licenciamento anual DETRAN RJ
Categories:

Licenciamento 2023 RJ: calendário por placa

Confira como fazer o licenciamento anual DETRAN RJ de um jeito fácil e seguro. Há alguns caminhos que o motorista pode escolher para ficar com a documentação em dia e com o automóvel apto a rodar pelas vias públicas. Tire suas dúvidas sobre licenciamento 2023 RJ e pegue as dicas da Zapay!

 

– Calendário de licenciamento 2023 RJ 

– Data e tabela de licenciamento 2023 RJ para veículos (carros e motos), ônibus, reboque ou semirreboque 

– Tabela licenciamento 2023 RJ: caminhões e tratores 

– Como pagar a taxa de licenciamento 2023 RJ? 

– Mudanças no licenciamento 2023 RJ 

– Por que devo pagar a taxa de licenciamento 2023? 

– Qual o valor da taxa de licenciamento 2023 RJ? 

– Por que é importante pagar o licenciamento no Rio de Janeiro?

 

Dica da Zapay: fique por dentro do licenciamento 2023.

Calendário de licenciamento 2023 RJ 

O prazo para o pagamento da taxa de licenciamento 2023 RJ foi prorrogada, com limites entre setembro e novembro de 2023 – confira a distribuição das datas a partir do final das placas de cada veículo no tópico a seguir.

É importante ainda frisar que o licenciamento anual é 100% digital e bastante simples de ser feito. Cabe ao motorista pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT) no site do Bradesco. 

Logo depois dessa etapa, ocorrerá a compensação, de modo que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital (CRLV-e) fiará disponível para o condutor no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Posto Digital do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (DETRAN RJ). Para essa última opção, há o acesso por intermédio do departamento ou no app Posto Digital.

Vale ressaltar que o amigo condutor deve se atentar, pois, segundo o DETRAN RJ, é possível que o app apresente algum erro no momento da emissão do documento de licenciamento anual on-line. Se o motorista pagar a GRT e ela não atualizar no aplicativo, é necessário se dirigir até uma unidade do DETRAN RJ. 

Outra opção é ir a um posto de vistoria, uma Unidade de Serviços Veiculares (USV), a uma unidade do CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito), a uma unidade de Serviços Auxiliares de Trânsito (SAT) ou à sede do DETRAN RJ (localizada no térreo, acesso 3) para a devida verificação.

Dica da Zapay: saiba mais sobre o licenciamento RJ e o IPVA 2023 RJ.

 

Fique ligado para que toda a documentação esteja em ordem para realizar o pagamento da taxa de licenciamento anual 2023. Confira quais são as pendências que podem impedir que o licenciamento seja feito:

  • Não ter pago a GRT de 2022 e 2023.
  • Para os veículos a gás: não ter realizado a vistoria do GNV no ano corrente (CSV).
  • Ter sido pego em uma blitz ou não ter cumprido exigências, por exemplo. Dessa forma, o motorista pode ter alguma restrição cadastral.
  • Não ter quitado multas vencidas, como especificado na Portaria Detran 5533/2019, de veículos de transporte escolar, de carga, de transporte coletivo ou de passageiros e rodoviários.
  • Ter qualquer restrição administrativa ou judicial que impeça o licenciamento anual.
  • Deixar de concluir o processo em posto de atendimento do DETRAN RJ e deixar, assim, o protocolo em aberto.
  • Ter deixado de atender algum chamado de recall da montadora do veículo.
  • Ter realizado alguma alteração de características no veículo (com emissão de CSV) e ainda não ter atualizado no sistema do DETRAN.
  • Ter realizado o serviço de Comunicação de Venda ou Intenção de Venda.

Data e tabela de licenciamento 2023 RJ para veículos (carros e motos), ônibus, reboque ou semirreboque 

Confira o calendário de licenciamento 2023 RJ atualizado. O condutor pode baixar o documento pelo aplicativo Digital de Trânsito ou pelos sites do DTERAN RJ e da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).

 

Final da Placa do Veículo

Período para o Licenciamento Anual

0, 1 e 2

Até 30/09/2023

3, 4 e 5

Até 31/10/2023

6, 7, 8 e 9

Até 30/11/2023

 

tabela de licenciamento 2023 RIO

Tabela licenciamento 2023 RJ: caminhões e tratores 

O site do DETRAN RJ não especifica um calendário para atender ao licenciamento de caminhões e tratores, de modo que é válido que o proprietário de tais veículos se oriente pelo cronograma indicado no tópico anterior, bem como entre em contato com o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro.

Como pagar a taxa de licenciamento 2023 RJ? 

Vale a pena reforçar: o licenciamento RJ é totalmente digital, de modo que, para obter o documento de 2023, o condutor deve pagar o GRT no Bradesco – a guia pode ser obtida no site da instituição financeira, cujo endereço é www.bradesco.gov.br.

Assim, após a compensação do pagamento, o CRLV-e ficará disponível para o condutor no aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou ainda no Posto Digital do DETRAN RJ, que pode ser acessado pelo próprio site do departamento (www.detran.rj.gov.br) ou pelo app Posto Digital.

Fique ligado em alguns detalhes para ter acesso ao seu documento sem dores de cabeça, amigo condutor. Por exemplo, acessar qualquer um dos apps mencionados, é necessário ter registro no gov.br, que é o portal do Governo Federal para documentação, de modo geral. 

Assim, tanto a senha quanto o login cadastrado no gov.br serão os mesmos a serem usados para acessar o Posto Digital (site ou app do DETRAN RJ) ou ainda o app Carteira Digital de Trânsito. O motorista que desejar pode ainda solicitar a impressão do CRLV-e em papel A4, em qualquer unidade de veículos do DETRAN RJ.

Conforme já destacamos nesse artigo, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro destaca alguns motivos que podem impedir que o documento de licenciamento atual seja gerado e se torne acessível ao proprietário do veículo. 

Caso o condutor pague a GRT e o documento não atualize no app, ele deve se dirigir a uma das unidades de vistoria de veículos do DETRAN RJ – posto de vistoria -, Unidade de Serviços Veiculares, CIRETRANS, Serviços Auxiliares de Trânsito ou à sede do DETRAN RJ para que, assim, possa verificar o motivo do problema. Não vacile, motorista.

Confira o passo a passo em cada um dos caminhos apresentados para realizar o licenciamento anual RJ:

  1. App Carteira Digital de Trânsito

A primeira etapa é se registrar no portal Gov.br, que é o já mencionado cadastro do Governo Federal. Depois, é necessário baixar o app Carteira Digital de Trânsito e cadastrar o usuário. 

– Uma vez instalado o app, abrir e selecionar: “Entrar com Gov.br“.

– Informar CPF e selecione “Próxima”.

– Depois, criar uma conta e, após criá-la, retornar ao aplicativo e clicar em “Entra com Gov.br“.

Baixe o CRLV Digital:

– Faça o login

– Selecione “Veículos”

– Informe o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) e o número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 11 caracteres). CRV é a sigla para Certificado de Registro de Veículo.

– Selecionar “Incluir” e o CRLV Digital estará disponível.

  • Posto Digital do DETRAN RJ

Se optar pelo acesso pelo Portal Digital do DETRAN RJ, o motorista será encaminhado para o Gov.br, de modo a informar CPF e senha. Lembre-se: é obrigatório ter o cadastro na plataforma do Governo Federal. Concorde com os termos de uso e, depois, selecione a opção “Veículos”. 

Em seguida, os dados do carro ou da moto serão apresentados na tela. O proprietário deverá clicar em “Emitir CRLV-e”.

– Acessar Posto Digital no site do DETRAN RJ.

– Entrar com o CPF e a senha cadastrados no Gov.br.

– Clicar em Veículos e escolher o automóvel a ser consultado.

– Verificar se a GRT está quitada ou se ainda há débitos.

– Clicar em Documentos Digitais – Emitir CRLV-e.

– Imprimir o documento em papel A-4.

  • Portal do SENATRAN

Por fim, se o amigo motorista optar pelo Portal de Serviços da SENATRAN, ele também deve ter cadastro no Gov.br, além de informar CPF e senha. Após esse início, é necessário selecionar a opção “Veículos”. 

O veículo em questão ou o principal condutor serão apresentados na tela. É possível ainda digitar a placa e o número RENAVAM para ter acesso aos dados do carro, de modo a permitir a emissão do CRLV-e.

Mudanças no licenciamento 2023 RJ

Para 2023, o DETRAN RJ prorrogou os prazos para o licenciamento anual dos veículos. O novo calendário está disponível desde 30 de maio no Diário Oficial do Estado. Desse modo, os veículos com final de placa 0, 1 e 2 tem até 30 de setembro como prazo. Já aqueles com final de placa 3, 4 e 5 tem como prazo final 31 de outubro. Por fim, aqueles com final de placa 6, 7, 8 e 9 têm como prazo final 30 de novembro.

Por que devo pagar a taxa de licenciamento 2023? 

O principal motivo que justifica o pagamento da taxa de licenciamento anualmente é que estamos falando de uma obrigação de todo proprietário de veículo automotor, de qualquer uma das categorias disponíveis.

Sendo assim, não importa se é carro, moto, ônibus ou caminhão, uma coisa é fato: de acordo com o artigo 230, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que for flagrado circulando com um veículo automotor que não esteja devidamente licenciado, estará cometendo uma infração de trânsito gravíssima. 

Trata-se da pior categoria de infração, cuja punição é multa de R$ 293,47, perda de sete (7) pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além de apreensão do automóvel.

Qual o valor da taxa de licenciamento 2023 RJ? 

O valor da taxa de licenciamento 2023 para o Rio de Janeiro é de R$ 183,24.

Por que é importante pagar o licenciamento no Rio de Janeiro?

O pagamento o licenciamento é ainda exigido, pois, é necessário custear as manutenções e as melhorias periódicas das vias e no sistema do DETRAN de cada Unidade Federativa, de modo a garantir a segurança e a autenticidade dos dados.

Desse modo, o licenciamento é o responsável por custear as atividades de fiscalização feitas pelos órgãos estaduais responsáveis pelo trânsito de veículo – tanto no controle de informações dos sistemas de dados quanto nas blitzen de conferência da regularidade da documentação, conforme a exigência por lei. Para tal, são válidos tanto os documentos físicos quanto os virtuais. 

Saiba mais sobre o Posto Digital do DETRAN RJ

O Porto Digital, uma iniciativa do DETRAN RJ, diz respeito a um espaço no site do departamento de trânsito reservado para fazer alguns serviços e realizar consultas. Para acessar tal espaço, o usuário deve ser cadastrado no portal Gov.br, do Governo Federal. É fácil e rápido criar uma conta nesse ambiente do Governo Federal. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *