Categories:

Categoria B pode dirigir van?

Será que o condutor com a carteira de habilitação na categoria B pode dirigir van? Para essa e outras perguntas você encontra as respostas neste conteúdo especial feito pela Zapay, para que você possa ficar por dentro de todas as possibilidades que tem um motorista categoria B.

Conheça detalhes sobre a CNH categoria B, quais veículos você poderá conduzir, se esta carteira de habilitação permite a condução de Kombi de nove (9) lugares ou ainda de minivans. 

Coloque seu cinto de segurança e embarque nessa com a Zapay!

Qual tipo de veículo pode dirigir com a carteira B? 

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria B, é a mais popular entre os condutores brasileiros. E o motivo é bastante simples: esta carteira permite que uma grande gama de veículos de passeio ou para uso familiar possam estar à disposição do motorista.

Os condutores que conquistarem a categoria B estão aptos a dirigir automóveis, caminhonetes, camionetas e utilitários em vias públicas. São veículos que podem atender às necessidades e expectativas do dia a dia de muitos indivíduos e suas respectivas famílias – seja para rotinas dos centros urbanos ou do meio rural.

Essa variedade de atuação dos veículos da categoria B é um ótimo ponto para atender às diversas realidades que os brasileiros possuem. Imagine que um pequeno agricultor pode utilizar um veículo desta categoria para transportar suas mercadorias, maquinário ou ainda utilizar uma caminhonete para deslocar sua família.

Da mesma maneira, um motorista em centro urbano pode utilizar seu veículo familiar para realizar serviços de logística ou mesmo transportar objetos devido a variadas demandas entre a vida pessoal e profissional.  

Ou seja, a CNH B oferece muita praticidade e versatilidade quando o assunto é atendimento às diferentes expectativas dos motoristas – por isso ela é tão procurada nos Centros de Formação de Condutores (CFC).

Dica da Zapay: quer ficar ainda mais por dentro sobre como funciona a CNH B? Então, confira este artigo especial que preparamos sobre o tema.

E quais são as outras categorias disponíveis para conduzir veículo automotores?

Agora que você já sabe quais são os automóveis que podem ser dirigidos por motoristas que conquistarem a CNH na categoria B, veja quais são as outras modalidades e seus respectivos veículos.

  1. Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) – esta categoria torna o motorista apto a dirigir veículos de duas (2) rodas com até 50 cm³ de cilindrada. Vale dizer que estes referidos veículos não são capazes de ultrapassar 50 km/h.
  2. Carteira Nacional de Habilitação categoria A – com a CNH A, o motorista poderá conduzir veículos que tenham duas (2) ou três (3) rodas, com ou sem carro lateral, e com mais de 50 cm³ de cilindrada. Além disso, o condutor pode dirigir os ciclomotores descritos na categoria ACC.
  3. Carteira Nacional de Habilitação categoria B – vale reforçar que os veículos da CNH B correspondem a automóveis de passeio, quadriciclos e motorhomes – automóveis de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total e capacidade para até oito (8) passageiros, além do motorista.
  4. Carteira Nacional de Habilitação categoria C – a CNH C possibilita que o condutor dirija todos os veículos da categoria B, além de caminhões, tratores e máquinas de movimentação de carga e agrícola. Tratam-se de veículos de carga, não articulados e cujo peso é de mais de 3,5 toneladas de peso bruto total.
  5. Carteira Nacional de Habilitação categoria D – se você planeja dirigir ônibus, micro-ônibus e van de passageiros, então a categoria D é a melhor opção. Esta CNH possibilita a condução de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito (8) lugares (sem contar o assento do motorista). Todos os veículos das categorias B e C estão disponíveis para a CNH D.
  6. Carteira Nacional de Habilitação categoria E – a CNH E permite que o condutor dirija automóvel tracionando trailer, caminhão tracionando duas carretas (treminhão), ônibus articulado (sanfonado ou minhocão), além dos veículos das categorias B, C e D. A categoria E permite veículos cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 quilos ou mais de peso bruto total – ou que a lotação exceda a oito (8) lugares. 

Para saber mais sobre as peculiaridades de todos os tipos de CNH, conheça nosso artigo sobre o tema.

Afinal, categoria B pode dirigir van? 

Resposta direta e reta: depende, o condutor da categoria B só poderá dirigir uma van (conhecida como minivan) se essa for de 8 lugares mais o motorista e se esta não passar de 3,5 toneladas. 

Para conduzir veículos mais pesados ou com mais de 8 passageiros, o motorista deve ter a CNH D, que é designada para aqueles que desejam trabalhar com ônibus, micro-ônibus e vans de passageiros. Há uma formação específica para a condução destes veículos automotores, mais complexo do que a carteira de motorista categoria B.

Vale dizer que os motoristas que conquistarem a categoria D, estarão aptos também a dirigir os veículos designados para as categorias B e C.

Aprenda como renovar a CNH 2023.

Qual a categoria para dirigir Kombi de 9 lugares? 

A categoria designada para dirigir uma Kombi de nove (9) lugares é a D, que permite a condução de ônibus, micro-ônibus e vans de passageiros. Quando falamos nove (9) lugares, estamos considerando os oito (8) lugares para os passageiros e o assento destinado ao motorista.

Já para veículos acima de oito (8) lugares para passageiros dizem respeito à categoria E de carteira de habilitação. A CNH E permite que o motorista conduza automóvel tracionando trailer, caminhão tracionando duas carretas (treminhão), ônibus articulado (sanfonado ou minhocão), além dos veículos das categorias B, C e D.

É a categoria E que permite que o motorista dirija veículo cuja lotação excede a oito (8) lugares.

Qual categoria pode dirigir minivan?

Você sabe o que é uma minivan, amigo motorista? Este veículo é também conhecido como monovolume e é bastante parecido com uma van. Mas qual é a diferença, então?! Ele foi desenhado para o uso particular, de modo a oferecer entre quatro (4) e nove (9) lugares.

Para veículos que conduzem até oito (8) passageiros, o motorista deve ter a CNH B. Já para conduzir os carros que transportam mais do que oito (8) passageiros, é necessário ter a CNH D. 

Saiba quanto tempo leva para que o condutor possa tirar a habilitação na categoria B

É importante que o aspirante a condutor tenha em mente que o processo de formação prática e teórica para condutores precisa de um tempo de investimento. Afinal, há uma série de aplicações que dizem respeito ao bem-estar do próprio motorista, seus passageiros e da sociedade, por um todo.

De modo geral, leva-se cerca de noventa (90) dias para a emissão da CNH B. Com a data a contar a partir do início do processo, todo aspirante a motorista tem até doze (12) meses para concluir o processo. E não precisa ter medo de reprovar: caso você precise de novas chances para a aprovação de qualquer uma das etapas, é possível repeti-las – porém, é necessário pagar uma taxa.

Vale lembrar que após a aprovação no processo de habilitação, o condutor terá a Permissão para Dirigir (PPD). Após um ano, ele poderá solicitar a CNH definitiva. 

Lembre-se: é fundamental que o aspirante a motorista procure um centro condutor de sua confiança (CFC) para realizar a formação, bem como o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de sua localidade. 

Confira cada uma das etapas necessárias para a formação do condutor rumo à conquista da CNH:

  1. Escolha uma autoescola (Centro de Formação de Condutores) de confiança. Afinal, ela é de suma importância para a qualidade de sua educação e formação no trânsito. Em um processo burocrático e que envolve documentação, é importante confiar em quem tem um trabalho sério e credenciado pelo DETRAN – ao escolher a autoescola, verifique se ela consta no site do Departamento Estadual de Trânsito de sua localidade e também os níveis de aprovação.
  2. Faça os exames médicos e psicotécnicos. Tais avaliações são obrigatórias e fazem parte já da primeira etapa da formação. São simples, duram cerca de uma hora e tem como objetivo avaliar suas condições físicas e mentais para conduzir um veículo automotor em vias públicas.
  3. Faça o curso teórico do Centro de Formação de Condutores. É nele que você aprenderá sobre legislação, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania, além de noções de mecânica básica. São cerca de 45 horas/aula.
  4. Realize a prova teórica. Afinal, é o melhor jeito para o DETRAN saber o quanto você absorveu das aulas. O agendamento é feito on-line e tanto o DETRAN quanto o CFC podem lhe auxiliar para esta inscrição.
  5. Faça as aulas práticas. São 25 horas/aula, sendo cinco delas noturnas, onde você aprenderá sobre direção defensiva, na prática – um jeito seguro e respeitoso de conduzir veículos em vias públicas.
  6. Realize o exame prático de direção veicular. Neste momento, você fará manobras essenciais para a rotina no trânsito, no dia e na hora marcados pelo CFC. O segredo é procurar manter a calma e colocar em práticas todos os aprendizados das aulas.

    Clique e saiba como mudar a categoria da CNH.

Curtiu o conteúdo e quer ficar sempre atualizado? Acompanhe nosso blog e as redes sociais:

3 comentários: “Categoria B pode dirigir van?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *