licenciamento 2023 PE
Categories:

Calendário de licenciamento 2023 PE: Veja as datas de pagamento

0
(0)

Pronto para o licenciamento 2023 PE, amigo condutor? A Zapay separou algumas dicas fundamentais para que você possa deixar seu veículo em ordem com o DETRAN PE licenciamento.

Aliás, o departamento de trânsito de sua localidade é local de referência para o pagamento de tributos e impostos referente ao seu veículo. Confira as informações sobre o calendário de licenciamento, como pagar, a importância da quitação desse tributo e o valor da taxa.

– Calendário de licenciamento 2023 PE 

– Data e tabela de licenciamento 2023 PE para veículos (carros e motos), ônibus, reboque ou semirreboque 

– Tabela licenciamento 2023 PE: caminhões e tratores 

– Como pagar a taxa de licenciamento 2023 PE? 

– Porque devo pagar a taxa de licenciamento 2023? 

– Qual o valor da taxa de licenciamento 2023 PE? 

– Por que é importante pagar o licenciamento em Pernambuco?

Dica da Zapay: fique por dentro do licenciamento 2023.

Calendário de licenciamento 2023 PE 

Antes de conhecermos o calendário de licenciamento 2023 PE, é válido destacar que, de acordo com a Resolução 809 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), de 15 de dezembro de 2020, ficou estabelecida a substituição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) físico pela via eletrônica. Desse modo, com tal alteração, os proprietários de veículo registrado em Pernambuco não recebem o CRLV físico (o popularmente conhecido como verdinho).

Você pode estar se perguntando: como obter o CLRV digital, então? Esse documento fica disponível para download, gratuito, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível tanto na Google Play e quanto na App Store. 

Para ter esse acesso, o condutor deverá ter realizado o cadastro no site da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), cujo endereço é portalserviços.senatran.serpro.gov.br, além de ativar a conta por meio do link enviado para o e-mail cadastrado. 

Em seguida, para adicionar o documento, é necessário informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) e o código de segurança, e ter acesso ao CRLV em meio eletrônico. Ainda: há a possibilidade de imprimir o documento em papel A4, on-line, sem necessidade de comparecer na sede do departamento, lojas dos shoppings, Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANS) e Expressos Cidadão. 

Vale destacar que o CRLV em meio eletrônico apenas é expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos (inclusive IPVA), encargos e multas de trânsito, vinculados ao veículo.

Há muitas vantagens com a versão eletrônica do CRLV, pois, esse ela traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico. Ainda: o acesso ao CRLV-e é possível, ao adicionar o documento após download do aplicativo CDT. É importante destacar que o cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo e que tanto a CNH quanto o CRLV-e podem ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line.

Dica da Zapay: confira nossas dicas sobre o Licenciamento PE e o IPVA 2023 PE

Conheça outras vantagens do app CDT

Ao longo desse artigo já deu para perceber que o aplicativo Carteira Digital de Trânsito chegou para facilitar e muito a vida dos condutores não é mesmo?! Além das vantagens já citadas, há uma parceria entre o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) e a SENATRAN, que que atendem à Deliberação do CONTRAN, de modo que o app também permite que o modelo digital do CRLV possa ser compartilhado eletronicamente, de forma segura, para até cinco pessoas que utilizam o mesmo veículo – para tal, todas devem ter o aplicativo CDT instalado no smartphone. 

Desse modo, o documento em meio eletrônico do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso ao aplicativo pode ser feito ainda com a impressão digital do condutor nos dispositivos móveis que já possuam leitor por biometria ou facial.

Pode ficar tranquilo, pois a autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. Assim, o procedimento de obtenção do CRLV em meio eletrônico e da CNH Digital é 100% on-line, de modo que não é necessário o comparecimento do proprietário ao DETRAN PE, vale a pena reforçar.

É importante ter em mente que o Licenciamento é composto por tributos, tais como: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas (bombeiros, licenciamento), Seguro Obrigatório – DPVAT e multas de trânsito vencidas.

Data e tabela de licenciamento 2023 PE para veículos (carros e motos), ônibus, reboque ou semirreboque 

Conheça a distribuição de datas para pagamento de licenciamento 2023 PE, de acordo com a terminação das placas dos veículos.

 

Terminações de placa

Prazo limite para circular com CRLV 2022

1 e 2 

Até setembro

3, 4 e 5

Até outubro

6, 7 e 8

Até novembro

9 e 0

Até dezembro

 

Calendário de licenciamento 2023

Fique ligado também quanto ao IPVA PE 2023

Segundo o DETRAN PE, os veículos registrados no estado de Pernambuco tiveram entre fevereiro e abril d3 2023 para realizar o pagamento do Impostos sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), com opção de cota única ou de parcelamento em até três vezes. Os proprietários que optaram pelo pagamento do IPVA em cota única puderam ter 7% de desconto sobre o valor do imposto.  

O pagamento consta, além do IPVA, taxas de bombeiros e licenciamento, além de potenciais multas vencidas até a data prazo limite do calendário, de acordo com o final da placa.

Vale dizer que os carnês de pagamento foram encaminhados pelos Correios ao endereço dos proprietários de veículos automotores. Em 2023 teve uma novidade: foi a primeira vez que o boleto foi impresso em preto e branco. Além dessa possibilidade, é possível acessar o documento pelo site do departamento – cujo endereço é www. detran.pe.gov.br – e imprimir os boletos.

Atente-se, amigo condutor, pois, os códigos de barras dos boletos impressos são diferentes a cada emissão de pagamento. De acordo com o layout definido pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), as posições de 16 até 19 do código de barras identificam a empresa/órgão: 0103 – SEFAZ, 0104 – DETRAN PE. 

Tabela licenciamento 2023 PE: caminhões e tratores 

O site do DETRAN PE não especifica um calendário para atender ao licenciamento de caminhões e tratores, de modo que é válido que o proprietário de tais veículos se oriente pelo cronograma indicado no tópico anterior, bem como entre em contato com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco.

Como pagar a taxa de licenciamento 2023 PE? 

Os boletos para o pagamento do licenciamento PE 2023 estão disponíveis no site do DETRAN PE – atente-se, pois, esses documentos não são encaminhados para os endereços dos donos dos veículos. O pagamento dos boletos pode ser realizado por internet banking ou aplicativo dos bancos credenciados – Banco do Brasil, Caixa Econômica e casas lotéricas, Bradesco, Itaú e Santander.

Depois de quitar todos os débitos do veículo, o dono do automóvel deve gerar e imprimir o CRLV-e no site do DETRAN PE. O condutor pode ainda fazer uso da versão digital do documento no smartphone ou no tablete, ao baixar o app CDT ou imprimir o documento pelo Portal de Serviços do SENATRAN.

O DETRAN PE destaca que o pagamento do licenciamento veicular conta com um diferencial: pelo sexto ano consecutivo, as multas não constarão no carnê de licenciamento do veículo, ou seja, no demonstrativo de débitos. Para quitar as multas, o condutor deve acessar o site do DETRAN PE, onde poderá gerar o boleto com as multas vencidas com juros e correção. 

Desse modo, ainda segundo o departamento, os acréscimos são baseados na taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódio (SELIC) para títulos federais acumulada mensalmente, calculados a partir do mês subsequente ao da consolidação até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% (um por cento) relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado. 

Portanto, o licenciamento veicular exige, além do pagamento dos tributos (taxas e impostos), a quitação de multas vencidas ou em atraso, que devem ser impressas com valor atualizado pelo site do DETRAN PE. O departamento lembra ainda que, o motorista, antes de tentar baixar CRLV, deve entrar no site do DETRAN PE e consultar se o veículo não tem multa.

Por que devo pagar a taxa de licenciamento 2023? 

O veículo automotor que for flagrado circulando em via pública com o CRLV irregular (sem o devido pagamento da taxa de licenciamento), terá seu motorista responsabilizado pela situação, pois a situação configura infração gravíssima de trânsito.

A punição é uma multa no valor de R$ 293,47, desconto de sete (7) pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de recolhimento do veículo.

Qual o valor da taxa de licenciamento 2023 PE? 

O valor da taxa de licenciamento 2023 PE é de R$ 83,32, segundo o DETRAN PE. Lembre-se, amigo condutor: para obter a CRLV-e, é necessário quitar a taxa de licenciamento bem como eventuais multas em atraso que o veículo venha a ter.

Por que é importante pagar o licenciamento em Pernambuco?

É valido ter em mente que o licenciamento de veículo automotor diz respeito à soma de IPVA, taxa de bombeiro, Seguro Obrigatório (DPVAT) e multas de trânsito. Ou seja, pagar o licenciamento é de suma importância para o condutor, os demais membros do trânsito e bem como para a manutenção e o cuidado com as vias públicas, os motoristas, passageiros e pedestres.

Diante de todo o contexto apresentado ao longo do artigo, é fundamental que o condutor compreenda a importância de estar com a documentação em dia e de acordo com a legislação brasileira de trânsito. Afinal, a quitação da taxa anual de licenciamento é uma exigência legal no Brasil. 

Desse modo, a falta de pagamento pode resultar em multa, desconto de pontos na carteira de habilitação, apreensão do veículo e até mesmo a suspensão do direito de dirigir, conforme já destacado nesse artigo.

Outro ponto é que o licenciamento veicular é uma forma de garantir que os veículos em circulação atendam aos padrões mínimos de segurança, como a vistoria obrigatória, que verifica as condições do automóvel.

A quitação do IPVA e do licenciamento garante ainda uma importante fonte de receita para os estados e municípios brasileiros. Afinal, esse dinheiro é utilizado para financiar serviços públicos, como saúde, educação, segurança e infraestrutura. Parte da arrecadação do licenciamento é destinada à manutenção das vias públicas, o que contribui para a melhoria das estradas e, consequentemente, para a segurança no trânsito.

O pagamento do licenciamento é essencial para permitir que as autoridades de trânsito possam ter controle sobre a frota de veículos em circulação, de modo a planejar políticas de tráfego e mobilidade urbana mais eficazes e que atendam os problemas atuais. 

Ainda: o pagamento do licenciamento inclui o valor do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), que oferece indenização em caso de acidentes de trânsito, garantindo assistência às vítimas, por exemplo.

Desse modo, o pagamento do licenciamento veicular no Brasil não apenas cumpre com as obrigações legais, mas também contribui para a segurança no trânsito, a manutenção das vias públicas e o financiamento de serviços essenciais à população. 

É importante que os donos de veículos de diferenças categorias automotivas estejam cientes das datas de vencimento e efetuem o pagamento regularmente para evitar problemas legais e contribuir para o bom funcionamento do sistema de trânsito brasileiro.

Conte com a Zapay!

A Zapay é uma grande aliada quando o assunto é o pagamento de débitos veiculares e a manutenção da ordem da vida burocrática do veículo. Na plataforma, você pode ter informações sobre o automóvel, além das dinâmicas do trânsito e do mercado automotivo.

De um jeito seguro e prático, o condutor pode parcelar multas, impostos e demais tributos em até 12 vezes utilizando o cartão de crédito, por exemplo. Há ainda outras formas para realizar o pagamento, como PIX, boleto, Ticketlog e Voucher. Basta escolher a opção que melhor cabe em seu bolso. 😉

Como baixar o App da Zapay 

Para baixar o app da Zapay, o amigo motorista deve ter acesso à internet em seu celular e baixar o aplicativo na Apple Store ou no Google Play.

IPVA, multas, licenciamento

Confira qual é o caminho para quitar IPVA, multas e licenciamento com a Zapay: 

Passo 1: consulte débitos pela placa do veículo. Você só precisa digitar a placa do veículo e pressionar o botão “Consultar débitos”.

Passo 2: confira o resultado da consulta. Caso haja qualquer débito referente ao seu veículo (por isso a importância do número da placa), ele aparecerá nesta etapa. O passo seguinte é informar a sua conta da Zapay, com seu e-mail e senha. Se você ainda não tiver o cadastro, basta abrir uma conta em: https://www.usezapay.com.br/ .

Ao informar o e-mail e a senha, você deve selecionar o débito que deseja quitar. Pressione o botão “Pagar agora”.

Passo 3: escolha como deseja pagar. Você pode optar entre pagamento em 12 vezes usando o cartão de crédito, PIX, boleto, Ticketlog ou Voucher. Escolha a melhor opção e clique em “Pagar agora”.

Qual nota você dá pra esse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar! Nenhum voto até agora 🙁

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar ele!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Avatar image of Alessandra
Written by

Alessandra

Tenho bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Estácio e possuo pós graduação em psicopedagogia na Universidade Anhembi Morumbi. Atuo como jornalista há mais de 15 anos na área, além disso, sou comunicadora, roteirista e redatora, atuando há mais de 12 anos na produção e criação de conteúdos úteis para o público brasileiro. Iniciei a minha carreira atuando na TV aberta, com a apuração de factual e logística para matérias produzidas pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) em diferentes capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. Trabalhei nos principais jornais da emissora, como SBT Brasil, Primeiro Impacto e Jornal da Semana. O contato diário com notícias e matérias despertou em mim uma verdadeira paixão pela produção de conteúdos. Hoje, sou freelancer em criação de conteúdos relevantes, amo atuar enquanto editora e redatora para pesquisar e criar conteúdos do tipo que realmente ajudem o leitor. No blog Zapay, tenho a oportunidade de escrever sobre o universo das burocracias veiculares de modo a descomplicar as coisas: em cada conteúdo produzido, há uma extensa curadoria de informações por trás com o objetivo de criar conteúdos altamente confiáveis e úteis. Espero que curta acompanhar tudo o que produzo por aqui, procuro colocar toda a minha experiência na ponta do lápis para ajudar vocês!