Homem verificando a calibragem do pneu do carro com mangueira de ar.
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Calibragem do pneu: quantas libras usar e como calibrar

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Saber qual é a calibragem no pneu ideal pro seu carro pode parecer detalhe… mas faz uma diferença enorme no desempenho do veículo, no consumo de combustível e até na sua segurança. 

E a verdade é que muita gente ainda deixa isso passar batido — só calibra quando a luz acende ou quando o carro “puxa” pro lado.

Pra facilitar a sua vida, montamos um conteúdo completo sobre como calibrar o pneu, quantas libras usar em cada aro, como saber a calibragem ideal e várias outras informações. 

Se você ainda tem dúvidas sobre calibragem para pneu, fica por aqui que a gente te explica tudo de forma simples e direta, hein!

Importância da calibragem correta dos pneus 

Manter a calibragem de pneu de carro em dia é importante para evitar consumo excessivo de combustível, maior desgaste dos pneus e mais uma série de problemas no veículo.

O que uma má calibragem dos pneus pode causar:

  • Mais consumo de combustível: com o pneu murcho, o carro precisa fazer mais força para ter aderência ao solo e gasta mais;
  • Desgaste irregular e precoce dos pneus, o que diminui a vida útil do pneu;
  • Risco de aquaplanagem, derrapagens e perda de estabilidade;
  • Maior distância de frenagem, o que compromete a segurança;
  • Multas: rodar com pneus carecas ou visivelmente murchos pode gerar infração.
Infográfico com ícones mostrando que a má calibragem do pneu pode causar multas, desgaste e maior consumo.
Foto: Lara Azeredo/Blog Zapay.

A calibragem também influencia no conforto da direção e na resposta do veículo em curvas, principalmente quando você pega estrada com o carro cheio ou com carga pesada.

Como identificar a pressão ideal para seu veículo?

Pessoa ajustando a calibragem do pneu do carro em posto de serviço.
Foto: Pexels.

A calibragem do pneu ideal não é uma só. Isso porque cada carro tem sua própria recomendação de libras no pneu, que pode mudar conforme o tipo de pneu, a carga transportada e até o clima.

Pra não errar na hora de calibrar, o ideal é sempre consultar estas fontes:

1. Manual do proprietário

É ali que você encontra a informação mais confiável e específica pro seu carro. O manual traz os valores de calibragem exatos para os pneus dianteiros e traseiros, com e sem carga.

2. Etiquetas no próprio veículo

Se perdeu o manual (ou só esqueceu onde guardou), dá pra consultar a etiqueta informativa que fica colada em locais estratégicos do carro, como:

  • Porta do motorista (na lateral);
  • Tampa do tanque de combustível;
  • Porta-luvas;
  • Parte interna da tampa do capô.

Ali, geralmente vem especificado: “Pressão recomendada – dianteiros/traseiros – com e sem carga”.

3. Tabela por medida do pneu (aro)

Outra forma prática é consultar tabelas de calibragem de pneu por medida, que indicam quantas libras usar conforme o aro do pneu. 

A gente já adiantou esse trabalho e trouxe, logo abaixo, uma tabela bem completa com medidas comuns do aro 13 ao 16, tanto com carga quanto sem carga!

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Tabela de pressão: libras na calibragem do pneu

Se você tá na dúvida sobre como calibrar o pneu, essa tabela vai te ajudar rapidinho. Abaixo, você encontra a calibragem de pneu de carro por medida — com e sem carga — para os aros mais comuns (13 a 16). É só conferir qual é o tamanho do seu pneu e aplicar a pressão correta em libras.

Dica: sempre calibre os pneus com eles frios (antes de rodar ou depois de pouca quilometragem), pra garantir a medida mais precisa.

Medida do pneuPressão sem carga (dianteiro/traseiro)Pressão com carga (dianteiro/traseiro)
145/80 R1324 / 28 libras25 / 27 libras
165/70 R1327 / 29 libras28 / 30 libras
175/70 R1327 / 29 libras28 / 30 libras
185/70 R1327 / 29 libras28 / 30 libras
175/85 R1428 / 29 libras28 / 30 libras
175/70 R1428 / 30 libras30 / 32 libras
185/60 R1428 / 29 libras30 / 31 libras
185/65 R1428 / 29 libras30 / 31 libras
195/60 R1430 / 32 libras32 / 34 libras
195/65 R1430 / 32 libras32 / 34 libras
195/50 R1529 / 32 libras30 / 32 libras
195/55 R1529 / 32 libras30 / 32 libras
195/60 R1530 / 32 libras30 / 32 libras
185/55 R1628 / 32 libras31 / 33 libras
205/55 R1628 / 32 libras31 / 33 libras
205/60 R1628 / 32 libras31 / 33 libras
215/55 R1628 / 32 libras31 / 33 libras
215/60 R1629 / 31 libras32 / 32 libras

Passo a passo para calibrar os pneus corretamente

A calibragem de pneu é um daqueles cuidados rápidos que fazem toda a diferença — e o melhor: você mesmo pode fazer, em qualquer posto de gasolina com calibrador disponível.

Mas tem um detalhe importante: sempre calibre os pneus quando estiverem frios

O ideal é passar no posto antes de começar a rodar com o carro, ou após percorrer no máximo 3 km. Quando os pneus estão quentes, a pressão interna aumenta e pode acabar gerando uma leitura errada!

Veja como calibrar certinho:

Como usar o calibrador dos postos de gasolina

  1. Estacione perto do calibrador, de forma que o equipamento alcance todos os pneus;
  2. Confira a medida dos pneus (ou consulte sua tabela de pressão ou manual);
  3. Ligue o calibrador e digite a pressão ideal (em libras) no visor;
  4. Retire a tampinha da válvula do pneu e conecte o bico do calibrador;
  5. O aparelho vai encher ou esvaziar automaticamente até atingir a pressão correta;
  6. Assim que der o sinal sonoro (geralmente um bip), retire o bico e recoloque a tampinha da válvula;
  7. Repita o processo nos outros pneus — inclusive no estepe, se for acessível.

Qual a frequência recomendada para calibragem dos pneus?

A calibragem do pneu deve ser feita com uma frequência regular. O ideal é checar a pressão pelo menos:

  • 1 vez por semana para quem usa o carro todos os dias;
  • A cada 15 dias para quem dirige com menor frequência;
  • Sempre antes de pegar estrada ou fazer viagens longas;
  • Imediatamente após qualquer manutenção que envolva rodas ou pneus.

Quem roda com o carro carregado ou transporta peso com frequência (como motoristas de app ou veículos de carga) deve ser ainda mais rigoroso nesse controle.

A vida útil do pneu agradece! ✨

Homem verificando a calibragem do pneu do carro com mangueira de ar.

Consequências da calibragem incorreta

Rodar com a calibragem de pneu de carro errada pode parecer inofensivo, mas traz riscos reais — tanto pra sua direção segura quanto pro seu bolso. Veja o que pode acontecer:

  • Subcalibragem (pneu murcho):
    • Aumenta o consumo de combustível;
    • Deforma a estrutura do pneu;
    • Aumenta o risco de estouro ou aquecimento;
    • Compromete a dirigibilidade do carro.
  • Supercalibragem (pressão acima do ideal):
    • Reduz a área de contato e aderência ao solo;
    • Aumenta o desgaste no centro da banda de rodagem;
    • Torna o carro mais instável, com menos aderência em curvas e menos estabilidade na frenagem.

Além disso, a calibragem errada pode danificar componentes como suspensão, amortecedores e direção ao longo do tempo, principalmente em vias esburacadas.

Dicas adicionais para manutenção dos pneus

Se liga em outras boas práticas pra manter seus pneus em dia:

  • Calibre o estepe regularmente, pelo menos uma vez por mês;
  • Use tampinhas nas válvulas dos pneus, pra evitar entrada de sujeira ou umidade;
  • Evite lubrificar ou passar óleo nas válvulas, isso pode ressecar a borracha e causar vazamentos;
  • Faça o rodízio, alinhamento e balanceamento dos pneus periodicamente (geralmente a cada 10 mil km);
  • Observe sinais de desgaste irregular e procure um especialista se perceber algo estranho.

Conclusão

Agora que você já sabe como calibrar o pneu, quantas libras usar, qual a pressão ideal e por que isso importa tanto em uma direção segura, fica mais fácil manter a calibragem dos pneus em dia e ainda economizar com manutenção e na vida útil do pneu.

A calibragem do pneu não leva mais que 5 minutinhos e ajuda a evitar problemas sérios, como acidentes e gastos desnecessários com combustível ou troca dos pneus prematuramente.

Então, da próxima vez que passar por um posto, aproveita e dá aquela conferida. 

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Perguntas frequentes sobre calibragem do pneu de carro

Reunimos as principais dúvidas sobre calibragem do pneu de carro!

Como saber a calibragem certa do pneu?

A melhor forma de descobrir a calibragem correta do pneu é consultando o manual do proprietário do veículo ou as etiquetas internas (geralmente localizadas na porta do motorista, tampa do tanque ou porta-luvas). 
Lá você encontra os valores ideais em PSI (libras por polegada quadrada) para os pneus dianteiros e traseiros, com e sem carga.

Como calibrar o pneu?

Você pode calibrar em casa com um compressor ou nos postos de gasolina, com o calibrador automático. Basta definir a pressão recomendada (em PSI), encaixar o bico do aparelho na válvula do pneu e aguardar o sinal sonoro indicando que a calibragem foi concluída. 
O ideal é calibrar os pneus quando estiverem frios, ou seja, antes de rodar.

O que significa 35 PSI no pneu?

35 PSI indica a pressão recomendada em libras por polegada quadrada. Essa medida mostra o quanto de ar deve ter no pneu. Se no manual ou na etiqueta do carro estiver escrito 35 PSI, é isso que você deve usar no calibrador para garantir a pressão correta.

Pode calibrar pneu todo dia?

Pode, mas não é necessário. O ideal é fazer a calibragem uma vez por semana, ou a cada 15 dias se o carro for pouco usado. Calibrar todo dia não prejudica o pneu, mas também não traz grandes benefícios se ele já estiver com a pressão correta. Na verdade, acaba não fazendo sentido porque nada vai mudar.

Como converter PSI em libras?

Na prática, PSI e libras significam a mesma coisa na hora de calibrar o pneu. PSI (pound-force per square inch) já é medida em libras por polegada quadrada, usada nos calibradores. Ou seja: se o manual recomenda 30 PSI, isso quer dizer 30 libras.

Como saber se precisa calibrar o pneu?

Alguns sinais são bem claros:
O carro está “puxando” para um dos lados;
Você sente o volante mais pesado ou o carro mais instável;
Os pneus parecem visualmente mais murchos;
Acendeu o alerta nas luzes do painel (em carros com sensor de pressão).
Mas o melhor mesmo é não esperar os sintomas: calibre regularmente e evite surpresas.

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Callebe Mendes

Sou Callebe Mendes, CEO da Zapay, Forbes Under 30, empreendedor, palestrante e mentor. Possuo graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília e sinto que tenho um débito com a UnB, porque foi ela que me propiciou chegar até aqui - foi durante a minha graduação que a Zapay nasceu. Quando fundei a Zapay, tinha em mente que o principal valor dela deveria estar em concordância com meu principal objetivo de vida: impactar positivamente a vida das pessoas. Assim, desde 2017, a Zapay traz ótimas soluções para economizar tempo e dinheiro dos proprietários de veículos no Brasil. Pensou em pagamento de IPVA, multas e licenciamento? A Zapay está aqui para te ajudar. Com uma trajetória marcada por resiliência e criatividade, ajudei a Zapay a estabelecer conexões e relacionamentos fundamentais para o crescimento da empresa: somos credenciados na Secretaria Nacional do Trânsito, no Ministério dos Transportes e somos a única empresa credenciada em todos os 27 DETRANs do Brasil, tudo isso para garantir que os nossos serviços sejam totalmente confiáveis e seguros. Não bastasse virar referência no pagamento das taxas veiculares, fomos além: hoje, no App Zapay, você também consegue adquirir a Tag Veicular Sem Parar com condições exclusivas, contratar os melhores planos de assistência veicular, emitir CRLV digital, ativar alerta de multas… são tantas facilidades na palma da mão, que a Zapay virou a melhor amiga do motorista brasileiro. Após tantos anos vivendo e respirando o universo dos veículos no Brasil, adquiri uma vasta experiência no setor, e pense num cara apaixonado por tudo isso? Esse cara sou eu! Meu espírito empreendedor sempre andou de mãos dadas com a inovação e com a constante busca por conhecimento, por isso, faço questão de compartilhar toda a minha vivência e a minha experiência com vocês. Aqui, no Blog Zapay, eu trago as melhores dicas sobre diversos assuntos relacionados ao universo automotivo - é uma das formas que encontrei de retribuir o tanto que tenho aprendido com a Zapay. Se meus conteúdos verdadeiramente te ajudarem, é sinal que estou no caminho certo. Espero que curta me acompanhar por aqui, confira também o meu LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/callebe-mendes

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