Apesar de possuírem funções parecidas aos condutores, câmbio CVT e câmbio automático não são a mesma coisa e a Zapay está totalmente por dentro dos detalhes de cada uma dessas transmissões e irá compartilhar com todos vocês.
Tanto o câmbio CVT quanto o automático tradicional possuem em comum o fato de não precisarem de nenhuma interceptação humana para a troca das marchas, porém é somente essa a semelhança entre os dois, você já sabia disso?
No modelo de câmbio CVT não há engrenagem e não há um número específico de marchas.Para fazer o sistema funcionar adequadamente ele possui 2 polias de tamanhos diferentes, onde uma se conecta ao motor e a outra se conecta diretamente às rodas por uma correia de metal flexível de alta resistência.
Assim, logo que o tamanho de uma das polias diminui, a outra polia aumenta, e esse processo juntamente a alteração da velocidade, força a roda fazendo com que o automóvel trabalhe sempre na faixa ideal do motor, de forma imperceptível, sem forçar e sem trancos.
Já o modelo de câmbio automático convencional, diferente do câmbio CVT, possui um número definido de marchas. Nele há um sistema de engrenagem planetária, atuando na função de uma caixa de redução.