH Pernambuco
  3. Renovação CNH Piauí.
  4. Renovação CNH Ceará.
  5. Renovação CNH Alagoas.
  6. Renovação CNH Maranhão
  7. Renovação CNH Rio Grande do Norte.
  8. Renovação CNH Sergipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *