pontos na cnh
Categories:

CNH Categoria C: Conheça e entenda essa categoria de habilitação

“Eu conheço todos os sotaques/Desse povo todas as paisagens/Dessa terra todas as cidades/”. Quem não se recorda da canção “Frete”, interpretada pela dupla Chitãozinho e Xororó, um sucesso como música-tema da série “Carga pesada”, da Rede Globo? Aliás, quem nunca se imaginou vivendo as aventuras de Pedro e Bino em seu caminhão?

Para fazer a ficção se tornar realidade e dirigir um caminhão, sem reboques e semirreboques articulados, é necessário iniciar o processo para a obtenção da CNH C. Esta categoria é bastante procurada por motivos que vão além da autonomia de dirigir um automóvel: os veículos do tipo C podem ser de grande ajuda para o trabalho no campo ou ainda no ramo de construções.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre CNH categoria C, confira este conteúdo da Zapay. Vem com a gente!

O que é CNH categoria C na habilitação?

Dentre as categorias de CNH, é a tipo C que permite que o motorista esteja apto para conduzir qualquer tipo de caminhão, que não seja um veículo articulado. A CNH C permite que o condutor dirija veículos de carga, o que faz com que ela seja muito solicitada nas autoescolas e nas unidades do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) pelo país.

O Brasil é forte exportador e importador de produtos, além de ter grande movimentação de mercadorias internamente, com forte uso de estradas para tal. Os caminhoneiros são fundamentais para esta logística e, não à toa, hoje representam 4,5 milhões de condutores categoria C.

Cada uma das categorias de CNH tem sua importância para a economia brasileira. A carteira de motorista tipo C é de enorme apoio também aos trabalhadores rurais e empresários do campo, sendo muito requisitada para transporte de mercadoria e para a lida diária na agricultura brasileira, de diferentes portes.

Qual tipo de veículo posso dirigir com a CNH categoria C?

Com a CNH C o condutor fica apto a dirigir veículos a dirigir veículos de carga, com mais de 3,5 toneladas em seu peso bruto. Além disso, o motorista que possui a CNH categoria C pode ainda conduzir os automóveis que fazem parte da categoria B.

Os veículos da categoria B são aqueles que apresentam quatro rotas, até 3,5 toneladas em seu peso bruto total e capacidade para conduzir até oito passageiros (nove, se você contar também o motorista). Os veículos que abrangem a carteira de motorista tipo B podem ainda acoplar reboques e semirreboques. Mas atenção: estes automóveis com itens acoplados não podem ultrapassar a lotação e o peso máximo permitidos. Muito cuidado com a empolgação e as possibilidades.

Mas não confunda: o motorista que conquista a CNH C é porque ele já tem, ao menos, um ano de experiência com a carteira de motorista na categoria B. Este é um dos pré-requisitos para que o motorista possa se candidatar à categoria C, que não tem nada a ver com bônus no estilo “pague um, leve dois”. Fique ligado para evitar confusão.

Exemplos de veículos

Com a CNH C em mãos, o motorista tem várias opções de veículos para conduzir – muitos deles facilitam muito a vida de quem trabalha em ambiente rural e com agricultura.

Se seu sonho é dirigir um caminhão, saiba que ele pode se realizar com a carteira de motorista categoria C. Além disso, você fica autorizado a conduzir também tratores, além de máquinas agrícolas e de movimentação de carga. Estas opções de veículos podem inclusive abrir muitas portas para que você possa pleitear vagas de trabalho que demandem o conhecimento em conduzir estes autos.

Ainda, com a abrangência dos veículos da categoria B de carteira de motorista, fica permitido dirigir automóveis e motorhomes (motor-casas), que atendam às exigências dentro do peso e da quantidade de passageiros permitida segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

5 motivos para ter a CNH categoria C

Saiba agora por que ter a CNH C pode ser uma mão na roda na sua vida, sobretudo para sua atuação no mercado de trabalho. Confira as opções de utilização e inspire-se para tirar a sua carteira de motorista tipo C:

  1. Ter a autorização para dirigir caminhões e tratores pode abrir um mundo de oportunidades de trabalho para você, seja na cidade, seja no campo. Aproveite!
  2. Você pode investir e ampliar o seu negócio rural, sobretudo se ele for relacionado com agricultura. Com a CNH C, você terá a oportunidade de conduzir veículo essenciais para a lida no campo.
  3. Quer atuar com tratores na construção civil, por exemplo? A CNH C permite que você invista neste ramo.
  4. Para conduzir empilhadeiras, guindastes e paleteiras também é necessário a CNH C, afinal estes veículos são máquinas de movimentação de carga – essenciais para as indústrias, por exemplo.
  5. Esta categoria é abrangente, afinal, quem tira a carteira de motorista C é porque já tem, ao menos, um ano de experiência com a CNH B.

Posso trabalhar como caminhoneiro com a CNH categoria C?

Todo caminhoneiro precisa ter a CNH categoria C para estar apto a conduzir caminhões em vias públicas. Esta é uma das fortes possibilidades para quem conquista a carteira de habilitação tipo C.

Mas nem todo condutor com a CNH C precisa atuar como caminhoneiro, afinal há outros veículos que o motorista fica também autorizado a dirigir, como tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de carga.

Se seu sonho é trabalhar conduzindo veículos com diferentes finalidades lembre-se sempre que os condutores tipo C tem autorização também para dirigir veículos da categoria B, o que aumenta o leque de possibilidades de trabalho que você pode ter. E nada como transformar as opções de trabalho em renda. 😉

Quem pode tirar a CNH C?

Estão autorizadas a tirar a CNH C os candidatos que atendam os seguintes requisitos:

– Ter a idade mínima de 19 anos.

– Ter, ao menos, um ano de experiência com condutor habilitado da categoria B.

– Ser aprovado no exame toxicológico, de aptidão física e mental.

– Realizar curso e prova práticos de direção veicular categoria C.

– Para mudar de categoria da cnh, o condutor categoria B, se não levado multa de trânsito grave ou gravíssima nos últimos 12 meses, bem como não ser reincidente em multa por infração média neste mesmo período.

Precisa fazer o exame toxicológico para a sua CNH e quer saber mais sobre ele? Confira este conteúdo especial preparado pela Zapay e prepara-se para o processo de sua carteira de habilitação: Exame toxicológico CNH: Saiba o que é e como funciona.

Qual o preço da CNH C?

Para tirar a sua CNH C ou de qualquer outra categoria é importante ter planejamento. Tempo, paciência e dinheiro são alguns dos pontos que o aspirante a condutor deve equilibrar bem durante todo o processo.

E para isso planejamento financeiro é um recurso que pode ajudar muito motoristas a alcançarem a CNH tão sonhada. Para se ter uma ideia, o processo de formação teórico e prático do condutor, incluindo os valores de provas, exames e taxas que devem ser pagas pela pessoa que deseja ser motorista habilitada, costuma sair por cerca de R$3.200, em média. Esse valor pode oscilar dependendo do Estado e da cidade que o candidato mora.

Veja o passo a passo para fazer a renovação da CNH 2023.

Quanto tempo demora para tirar a CNH de categoria C?

Mas, afinal, quanto tempo demora para tirar CNH? Esta é uma questão que é muito importante ter em mente – até mesmo para entender a importância do processo de formação do condutor completo.

O prazo médio para emissão da carteira de motorista C são 90 dias (três meses). Após dar início ao processo para obtenção da CNH, o candidato tem até 12 meses para conseguir a tirar a carta. Após um ano tentando e se o candidato não conseguir a aptidão para a CNH, o processo deve ser reiniciado.

Por isso é importante que cada candidato escolha uma autoescola de sua confiança e credenciada, com instrutores que possam, de fato, contribuir para sua formação, enquanto condutor. Outro passo imprescindível é procurar uma unidade do DETRAN para dar início ao processo.

Para ficar ainda mais por dentro dos prazos e sobre o tempo que demora para a emissão da carteira de motorista, a Zapay preparou mais este conteúdo para você: Quanto tempo demora para tirar CNH? Saiba aqui!. Nele, há informações que facilitarão seus procedimentos, para que você possa ter logo a sua desejada CNH C – ou a carteira de motorista da categoria que desejar. Se é Zapay, você pode confiar!

Diferença entre categorias de CNH

Conheça as diferentes categorias de carteira de habilitação e veja qual delas combina mais com você e seus sonhos:

  1. Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC): permite que os condutores dirijam veículos de duas rodas com até 50 cm³ de cilindrada. Estes veículos não podem ser capazes de ultrapassar 50 km/h.
  2. CNH A: esta carteira de motorista permite que o condutor dirija veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, com mais de 50 cm³ de cilindrada. O condutor pode dirigir também ciclomotores da categoria ACC.
  3. CNH B: os motoristas ficam habilitados a dirigirem automóveis, quadriciclos e motorhomes. Ou seja, o conduto fica apto a dirigir veículos de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total e capacidade para até oito passageiros (nove, se contar com o motorista).
  4. CNH C: abrange todos os veículos da categoria B e permite que o motorista conduza caminhões, tratores, além de máquinas de movimentação de carga e agrícola. São veículos de carga, não articulados, e com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total.
  5. CNH D: além de permitir que o motorista dirija todos os veículos das categorias B e C, ele também fica apto a conduzir veículos que transportam mais do que oito passageiros. São os casos de ônibus, micro-ônibus e vans. Ideal para quem quer trabalhar com transporte escolar, por exemplo.
  6. CNH E: é a mais completa e complexa categoria, pois permite que o motorista conduza os veículos dos tipos B, C e D, além de carretas e caminhões com reboque e semirreboque articulados. Estes são os veículos com unidade acoplada e que excedem 6 toneladas em seu peso bruto total.

São muitas opções e cada uma das delas demanda muita responsabilidade na vida coletiva que é o trânsito. Por isso que o processo de formação do condutor é imprescindível.

Como consultar multas na CNH C: Faça com a Zapay

Caso você tenha cometido algum deslize e agora precisa quitar as os débitos da sua CNH C, saiba que não é preciso se desesperar. A Zapay é o lugar certo para que você possa colocar a sua carteira de motorista em dia, a partir do pagamento de débitos veiculares.

Em nosso site, você pode consultar multas na CNH. E, caso a infração apareça, você pode escolher qual a melhor opção para que você possa efetuar o pagamento. Tudo é pensado de um jeito que possa caber no seu bolso e para que você possa conduzir seu veículo de forma mais segura e respeitosa no trânsito.

Você pode parcelar no cartão de crédito em até 12 vezes, ou ainda pagar usando PIX, boleto, Ticket Log ou Voucher. Basta escolher e seguir em frente. 🙂

Caso você enfrente problemas com a CNH bloqueada, a Zapay também está aqui para lhe ajudar. Confira este conteúdo especial e saiba como resolver o problema: CNH Bloqueada: Entenda o que é e como resolver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *