calendário de licenciamento
Categories:

Licenciamento 2022 SC: confira os prazos de pagamento

O Licenciamento, ou Certificado de Licenciamento e Registro de Veículo (CRLV) é um documento de renovação obrigatória e anual, e através do recolhimento da taxa, o seu veículo fica liberado para rodar tranquilo pelas vias públicas brasileiras. A renovação do CRLV  atesta que seu veículo está dentro das normas ambientais e de segurança de trânsito. Além de ser uma forma de controle da frota nacional, por parte dos órgãos autuadores

O valor do licenciamento é determinado pelo Detran de cada estado, e, já que cada departamento tem autonomia de decisão sobre o licenciamento, os prazos de vencimento e o valor da taxa mudam de acordo com cada órgão. 

Quando se realiza o pagamento do licenciamento, você regulariza/obtém o seu documento válido por aquele ano. Atualmente, o licenciamento vem através do CRLV Digital, que pode ser utilizado pelo aplicativo da Carteira Digital, além da própria CNH e do IPVA.

Nesse artigo, vamos falar sobre o licenciamento 2022 de Santa Catarina. Se você ainda não regularizou o seu, fique com a gente que vamos te contar tudo o que você precisa saber para não ser pego desprevenido. 

Como fazer o licenciamento de veículos SC

O licenciamento é um documento obrigatório e de vencimento anual. Além da consulta e emissão da guia de pagamento, não há mais nada que precise ser feito para ter o documento do CRLV regulado.

Quem determina o valor da taxa, como mencionado acima, é o departamento de trânsito de cada estado, assim como também determina o prazo de vencimento.

Vencimento do licenciamento 2022 em Santa Catarina

Em alguns estados, os condutores devem acertar o licenciamento em uma data só; em outros, o vencimento é determinado pelo último número da placa do veículo.

No caso de Santa Catarina, o vencimento segue a ordem dos números de placas, e, assim como o valor, os Departamentos de Trânsito têm autonomia para determinar calendário e número de parcelas.

Seguem as datas definidas de acordo com o último algarismo da placa:

Final da placa

Vencimento

1

31/03

2

30/04

3

31/05

4

30/06

5

31/07

6

31/08

7

30/09

8

31/10

9

30/11

0

31/12

Qual é o valor do licenciamento 2022 SC

Diferente do IPVA, o licenciamento deve ser pago em uma cota única. Mas, por ser um valor generalizado para todos os condutores e não ser calculado com base em uma porcentagem do valor de aquisição do carro, pode ser considerado relativamente em conta. 

O valor do licenciamento SC 2022 é de R$142,69, e vale lembrar que, para acertar o licenciamento, você precisa quitar todos os débitos pendentes de seu veículo, como as multas de trânsito

Como consultar o licenciamento 2022 SC

A maneira mais comum de consulta de licenciamento é através do site do Detran SC. Para realizar a consulta no site do Detran, basta clicar na área de “veículos”, e inserir os dados necessários: Renavam e a placa do veículo. Uma outra forma, mais prática e que ainda te permite consultar não apenas Licenciamento, mas também outros débitos veiculares como multas de trânsito e IPVA é aqui com a gente, na Zapay. Com o número da placa, nós levantamos para você todas as informações para regularizar a situação do seu veículo

Como pagar o licenciamento 2022 SC

O licenciamento pode ser pago presencialmente ou online, se você acessar a guia de pagamento pelo site do Detran SC. Se optar por essa forma, a taxa deve ser quitada em uma lotérica ou em bancos conveniados, presencialmente ou pelo internet banking.

Agora, assim como a consulta dos débitos veiculares, o pagamento também pode ser feito pela Zapay, sem que você precise sair de casa. Nosso sistema é integrado ao Detran SC, assim como aos de outros 24 estados brasileiros. Você consulta e paga tudo junto, com um parcelamento de até 12x.

Conclusão

O ideal é que você esteja sempre atento às suas dívidas e débitos veiculares, para que evite dores de cabeça e prejuízos desnecessários. Até porque, é importante lembrar que ser parado em uma fiscalização com o licenciamento vencido é uma infração gravíssima. A multa é de R$ 293,47 e 7 pontos adicionados à CNH. 

Além disso, como penalidade, você pode ter o veículo recolhido e levado para o pátio do Detran, até que a situação seja resolvida. 

Por mais que as taxas sejam um gasto em potencial, a gente sabe que deixar acumular ou arcar com os valores de multa, apreensão e levar pontos na CNH é ainda mais custoso para você. 

Se esse conteúdo te ajudou a esclarecer dúvidas sobre o seu licenciamento em Santa Catarina, continue com a gente aqui no Blog da Zapay. Os nossos conteúdos são exclusivos, e tratam desde conceitos sobre as principais multas de trânsito, até pagamento de IPVA e dicas para economizar no combustível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *