Categories:

Qual o processo para tirar a CNH após passar na prova prática?

Está interessado em tirar sua Permissão para Dirigir, a famosa primeira CNH, e quer saber como funciona todo o processo e ainda qual é o passo a passo a ser feito e suas etapas? Você está no lugar certo, nós da Zapay te auxiliamos com informações e dicas, desde pilotos iniciantes ou aqueles mais experientes, decole com a gente e fique sempre ligado nas  novidades automotivas. 

Primeiramente para conseguir tirar a sua CNH você deverá preencher alguns requisitos obrigatórios dentro do Código Brasileiro de Trânsito, que são:

  • ser maior de 18 anos, para poder responder pelos seus próprios atos perante a lei;
  • ser alfabetizado, não necessitando ter algum grau específico de escolaridade, apenas saber ler e escrever;
  • possuir um documento original de identidade com foto.

Se você se enquadrar nos requisitos acima, bastará ir em um Centro de Formação de Condutores, conhecido como CFC, antiga autoescola, e dar entrada no processo, que será composto por:

  • exame médico e psicotécnico;
  • curso teórico contendo 45 horas/aula obrigatórias;
  • prova teórica;
  • 20 horas/aula prática obrigatórias para a categoria A e 25 horas/aula obrigatórias prática para a categoria B, sendo em ambas 5 horas de aulas no período noturno;
  • e a prova prática. 

Já sei que passei na prova prática do detran e agora?

Agora você poderá relaxar e receber o seu documento no conforto da sua casa, na maioria dos estados ele chegará no seu endereço cadastrado junto ao Detran.

Descubra com a Zapay como fazer o parcelamento de multas veiculares e demais taxas que seu carro necessite. 

CFC Detran

Quanto tempo pra pegar a habilitação depois de aprovado?

Todas as etapas que passamos para tirar a nossa carteira de habilitação estão previstas no Artigo 147 do Código Brasileito de Trânsito desde 1997, existindo algumas atualizações desde então:

Art. 147. O candidato à habilitação deverá submeter-se a exames realizados pelo órgão executivo de trânsito, na ordem descrita a seguir, e os exames de aptidão física e mental e a avaliação psicológica deverão ser realizados por médicos e psicólogos peritos examinadores, respectivamente, com titulação de especialista em medicina do tráfego e em psicologia do trânsito, conferida pelo respectivo conselho profissional, conforme regulamentação do  Conselho Nacional de Trânsito, o Contran: (Redação dada pela Lei nº 14.071, de 2020) (Vigência) (Parte promulgada pelo Congresso Nacional) (Vide Lei nº 14.071, de 2020)

I – de aptidão física e mental;

II – (VETADO)

III – escrito, sobre legislação de trânsito;

IV – de noções de primeiros socorros, conforme regulamentação do CONTRAN;

V – de direção veicular, realizado na via pública, em veículo da categoria para a qual estiver habilitando-se.

Todas essas fases são necessárias para testar a capacidade do novo motorista, como por exemplo:

  • exame médico e psicotécnico – servem para comprovar que o cidadão tem capacidade física e mental para conduzir um veículo;
  • as aulas e prova teórica preparam o futuro condutor para dirigir pelas vias do país, formando motoristas aptos e conscientes com aulas de legislação no trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, cidadania e meio ambiente e mecânica básica;
  • as aulas e provas teóricas deixam o candidato mais capacitado para o trânsito no dia a dia, com práticas de baliza, conversões, controle do veículo em subidas e descidas, controle emocional.

Apesar de o teste teórico ser considerado a etapa mais fácil para tirar a habilitação, é bom ficar ligado e dar importância para essa fase também, pois de todos que fazem a prova teórica 40% são reprovados, agora no teste prático os números de reprovação chegam a 70%. 

Após todos os procedimentos vinculados ao Centro de Formação de Condutores (CFC) com aulas teóricas e práticas e o exame teórico, chegou o grande dia da prova prática, foram meses desde a entrada do processo até aqui.

Saiba que ficar nervoso para esse dia é muito comum e todos os motoristas habilitados já passaram por isso. O bom é que você não sofrerá por muito mais tempo já que o resultado da prova prática do Departamento Estadual de Trânsito sai na hora e você não precisará mais ficar pensando nisso.

Passei na prova prática do Detran e agora?  Você não está se aguentando de ansiedade querendo pilotar por aí? 

Se você teve a aprovação na prova prática do Departamento Estadual de Trânsito na primeira vez que a fez, você deve receber um email em até 3 dias úteis após a data do exame com os dados da sua permissão para dirigir e assim poderá baixá-la através do aplicativo do governo federal Carteira Digital de Trânsito (CDT), com a Permissão para Dirigir digital você já poderá conduzir um veículo pelas vias do país, já que a carteira digital tem a mesma validade jurídica que a física. O documento físico deve chegar em até 15 dias após a aprovação.

Tem uma família grande e está buscando por carros de 7 lugares? Nós da Zapay te mostramos as melhores opções do mercado.

Como saber se a minha permissão para dirigir já foi emitida?

Se você não receber o e-mail do Detran do seu estado em até 3 dias úteis após passar na prova prática, você poderá verificar a emissão do seu documento pelo site do órgão, clicando no ícone emissão de CNH, ou ainda mais prático, poderá baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no seu celular, e além de acompanhar a emissão da sua Permissão para Dirigir, você poderá ter acesso a sua habilitação de maneira digital, sem ter que sair de casa com o documento físico, evitando assim sua perda. Para baixar o app do governo federal basta criar uma conta no site do gov.br, e entrar no aplicativo com o mesmo login e senha criados. Além de obter a sua CNH digital, você poderá baixar o documento do veículo (CRLV) e  acessar as multas em seu nome e quantidade de pontos levados devido as infrações cometidas e ainda se cadastrar em um programa de pontuação que dá desconto no pagamento do seu IPVA.

Agora, caso seu documento já tenha sido postado, você consegue verificar onde está a sua CNH no site dos correios através do serviço de rastreio. 

Prova do detran
Prova do detran

Quantas vezes pode ser reprovado na prova prática do Detran?

Reprovei na prova prática do Detran o que fazer? Foi reprovado na prova prática do Detran e está chateado sem saber o que fazer? 

Não se preocupe, você poderá refazê-la quantas vezes forem necessárias para que possa ser aprovado no teste, bastará pagar uma taxa para o reteste no Departamento Estadual de Trânsito. 

Tudo isso dentro de um prazo de 12 meses, contados a partir do momento em que você começou todo o procedimento junto ao Centro de Formação de Condutores. Se passar o período de 12 meses e você não conseguir passar na prova prática, você precisará refazer todo o procedimento do zero, e terá que pagar todas as taxas, inclusive as aulas e prova teórica novamente 

É fã de uma SUV e quer ver as novidades para 2023? O Jeep Commander 2023 chega no Brasil com novas versões e tecnologia, clique e saiba mais. 

Quanto custa para refazer a prova prática do Detran?

Sabemos que todos os procedimentos para se tirar uma nova carteira de habilitação, conhecida como permissão para dirigir ou para fazer a renovação do documento gera um custo, então para refazer as provas teórica ou prática do Detran da capital paulista o candidato deve desembolsar aproximadamente 40 reais por cada reteste, e poderá refazê-lo no prazo de 12 meses que é o período de validade das aulas teóricas e práticas feitas no Centro de Formação de Condutores, mas como cada Departamento Estadual de Trânsito é independente, o valor pode modificar de estado para estado. 

O valor é cobrado pois a equipe do Departamento Estadual de Trânsito precisa preparar o local para o exame, disponibilizar um profissional que irá realizar o teste junto com o candidato a motorista e ainda ceder o veículo que será utilizado no exame prático. 

Fique muito atento ao se informar sobre as taxas que as empresas que oferecem esses serviços cobram, muitas vezes você poderá ser surpreendido com valores altíssimos e desnecessários. 

Porque a Autoescola cobra taxa de reprovação?

Além do valor de 40 reais pago ao Departamento Estadual de Trânsito para o reteste após reprovação na prova prática, as autoescolas ou Centro de Formação de Condutores podem cobrar um valor adicional pois estarão disponibilizando funcionários e veículos da empresa para levarem os seus alunos para o local do teste, e em alguns casos, os próprios carros da autoescola serão utilizados para refazer o teste, então ainda tem o custo do “aluguel” do veículo, já que nesse tempo o carro não poderá ser utilizado para dar aulas para possíveis novos alunos.

O valor pode variar muito de CFC para CFC, mas já deverá estar previsto em contrato no momento em que ele é assinado pela primeira vez, antes de começar todo o processo para tirar a Permissão para Dirigir, tome cuidado ao assinar esse documento sem prestar atenção às taxas extras, pois infelizmente quem não se informa sobre os valores cobrados pelo Detran pode ser pego de surpresa ao tentar remarcar o teste pela autoescola e pagar muito mais caro por isso. Como o valor não é fixo e nem protegido por nenhuma lei, em alguns casos a diferença de valor pode chegar a quase mil por cento a mais que a taxa cobrada pelo Detran, na cidade de São Paulo o valor pode variar de 250 até a 380 reais para remarcar a prova prática pelas Autoescolas ou Centro de Formação de Condutores (no Detran são cobrados 40 reais), sem aula adicional nenhuma afixada ao valor, e fica entre 50 a 200 reais o valor da prova teórica, fique de olho e não caia em golpes por aí. 

Algumas autoescolas tentam vender um número maior de aulas após a reprovação no teste para o aluno praticar mais vezes antes de uma nova prova, mas esse procedimento não é obrigatório se você estiver dentro do prazo de 12 meses desde que assinou o contrato com a empresa, mas pode ser válido dependendo de como está a sua capacidade para dirigir e se está sentindo segurança em relação ao controle da direção.

Curtiu o conteúdo e quer ficar sempre atualizado? Acompanhe nosso blog e as redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *