O governo federal anunciou nesta segunda-feira (5) uma redução de imposto para a compra de carros populares zero quilômetro no Brasil. A medida visa estimular a indústria automotiva nacional e beneficiar os consumidores de baixa renda que desejam adquirir um veículo novo.
Segundo o Ministério da Economia, a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros populares será reduzida de 7% para 5% até o final de 2023. A medida vale para veículos com motor 1.0, flex ou elétrico, que custem até R$ 70 mil.
O governo estima que a redução de imposto vai gerar uma economia entre 2 mil a 8 mil reais no preço final de cada carro popular vendido no país. Além disso, a medida deve aumentar a demanda por esse tipo de veículo e gerar mais empregos e renda na cadeia produtiva do setor automotivo.
Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin, os critérios para a contemplação dos créditos são:
- preço (quanto menor, maior o desconto);
- eficiência energética (quanto mais sustentável, maior o desconto);
- densidade industrial (quanto maior o volume de peças nacionais, maior o desconto).
Alckmin acredita que os preço dos carros populares podem atingir patamares abaixo dos R$ 60 mil com outros descontos e promoções das fabricantes.
Para isto, o governo vai voltar a aplicar as alíquotas de PIS/Cofins do diesel, os dois tributos federais estão zerados desde o ano passado.
Veja aqui a lista dos carros mais vendidos em junho de 2023 com o incentivo do governo.