As placas de advertência trazem importantes mensagens para que o trânsito possa fluir com mais eficiência e segurança.
Confira o que são placas de advertência e quais tipos existem, saiba em quais situações e locais é comum ter placas de advertência e veja diversos exemplos para entender na prática o que são essas sinalizações. Preparamos um conteúdo completo para você!
O que são as placas de advertência
As placas de advertência são alertas para condições consideradas potencialmente perigosas, como obstáculos ou restrições que possam existir na pista ou no seu entorno. Placas de advertência podem indicar situações de cuidado e perigo.
Engana-se quem pensa que uma placa de advertência é implementada ao acaso: para a instalação de cada uma das placas de advertência são necessários estudos de engenharia, estatísticas de acidentes e um tanto mais de dados e coisas importantes.
Desse modo, a placa de advertência é instalada em locais estratégicos: por exemplo, em uma curva muito perigosa, é comum haver antes uma placa de advertência pois já se sabe que alí o risco de acidentes é maior.
A ideia é que a sinalização seja a mais eficaz possível.
Existem dois tipos de placas de advertência
As placas de advertência podem ser divididas em dois diferentes tipos, são eles:
- Sinais de advertência.
- Sinalização especial de advertência.
Sendo que além dos dois diferentes tipos de placas de advertência, existem também as informações complementares aos sinais de advertência.
Saiba mais detalhes sobre cada um nos tópicos a seguir.
Conjunto de sinais de advertência
Os sinais de advertência são placas com objetivo alertar o usuário da via pública quanto à aproximação de trechos ou pontos críticos ou ainda de obstáculos. Existem 69 sinais de advertência!
Vamos para um exemplo para facilitar a compreensão do conjunto de sinais de advertência. Imagine que Bruno está viajando com sua família rumo à praia e trafegando por uma estrada. Ele passa por dois sinais de advertência: A-24, que indica que ele passará por obras na pista, e A-27, que indica o risco de pedras rolarem no barranco.
Como Bruno atentou-se a estes sinais, ele terá cautela e diminuirá a velocidade para não atropelar nenhum trabalhador, bem como terá atenção e cuidado no trecho onde pode haver desmoronamento ou pedras rolando na pista.
Os 69 sinais de advertência são divididos em 12 grupos
Para ficar mais fácil de compreender a variedade de sinais que existem, os 69 sinais de advertência são divididos em 12 grupos que consideram a natureza, a função, a característica e o aspecto do trânsito que advertem.
Confira os 12 grupos e exemplos dos diferentes tipos de sinais de advertência:
- Curvas Horizontais: curva acentuada à esquerda, curva acentuada à direita, curva à esquerda, curva em “S” à direita etc.
- Interseções: cruzamento de vias, bifurcação em “Y” , interseção em “T” etc.
- Controle de Tráfego: semáforo à frente e parada obrigatória à frente.
- Interferência de Transporte: bonde, ponte móvel, cruz de Santo André etc.
- Condições da Superfície da Pista: pista irregular, saliência ou lombada e depressão.
- Perfil Longitudinal: declive acentuado e aclive acentuado.
- Traçado da Pista: estreitamento de pista à esquerda, alargamento de pista à direita, ponte estreita etc.
- Obras
- Sentido de Circulação: mão dupla adiante, sentido duplo e sentido único.
- Situações de Risco Eventual: área com desmoronamento, pista escorregadia, animais etc.
- Pedestres e Ciclistas: trânsito de ciclistas, área escolar, trânsito de pedestres etc.
- Restrições de Dimensões e Peso de Veículos: altura limitada, largura limitada, comprimento limitado etc.
Consulte sua placa grátis
Sinalização especial de advertência
O segundo tipo de placas de advertência diz respeito à sinalização especial de advertência, que é usada quando não é possível o emprego dos sinais estabelecidos pelo controle de tráfego.
Tenha em mente que a sinalização especial de advertência pode ser desenvolvida a depender de cada situação específica, de modo a indicar de maneira clara o que está advertindo, por exemplo:
- PISTA EXCLUSIVA DE ÔNIBUS A 150 m
- FIM DA FAIXA EXCLUSIVA A 100 m
- PEDESTRE: BICICLETA NOS DOIS SENTIDOS
Entenda as informações complementares aos sinais de advertência
As informações complementares aos sinais de advertência são fornecidas caso haja necessidade. Elas são mensagens que complementam a informação passada pela placa de advertência, formando um só conjunto que passa uma mensagem mais clara e específica.
De modo geral, as informações complementares alertam o motorista quanto a distância, posição, extensão, direção, alternativa existente aos locais onde há restrição de tráfego ou de reforço dos sinais principais.
Como são as placas de advertência? Entenda cores e formatos!
As placas de advertência tem o formato quadrado e geralmente são inclinadas de lado, como se fosse um losango. Elas têm o fundo amarelo com letras e desenhos em cor preta.
Entenda onde as placas de advertência podem ser fixadas
E onde podemos ver as placas de advertência instaladas? Depois que os estudos de engenharia são feitos, as placas são fixadas em locais que requerem atenção dos condutores e dos pedestres.
Afinal, é fundamental que eles tenham tempo para perceber a sinalização, compreender o que diz a mensagem e, assim, reagir de maneira adequada ao que a situação pede.
Desse modo, as placas de advertência podem aparecer tanto na lateral quanto acima das vias públicas – por isso, tenha sempre atenção no trânsito e em suas comunicações, condutor.
Consulte sua placa grátis
Além das placas de advertência, existem outros tipos de placas de trânsito
Conheça quais são os outros tipos de placas de trânsito, que merecem tanta atenção quanto as placas de advertência:
- Placas de regulamentação: indicam obrigações, proibições e restrições que os motoristas devem obedecer. Têm o objetivo de informar as regras de trânsito que devem ser seguidas em determinadas áreas ou situações.
- Placas de indicação: fornecem informações úteis para a orientação dos condutores, indicando direções, destinos, distâncias e serviços. Ajudam os motoristas a se orientarem e a encontrarem seu caminho, bem como a localização de determinados serviços.
- Placas educativas: informam e conscientizam os motoristas e pedestres sobre comportamentos seguros e boas práticas no trânsito. Trazem caráter educativo e promovem a segurança.
- Placas de serviços auxiliares: indicam a presença de serviços úteis para os condutores ao longo da via, como postos de combustível, hospitais, restaurantes, hotéis, entre outros.
- Placas de atrativos turísticos: informam os motoristas sobre a presença de pontos turísticos e locais de interesse cultural, histórico ou natural. Assim, ajudam a promover o turismo e a orientar os visitantes.
E então, entendeu como funcionam as placas de advertência?
Se atentar às placas de advertência é um cuidado essencial em toda viagem de carro, motorista – seja para trechos curtos ou longos. Afinal, essa sinalização tem como objetivo chamar a sua atenção para adversidades ao longo da pista e decisões que devem ser tomadas rapidamente.
Além disso, ficar ligado em todos os tipos de placas de trânsito é um gesto que contribui para um fluxo mais seguro, além de proteger a vida de todos e evitar multas. Todo este esforço com direção defensiva e estudo de engenharia constantes serve para que acidentes possam ser evitados e para garantir a integridade física de todos os envolvidos no trânsito.
Continue ligado na Zapay e saiba mais sobre o seu veículo e conheça nossas dicas de trânsito.