A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo notificou proprietários de 1.905.119 veículos devido ao atraso no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Esses débitos correspondem aos anos de 2021, 2022 e 2023, ultrapassando um valor de R$ 2,95 bilhões.
A notificação dos débitos ocorre exclusivamente através do Diário Oficial do Estado e contém informações sobre o proprietário, o veículo e os valores do imposto, multa e juros. Não será enviada nenhuma notificação pelos Correios para o endereço do proprietário.
O pagamento do IPVA em atraso pode ser realizado pela internet ou nas agências da rede bancária credenciada, utilizando o serviço de autoatendimento. Basta informar o número do Renavam do veículo e o ano do débito do IPVA que deseja quitar.
É importante ressaltar que caso o débito não seja quitado dentro do prazo de 30 dias, ou caso não seja apresentada defesa nesse mesmo prazo, ele será inscrito em Dívida Ativa. A partir desse momento, a administração do débito passa a ser responsabilidade da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que poderá iniciar o procedimento de execução judicial.
Parcele seus débitos com a Zapay
Na Zapay, seja pelo site ou aplicativo, você poderá verificar de forma rápida a existência de pendências, bastando realizar a busca com a placa do carro, moto ou caminhão. Se existirem débitos veiculares em aberto, eles serão listados e você poderá selecionar se deseja quitar todos de uma vez ou apenas parte deles. Ou clique no link e vá direto para a consulta de placa.
Você ainda poderá escolher entre diversas opções de pagamento como: cartão de crédito em até 12 vezes, Pix, Boleto, Ticketlog e Voucher. Após selecionar a opção desejada, basta clicar em “Pagar agora” e aguardar a confirmação da transação.