Zapay > Trânsito > BR 158: A Rota de soja do Brasil
Você já transitou pela BR-158, amigo condutor? Conheça a importância da rodovia BR 158, o impacto na economia brasileira, as rotas estratégicas e muito mais.
– Por onde passa a BR 158
– História e Importância da BR 158 na Malha Rodoviária Brasileira
– Desafios e Oportunidades de Desenvolvimento ao Longo da BR 158
– Belezas Naturais e Atrativos Turísticos às Margens da BR 158
– Impactos Socioeconômicos e Ambientais da BR 158 no Brasil
Dica da Zapay: conheça a maior rodovia do Brasil e saiba mais sobre a sua importância.
Por onde passa a BR 158?
É importante que o amigo motorista saiba que a BR-158 diz respeito a uma rodovia longitudinal brasileira, que atravessa nosso país de Norte a Sul. Ou seja, é bastante estratégica para a logística de pessoas e objetos, sendo de suma importância para o escoamento de minérios
A BR-158 começa na cidade de Redenção, no Pará, e passa pelos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Essa rodovia termina no município de Santana do Livramento, que é uma cidade próxima da fronteira entre Brasil e Uruguai (Fronteira Brasil-Uruguai).
Região Norte
Pará
- Altamira
- Anapu
- Pacajá
- Novo Repartimento
- Itupiranga
- Marabá
- Eldorado do Carajás
- Piçarra
- Sapucaia
- Água Azul do Norte (entre Água Azul, Bannach e Rio Maria recebe o nome de estrada do Creone ou Rodovia de Bannach)
- Xinguara
- Bannach (entre Água Azul, Bannach e Rio Maria recebe o nome de estrada do Creone ou Rodovia de Bannach)
- Rio Maria (entre Água Azul, Bannach e Rio Maria recebe o nome de estrada do Creone ou Rodovia de Bannach)
- Redenção
- Santa Maria das Barreiras
- Santana do Araguaia
Região Centro-Oeste
Mato Grosso
- Vila Rica
- Confresa
- Porto Alegre do Norte
- Canabrava do Norte
- São Félix do Araguaia
- Bom Jesus do Araguaia
- Ribeirão Cascalheira
- Canarana
- Água Boa
- Nova Nazaré
- Nova Xavantina
- Barra do Garças
Goiás
- Aragarças
- Bom Jardim de Goiás
- Piranhas
- Caiapônia
- Jataí
- Serranópolis
- Aporé
Mato Grosso do Sul
- Cassilândia
- Paranaíba (Mato Grosso do Sul)
- Aparecida do Taboado
- Selvíria
- Três Lagoas
- Brasilândia
Região Sudeste
São Paulo
- Paulicéia
- Panorama
- Santa Mercedes
- Tupi Paulista
- Dracena
- Presidente Venceslau
- Marabá Paulista
- Mirante do Paranapanema
- Teodoro Sampaio
- Sandovalina
Região Sul
Paraná
Noroeste Paranaense
- Itaguajé
- Paranapoema
- Paranacity
- Inajá
- São João De Caiuá
- Paranavaí
- Tamboara
- Jussara
Centro Ocidental Paranaense
- Terra Boa
- Engenheiro Beltrão
- Peabiru
- Campo Mourão
- Luiziana
- Roncador
Centro Sul Paranaense
- Mato Rico
- Palmital
- Marquinho
- Passo Liso
- Laranjeiras do Sul
- Rio Bonito de Iguaçu
Sudoeste Paranaense
- Saudade de Iguaçu
- Chopinzinho
- Coronel Vivida
- Pato Branco
- Vitorino
Santa Catarina
- São Lourenço do Oeste
- Campo Erê
- Saltinho
- Bom Jesus do Oeste
- Tigrinhos
- Maravilha
- Cunha Porã
- Caibi
- Palmitos
Rio Grande do Sul
Noroeste Rio-Grandense
- Iraí
- Frederico Westphalen
- Seberi
- Boa Vista das Missões
- Jaboticaba
- Palmeira das Missões
- Condor
- Panambi
- Pejuçara
- Cruz Alta
Centro Ocidental Rio-Grandense
- Tupanciretã
- Julio de Castilhos
- Itaara
- Santa Maria
- Cacequi
Sudoeste Rio-Grandense
- Rosário Do Sul
- Sant’ana Do Livramento
Dica da Zapay: confira outras BRs, saiba quais estados elas atravessam e tire todas suas dúvidas sobre elas.
História e importância da BR 158 na Malha Rodoviária Brasileira
De acordo com o planejamento original do Ministério dos Transportes, o ponto inicial da BR-158 deveria ser entre as rodovias BR-230 e PA-415, no município de Altamira (Pará). Porém, tal ligação com Altamira nunca foi construída, o que fez com que a rodovia só se iniciasse mesmo na cidade de Redenção, ao Sul paraense.
Embora a BR-158 seja conhecida por sua longa extensão (3.470 quilômetros), há determinados trechos dessa rodovia que não se conectam com o traçado original, de modo a desencadear uma série de partes interpostas com outras rodovias estaduais e federais. Se considerarmos somente os trechos oficialmente existentes, a BR-158 possui 2.973 quilômetros de extensão.
Ainda, apesar de ser uma rodovia longitudinal federal, a BR-158 não atravessa nenhuma capital brasileira, marcando-se por uma estratégia diferente: é uma das principais rodovias do interior do Brasil, ao lado da BR-163 e a BR-364.
Vale destacar que aBR-158 é também conhecida como Corredor de Soja, que atravessa o país de Norte a Sul, passando por sete estados. Ela se inicia na cidade de Redenção (Pará) e termina no município de Santana do Livramento (Rio Grande do Sul), na fronteira do Brasil com o Uruguai.
Há uma curiosidade quanto à aproximação com o país vizinho: no trecho que faz a fronteira com o Uruguai, a rodovia BR-158 emenda com a Ruta 5 daquele país, de modo a seguir até Montevideo.
Já ressaltamos que a BR-158 não passe por nenhuma capital (aliás, é uma das poucas grandes rodovias que não faz esse trajeto), porém ela atravessa estados tais como: Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Conheça mais sobre o Corredor de Soja no tópico a seguir.
Desafios e Oportunidades de Desenvolvimento ao Longo da BR 158
A BR-158 é bastante estratégica para estados como o Mato Grosso, conhecidamente o maior produtor de grãos em território brasileiro. E a alcunha não é à toa: o estado é o número 1 quando o assunto é produção de soja, milho e algodão, além de ser o terceiro maior produtor de feijão e o sexto maior produtor de cana-de-açúcar.
O estado do Mato Grosso detém ainda o maior rebanho bovino do Brasil, com mais de 30 milhões de cabeças de gado, o que significa que esse estado sozinho detém 14% da produção nacional. O que traz ainda mais peso estratégico à BR-158.
Mas nem tudo são flores, amigo condutor. Diante desse cenário, a pavimentação e a conservação da rodovia, que ainda apresenta trechos de terra (sem pavimentação), é considerada importante fator de desenvolvimento econômico, de modo a interferir nos custos no transporte e, consequentemente, no preço das mercadorias que chegam ao consumidor final.
Por exemplo, o Vale do Araguaia, por onde passa a BR-158, é um grande polo de desenvolvimento estadual, além de ser uma região extremamente rica em biodiversidade e com papel essencial no abastecimento de água para milhões de brasileiros.
De acordo com Luiz Antônio Pagot, ex-secretário de Infra-Estrutura do Brasil, a BR-158 é um eixo estruturante, multimodal, que combina rodovia com hidrovia e ferrovia – motivos nos quais a faz ser tão importante para o desenvolvimento brasileiro.
Diante desses fatores apresentados por Pagot, ressalta-se a importância de conclusão das obras de pavimentação da BR-158, de modo a promover competitividade ao agronegócio mato-grossense, além de mais condições para que o porto de Ponta de Madeira possa ser um corredor também fundamental de exportação para outros produtos que possam ser incorporados.
Ou seja, as boas condições da BR-158 podem trazer grandes oportunidades de retorno de frente do Nordeste. Assim, os navios que vierem de outros países poderão trazer insumos agrícolas, dentre outros produtos. Nesse contexto, cabe à rodovia BR-158 fazer a ligação com duas grandes ferrovias.
A primeira é a de Carajás, que desde as jazidas de Carajás (no Pará) até o terminal de Ponta de Madeira, em São Luiz (Maranhão). A segunda é a Ferrovia Norte-Sul, que se localiza em Estreito (Tocantins) e desce até o estado de Goiás.
Como se pode imaginar, a BR-158 é suma importância também ao estado do Pará, já que passa por toda a enorme região mineradora desse estado, mais precisamente pela Serra dos Carajás.
O Pará é o estado líder na produção de minério de ferro, além do destaque à bauxita, ao manganês, ao caulim, ao cobre, ao calcário, e o níquel e ao ouro. São todos minérios com alto valor comercial, o que traz grande impacto econômico e socioambiental à região.
A China e a Malásia são os principais países que compram o minério de ferro que vem do Pará. Para se ter uma ideia, a produção de minério de ferro brasileiro foi de 410 milhões de toneladas em 2019, o segundo maior exportador global desse minério.
Ou seja, seria inimaginável esse volume de negócios sem que houvesse a logística feita pela rodovia BR-158. Assim, prova-se, mais uma vez, a importância dessa via para o desenvolvimento e para os negócios brasileiros.
Essa rodovia apresenta também relevância econômica e logística para a região Sul do Brasil, afinal, corta áreas de grandes produções no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. É importante frisar que o Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz em território brasileiro, com 70,5% da produção total; Santa Catarina é o segundo estado nessa produção.
Por sua vez, quando o assunto é soja, os estados do Paraná e do Rio Grande do Sul estão entre os principais protagonistas do país, com cerca de 16% da produção cada – ficando atrás apenas do estado do Mato Grosso. Ainda: o Paraná é o segundo maior produtor de milho brasileiro – logo em seguida, no terceiro lugar, está o Rio Grande do Sul.
A região Sul brasileira também é marcada pelas grandes áreas de produção de carne suína, com destaque aos três estados mencionados – Santa Catarina, por exemplo é o maior produtor de suínos do Brasil. O Oeste do Paraná é a principal região do polo transformador de grãos em proteína animal no território brasileiro.
O Sul brasileiro destaca-se ainda pelo protagonismo na produção de leite, sendo responsável por 35,7% da produção nacional. A região é ainda fundamental na produção de cana-de-açúcar e álcool. O Brasil é o maior produtor sucroalcooleiro mundial, com 672,8 milhões de toneladas colhidas em 2018.
Belezas Naturais e Atrativos Turísticos às Margens da BR 158
A BR-158 pode levar o amigo motorista a alguns destinos de exuberante beleza natural, além de muitos pontos turísticos. Confira algumas dicas que a Zapay separou para você:
- Município de Barra do Garças (Mato Grosso):
A cidade oferece a beleza dos rios Araguaia e Garças, o Parque Estadual da Serra Azul e o discoporto para extraterrestres, além das trilhas de cachoeiras no parque e na Serra do Roncador. Há ainda o misticismo e o mistério em torno do desaparecimento do coronel inglês Percy Fawcet. A cidade conta com locais de hospedagem e a gastronomia regional.
- Município de Rio Bonito do Iguaçu (Paraná):
Trata-se de um forte polo para o desenvolvimento do Turismo no território da Cantuquiriguaçu, região central do Estado do Paraná. Seus atrativos naturais estão localizados em diferentes pontos da cidade, o que é uma oportunidade para a prática de roteiros integrados pela extensa região. Algumas das opções que o município oferece são:
- Turismo Religioso – caminhada religiosa, visita à Santa no balneário do alagado.
- Turismo Ecológico – trilhas em áreas de preservação ambiental, fontes de águas termais.
- Turismo de Pesca – estímulo à pesca esportiva, passeios, incentivo a pescadores.
- Turismo de Eventos – revitalização do Parque de Exposições e organização de feiras.
- Turismo Gastronômico – culinária típica da região.
- Ecoaventura – rapel, rafiting, arborismo, treeking, escaladas.
Impactos Socioeconômicos e Ambientais da BR 158 no Brasil
Ao longo desse artigo, você pode conhecer mais sobre os impactos socioeconômicos da BR-158 em sua extensão, sendo uma estratégica rota para a circulação de pessoas e produtos, de modo a contribuir com o desenvolvimento econômico das referidas regiões e do país.
Porém, é necessário considerar também os riscos ambientais e potenciais problemas que podem ocorrer quando uma rodovia cruza uma área protegida. Alguns dos desafios são: aumento do número de incêndios, o risco de extinção de espécies, além da intensificação dos conflitos fundiários.
Desse modo, os impactos da pavimentação da BR-158 contribuem com problemas socioambientais, sobretudo impactos ambientais e sociais sobre o território Marãiwatsédé, por exemplo. Nesse cenário, portanto, faz-se necessária a avaliação constante de riscos e benefícios da rodovia a esta comunidade indígena, bem como às interferências na biodiversidade local, com problemas como desmatamento e devastação de espécies da flora e da fauna.
Cabe destacar que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Infraestrutura (MI), criada pela Lei nº 10.233/2001, apresenta, dentre suas competências a responsabilidade de regular ou supervisionar as atividades de prestação de serviços e de exploração da infraestrutura de transportes, exercidas por terceiros, com o objetivo de garantir a movimentação de pessoas e bens, em cumprimento a padrões de eficiência, segurança, conforto, regularidade, pontualidade e modicidade nas tarifas e harmonizar, preservado o interesse público, os objetivos dos usuários, das empresas concessionárias e de entidades delegadas.
Destacam-se ainda princípios da ANTT, tais como:
- A preservação do interesse nacional e promoção do desenvolvimento econômico e social.
- A compatibilização dos transportes com a preservação do meio ambiente, reduzindo os níveis de poluição sonora e de contaminação atmosférica, do solo e dos recursos hídricos.
- A promoção de práticas adequadas de conservação.
- O uso racional dos combustíveis e de preservação do meio ambiente.
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Alessandra
Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.