O que é alinhamento e balanceamento?
Categories:

Alinhamento e balanceamento: quando fazer?

Saiba o que é e qual a diferença entre os serviços de alinhamento e balanceamento

Se você já sentiu alguma vez o volante do carro “puxando” para o lado ou trepidações vindas dos pneus mesmo em asfalto liso, provavelmente já teve problemas com o alinhamento ou balanceamento. Neste artigo, vamos explicar as diferenças entre alinhamento e balanceamento e quando eles devem ser feitos.

Primeiro é preciso explicar que, apesar de sempre estarem juntos nos cartazes de soluções oferecidas pelas oficinas, os serviços de alinhamento e balanceamento são distintos e não necessariamente devem ser feitos em conjunto. Por isso, continue a leitura para entender quando fazer alinhamento e balanceamento.

O que é alinhamento?

O que é alinhamento?

O alinhamento é o ajuste dos componentes da suspensão para que as rodas fiquem exatamente dentro dos ângulos de rodagem determinados pelo fabricante do veículo. Com o alinhamento feito corretamente, o volante fica centrado e as rodas paralelas entre si em relação ao centro do carro. Com isso, a banda de rodagem dos pneus toca o solo sempre de modo uniforme. 

A realização periódica do alinhamento contribui para a economia de combustível – como explicamos em nosso artigo com dicas para economizar combustível – e evita o desgaste excessivo ou irregular dos pneus e de componentes da suspensão (como molas, amortecedores e pivôs). Nos veículos em que não for possível realizar o acerto de geometria, pode ser necessária a substituição de itens da suspensão para que o alinhamento fique de acordo com os parâmetros.

Na maioria das vezes, o alinhamento é feito apenas na suspensão dianteira, que traz o arranjo independente McPherson como padrão em boa parte da frota nacional. Na suspensão traseira, apenas carros com suspensão independente também podem ter o ângulo corrigido. Exemplos de veículos com suspensão traseira independente são Jeep Renegade (McPherson), Honda Civic (Multibraço ou Multilink) e Mercedes-Benz GLC Coupé (Duplo A). 

O que é alinhamento e balanceamento?

O que é balanceamento?

Quando os pneus são montados nas rodas, o peso do conjunto roda/ pneu não é distribuído totalmente por igual. Como são itens radiais de borracha, os pneus podem apresentar pequenas variações de diâmetro. Quando não corrigidas, essas diferenças podem resultar em trepidações ao rodar, que podem ser sentidas no volante. 

O balanceamento é uma técnica que compensa a variação de massa com a utilização de contrapesos de chumbo em cada uma das rodas. Com isso, todos os quatro conjuntos de roda/pneu podem rodar sem o efeito de desbalanceamento. 

Quando fazer alinhamento e balanceamento? 

Em geral, é recomendada a realização preventiva do alinhamento a cada 10 mil quilômetros rodados. Realizando o ajuste periodicamente, diminuem as chances de ter desgaste acentuado dos pneus. Há algumas situações que podem fazer com que o alinhamento tenha que ser realizado, mesmo antes deste intervalo. São elas:

– Quando o carro “puxar” para a esquerda ou para a direita

– Quando os pneus apresentarem desgaste excessivo e irregular

– Quando a direção “puxar” ao acionar os freios

– Quando substituir algum item da suspensão

O que é balanceamento?

O balanceamento não necessariamente precisa ser feito em conjunto com o alinhamento. De praxe, o serviço é obrigatório ao trocar os pneus ou ao realizar o rodízio de pneus. Outras situações ao volante também podem indicar que está na hora de verificar o balanceamento dos pneus: 

– Quando houver trepidação no conjunto roda/pneu

– Quando o volante apresentar vibração

– Quando a direção ficar pesada

Agora que você já sabe o que é e como funciona o alinhamento e balanceamento, que tal conferir outros conteúdos no Blog da Zapay? Aqui você encontra diversos artigos sobre lançamentos, manutenção automotiva, impostos, legislação de trânsito e muito mais. E se você quiser realizar a consulta de débitos de veículos, conte com a Zapay para facilitar o pagamento de licenciamento, IPVA e multas em até 12x! É rápido, fácil e seguro. 

Imagens: Envato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *