calendário de licenciamento
Categories:

Licenciamento 2022 para placas com final 0

Possuir um veículo, de qualquer categoria, é uma grande vantagem de mobilidade, sobretudo, por conta da autonomia que o motorista e sua família adquirem quando podem contar com um carro para o deslocamento, por exemplo.

Mas, além das vantagens que um automóvel pode trazer, é preciso estar atento também às responsabilidades que todo condutor e proprietário de veículo, de toda e qualquer categoria automotora, possui. E isso diz respeito também às partes burocráticas, como os tributos anuais a serem pagos.

A taxa de licenciamento é cobrada com o objetivo de garantir as condições de segurança do automóvel e sua conformidade com as normas de emissão de poluentes e ruídos. Por isso que esta autorização é uma obrigatoriedade para autorizar a circulação de veículos automotores em todo o território brasileiro.

Para efetuar o pagamento do seu licenciamento e também de outros débitos veiculares, a Zapay é uma mão na roda! Afinal, estamos presentes em 25 estados brasileiros e possuímos a maior cobertura nacional de consultas de veículos, integrados aos DETRANS de todas as regiões do Brasil.

A Zapay facilita o pagamento em até 12x de IPVA, Multas e licenciamento do veículo

Faça sua consulta gratuita e pague em até 12x.

Você pode estar pensando: para a placa final 0, vence quando o licenciamento? Pois, então, saiba que este é um dos assuntos que este artigo trata, assim como o que fazer em caso de atrasos e como pagar o seu licenciamento com a Zapay.

Antes de entrarmos nestes tópicos, vale a explicação geral: afinal, o que é a taxa de licenciamento? Indo diretamente ao ponto: trata-se do documento que autoriza a circulação do seu veículo e, para tal, necessidade ser feito anualmente.

A taxa de licenciamento é utilizada para cobrir os custos de emissão da documentação do veículo. Vale dizer que não existe uma regra definida quanto ao valor que cada veículo deve pagar e, por essa razão, cada um dos estados brasileiros estipula um valor a ser pago pelos proprietários de veículos registrados em seus respectivos territórios.

Os valores arrecadados com o pagamento da taxa de licenciamento são também utilizados para custear as atividades de fiscalização feitas pelos órgãos estaduais responsáveis pelo trânsito de veículos, tanto nas atividades que dizem respeito ao controle de informações dos sistemas de dados quanto nas blitzen de conferência de regularidade da documentação, que, por sua vez, é exigida por lei. Tais passos são obrigatórios tanto para a documentação física quanto para a documentação virtual.

Data do licenciamento 2022 para placas com final 0

Para realizar o pagamento de licenciamento de seu veículo, é necessário estar atento às diretrizes do DETRAN do seu estado. As datas podem variar de um estado para outro. Mas a Zapay lhe ajuda. Confira o tópico a seguir.

 Tabela com placa, data, estado 

Conheça as datas para o seu licenciamento final 0, segundo as diretrizes de cada estado para 2022, e mantenha sua documentação em dia.

Placa final 9 – 2022
Estado Data limite para licenciamento
AC 31/10/2022
AL 30/5/2022
AP Até 31/10/2022
AM 31/10/2022 (primeira parcela ou parcela única com 10% de desconto); 30/11/2022 (segunda parcela ou parcela única com 5% de desconto); 29/12/2022 (terceira parcela ou única (prazo final)
BA Em parcelas: 29/7/2022; 31/8/2022; 30/9/2022; 28/10/2022; 30/11/2022.

Em cota única: 10/2/2022 (20% de desconto); 29/7/2022 (10% de desconto); 30/11/2022 (sem desconto)

CE 12/12/2022
DF Até 31/12/2022
ES Cota única IPVA com desconto de 5% + licenciamento: 27/4/2022

4ª cota do IPVA + licenciamento: 28/7/2022

GO 30/11/2022
MA 30/05/2022
MT Outubro/2022
MS Outubro/2022
MG 31/3/2022
PA Entre setembro e novembro/2022
PB 1ª parcela ou cota única com desconto: 31/10/2022

2ª parcela: 30/11/2022

3ª parcela ou cota única do IPVA sem redução + licenciamento, Bombeiro, Seguro e multa, se houve: 29/12/2022

PR Novembro/2022
PE 1ª parcela e cota única: 24/2/2022

2ª parcela: 30/3/2022

3ª parcela: 29/4/2022

PI 31/5/2022
RJ Até 31/12/202
RN 10/6/2022
RS 29/4/022
RO Com 10% de desconto: 31/8/2022

Com 5% de desconto: 30/9/2022

Prazo limite para licenciamento (sem desconto): 31/10/2022

RR 30/11/2022
SC 31/12/2022
SP Dezembro 2022
SE Cota única (com desconto de IPVA): 29/4/2022

Cota única (sem desconto de IPVA): 31/11/2022

Fiscalização: dezembro/2022

TO Parcela única: 15/10/2022

Há ainda a opção em até 10 vezes, com parcelas que se iniciam em 17/1/2022 e terminam em 17/10/2022

Como licenciar?

Você sabia que pode fazer o licenciamento digital do seu veículo? Trata-se do CRLV-E, documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo.

Segundo o DETRAN SP, para realizar o seu licenciamento on-line é necessário pagar a taxa na rede bancária conveniada. Você pode verificar se seu pagamento foi registrado, basta acessar a página do DETRAN.

Em seguida, você deve fazer o download e a impressão do documento pelo próprio site, pelo aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” ou ainda pelo Portal do SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito).

Você sabe  o que é CRLV?

Você já deve ter ouvido falar em CRLV, certo?! Mas o que essa sigla significa e por que é tão importante? Trata-se do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), que, por sua vez, é um documento de porte obrigatório, o qual permite o livre tráfego do seu veículo.

No CRLV você poderá encontrar informações como o número do veículo. A emissão deste documento essencial é feita segundo os critérios de cada estado do Brasil e é válido por todo o território nacional. Ainda: este certificado obrigatório é gerenciado pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito).

Ainda, você pode estar se perguntando: mas o que o licenciamento do meu veículo tem a ver com o CRLV? Spoiler: tudo! O certificado é obtido quando você, proprietário de um veículo (de qualquer categoria), realiza o procedimento para o primeiro licenciamento do seu automóvel.

É sempre bom lembrar que para fazer o licenciamento do veículo, é obrigatório o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) e todas as multas que possam estar vinculadas ao seu automóvel – estas condições são independentemente de o motorista ser o responsável pelas infrações cometidas e apontadas. Por isso, tome muito cuidado com seu carro e atente-se sobre quem irá utilizá-lo – caso o veículo seja familiar e outros membros, além do proprietário registrado, utilizem o veículo em seus compromissos. Quando tudo está explicado, confusões e problemas são evitados – e isso também vale para o uso de veículos.

Como efetuar o pagamento com a Zapay

Para efetuar o pagamento do seu licenciamento e também de outros débitos veiculares, a Zapay é uma mão na roda! Afinal, estamos presentes em 25 estados brasileiros e possuímos a maior cobertura nacional de consultas de veículos, integrados aos DETRANS de todas as regiões do Brasil. E a Zapay atende a todas as preferencias, tanto se você deseja pagar os débito on-line e quanto se também preferir a quitação em postos físicos. Aquilo que for mais confortável ao motorista e sua família.☺

Na Zapay, você pode consultar os débitos do veículo, como licenciamento, IPVA 2022, multas e DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres). Para isso, é preciso seguir este passo a passo:

  1. Consultar os débitos pela placa do veículo
  2. Se existirem débitos de seu veículo em aberto, estas informações apareceram na tela. É preciso se cadastrar na Zapay e criar um usuário e uma senha. Com esta ativação, você poderá selecionar o débito que deseja pagar ao clicar no botão “Pagar agora”.
  3. Escolha a forma de pagamento que melhor cabe no seu bolso e no planejamento familiar. Você pode efetuar a quitação em até 12 vezes no cartão de crédito, fazer um PIX, pagar via boleto, TicketLog ou ainda Voucher. É só escolher a opção e efetuar o pagamento.

Quanto tempo leva para meus débitos saírem do sistema do DETRAN?

A Zapay explica: Após a aprovação do pedido, os débitos serão liquidados junto à rede bancária. Depois desse processo, o DETRAN solicita até dois (2) dias úteis para que os débitos sejam baixados no sistema.

Vale lembrar que, alguns débitos podem quitar mais rápido e outros podem demorar um pouco mais, como no caso de dívida ativa ou de débitos que forem de órgãos diferentes.

Como pagar pelo Detran ?

Para realizar o pagamento da taxa de licenciamento 2022 do seu automóvel pelo DETRAN é necessário que o motorista tenha o número RENAVAM do veículo e se dirija até um dos bancos conveniados ou uma Casas Lotéricas.

Segundo o DETRAN SP, não há emissão de guia ou boleto. O sistema bancário informará ao condutor sobre os possíveis débitos referentes ao seguro obrigatório (DPVAT), multas e IPVA.

Multa por licenciamento vencido

Quando se assume as responsabilidades de motorista e de proprietário de veículo, estas atenções devem estar voltadas também para a parte burocrática que envolve ter um automóvel e estar apto a dirigi-lo. Em outras palavras: é fato que todos os veículos automotores devem estar regularizados para poderem transitar nas vias públicas do nosso país.

Mas o que acontece caso você se esqueça e atrase o licenciamento anual do seu veículo? Em termos práticos, o atraso, tanto no registro quanto no licenciamento do automóvel, faz com que o veículo automotor fique em situação irregular, o que já é um problema. E você aprendeu no Curso de Formação de Condutores (CFC) o que estar irregular significa – ou seja, isso configura uma infração de trânsito.

Ao motorista que cometer esta infração haverá uma multa cujo valor é de R$293,47 e o desconto de sete (7) pontos na carteira nacional de habilitação (independentemente de qual categoria for). Afinal, estar com o carro irregular configura uma infração de caráter gravíssimo. Portanto, fique atento e não vacile, pois este deslize lhe prejudica junto aos órgãos fiscalizadores do trânsito, pode trazer dores de cabeça burocráticas, além de pesar tanto no seu bolso quanto em sua CNH.

Para pagar seu licenciamento atrasado, você deve, primeiramente, quitar o seu IPVA. Há um motivo: para realizar o pagamento do licenciamento é preciso ter em mãos o comprovante de IPVA pago e também o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) do veículo.

Cada estado brasileiro tem seus respetivos bancos credenciados para a quitação da documentação atrasada. Para saber quais são as instituições financeiras credenciadas no seu estado, consulte o site do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) de sua localidade. Se você mora no estado do Rio de Janeiro, deve acessar o DETRAN RJ, por exemplo. Já se você mora no estado do Tocantins, deve acessar o DETRAN TO – e assim por diante.

Dicas da Zapay

Dica 1: Precisa fazer o licenciamento do seu veículo, mas tem débitos em aberto? Aprenda aqui qual caminho seguir para deixar a documentação em dia.

Dica 2: Confira aqui outras dicas de como pagar licenciamento em 2022.

Dica 3: Para condutores proprietários de veículo com final de placa 1: conheça as dicas para realizar o pagamento do licenciamento anual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *