Categories:

Licenciamento 2022 RS: valor e tabela de vencimentos

Sendo um documento que precisa de renovação anual, o licenciamento de 2022 no Rio Grande do Sul, e no restante do país, deve ser pago dentro do prazo para garantir a ausência de multas, juros e ainda possibilitar que o seu veículo continue a circular em vias públicas.

Sendo assim, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é essencial, pois comprova a quitação de todos os débitos, além de permitir a circulação do veículo.

Preparamos este conteúdo para você saber, em detalhes, o valor, a tabela de vencimentos e demais informações relacionadas ao licenciamento 2022 no RS. Confira!

Como consultar o licenciamento no RS?

Uma das formas de fazer a consulta é através da Central de Serviços do Detran RS, onde você irá se cadastrar ou fazer login, caso já possua cadastro com a senha “gov.br”.  Na opção “Consulta de veículos”, todos os débitos referentes ao seu veículo estarão disponíveis para consulta e pagamento. Caso precise acessar os débitos de um veículo de outro proprietário, basta colocar a placa, o Renavam e clicar em “Consultar”. A segunda forma é pelo site ou aplicativo IPVA RS, da Fazenda Estadual (Secretaria da Fazenda RS). Ao abrir o site ou aplicativo, é preciso informar a placa do veículo e Renavam. Clicando em “Consultar”, você terá acesso aos valores pendentes relacionados ao veículo e poderá quitar todos os débitos listados. Agora, se você quer uma forma ainda mais prática de consultar o licenciamento do seu veículo, a gente pode te ajudar. A Zapay é líder nacional em consulta de débitos veiculares. Além de saber como anda a sua situação em relação ao CRLV, você pode consultar outros débitos que precisam ser quitados antes que você regularize o licenciamento, como IPVA e multas de trânsito. 

Quais são as condições para pagar o licenciamento 2022?

Depois de consultar os débitos do veículo na Central de Serviços do Detran RS, site ou aplicativo IPVA RS da Fazenda Estadual, é preciso conferir o vencimento do licenciamento do ano de 2022. No Rio Grande do Sul, o calendário de vencimento é de acordo com a numeração da placa do automóvel.

E lembre-se: caso exista algum débito pendente, você não irá conseguir efetuar o pagamento do CRLV 2022, e como mencionado anteriormente, é obrigatório para continuar circulando!

Continue conosco neste conteúdo e confira o calendário do licenciamento em RS.

Como pagar o licenciamento de 2022?

O pagamento pode ser realizado nos bancos credenciados pelo Detran: Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul e Sicredi, e caso você seja cliente de um desses bancos, pode utilizar os apps, caixas eletrônicos e portais digitais. Se você não é cliente de nenhum banco credenciado, o pagamento deve ser realizado presencialmente nas agências bancárias, informando a placa e o Renavam do veículo. Ainda, também pode ser pago via Pix no portal digital do Detran RS. E lembra que dissemos que a Zapay te ajuda a consultar todos os seus débitos veiculares, incluindo o licenciamento? Então, além disso, você ainda pode pagar tudo sem sair de casa, com um parcelamento de até 12x.   

O licenciamento pode ser parcelado?

A Fazenda Estadual permite que o pagamento do IPVA 2022 seja parcelado apenas em até seis vezes sem juros, mas para realizar o parcelamento, é preciso que a primeira parcela tenha sido paga dentro do mês de janeiro de 2022. 

Valor do licenciamento 2022 RS

O valor da taxa de licenciamento diz respeito à renovação do registro e documento do carro. Do valor pago, 50% é destinado para o Governo Estadual e os outros 50% para os municípios.

Portanto, a taxa é variável de acordo com cada estado. No Rio Grande do Sul, o valor do licenciamento em 2022 é de R$ 85,22.

Quando vence o licenciamento 2022?

No Rio Grande do Sul, o vencimento ficou estabelecido para os meses de junho e julho de 2022, a depender do número final da placa do veículo. 

Calendário do licenciamento RS

Nº final da placa

Data de vencimento

1

30/06

2

30/06

3

30/06

4

30/06

5

30/06

6

31/07

7

31/07

8

31/07

9

31/07

0

31/07

O que acontece se não pagar o licenciamento?

Como falamos no começo, efetuar o pagamento do licenciamento garante que o seu veículo tenha permissão para circular em todas as vias públicas brasileiras. Logo, se você não pagar, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) informa que a condução de um veículo não licenciado é uma infração de trânsito gravíssima. Então, ao ser flagrado dirigindo um veículo com licenciamento atrasado, o automóvel será apreendido e levado ao pátio do Detran até que a documentação esteja regularizada.  

Multa por não pagar o licenciamento

O proprietário do veículo recebe 7 pontos na CNH, e o valor a ser pago pela multa é de R$ 293,47, de acordo com o Art. 230 do CTB

Licenciamento atrasado tem juros?

No Rio Grande do Sul, o licenciamento atrasado tem juros sobre o valor da taxa, sendo 0,33% por cada dia de atraso e com o limite de até 20% de juros após 60 dias. Caso você ultrapasse 60 dias sem pagar o licenciamento, o débito é inscrito na dívida ativa. Ainda, além dos juros pelo atraso, no RS o licenciamento atrasado contabiliza juros mensais baseados na taxa Selic.

Conclusão

É imprescindível realizar o pagamento do licenciamento do seu veículo para continuar tendo a liberdade de transitar em território nacional. No entanto, se você está com débitos pendentes referentes ao automóvel, deve estar se preocupando com a dificuldade de quitar todas as pendências antes de pagar o licenciamento, certo? Por isso, não esqueça que a Zapay oferece para você a oportunidade de realizar o pagamento de todos os débitos e o licenciamento de uma só vez, podendo parcelar em até 12x no cartão de crédito. Não deixe de regularizar o seu veículo, conte com a Zapay para te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *