pontos na cnh
Categories:

CNH Categoria C: Conheça e entenda essa categoria de habilitação

“Eu conheço todos os sotaques/Desse povo todas as paisagens/Dessa terra todas as cidades/”. Quem não se recorda da canção “Frete”, interpretada pela dupla Chitãozinho e Xororó, um sucesso como música-tema da série “Carga pesada”, da Rede Globo? Aliás, quem nunca se imaginou vivendo as aventuras de Pedro e Bino em seu caminhão? 

Para fazer a ficção se tornar realidade e dirigir um caminhão, sem reboques e semirreboques articulados, é necessário iniciar o processo para a obtenção da CNH C. Esta categoria é bastante procurada por motivos que vão além da autonomia de dirigir um automóvel: os veículos do tipo C podem ser de grande ajuda para o trabalho no campo ou ainda no ramo de construções.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre CNH categoria C, confira este conteúdo da Zapay. Vem com a gente!

O que é CNH categoria C na habilitação?

Dentre as categorias de CNH, é a tipo C que permite que o motorista esteja apto para conduzir qualquer tipo de caminhão, que não seja um veículo articulado. A CNH C permite que o condutor dirija veículos de carga, o que faz com que ela seja muito solicitada nas autoescolas e nas unidades do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) pelo país.

O Brasil é forte exportador e importador de produtos, além de ter grande movimentação de mercadorias internamente, com forte uso de estradas para tal. Os caminhoneiros são fundamentais para esta logística e, não à toa, hoje representam 4,5 milhões de condutores categoria C.

Cada uma das categorias de CNH tem sua importância para a economia brasileira. A carteira de motorista tipo C é de enorme apoio também aos trabalhadores rurais e empresários do campo, sendo muito requisitada para transporte de mercadoria e para a lida diária na agricultura brasileira, de diferentes portes.

Qual tipo de veículo posso dirigir com a CNH categoria C?

Com a CNH C o condutor fica apto a dirigir veículos a dirigir veículos de carga, com mais de 3,5 toneladas em seu peso bruto. Além disso, o motorista que possui a CNH categoria C pode ainda conduzir os automóveis que fazem parte da categoria B.

Os veículos da categoria B são aqueles que apresentam quatro rotas, até 3,5 toneladas em seu peso bruto total e capacidade para conduzir até oito passageiros (nove, se você contar também o motorista). Os veículos que abrangem a carteira de motorista tipo B podem ainda acoplar reboques e semirreboques. Mas atenção: estes automóveis com itens acoplados não podem ultrapassar a lotação e o peso máximo permitidos. Muito cuidado com a empolgação e as possibilidades.

Mas não confunda: o motorista que conquista a CNH C é porque ele já tem, ao menos, um ano de experiência com a carteira de motorista na categoria B. Este é um dos pré-requisitos para que o motorista possa se candidatar à categoria C, que não tem nada a ver com bônus no estilo “pague um, leve dois”. Fique ligado para evitar confusão.

Exemplos de veículos

Com a CNH C em mãos, o motorista tem várias opções de veículos para conduzir – muitos deles facilitam muito a vida de quem trabalha em ambiente rural e com agricultura.

Se seu sonho é dirigir um caminhão, saiba que ele pode se realizar com a carteira de motorista categoria C. Além disso, você fica autorizado a conduzir também tratores, além de máquinas agrícolas e de movimentação de carga. Estas opções de veículos podem inclusive abrir muitas portas para que você possa pleitear vagas de trabalho que demandem o conhecimento em conduzir estes autos.

Ainda, com a abrangência dos veículos da categoria B de carteira de motorista, fica permitido dirigir automóveis e motorhomes (motor-casas), que atendam às exigências dentro do peso e da quantidade de passageiros permitida segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

5 motivos para ter a CNH categoria C

Saiba agora por que ter a CNH C pode ser uma mão na roda na sua vida, sobretudo para sua atuação no mercado de trabalho. Confira as opções de utilização e inspire-se para tirar a sua carteira de motorista tipo C:

  1. Ter a autorização para dirigir caminhões e tratores pode abrir um mundo de oportunidades de trabalho para você, seja na cidade, seja no campo. Aproveite!
  2. Você pode investir e ampliar o seu negócio rural, sobretudo se ele for relacionado com agricultura. Com a CNH C, você terá a oportunidade de conduzir veículo essenciais para a lida no campo.
  3. Quer atuar com tratores na construção civil, por exemplo? A CNH C permite que você invista neste ramo.
  4. Para conduzir empilhadeiras, guindastes e paleteiras também é necessário a CNH C, afinal estes veículos são máquinas de movimentação de carga – essenciais para as indústrias, por exemplo.
  5. Esta categoria é abrangente, afinal, quem tira a carteira de motorista C é porque já tem, ao menos, um ano de experiência com a CNH B.

Posso trabalhar como caminhoneiro com a CNH categoria C?

Todo caminhoneiro precisa ter a CNH categoria C para estar apto a conduzir caminhões em vias públicas. Esta é uma das fortes possibilidades para quem conquista a carteira de habilitação tipo C.

Mas nem todo condutor com a CNH C precisa atuar como caminhoneiro, afinal há outros veículos que o motorista fica também autorizado a dirigir, como tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de carga.

Se seu sonho é trabalhar conduzindo veículos com diferentes finalidades lembre-se sempre que os condutores tipo C tem autorização também para dirigir veículos da categoria B, o que aumenta o leque de possibilidades de trabalho que você pode ter. E nada como transformar as opções de trabalho em renda. 😉

Quem pode tirar a CNH C?

Estão autorizadas a tirar a CNH C os candidatos que atendam os seguintes requisitos:

– Ter a idade mínima de 19 anos.

– Ter, ao menos, um ano de experiência com condutor habilitado da categoria B.

– Ser aprovado no exame toxicológico, de aptidão física e mental.

– Realizar curso e prova práticos de direção veicular categoria C.

– Enquanto condutor categoria B, não ter levado multa grave ou gravíssima nos últimos 12 meses, bem como não ser reincidente em multa por infração média neste mesmo período. 

Precisa fazer o exame toxicológico para a sua CNH e quer saber mais sobre ele? Confira este conteúdo especial preparado pela Zapay e prepara-se para o processo de sua carteira de habilitação: Exame toxicológico CNH: Saiba o que é e como funciona.

Qual o preço da CNH C?

Para tirar a sua CNH C ou de qualquer outra categoria é importante ter planejamento. Tempo, paciência e dinheiro são alguns dos pontos que o aspirante a condutor deve equilibrar bem durante todo o processo.

E para isso planejamento financeiro é um recurso que pode ajudar muito motoristas a alcançarem a CNH tão sonhada. Para se ter uma ideia, o processo de formação teórico e prático do condutor, incluindo os valores de provas, exames e taxas que devem ser pagas pela pessoa que deseja ser motorista habilitada, costuma sair por cerca de R$3.200, em média. Esse valor pode oscilar dependendo do Estado e da cidade que o candidato mora.

Quanto tempo demora para tirar a CNH de categoria C?

Mas, afinal, quanto tempo demora para tirar CNH? Esta é uma questão que é muito importante ter em mente – até mesmo para entender a importância do processo de formação do condutor completo.

O prazo médio para emissão da carteira de motorista C são 90 dias (três meses). Após dar início ao processo para obtenção da CNH, o candidato tem até 12 meses para conseguir a tirar a carta. Após um ano tentando e se o candidato não conseguir a aptidão para a CNH, o processo deve ser reiniciado.

Por isso é importante que cada candidato escolha uma autoescola de sua confiança e credenciada, com instrutores que possam, de fato, contribuir para sua formação, enquanto condutor. Outro passo imprescindível é procurar uma unidade do DETRAN para dar início ao processo.

Para ficar ainda mais por dentro dos prazos e sobre o tempo que demora para a emissão da carteira de motorista, a Zapay preparou mais este conteúdo para você: Quanto tempo demora para tirar CNH? Saiba aqui! – Blog Zapay. Nele, há informações que facilitarão seus procedimentos, para que você possa ter logo a sua desejada CNH C – ou a carteira de motorista da categoria que desejar. Se é Zapay, você pode confiar! 

Diferença entre categorias de CNH

Conheça as diferentes categorias de carteira de habilitação e veja qual delas combina mais com você e seus sonhos:

  1. Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC): permite que os condutores dirijam veículos de duas rodas com até 50 cm³ de cilindrada. Estes veículos não podem ser capazes de ultrapassar 50 km/h.
  2. CNH A: esta carteira de motorista permite que o condutor dirija veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, com mais de 50 cm³ de cilindrada. O condutor pode dirigir também ciclomotores da categoria ACC.
  3. CNH B: os motoristas ficam habilitados a dirigirem automóveis, quadriciclos e motorhomes. Ou seja, o conduto fica apto a dirigir veículos de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total e capacidade para até oito passageiros (nove, se contar com o motorista).
  4. CNH C: abrange todos os veículos da categoria B e permite que o motorista conduza caminhões, tratores, além de máquinas de movimentação de carga e agrícola. São veículos de carga, não articulados, e com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total. 
  5. CNH D: além de permitir que o motorista dirija todos os veículos das categorias B e C, ele também fica apto a conduzir veículos que transportam mais do que oito passageiros. São os casos de ônibus, micro-ônibus e vans. Ideal para quem quer trabalhar com transporte escolar, por exemplo.
  6. CNH E: é a mais completa e complexa categoria, pois permite que o motorista conduza os veículos dos tipos B, C e D, além de carretas e caminhões com reboque e semirreboque articulados. Estes são os veículos com unidade acoplada e que excedem 6 toneladas em seu peso bruto total. 

São muitas opções e cada uma das delas demanda muita responsabilidade na vida coletiva que é o trânsito. Por isso que o processo de formação do condutor é imprescindível. 

Como consultar multas na CNH C: Faça com a Zapay

Caso você tenha cometido algum deslize e agora precisa quitar as os débitos da sua CNH C, saiba que não é preciso se desesperar. A Zapay é o lugar certo para que você possa colocar a sua carteira de motorista em dia, a partir do pagamento de débitos veiculares.

Em nosso site, você pode consultar multas na CNH. E, caso a infração apareça, você pode escolher qual a melhor opção para que você possa efetuar o pagamento. Tudo é pensado de um jeito que possa caber no seu bolso e para que você possa conduzir seu veículo de forma mais segura e respeitosa no trânsito.

Você pode parcelar no cartão de crédito em até 12 vezes, ou ainda pagar usando PIX, boleto, Ticket Log ou Voucher. Basta escolher e seguir em frente. 🙂

Caso você enfrente problemas com a CNH bloqueada, a Zapay também está aqui para lhe ajudar. Confira este conteúdo especial e saiba como resolver o problema: CNH Bloqueada: Entenda o que é e como resolver – Blog Zapay.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.