Calendário de licenciamento 2023
Categories:

Paraná: veja o calendário de licenciamento 2023

Dúvidas sobre o licenciamento 2023 PR, amigo condutor? Então, confira o calendário e os procedimentos para o licenciamento DETRAN PR nesse artigo temático. Vem com a Zapay!

– Calendário de licenciamento PR 2023 

– Data e tabela de licenciamento 2023 PR para veículos (carros e motos), ônibus, reboque ou semirreboque 

– Tabela licenciamento 2023 PR: caminhões e tratores 

– Como pagar a taxa de licenciamento 2023 PR? 

– Porque devo pagar a taxa de licenciamento 2023? 

– Qual o valor da taxa de licenciamento PR 2023?

Dica da Zapay: fique por dentro do licenciamento 2023.

Calendário de licenciamento PR 2023 

Seguir o calendário de pagamento do licenciamento é fundamental para eu o amigo condutor possa garantir que seu veículo circule com a documentação em ordem. Pensando nisso, está disponível desde agosto o pagamento do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV-e) 2023, segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (DETRAN PR).

Trata-se de um documentário obrigatório para que o carro ou a motocicleta possam circular e a taxa estabelecida para tal pagamento é de R$ 90,94 para veículos de todas as categorias.

O pagamento da guia pode ser feito via PIX, nos caixas eletrônicos ou ainda pelo internet banking dos bancos arrecadadores credenciado, tais como Banco do Brasil, Santander, Sicredi, Bancoob (Sicoob) e Rendimento.

De acordo com o DETRAN PR, a guia de pagamento pode ser emitida por meio do portal do próprio departamento, cujo endereço eletrônico é https://www.detran.pr.gov.br/, ou ainda por intermédio do aplicativo Detran InteliGente. 

O motorista que não cumprir o prazo estabelecido e circular com o veículo automotor de forma irregular deve estar ciente de que estará cometendo uma infração de trânsito do tipo gravíssima. 

Ainda: o prazo para a quitação do licenciamento anual (sim, todos os anos todos os motoristas têm essa obrigação, por isso é tão importante prestar atenção às datas) tem o vencimento baseado no final das placas de cada automóvel ou moto. A divisão se dá da seguinte forma:

  • Veículos com placas de finais 1 e 2: devem ter o licenciamento quitado em agosto.
  • Veículos com placas de finais 3, 4 e 5: devem ter o licenciamento quitado em setembro.
  • Veículos com placas de finais 6, 7 e 8: devem ter o licenciamento quitado em outubro.
  • Veículos com placas de finais 9 e zero: devem ter o licenciamento quitado em novembro. 

O motorista poderá conhecer o calendário com mais detalhes no tópico a seguir.

Dica da Zapay: conheça os detalhes do licenciamento PR e do IPVA 2023 PR

Conheça alguns detalhes sobre o CRLV e garanta o acesso ao seu documento

É válido destacar que, desde o dia 1º de janeiro de 2021, o CRLV não é mais emitido em papel-moeda. Essa mudança ocorreu devido ao cumprimento da Deliberação 180/2019, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), de 30 de dezembro de 2019. 

Você pode estar se perguntando: mas como ter acesso ao documento, então? Com a mudança, ele está disponível somente em versão digital, que é CRLV-e. Assim, é possível emiti-lo no portal do DETRAN PR, em formato PDF e imprimi-lo em qualquer impressora comum, ou pelos aplicativos Carteira Digital de Trânsito (CDT) e Detran InteliGente.

O procedimento é rápido, uma vez que o CRLV-e é emitido em até três dias após a quitação dos débitos do veículo, se houver (tais como licenciamento, IPVA e multas). Fique ligado, amigo motorista, pois o Departamento de Trânsito do Paraná não envia a carta de aviso aos proprietários.

Data e tabela de licenciamento 2023 PR para veículos (carros e motos), ônibus, reboque ou semirreboque 

Confira em detalhes a tabela com as datas de licenciamento para veículos automotores. A divisão é feita considerando os números finais das placas dos veículos. 

Dia de vencimento

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

1

01

03 – 04

09

2

11

06 – 07

3

21

16 – 17

19

4

31

13 – 14

26 – 27

5

23 – 24

36 – 37

6

33 – 34

46 – 47

29

7

41

39

8

51

43 – 44

49

9

61

56 – 57

59

10

71

66- 67

59

11

81

53 – 54

76 – 77

12

63 – 64

13

73 – 74

86 – 87 

79

14

91

83 – 84

89

15

02

93 – 94

16

12

96 – 97 

99

17

22

08

00

18

32

05 

18

19

15

28

20

25

38

10

21

42

35

20

22

52

45

– 

30

23

62

48

40

24

72

– 

58

50

25

82

55

68

26

65

78

27

75

88

60

28

92

85

70

29

95

80

30

– 

98

90

31

– 

Licenciamento 2023 PR: caminhões e tratores 

O site do DETRAN PR não especifica um calendário para atender ao licenciamento de caminhões e tratores, de modo que é válido que o proprietário de tais veículos se oriente pelo cronograma indicado no tópico anterior, bem como entre em contato com o Departamento Estadual de Trânsito do Paraná.

Como pagar a taxa de licenciamento 2023 PR? 

Há cinco situações distintas no que diz respeito à emissão de guia para pagamento da taxa de licenciamento do DETRAN PR. Confira cada uma delas:

– Emitir guia para pagamento de licenciamento de frotas:

Nesse serviço, é possível emitir a guia de pagamento do licenciamento anual de frotas registradas no Paraná. É importante destacar que o vencimento do licenciamento anual é no segundo semestre e a data do pagamento é definida pelos últimos dois dígitos da placa do veículo. 

O serviço pode ser solicitado pelo proprietário Pessoa Jurídica que tenha mais de 10 veículos registrados em um CNPJ e deve ser feito na internet. Confira o passo a passo para fazer a emissão da guia:

  • Informar o CNPJ e gerar a guia para pagar o licenciamento de um lote de veículos. Cada lote pode conter de 10 a 1000 veículos.
  • O pagamento da guia é de exclusiva responsabilidade do proprietário/contribuinte.
  • A guia recolhida com valor menor que o emitido será rejeitada. Nesse caso, o contribuinte deve solicitar a restituição do valor pago, gerar uma nova guia e pagá-la.
  • A validade da guia para pagamento será de um dia após a data da emissão.
  • Somente podem ser pagas guias do exercício atual.

– Emitir guia para pagamento de licenciamento de veículos:

Com esse serviço é possível emitir a guia para pagamento do licenciamento anual de veículos registrados no Paraná. A realização desse serviço apenas pode ser feita após o pagamento de licenciamento, IPVA, multas e seguro obrigatório. Depois dessa etapa, o DETRAN PR emite o certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV), documento de porte obrigatório que reconhece a total obediência à legislação.

O vencimento do licenciamento anual é no segundo semestre e a data do pagamento é definida pelos últimos dois dígitos da placa do veículo. 

A guia pode ser emitida pelo proprietário do veículo e, para tal, ele deve acessar um dos seguintes locais: site do Detran, PIÁ, aplicativo Detran InteliGente ou unidades de atendimento. Confira os caminhos para emitir a guia:

Pelo site do DETRAN

  • Clicar em Emitir.
  • Informar o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) e siga as orientações.

Pelo PIÁ

  • Concluir o cadastro PIÁ e fazer o login, com CPF e telefone celular (o condutor também pode acessar o PIÁ com e-mail, certificado digital ou conta gov.br). 
  • Caso não tenha cadastro PIÁ, é necessário clicar em Emitir, informar o número do RENAVAM e seguir as orientações.

No aplicativo:

  • Baixar o aplicativo Detran InteliGente, disponível na Play Store e na App Store.
  • Informar o número do RENAVAM e seguir o passo a passo.

É válido destacar que a emissão da guia é imediata, de modo que o vencimento da taxa para os veículos novos (zero quilômetro) ocorre no momento do registro, antes de fazer o emplacamento. Atente-se a esse ponto.

Já, para os demais veículos, o vencimento é no segundo semestre de cada ano, e a data depende dos dígitos finais da placa. As guias têm vencimento máximo de dois dias a partir de sua emissão. Após este prazo, o motorista deverá emitir nova guia.

– Emitir Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e) para pessoa física:

Trata-se da possibilidade de emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e). O proprietário do automóvel pode comprovar a propriedade do veículo com o aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou portando uma versão do CRLV-e.

Esse serviço pode ser emitido pelo proprietário de automóvel registrado no Paraná com Certificado de Registro de Veículo (CRV) emitido a partir de 12/2006. Assim, a taxa pode ser emitida no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, na internet ou pessoalmente.

Confira como fazer a solicitação:

Pessoa Física

  1. Pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito:
  • Verificar se o Certificado de Registro de Veículo tem código de segurança. Caso o CRV não tenha o código, é necessário procurar uma unidade de atendimento do DETRAN para emitir o CRLV-e.
  • Baixar o aplicativo no Google Play ou na App Store. 
  • Informar o código de segurança do CRV e o RENAVAM.
  • Adicionar seu veículo.
  • Baixar o CRLV-e.

É válido destacar que o proprietário pode compartilhar o CRLV-e com outros usuários do veículo.

2.Na Internet

  • Informar CPF.
  • Fazer o cadastro e autenticar-se na Central de Segurança.

Se possuir o autocadastro: cadastro efetuado pelo cidadão por meio da Central de Segurança.

  • Informar o RENAVAM e a placa.
  • Clicar no botão Continuar.
  • Selecionar Gerar Documento CRLV-e.
  • Baixar o CRLV-e.

– se possuir o nível Fé Pública, Certificado Digital ou Biométrico:  cadastro concedido em uma Unidade de Atendimento do DETRAN PR para quem tem e-CPF ou após verificação biométrica do cidadão.

  • Selecionar o veículo.
  • Clicar no botão Continuar.
  • Selecionar Gerar Documento CRLV-e.
  • Baixar o CRLV-e.
  1. Nas unidades de atendimento do DETRAN PR

No dia e horário marcados, apresentar:

No caso de procurador autorizado pelo proprietário, é necessário trazer:

Um ponto de atenção: para emissão de CRLV-e de Pessoa Jurídica, o condutor deve acessar a aba Emitir Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e) – pessoa jurídica.

O CRLV-e é emitido em até três dias úteis após a quitação dos débitos do veículo (Licenciamento, DPVAT e IPVA). 

– Emitir Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e) para Pessoa Jurídica:

Diz respeito à possibilidade de emitir o CRLV-e para Pessoa Jurídica. Assim, cabe à empresa comprovar a propriedade do veículo com o aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou portando uma versão do CRLV-e.

Esse serviço pode ser solicitado por empresas proprietárias de veículo registrado no Paraná com CRV emitido a partir de 12/2006. A solicitação pode ser feita pela internet ou pessoalmente.

  1. Na internet sem certificado digital
  • Informar CPF do solicitante.
  • Fazer o cadastro e autenticar na Central de Segurança.
  • Clicar no botão Informe algum veículo de propriedade de Pessoa Jurídica.
  • Informar RENAVAM, placa e CNPJ.
  • Selecionar Gerar Documento CRLV-e.
  • Baixar o CRLV-e.

Caso haja dúvida, o condutor pode acessar o manual com o passo a passo. Por esse caminho, é possível emitir um CRLV-e por vez.

  1. Na internet com certificado digital
  • É necessário ter o cadastro no Detran Inteligente.
  • Conectar o certificado digital da sua empresa (e-CNPJ) para acessar o serviço.
  • Acessar o portal pelo perfil da empresa.
  • Escolher o serviço CRLV Digital.
  • Selecione o veículo.
  • Baixar o CRLV-e.

Novamente, se houver dúvidas, o motorista pode consultar o manual com o passo a passo. Por tal caminho, é possível emitir o CRLV-e por lotes.

  1. Nas unidades de atendimento do DETRAN PR

No dia e horário marcados, apresentar:

Procurador autorizado pelo proprietário deve trazer:

Ainda: para emissão da CRLV-e de Pessoa Física, é necessário acessar a aba: Emitir Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e) para pessoa física. É importante reforçar que o CRLV-e é emitido em até três dias úteis após a quitação dos débitos do veículo (licenciamento, DPVAT e IPVA).

– Emitir guia para pagamento de licenciamento de veículos oficiais:

Já com esse serviço, é possível emitir a guia de pagamento do licenciamento anual de veículos oficiais registrados no Paraná. O vencimento do licenciamento anual é no segundo semestre e a data do pagamento é definida pelos últimos dois dígitos da placa do veículo. 

A solicitação pode ser feita na internet pelo proprietário Pessoa Jurídica que tenha veículos oficiais registrados no DETRAN PR. Para emitir a guia é necessário:

  • Informar o CNPJ e gerar a guia para pagar o licenciamento de um ou mais veículos.
  • O pagamento da guia é de exclusiva responsabilidade do proprietário/contribuinte.
  • A guia recolhida com valor menor que o emitido será rejeitada. Nesse caso, é necessário solicitar a restituição do valor pago, gerar uma nova guia e pagá-la.
  • A validade da guia para pagamento será de um dia após a data da emissão.

Por que devo pagar a taxa de licenciamento 2023? 

Estar com o licenciamento veicular em dia é uma obrigação de todo proprietário de carro, moto, ônibus ou caminhão. Segundo o artigo 230, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que for flagrado circulando com um veículo que não esteja devidamente licenciado, estará cometendo uma infração de trânsito gravíssima. A punição é multa de R$ 293,47, perda de sete (7) pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além de apreensão do automóvel.

Qual o valor da taxa de licenciamento PR 2023?

O valor da taxa referente ao licenciamento 2023 é de R$ 90,94, segundo o DETRAN PR.

Pague com a Zapay!

A Zapay é uma grande aliada quando o assunto é o pagamento de débitos veiculares e a manutenção da ordem da vida burocrática do veículo. Na plataforma, você pode ter informações sobre o automóvel, além das dinâmicas do trânsito e do mercado automotivo.

De um jeito seguro e prático, o condutor pode parcelar multas, impostos e demais tributos em até 12 vezes utilizando o cartão de crédito, por exemplo. Há ainda outras formas para realizar o pagamento, como PIX, boleto, Ticketlog e Voucher. Basta escolher a opção que melhor cabe em seu bolso. 😉

Como baixar o App da Zapay 

Para baixar o app da Zapay, o amigo motorista deve ter acesso à internet em seu celular e baixar o aplicativo na Apple Store ou no Google Play.

IPVA, multas, licenciamento

Confira qual é o caminho para quitar IPVA, multas e licenciamento com a Zapay: 

Passo 1: consulte débitos pela placa do veículo. Você só precisa digitar a placa do veículo e pressionar o botão “Consultar débitos”.

Passo 2: confira o resultado da consulta. Caso haja qualquer débito referente ao seu veículo (por isso a importância do número da placa), ele aparecerá nesta etapa. O passo seguinte é informar a sua conta da Zapay, com seu e-mail e senha. Se você ainda não tiver o cadastro, basta abrir uma conta em: https://www.usezapay.com.br/ .

Ao informar o e-mail e a senha, você deve selecionar o débito que deseja quitar. Pressione o botão “Pagar agora”.

Passo 3: escolha como deseja pagar. Você pode optar entre pagamento em 12 vezes usando o cartão de crédito, PIX, boleto, Ticketlog ou Voucher. Escolha a melhor opção e clique em “Pagar agora”.

 

Avatar image of Ana
Written by

Ana

Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.