Zapay > Veículo > Veja quais são os tipos de veículos que mais fazem sucesso no Brasil
Hey, amigo motorista! Um jogo rápido: quando você está na rua ou na estrada, quantos tipos de veículos você consegue identificar? Vamos elevar o grau de dificuldade: quais seriam as categorias de veículos disponíveis nas vias públicas brasileiras?
Neste conteúdo, a Zapay apresenta um bê-á-bá sobre veículos, no geral. O que é um veículo, quais os tipos, qual a classificação e quais os tipos de carro presentes no Brasil são algumas das dicas que disponibilizamos para você.
Vale sempre reforçar que dirigir um veículo diferente daquele que consta na carteira de habilitação do condutor é uma infração gravíssima.
O que é considerado um veículo?
Que carro é uma paixão nacional, você já sabe, não é mesmo?! Afinal, muitos sonham com o momento de conquistar a habilitação e poder dirigir pelas ruas e estradas com autonomia. Conduzir um veículo traz uma sensação de liberdade, mas que requer responsabilidades.
Você sabe o que é um veículo? Nada mais é do que uma máquina que transporta pessoas ou cargas. São veículos: aeronaves (como helicópteros e aviões), espaçonaves, bicicletas, veículos sobre trilhos (como é o caso de trens e bondes), embarcações (navios e barcos), veículos anfíbios (como o hovercraft) e os veículos automotores (como motocicletas, carros, caminhões, ônibus, entre outros).
E o que seriam os veículos automotores, especificamente? Oram, são todos os veículos que funcionam com motor de propulsão, que circulam por seus meios próprios.
Os veículos automotores são geralmente usados para o transporte viário de pessoas e objetos ou ainda para a tração viária de veículos utilizados para transporte de pessoas e objetos.
Dica da Zapay: você sabe o que são carros utilitários? A Zapay lhe ajuda: são veículos que tem capacidade de transportar pessoas e objetos (cargas) ao mesmo tempo. Tais automóveis podem ter carroceria aberta, fechada, serem furgões ou ainda SUVs – ou seja, podem exercer tanto os compromissos do dia a dia de uma família quanto as necessidades da rotina de trabalho de um empreendedor.
Quais são os tipos de veículos?
Os veículos podem ser divididos pelas seguintes categorias (ou tipos):
- Veículo oficial: é um automóvel que serve ao Chefe de Estado durante suas viagens ou ainda em seu dia a dia.
- Veículo de representação diplomática (veículo de repartições consulares de carreira ou organismos internacionais acreditados junto ao Governo brasileiro): também conhecido como veículo consular, é um automóvel de uso exclusivo de órgãos internacionais e embaixadas.
- Veículo particular: trata-se de um automóvel utilizado para atender fins particulares (privados).
- Veículo de aluguel: neste caso, o veículo é usado para transporte remunerado de carga ou passageiro.
- Veículo para aprendizagem: este veículo é utilizado pelas autoescolas (Centros de Formação de Condutores – CFC) para capacitar novos motoristas, cujo objetivo são as atividades remuneradas e/ou o transporte de pessoas.
Conheça as cores correspondentes para cada tipo de placa, considerando o padrão Mercosul:
- Preto e branco – veículos particulares.
- Azul e branco – veículos oficiais.
- Vermelho e branco – veículos comerciais.
- Verde e branco – veículos especiais.
- Dourado e branco – veículos diplomáticos.
- Cinza prata e branco ou pretas – veículos de colecionadores.
Tem dúvidas sobre o que é a placa Mercosul? Não tem problema, a gente explica para você. 😉
Primeiro, é necessário ter em mente o que é o Mercosul: trata-se da sigla para Mercado Comum do Sul, uma organização intergovernamental regional criada em 1991. Os países que fazem parte deste bloco são Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – o objetivo é a adoção de políticas de integração econômica e aduaneira entre os mencionados países. Ainda: Bolívia e Chile são considerados países associados do bloco.
Desse modo, as placas de identificação de automóveis no Mercosul fazem parte de um sistema de cadastro que contempla os veículos terrestres em países que fazem parte deste bloco regional.
O impacto da adoção deste padrão de placa é grande: a meta é atingir 100 milhões de veículos nos países do bloco, além da Venezuela (país participante dos diálogos sobre a medida em 2014).
Com esta iniciativa, visa-se tornar mais fácil a circulação e a segurança viária entre os países que fazem parte do bloco, bem como obter um banco de dados conjunto sobre tais veículos terrestres.
Segundo consta na Resolução 33/2014 do Mercosul, as placas devem conter as seguintes informações e características:
- Arranjo com sete (7) caracteres.
- Bandeira do Estado-membro: a bandeira de cada país deve constar na parte direita da faixa azul, com arestas arredondadas.
- Dimensões: 400 mm x 130 mm para automóveis no geral e 200 mm x 170 mm para motocicletas.
- Fonte tipográfica: FE Engschrift.
- Faixa azul na parte superior das placas, com largura de 30 mm.
- Emblema do bloco Mercosul/Mercosur na parte esquerda da faixa azul.
Qual é a classificação dos veículos?
Segundo artigo 96 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos se classificam em:
Tração:
a) automotor.
b) elétrico.
c) de propulsão humana.
d) de tração animal.
e) reboque ou semirreboque.
De passageiros:
Bicicleta.
ciclomotor.
motoneta.
motocicleta.
triciclo.
quadriciclo.
automóvel.
micro-ônibus.
ônibus.
bonde.
reboque ou semirreboque.
charrete.
Carga:
motoneta.
motocicleta.
triciclo.
quadriciclo.
caminhonete.
caminhão.
reboque ou semirreboque.
carroça.
carro-de-mão.
Misto:
camioneta.
utilitário.
outros.
Categoria:
a) oficial.
b) de representação diplomática, de repartições consulares de carreira ou organismos internacionais acreditados junto ao Governo brasileiro.
c) particular.
d) de aluguel.
e) de aprendizagem.
Quais os tipos de carro no Brasil?
Na hora de escolher o carro que melhor atenda às suas necessidades, expectativas e também aos seus sonhos, é importante saber: mas, afinal, qual é o tipo de carro que preciso?
Confira cada um dos tipos de automóveis que estão disponíveis no mercado brasileiro e escolha aquele que melhor combina com você e seus anseios:
Carro conversível:
Também conhecido como carro descapotável ou cabriolé, apresenta um estilo de carroceria no qual o teto pode ser removido e depois recolocado no mesmo lugar. O teto deste tipo de carro costuma ser feito de vinil ou lona, devido à flexibilidade destes materiais – o que permite um perfeito recolhimento em um compartimento especial, quando o teto se abre.
Carro sedã:
Os veículos deste tipo são bastante comuns. O carro apresenta duas fileiras de bancos, com espaço no banco de trás para três adultos, além de um compartimento traseiro – costumeiramente utilizado para guardar as bagagens.
Os veículos sedãs apresentam algumas versões, como três volumes, dois volumes e meio, duas portas (cupês), hardtop e hatchback.
Carro hatch ou hatchback:
O termo hatch é a abreviação de hatchback, que significa traseira com comporta. Os carros deste tipo apresentam uma porta (e não uma tampa) em seu bagageiro. Os veículos hatch são divididos em apenas dois volumes – no primeiro compartimento está o motor do carro e no segundo encontra-se a cabine de passageiros e o bagageiro logo atrás.
Coupé ou cupê (fastback):
Um veículo cupê é o meio-termo entre um sedã e um roadster. O formato do veículo permite que ele tenha dois ou quatro assentos. Os veículos cupê são esportivos, apresentam teto baixo, coluna traseira inclinada e duas portas.
Perua ou SW (Station Wagons):
As peruas são baseadas nos veículos sedãs, porém apresentam muito mais espaço no bagageiro. Este fato explica o teto mais alto e a carroceria mais alongada. É bastante comum ver famílias utilizando este veículo, afinal, espaço não é problema.
SUV ou Veículo Utilitário Esportivo:
É o veículo ideal para todos os terrenos, de modo que é próximo dos off-roads. Seu uso é misto para cidades e estradas.
Picape:
O nome vem de pick-up, que significa carregar. Este veículo tem como objetivo carregar cargas, embora ele apresente espaço aberto para cargas. A picape flerta com o caminhão, embora no Brasil seja comum ver veículos deste tipo originados a partir de carros populares.
Van ou utilitário:
Se você quer transportar mais de seis passageiros, então os veículos tipo van podem ser as ideais para os seus anseios. Estes carros são grandes, com formato retangular e reto alto – por conta de tais características, oferecerem uma experiência muito diferente em relação aos outros modelos no que diz respeito à dirigibilidade. Lembre-se sempre: veículos maiores são menos estáveis do que os menores, portanto, muita atenção ao volante.
Caso a van escolhida tenha mais do que oito (8) lugares, o condutor deverá conquistar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D para dirigir tal veículo. É um automóvel ideal para quem deseja exercer atividade remunerada com transporte de pessoas e cargas.
Buggy ou bugre:
Também conhecido popularmente como bugue, este automóvel é pequeno e costuma não apresentar teto e nem portas. Apresenta pneus grandes e largos na parte traseira, e pequeno e finos, na parte dianteira. Ou seja, é preciso se habituar ao estilo deste veículo, que oferece uma experiência bastante diferente (e divertida).
O buggy pode ser encontrado em praias, trilhas ou até mesmo em competições.
Confira alguns dos carros mais vendidos em 2022, segundo a FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores):
Modelo | Emplacamentos | Preço médio (R$) |
Fiat Strada | 112.456 | 88.990 |
Hyundai HB20 | 96.255 | 76.690 |
Chevrolet Onix | 85.252 | 63.430 |
Chevrolet Onix Plus | 75.243 | 87.590 |
Fiat Mobi | 72.756 | 64.690 |
Qual nota você dá pra esse conteúdo?
Clique nas estrelas
Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0
Seja o primeiro a avaliar! Nenhum voto até agora 🙁
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar ele!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?
Ana
Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.