stf-licenciamento
Categories:

STF declara inconstitucionais leis estaduais do Rio que flexibilizavam o licenciamento de veículos

O STF (Supremo Tribunal Federal) considerou inconstitucionais duas leis estaduais do Rio de Janeiro que permitiam o licenciamento veicular mesmo que o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e as multas RJ não estivessem regularizados, além de eliminar a obrigatoriedade da vistoria veicular. 

A Lei 8.269, de 2018, permitia a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) somente com o pagamento anual da taxa de licenciamento, que equivale a R$ 183,24.

O licenciamento anual de veículos é um procedimento obrigatório para todos os proprietários de veículos automotores no Brasil. Esse processo envolve a regularização de diversos requisitos, como o pagamento do IPVA, multas e a realização da vistoria veicular. Essas medidas têm como objetivo garantir a segurança nas vias, bem como a arrecadação de impostos essenciais.

A Suprema Corte considerou que essas leis violavam a Constituição Federal, pois feriam os princípios da isonomia tributária. O entendimento é de que, ao permitir o licenciamento sem a regularização dos débitos e a vistoria, haveria um tratamento desigual entre os contribuintes.

É importante ressaltar que, mesmo com a decisão do STF declarando a inconstitucionalidade dessas leis, ainda cabe recurso por parte do estado do Rio de Janeiro. 

Precisa parcelar seus débitos veiculares? A Zapay é uma mão na roda! Aqui você consegue parcelar tudo em até 12x. 

Venha conhecer nosso aplicativo!

Com o app da Zapay você vai:

Consultar seu IPVA, licenciamento e Multas;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Ser avisado quando precisar renovar seus documentos.

APP Zapay
Avatar image of Alessandra Comitre
Written by

Alessandra Comitre

Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.