Foto de um motorista entregando a chave do carro para outra pessoa, ilustrando a transferência de veículo em Goiás
Categories:

Transferência de veículo GO: passo a passo explicado

Está em negociação com algum veículo? Seja para vender ou para comprar, é importante estar ligado aos trâmites que envolvem o processo de transferência de veículo GO

Por conta disso, a Zapay preparou este guia sobre como transferir veículo em Goiás. Você ficará por dentro dos documentos a serem apresentados para a transferência do automóvel ou da moto, dos procedimentos e das taxas que envolvem o processo. Vem com a Zapay! 

Como fazer transferência de veículo em Goiás 

O amigo condutor deve obedecer a algumas etapas para realizar a transferência de veículo GO. Mas não precisa se preocupar, pois o caminho todo é prático, fácil e seguro.

Consulte sua placa grátis

Confira a seguir cada um desses passos para transferir veículo em Goiás:

Solicite a intenção de venda do veículo (emitir ATVP-e) 

Antes de fazer a transferência de veículo GO – ou seja, a mudança de propriedade -, é fundamental que seja solicitada a Intenção de Venda do Veículo. Se o automóvel ou a moto tiver o CRV (Certificado de Registro de Veículo) em meio físico, basta o documento ser preenchido. Não se esqueça de reconhecer firma por autenticidade em cartório.

Já no caso de veículos que não possuam o CRV em meio físico, o condutor deverá solicitar a Autorização de Transferência de Propriedade Veicular, a ATPV-e.  O pedido pode ser feito em uma unidade de atendimento Vapt Vupt ou no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN GO) / Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) – para tal, é necessário fazer agendamento prévio.

O condutor pode saber mais sobre a emissão do ATVP-e neste link: https://www.go.gov.br/servicos/servico/solicitar-intencao-de-venda-de-veiculo

Documentos necessários para emitir a ATPV-e

Fique ligado, amigo condutor, pois você deve apresentam os seguintes documentos para transferência de veículo em Goiás:

  • Certificado do Registro do Veículo (CRV): caso o veículo possua o CRV (verdinho de transferência), em meio físico, ele deve ser devidamente preenchido, sem rasura. Não se esqueça de fazer o reconhecimento de firma das assinaturas do vendedor e comprador por autenticidade.
  • Documento de identificação com foto: por sua vez, caso o veículo não possua CRV em meio físico, será necessário apresentar, no momento da solicitação, documentos do proprietário adquirente e do proprietário vendedor – original e cópia ou cópia autenticada.

Ainda: caso o proprietário adquirente seja Pessoa Jurídica, deverá ser apresentado o documento dos sócios administradores – original e cópia ou cópia autenticada.

  • Comprovante de endereço residencial recente e com CEP: o comprovante de endereço a ser apresentado deverá ser dos últimos 90 dias e pertencer ao município de localização da unidade de atendimento onde serviço está sendo solicitado ou às cidades jurisdicionadas a ele.
  • Contrato Social: apenas será necessária apresentação do Contrato Social caso o proprietário adquirente seja uma Pessoa Jurídica – original e cópia ou cópia autenticada.
  • Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Agende e realize a vistoria para transferência do veículo

Mais uma etapa importante no processo de transferência de veículo GO é o agendamento da vistoria e sua realização. Para que não restem dúvidas, é válido destacar que o agendamento de vistorias em veículos automotores de diversas categorias é um serviço público oferecido pelo DETRAN GO e que permite aos proprietários de automóveis, motocicletas e caminhões agendar vistorias automotivas. 

E por que as vistorias são tão essenciais na transferência de veículo GO? Sem mistérios: esse procedimento auxilia pessoas que estão adquirindo ou vendendo um veículo, de modo a garantir a conformidade e a segurança do automóvel. 

O processo de agendamento é bastante simples e o condutor deve obedecer às seguintes etapas:

  • Informar a cidade em que deseja realizar a vistoria.
  • Depois, acionar a opção “Consultar”.
  • Seleciona a Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) que atende em sua região.
  • Escolher a opção de pagamento que mais agrada seu bolso – PIX, depósito, boleto, cartão de crédito ou débito.

Acesse a página sobre vistorias veiculares do Governo de Goiás para saber mais detalhes: Agendamento de Vistorias Veiculares – DETRAN (goias.gov.br).

Solicite a transferência do veículo

Agora, o condutor deve solicitar a transferência do veículo GO. E, para isso, o proprietário adquirente deve se dirigir a uma unidade de atendimento do Vapt Vupt ou do DETRAN GO, mediante o agendamento prévio, clicando nos links contidos no campo “Canais de Prestação do Serviço”.  

Não se esqueça que é necessário estar munido dos documentos listados no campo “Documentos”. Em seguida, depois de realizar o serviço, o motorista receberá um DUA/boleto para pagamento da taxa. Lembrando que DUA é a sigla para Documento Único de Arrecadação.

Tenha em mente ainda que é essencial se atentar aos seguintes detalhes sobre a transferência de veículo GO:

– Caso o veículo não possua placa Mercosul ou quando houver indicação da vistoria, haverá necessidade de substituição das placas. Os postos autorizados para este serviço estão listados no DUA/Boleto.

– O veículo não poderá ter débitos vencidos (multa, IPVA, licenciamento).

– Recomenda-se que o proprietário comprador com a cópia autenticada do CRV ou ATPV-e, preenchido e reconhecida firma, realize o serviço “Comunicar Venda de Veículo” onde passará a responsabilidade sobre o automóvel para o proprietário adquirente. 

Pague as taxas (DUA/Boleto) 

Pagar boletos é a sina de todo brasileiro adulto – e eles também estão presentes na hora de fazer a transferência do veículo GO, amigo motorista. Assim, ao acessar o DUA ou boleto, quite as taxas.

Este serviço pode ser feito presencialmente, na rede bancária para boletos, na Caixa Econômica Federal ou nas Casas Lotéricas para DUA, ou via web por intermédio do aplicativo móvel do banco do solicitante.

Importante: segundo o Governo de Goiás, a taxa para transferência de veículo GO (transferência de propriedade) é de R$ 303,38.

Troque as placas (quando necessário) 

Vale a pena lembrar, de novo: na transferência de veículo GO, é necessário trocar as placas do automóvel ou da moto se elas não estiverem no padro Mercosul ou quando a vistoria indicar a substituição, devido a danos ou falta de leitura.

Obtenha o novo CRLV-e

Finalmente, chegou o momento de emitir o novo CRLV-e, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo digital. \o/

Nesta etapa da transferência de veículo GO, depois de pagar a taxa e o emplacamento – caso haja necessidade de troca da placa -, o condutor pode emitir o novo CRLV-e, por intermédio do site Expresso, do aplicativo DETRAN GO ON, do app Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou ainda presencialmente em uma unidade de atendimento DETRAN GO/CIRETRAN ou Vapt Vupt mediante prévio agendamento. 

Todos os app mencionados estão disponíveis para os sistemas iOS e Android.

[VENDI] Por fim, emita a comunicação de venda do veículo

Opa, negócio fechado! Parabéns pela conquista, condutor! Agora é hora de emitir o comunicado de venda do automóvel. Trata-se de um instrumento previsto no artigo 134, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que passa a responsabilidade sobre o veículo para o comprador.

O motorista pode solicitar esse serviço ao comparecer a uma unidade do Vapt Vupt ou do DETRAN GO, mediante prévio agendamento com os documentos necessários. O pedido pode ainda ser feito pelo app DETRAN GO ON.

Os documentos a serem apresentadas, original e cópia, nesta etapa de transferência de veículo GO, são:

– Registro Geral ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

-CPF.

– Comprovante de endereço.

– Para o CRV e a ATPV-e, deve ser apresentado Original e Cópia simples, ou Cópia Autenticada.

– No caso de Pessoa Jurídica, é necessário acrescentar a documentação completa da Pessoa Jurídica (contrato social ou equivalente, RG e CPF do Administrador e Cartão CNPJ atualizado).

Confira também informações sobre a transferência de veículos financiados 

É possível que o amigo condutor deseje fazer a transferência de veículo GO no qual ainda esteja pago o financiamento. Para esta situação, há alguns documentos que devem ser apresentados na hora da compra. São eles:

  • Cópia e original da CNH ou do documento pessoal com foto (como RG ou reservista), caso não seja habilitado. 
  • Cópia do comprovante de endereço dos últimos três meses em nome do comprador do veículo ou de parente de 1º grau. 
  • Documento original do Certificado de Registro de Veículo do proprietário anterior (vendedor), devidamente preenchido em nome do comprador. Lembre-se: é preciso ter firma reconhecida tanto do vendedor quanto do comprador. 
  • Comprovante de pagamento da taxa de emissão do novo CRV. 
  • Comprovante de quitação de eventuais débitos veiculares, como IPVA, licenciamento e multas.  
  • Laudo de vistoria que foi realizado em local credenciado pelo DETRAN GO. 
  • Formulário RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) preenchido em duas vias. 

Como em toda situação de transferência de veículo GO, o automóvel em questão pode apresentar débitos em aberto e nem atrasados. Caso contrário, fica inviável transferir a titularidade do carro ou da moto.

Quanto custa a transferência de veículo em Goiás? 

De acordo com o Governo de Goiás, a transferência de propriedade veicular custa R$ 303,38. Contudo, é importante que o amigo condutor tenha em mente que os valores da transferência de veículo GO podem ir além disso. 

Saiba mais sobre estes detalhes nos tópicos a seguir.

Dica da Zapay: não se esqueça da renovação de CNH em Goiás, condutor. 😉

A transferência de veículo GO exige o pagamento de débitos pendentes 

Já falamos sobre isso, mas é sempre fundamental ressaltar: para realizar a transferência de veículo GO é obrigatório que multas, licenciamento, IPVA, dentre outros tributos, estejam devidamente pagos.

Consulte gratuitamente a placa do veículo e confira se há débitos em aberto:

Consulte sua placa grátis

Dicas da Zapay: problemas com restrições administrativas, condutor? Saiba como resolver este tipo de problema.

Taxas do processo de transferência de veículo em Goiás

Conheça os valores dos serviços relacionados à transferência de veículo GO, segundo o Vapt Vupt:

  • Transferência de Município: R$ 66,35 + vistoria + placas (exceto se já for Mercosul).
  • Transferência de Propriedade: R$ 303,38 + vistoria. 
  • Transferência de UF: R$ 66,35 + vistoria + placas (exceto se já for Mercosul).
  • Transf. de UF + Transf. Propried: R$ 66,35+ 303,38= 369,73 + vistoria + placas (exceto se já for Mercosul).
  • Trasf. Prop. Veíc. Usado p/ Emp. Rev. Go. Cred. DETRAN: R$ 46,44 + vistoria.

Saiba mais em: https://vaptvupt.go.gov.br/servico/-taxas-detran

E como funciona a transferência do local do veículo? 

Há algumas particularidades quanto à transferência de veículo GO de um local para outro, amigo condutor. Mas não precisa se preocupar, pois nos tópicos a seguir explicamos quais são os cuidados necessários. 😉

Transferência de veículos de outro estado pra Goiás

Para transferir um veículo de outro estado para Goiás, as etapas são:

  • Agendar vistoria.
  • Pagar taxa de vistoria.
  • Realizar a vistoria do veículo.
  • Solicitar a transferência do veículo de Unidade Federativa.
    Documentos:

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Certificado do Registro do Veículo (CRV).

Comprovante / Dados de Endereço.

Laudo de Vistoria.

Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Procuração.

Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Contrato Social.

  • Pagar a taxa (DUA/Boleto).
  • Trocar as placas.
  • Obter cópia de CRLV-e.

Vale a pena destacar que, quando se tratar de Transferência de Propriedade e Transferência de Propriedade com Transferência de UF (outro estado), o documento CRV quando houver em meio físico (CRV) deve estar devidamente preenchido com as firmas reconhecidas (tanto do vendedor e quanto do comprador ou de seu representante legal devidamente documentado).

Por sua vez, quando se tratar de apenas de Transferência de UF (não mudando propriedade), o CRV, quando houver em meio físico, deve estar em branco.

Transferência de veículos de outro município dentro de Goiás

Por sua vez, quando a transferência de veículo GO é de outro município dentro do estado de Goiás, as etapas são:

  • Agendar vistoria.
  • Pagar taxa de vistoria.
  • Realizar a vistoria do veículo.
  • Solicitar a transferência do veículo de município.

– Documentos: 

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Certificado do Registro do Veículo (CRV).

Comprovante / Dados de Endereço.

Laudo de Vistoria.

Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Procuração.

Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Contrato Social.

  • Pagar a taxa (DUA/Boleto).
  • Trocar as placas.
  • Obter cópia de CRLV-e.

Dica da Zapay: saiba como consultar multas em Goiás.

E então, entendeu como funciona a transferência de veículo GO?

Vender e comprar um automóvel ou uma moto faz parte da realização dos sonhos e dos planos de muitas famílias. E, não por acaso, o amigo condutor deve se atentar aos detalhes do processo de transferência de veículo GO. Do mesmo modo, os documentos do veículo devem se manter sempre em dia, para não melar o negócio.

Para realizar as etapas da transferência de veículo GO, o motorista deve contar com o apoio das instituições relacionadas ao trânsito, como DETRAN GO, CIRETRANs e Vapt Vupt. 😉

Continue ligado nos conteúdos da Zapay e aproveite o seu veículo sempre da melhor forma.

Avatar image of Zapay
Written by

Zapay

A Zapay nasceu em 2017 para facilitar a vida dos proprietários de veículos! Somos os únicos parceiros credenciados à SENATRAN e a todos os 27 DETRANs do Brasil. Trabalhamos duro para que você, motorista de carro, moto ou caminhão, tenha mais praticidade para realizar diversos pagamentos, processos burocráticos e consultas relacionadas ao seu veículo. Temos mais de 20 MILHÕES de clientes espalhados por todo o pais. Ah, fazemos questão de compartilhar todo o conhecimento e a experiência que a gente tem aqui em nosso blog. Amamos tudo sobre o universo automotivo. Dar dica boa, é com a gente mesmo!