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Todo condutor tem responsabilidades no trânsito, sendo a principal delas a preservação de vidas através do respeito à legislação e da direção defensiva. Porém, acidentes podem acontecer, por razões variadas – e quando há dano na estrutura ou na lataria, o serviço de funilaria e pintura deve ser acionado.
Neste artigo, a Zapay lhe explica o que são funilaria e pintura automotiva, a média de custos do serviço, o que seria o Martelinho de Ouro, dentre outras dicas. Confira!
O que é uma funilaria e pintura?
O serviço de funilaria em um veículo vai muito além da estética, ele é importante também para propiciar conforto ao motorista e seus passageiros, bem como valorizar o veículo. Manter a boa aparência e a conservação das partes físicas do veículo são de suma relevância, afinal, é o cuidado com um bem tão valioso – é por isso que o serviço de funilaria e de pintura são essenciais.
Mas o que faz a funilaria? Trata-se de um serviço cujo objetivo é recuperar e/ou substituir algumas partes do seu veículo (de qualquer uma das categorias automotivas disponíveis), que foram danificadas por alguma razão (como um acidente, uma batida ou o desgaste com o tempo).
A pintura automotiva, por sua vez, é uma técnica que aplica proteção à carroceria, como tintas específicas para áreas internas e externas do veículo, anticorrosivos, entre outros produtos, com o intuito de corrigir danos na lataria do veículo, valorizando a pintura e a estética do carro ou da moto.
Um bom serviço de funilaria e de pintura pode valorizar muito a aparência de partes como: assoalhos, laterais, teto, latarias amassadas, entre outros. Tais itens podem ser trocados ou ainda rejuvenescidos com os serviços de funilaria e pintura.
Tanto o serviço de funilaria quanto a pintura são altamente indicados para o reparo de danos estéticos no automóvel, seja para a restauração completa da peça ou ainda para a substituição da peça atingida – a depender sempre da profundidade da avaria.
Dica da Zapay: já ouviu falar em pintura RGB? Confira neste artigo que preparamos para você.
Quem mexe com funilaria?
Quando o veículo sofre qualquer dano em sua lataria ou pintura, é importante que o proprietário tenha em mente que esta situação deve ser resolvida por um profissional capacitado. Afinal, é ele quem saberá quais são os produtos e os instrumentos corretos a serem usados para cada caso.
O barato pode sair caro, portanto, vale mais a pena consultar os serviços de oficinas especializadas do que tentar dar um “jeitinho”. Afinal, a aparência é um dos fatores que implicam diretamente no valor do veículo no mercado.
Diante do contexto exposto, cabe ao funileiro automotivo realizar os reparos necessários na carroceria do automóvel, para a recuperação de peças danificadas ou, em situações mais graves, substituição da peça para que o veículo fique perfeito novamente.
Uma curiosidade: o funileiro pode ser também conhecido como chapeiro ou lanterneiro, dependendo da região onde mora o amigo condutor. Mas há um motivo para isso: antigamente, o serviço de moldagem de chapas metálicas era mais voltado para atender lanternas e funis utilizados em alambiques – por isso a origem dos nomes.
O funileiro automotivo trabalha com uma série de técnicas que demandam a execução feita com precisão. Além disso, cabe a este profissional conhecer intimamente os materiais utilizados nos processos – afinal, cada peça demanda uma técnica específica.
Desse modo, profissionais capacitados e atualizados são essenciais para atender às demandas do mercado automotivo, sempre repletas de inovações tecnológicas.
Além dos reparos automotivos, o funileiro tem como responsabilidade:
- a) Diagnosticar os danos que o automóvel sofreu e, consequentemente, determinar os reparos necessários. Assim, cabe ao funileiro profissional indicar se o ideal é o reparo ou a substituição das peças.
- b) Desamassar superfícies.
- c) Fazer acabamentos em superfícies.
- d) Soldar peças metálicas.
- e) Montar e desmontar carrocerias.
- f) Montar e desmontar tapeçarias.
Mais uma vez, vale a pena destacar que o serviço de pintura é diferente do serviço de funilaria – embora eles possam ser complementares, afinal, ambos são essenciais para o bom acabamento de um automóvel.
Quanto custa um serviço de funilaria e pintura?
Se seu veículo sofreu algum acidente ou batida e você tiver que arcar com os custos de uma nova pintura para a porta, uma dica importante é: tenha sempre uma reserva de emergência para potenciais surpresas no que diz respeito ao reparo do veículo. Caso você tenha contratado um seguro para o carro, vale a pena consultar a cobertura para este tipo de problema.
Os preços para pintura de porta de veículo podem variar bastante, dependendo da localidade que o veículo está, o tipo de veículo e o impacto do acidente e seu estrago na porta.
No geral, quanto mais experiente o profissional de pintura e funilaria, mais caro será o valor de seu serviço, pois, espera-se que a entrega seja condizente com a trajetória e a vivência do profissional. Por isso, é fundamental pesquisar os preços nas oficinas profissionais de sua região.
Geralmente, os preços para a pintura de porta de veículo custam entre R$600 e R$2.400. Para a maior parte dos carros de passeio, este valor fica entre R$800 e R$1.400, mas se seu veículo é de categorias maiores ou se ele utiliza tintas especiais, a tendência é que o valor do serviço seja mais salgado.
Levar o veículo para a pintura na concessionária costuma ser mais caro do que o serviço em mecânicos independentes. A diferença é que na concessionária a tendência é que o mecânico ou funileiro conheça melhor seu veículo.
Caso o proprietário do veículo tenha os instrumentos e alguma instrução sobre como pintar a porta do veículo, o valor dos gastos do serviço fica cerca de 40% menor, afinal, não haverá custos de mão-de-obra.
Mas lembre-se: não é recomendável que pessoas sem experiência pintem o próprio automóvel, afinal, o barato pode sair bastante caro e, em caso de serviço malfeito, o proprietário terá que contratar os serviços de um pintor automotivo profissional.
Quanto custa a pintura de um para-choque?
Além dos pontos citados no tópico anterior, como localidade, tipo de veículo e impacto provocado pelo acidente, o reparo de para-choque considera também a tonalidade e o tipo de cor na hora de precificar o serviço no veículo.
A reparação na pintura do para-choque pode custar entre R250 e R$400, em média. Vale dizer que as cores metálicas são mais caras do que as sólidas. Porém, se seu veículo tiver cor perolizada saiba que esta característica é bem mais cara do que as cores sólidas e metálicas.
Vale a pena reforçar que pesquisar os valores nas oficinas profissionais da sua cidade é uma ótima opção para encontrar o melhor custo-benefício possível. Dica: ouvir a opinião de quem já usou este tipo de serviço pode ajudar bastante na busca.
Fato é: preservar a estética e o bom estado de conservação do seu automóvel é fundamental para que ele continue valorizado no mercado e, sobretudo, para a segurança e o conforto do motorista e dos passageiros.
Hoje, o serviço de pintura de para-choque demanda pouco tempo, sendo no geral necessário lixar e pintar (ou retocar) a peça ou a área atingida.
Conheça as pinturas para veículos:
- Pintura para cores sólidas: é a opção mais comum e barata, já que usa somente pigmento de cores, sendo também conhecida como pintura lisa. É oferecida nas cores preto, branco e vermelho. Neste processo, é utilizado laca ou esmalte para a camada de cor.
- Pintura para cores metálicas: neste processo, a tinta recebe a carga de efeito, que é formada por laca acrílica e flocos de alumínio. Esta pintura reflete com mais precisão a luz, por isso que a superfície do veículo fica com aspecto mais brilhante.
- Pintura perolizada: é a opção mais cara, já que é aplicado pó de pérola e partículas de mica (pigmento de origem mineral). Com esta pintura, as cores ficam mais intensas e quem observa o veículo pode notar o efeito típico de mudança de cor, dependendo do ângulo de visão.
Qual a diferença entre funilaria e martelinho de ouro?
Você já aprendeu neste artigo que a funilaria e a pintura são importantes para o conserto de danos no veículo causados por acidentes e batidas, sobretudo. Quando o problema está na parte estrutural do automóvel, os serviços de funilaria e pintura são essenciais.
Mas qual é o caminho quando se trata de batidas mais leves e que não tenham afetado funilaria nem pintura? É nesta situação que o Martelinho de Ouro entra em ação.
O Martelinho de Ouro é aplicado quando as marcas no automóvel são mais leves, por exemplo, os danos causados pela chuva de granizo ou ainda batidas de portas em estacionamentos.
Com a técnica de Martelinho de Ouro o tempo demandado é menor, ou seja, há rapidez no reparo, uma vez que não há necessidade de pintura. O Martelinho de Ouro é utilizado nas situações nas quais a tinta do veículo não é desgastada, de modo que ele elimina os amassados.
Para realizar este serviço, é necessário um profissional capacitado, que entende da técnica para um reparo local e específico. Uma boa notícia: o valor e o tempo demandado para este serviço são inferiores ao de funilaria e pintura.
O que o martelinho de ouro conserta?
O Martelinho de Ouro é aplicado em pequenos danos (amassados) no veículo, como aqueles causados por chuva de granizo, por exemplo. Outras batidas leves e que não necessitam refazer pintura e funilaria também podem ser sanadas com o Martelinho de Ouro. Fica a dica!
Quais são os serviços de funilaria?
Vale a pena destacar de novo: o serviço de funilaria automotiva diz respeito aos reparos na parte da carroceria dos veículos. Desse modo, os profissionais capacitados podem restaurar, consertar e substituir carrocerias e quadros de automóveis, além de para-brisas e vidros de janelas.
Em suma: o serviço de funilaria recupera peças danificadas e, em casos extremos, realiza a substituição destes componentes danificados.
Dica da Zapay: fique por dentro sobre a pista de rolamento.
Ana
Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.