Transitar em marcha ré pode parecer algo simples do dia a dia, mas é uma manobra que exige atenção redobrada.
Quando feita de forma incorreta ou em locais inadequados, pode causar acidentes graves e resultar em multas pesadas.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em marcha ré fora das situações permitidas configura uma infração grave.
E mais: essa atitude pode colocar vidas em risco, especialmente em áreas com circulação de pedestres, ciclistas ou animais.
Neste conteúdo, você vai aprender:
- Se transitar em marcha ré é uma infração de trânsito
- Qual é a multa por transitar em marcha ré
- Exemplos práticos de quando essa infração acontece
- Quando é permitido transitar em marcha ré
- Dicas para usar a marcha ré com segurança
- Onde é proibido dar ré no carro
- A importância da direção defensiva
Vamos entender como usar a marcha ré sem riscos e dentro da lei? Vem com a Zapay!
Transitar em marcha ré é uma infração?
Transitar em marcha ré é considerado uma infração grave, conforme o artigo 194 do CTB. Essa manobra só é permitida em pequenas distâncias e desde que não ofereça riscos à segurança.
Penalidades:
- Multa de R$ 195,23
- Adição de 5 pontos na CNH
Multa por transitar em marcha ré
De acordo com o artigo 194 do CTB, a multa por transitar em marcha ré é aplicada quando a manobra não se limita a pequenas correções ou coloca a segurança no trânsito em risco.
Multa por transitar em marcha ré:
- Infração grave
- Multa de R$ 195,23
- 5 pontos na carteira

O que caracteriza a multa por transitar em marcha ré?
O art 194 CTB pode ser caracterizado por algumas situações.
Veja dois exemplos comuns que configuram infração:
- Caso 1: João perde a entrada de um estacionamento e decide dar marcha à ré por 50 metros em uma via movimentada. Resultado: mesmo sendo uma distância pequena, continua sendo uma infração grave.
- Caso 2: Maria encontra a saída do shopping bloqueada e resolve voltar de ré pela rampa de saída, ao invés de fazer o retorno para sair de frente corretamente. Resultado: também é uma infração grave.
Não vacile: transitar em marcha ré é perigoso!
Transitar em marcha ré é abre oportunidade para que acidentes de trânsito aconteçam. Ao executar a manobra de marcha ré considere que:
- O risco de acidentes aumenta consideravelmente.
- Há menor visibilidade do que se encontra atrás do seu carro.
- Existem diversos pontos cegos no veículo.
- Ao dirigir acionando a marcha ré no carro, lembre-se de que que o desafio é maior, pois se inverte em relação ao que estamos acostumados ao dirigir para frente.
- A tecnologia ajuda, mas não conte apenas com ela: o sensor de ré não garante que acidentes não acontecerão!
Quando é permitido transitar em marcha ré?
A marcha ré só pode ser usada em:
- Estacionamentos
- Balizas
- Pequenas manobras de correção
⚠️ Importante: a manobra deve ser curta, segura e sem oferecer risco a pedestres ou outros veículos.

Quando a marcha ré não deve ser executada?
É proibido transitar em marcha ré nas seguintes situações:
- Pistas com tráfego intenso
- Locais com baixa visibilidade
- Áreas escolares ou com muitos pedestres
- Esquinas, curvas, viadutos, túneis e aclives/declives
- Cruzando faixas de pedestres ou pistas

Cuidados ao transitar em marcha ré
Antes de transitar em marcha ré, fique atento a estes pontos:
- Use sempre retrovisores, câmeras e sensores
- Verifique se há pedestres, ciclistas ou obstáculos
- Execute o movimento devagar e em distâncias curtas
- Não dê ré em vias movimentadas ou por longos trechos
- Sinalize suas intenções com antecedência
Ser cauteloso no trânsito é garantir o zelo pela vida de todos. Ou seja, muito cuidado sempre que realizar a manobra de marcha ré.
Bônus: a importância da direção defensiva
A direção defensiva é essencial ao usar a marcha ré. Afinal, essa é uma das manobras com maior risco de causar colisões e atropelamentos.
Aplicar os princípios da direção defensiva ajuda você a:
- Antecipar perigos
- Reduzir o risco de acidentes
- Proteger sua vida e a dos outros
- Cumprir a legislação de trânsito
Nunca se esqueça: a marcha ré deve ser usada com muita cautela, apenas em manobras curtas e seguras.
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Conclusão
Agora que você entendeu tudo sobre transitar em marcha ré, ficou claro que essa manobra exige atenção total. Ela só é permitida em pequenas manobras e, se feita de forma errada, resulta em infração grave.
Relembrando os principais pontos:
- Transitar em marcha ré só é permitido para manobras rápidas
- A multa é de R$ 195,23, com 5 pontos na CNH
- Evite dar ré em vias movimentadas ou locais de risco
- Pratique direção defensiva para maior segurança
Ficar por dentro das regras sobre transitar em marcha ré é fundamental para evitar multas e preservar a segurança de todos no trânsito.
Perguntas frequentes sobre transitar em marcha ré e Multas
Respondemos as principais dúvidas sobre transitar em marcha ré. Confira respostas rápidas e práticas!
Você pode usar a marcha ré apenas em manobras curtas e seguras, como:
– Estacionar o carro
– Sair de uma vaga
– Realizar balizas ou correções rápidas
O uso da marcha ré deve ser sempre cauteloso, sem colocar a segurança de outros motoristas ou pedestres em risco.
A multa por transitar em marcha ré é considerada uma infração grave, segundo o artigo 194 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As penalidades são:
Multa no valor de R$ 195,23
5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
A legislação de trânsito não define uma distância exata para transitar em marcha ré, mas a recomendação é clara: a manobra deve ser feita em distâncias curtas, apenas quando realmente necessário e de forma segura.
Não. Dar ré na esquina é proibido e extremamente perigoso. A visibilidade é reduzida nessas áreas e o risco de colisão ou atropelamento é alto. Essa prática configura infração de trânsito.
Sim. Na maioria dos casos, quem bate de ré é considerado culpado, pois essa é uma manobra atípica e de maior risco no trânsito. O motorista tem responsabilidade total de garantir a segurança ao fazer esse movimento.
Não há uma velocidade máxima específica para a marcha ré no Código de Trânsito. Porém, a recomendação é que a manobra seja feita em velocidade muito baixa, com atenção total ao ambiente.