Saiba como recorrer de multa no DETRAN-RJ e ter sucesso!
Recebeu uma multa de trânsito e acredita que ela foi aplicada de forma injusta? No DETRAN-RJ, você tem o direito de recorrer, e o processo é dividido em etapas que garantem ao motorista três chances de contestar a autuação.
Desde a defesa prévia até os recursos em primeira e segunda instância, cada etapa tem regras, prazos e procedimentos específicos que precisam ser seguidos para recorrer de multa no DETRAN-RJ E aumentar as chances de sucesso.
Neste conteúdo, vamos explicar como funciona o processo de como recorrer de multa no DETRAN-RJ, os documentos necessários, como proceder em cada etapa e ainda trazer dicas práticas para preparar uma boa defesa!
O que você vai aprender aqui:
- O que é a defesa prévia e como apresentar no DETRAN-RJ.
- Como funciona o recurso em primeira instância (JARI).
- Quando recorrer em segunda instância (CETRAN).
- Quais são os prazos e documentos exigidos em cada etapa.
- Dicas essenciais para aumentar suas chances de sucesso ao recorrer da multa.
Se você buscava entender como recorrer de multa no DETRAN-RJ, encontrou o lugar certo! 🤝
É possível recorrer de multa no DETRAN RJ?
Sim, é possível recorrer da multa do DETRAN RJ. O condutor deve se atentar ao prazo que consta na Notificação de Autuação, observando também se há algum erro na notificação, por exemplo.
Para recorrer da multa no RJ, o condutor tem três oportunidades:
- Defesa Prévia
- Recurso em Primeira Instância
- Recurso em Segunda Instância
Entenda a diferença entre defesa prévia e recurso de multa RJ
A defesa prévia e os recursos em primeira e segunda instância são etapas diferentes do processo para recorrer de uma infração no Rio de Janeiro. Na prática, se a defesa prévia der certo, você já vai resolver a sua vida e não precisará se preocupar com isso de recursos em 1ª ou 2ª instância.
Diferença entre Defesa Prévia e os recursos em primeira e segunda instância no RJ:
- Defesa Prévia: é feita após o recebimento da Notificação de Autuação, sendo a primeira oportunidade para contestar uma multa de trânsito (antes que ela seja confirmada). Na defesa prévia, é possível questionar a validade da infração com base em erros formais ou irregularidades no auto de infração!
- Recurso de multa: caso a defesa prévia seja indeferida (não dê certo), é possível entrar com um recurso de multa. O recurso é dividido em duas etapas: o recurso em Primeira instância (apresentado à JARI – Junta Administrativa de Recursos de Infrações) e recurso em Segunda Instância (apresentado ao CETRAN – Conselho Estadual de Trânsito, caso o recurso em Primeira Instância não dê certo).
Consulte sua placa grátis
Como recorrer de multa no DETRAN RJ: confira passo a passo
Para recorrer da multa DETRAN RJ, você deve:
- Aguardar o recebimento da Notificação de Autuação no seu endereço (cadastrado no DETRAN RJ).
- Apresentar a Defesa Prévia até 30 dias depois de ser notificado sobre a autuação. A defesa pode ser apresentada via site do DETRAN RJ ou via correios.
- Caso a Defesa prévia não seja aceita, o condutor deve entrar com o recurso em Primeira Instância, que deve ser apresentado à JARI.
- Se a Primeira Instância não der certo, a última alternativa é o recurso em Segunda Instância, a ser apresentado ao CETRAN.
Abaixo, saiba mais detalhes sobre como proceder em cada uma das etapas para recorrer da multa no DETRAN-RJ.
Além disso, veja dicas práticas do que fazer (e do que não fazer!).
Como fazer a Defesa da Atuação no DETRAN RJ (defesa prévia)
A Defesa Prévia, também conhecida como Defesa de Autuação, é o primeiro passo no processo para recorrer da multa do DETRAN RJ.
A defesa prévia serve para analisar possíveis falhas no processo de notificação, como:
- Placa ou dados do veículo incorretos.
- Inconsistências no local ou horário da infração.
- Ausência de provas que justifiquem a autuação.
Se esses erros forem comprovados, com a defesa prévia no DETRAN-RJ, a multa pode ser cancelada antes mesmo de virar “oficialmente” uma multa!
Entenda a diferença entre notificação e multa.
Como fazer a defesa prévia no DETRAN-RJ
- Receba a notificação de autuação: ela apresenta a infração, prazos e instruções para a defesa.
- Analise as informações: confira todos os detalhes do documento para identificar possíveis erros (que possam embasar a defesa).
- Reúna os documentos necessários: cópia da notificação de autenticação, documento de identidade e CNH, CRLV do veículo e provas que sustentam a defesa (fotos, vídeos, testemunhas ou documentos).
- Preencha o formulário de defesa prévia: você pode obtê-lo no site do DETRAN RJ ou diretamente em unidade de atendimento presencial.
- Envie a defesa prévia: ela pode ser entregue presencialmente no DETRAN RJ ou enviada via correios aos canais indicados na notificação.
Links úteis: informações sobre recurso de multa no site do DETRAN-RJ e formulário para abertura de defesa prévia.
O que a defesa prévia deve conter?
Confira o que a defesa prévia deve conter:
- Identificação completa do motorista e do veículo: Nome, CPF e endereço do proprietário do veículo. Placa e Renavam do veículo.
- Informações de autenticação: Número do auto de infração. Dados, hora e local onde a infração foi registrada.
- Relato dos fatos: Um texto claro e objetivo explicar o motivo pelo qual a autuação deve ser revista.
- Fundamentação legal: Referências a artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ou normas que sustentam sua argumentação.
Dicas para fazer o seu requerimento de defesa prévia RJ
Dicas para ter sucesso ao recorrer da multa do DETRAN RJ, usando a Defesa Prévia:
- Leia atentamente a Notificação de Autuação – assim você pode identificar o prazo e a infração cometida. Além disso, a defesa deve ser apresentada antes do vencimento, obrigatoriamente..
- Ao construir a defesa, detalhe os fatos e explique o motivo pelo qual a infração não procede, baseando-se no factual, em provas e na legislação brasileira de trânsito. Fundamente sua defesa com artigos do Código de Trânsito Brasileiro ou em normas relacionadas.
- Seja objetivo, evite textos longos ou prolixos e priorize clareza.
- Inclua provas, como fotos, vídeos, testemunhos ou documentos, pois eles podem ser decisivos em sua argumentação
- Monitore o andamento do seu processo, para evitar perda de prazos.
Como recorrer de multa no DETRAN RJ se a defesa prévia não der certo
Se a Defesa Prévia não der certo (for indeferida), mas ainda assim você quiser continuar contestando, você pode ainda recorrer à multa DETRAN RJ com os recursos em Primeira e em Segunda Instância!
Confira como acontecem os recursos:
- Depois que o condutor recebe a notificação de penalidade, ele pode recorrer à JARI para apresentar nova argumentação – até a data de vencimento do pagamento da multa (que consta na notificação).
- O prazo deve ser respeitado tanto na Primeira quanto na Segunda Instâncias – e nas duas situações é recomendável que um advogado especializado em trânsito seja contratado para lhe ajudar a construir a defesa. Isso aumenta as suas chances de ter a argumentação aceita pela JARI ou pelo CETRAN.
- Caso o recurso de multa DETRAN RJ em Primeira Instância não seja aceito pelo JARI, o motorista tem ainda 30 dias para apelar ao CETRAN – apresentando, assim, o recurso em Segunda Instância.
- Se nesta última chance a argumentação não for aceita, aí o condutor terá que arcar com a multa, a adição de pontos na CNH e demais punições.
O que o recurso de multa RJ deve conter?
O recurso de multa DETRAN RJ deve ser redigido de forma objetiva e clara, com base em fatos, provas e documentos que tornem a argumentação ainda mais forte, condutor. Estar atento aos detalhes é fundamental para garantir mais sucesso na avaliação da defesa.
Além disso, o motorista deve apresentar a seguinte documentação:
- Cópia da Notificação de Autuação, notificação da penalidade quando for o caso ou auto de infração ou documento que conste placa e o número do auto de infração de trânsito.
- Cópia da CNH ou outro documento de identificação que comprove a assinatura do requerente e, quando Pessoa Jurídica, documento comprovando a representação.
- Cópia do CRLV (ou CRLV digital).
- Procuração, quando for o caso.
- Apresentar requerimento de recurso com exposição de fatos e documentos que comprovem as alegações, escrito de forma legível, no prazo estabelecido, contendo a informação do endereço completo com CEP, nome, telefone, CPF, placa do veículo, data e assinatura do requerente ou seu representante legal.
- O formulário de requerimento de recurso deve conter apenas um auto de infração como objeto. Em caso de mais de uma infração, deve ser aberto um processo para cada uma.
Dicas para fazer o seu requerimento de recurso de multa no RJ
Para recorrer da multa DETRAN RJ com uma argumentação poderosa, há alguns caminhos que o condutor pode seguir – e outros que ele não deve nem considerar na hora de fazer a defesa. Confira quais são as dicas quentes e o que não deve ser feito no requerimento de recurso de multa DETRAN RJ.
O que fazer no requerimento de recurso de multa no RJ:
- Você pode usar as alegações da Defesa Prévia no recurso apresentado à JARI, com argumentos a mais, como a violação ao princípio da motivação, para tornar a defesa mais forte.
- No recurso em Segunda Instância, tenha em mãos as razões do indeferimento da defesa apresentada à JARI e combata os pontos apresentados.
- Verifique o artigo 280, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e o artigo 3º da Resolução 918, do CONTRAN. Verifique ainda se há resoluções específicas, como é o caso do excesso de velocidade.
- Atente-se aos prazos administrativos. E documento tudo o que for possível.
O que não fazer no requerimento de recurso de multa no RJ:
- Não desrespeite o órgão de trânsito que fez o auto de infração, nem o que está julgando o caso.
- Não inclua informações irrelevantes e nem argumentos genéricos.
- Não deixe de apresentar provas e não falsifique documentos.
- Não se deixe levar pela emoção, condutor. A argumentação deve ser racional.
E aí, entendeu como recorrer de multa no DETRAN RJ?
Recorrer de uma multa no DETRAN-RJ é um direito garantido a todos os motoristas e, com as informações certas, você pode aumentar significativamente suas chances de sucesso.
Neste conteúdo, mostramos como funciona cada etapa do processo para recorrer da multa no DETRAN-RJ, desde a defesa prévia até os recursos em primeira e seggunda instância.
Lembre-se dos prazos, procedimentos e da importância de apresentar argumentos bem fundamentados no seu recurso de multa.
Agora que você já sabe tudo sobre como requerer multa no DETRAN-RJ, lembre-se de sempre verificar as informações da notificação e, se necessário, buscar apoio especializado.
Para ter sempre a certeza de que o seu veículo está em dia, baixe o App Zapay – o melhor amigo do motorista brasileiro quando o assunto são débitos veiculares (multas, licenciamento, IPVA etc).
Quem leu sobre como recorrer de multa no DETRAN-RJ, também acessou: