Saber como funciona a transferência de veículo MS é fundamental para todos os envolvidos em uma negociação de veículo. Afinal, ninguém quer dor de cabeça na hora de vender ou de comprar um automóvel, não é mesmo!?
Pensando em te ajudar, preparamos esse conteúdo que explica tudo sobre a transferência de veículo MS: entenda as etapas, como funciona, quais documentos são necessários e tudo mais que você precisa saber para transferir seu veículo MS com total segurança!
Como fazer transferência de veículo no DETRAN Mato Grosso do Sul
Para fazer a transferência de veículo MS, é necessário que o vendedor e o comprador se atentem a determinadas etapas que envolvem não apenas a negociação financeira do bem, mas também os trâmites burocráticos e relacionados ao DETRAN-MS.
Nos tópicos a seguir, o motorista poderá conhecer os detalhes sobre como fazer transferência no MS.
Antes disso, tenha em mente que o comprador que não efetuar a transferência de veículo MS (ou de outro estado) em até 30 dias, considerando a data de preenchimento descrita no verso do Certificado de Registro de Veículos (CRV), estará cometendo infração média, que consta no artigo 233 do CTB.
Por isso, fique ligado nas etapas e nos prazos e não vacile!
Consulte a placa antes de transferir o veículo no DETRAN-MS
Consulte sua placa grátis
- Confira o Calendário do IPVA MS 2025.
Emita a Intenção de Venda no DETRAN-MS
Emitir a Intenção de Venda no DETRAN MS é um passo fundamental no processo de transferência de veículo MS, condutor. É aqui que entra a solicitação da ATPV-e, sigla para Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo eletrônica, que é um documento que comprovará a mudança de propriedade (ou seja, mudança de dono) do automóvel.
Nesta página da ATPV-e do Meu DETRAN, o motorista pode cadastrar uma nova intenção de venda ou ainda consultar intenção de venda já solicitada.
Agende e realize a vistoria para transferência do veículo
A etapa seguinte da transferência de veículo MS é o agendamento e a realização da vistoria do veículo em questão. O processo de vistoria é crucial para evitar que o comprador caia em fraudes e, para que essa garantia seja feita, são realizadas as seguintes etapas:
- Registros fotográficos do automóvel.
- Verificação dos itens obrigatórios de segurança do carro/da moto e acessórios, por intermédio de equipamentos certificados e aferidos.
- Validação da documentação necessária.
- Verificação das características do veículo junto ao Sistema do DETRAN MS.
Todas as ações de vistoria citadas acima serão devidamente validadas e auditadas, independentemente do vistoriador. Assim, depois desta validação, é emitido o Laudo de Vistoria do veículo.
O agendamento para vistoria deve ser nesta página do DETRAN MS. Assim, o atendimento das vistorias agendadas será realizado na sede do DETRAN MS, em Campo Grande. É fundamental que o condutor respeite o dia e o horário agendados. Saiba mais sobre agendamento no DETRAN MS.
Obtenha os novos CRV e CRLV-e
O condutor pode obter o CRV e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e) pelo app Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível no Google Play e na App Store. Lembre-se de que o CRLV é um documento de porte obrigatório para circular com o carro ou a moto pelas vias públicas.
Tanto o CRV quanto o CRLV são importantes na transferência de veículo MS, pois eles garantem segurança jurídica, formalização da transação, verificam a situação legal do carro (como estar com os débitos em dia), além de garantir o registro atualizado (CRLV) e a prova de propriedade (CRV).
É válido lembrar que para emitir o CRLV os débitos veiculares devem estar pagos e o veículo precisa estar licenciado.
[VENDI] Por fim, emita a comunicação de venda do veículo
Opa, vendeu o carro?! Parabéns, condutor! \o/ Agora é o momento de emitir a comunicação de venda, que é o documento que transfere a responsabilidade do automóvel em questão para o comprador (novo dono).
Esta é mais uma etapa crucial da transferência de veículo MS, pois faz com que o vendedor não seja mais o responsável por débitos, impostos e infrações que possam ser cometidas com o carro – isso agora fica a cargo do comprador.
Não vacile, pois o comunicado de venda deve ser feito em até 30 dias, a contar da data que o veículo foi vendido. Faça a comunicação de venda nesta página do DETRAN MS.
Quanto custa a transferência de veículo MS?
Há algumas taxas que envolvem a transferência de veículo MS, de acordo com o DETRAN MS, como:
Vistoria: R$ 207,57
Emissão de CRV/CRLV (aquisição): R$ 341,88
A transferência de veículo MS exige o pagamento de débitos pendentes
Para fazer a transferência de veículo MS todos os débitos do veículo devem estar quitados – isso é inegociável, condutor. São eles: multas, licenciamento, IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), dentre outros.
Consulte sua placa grátis
A Zapay lhe ajuda também neste ponto. Em nossa plataforma, via site ou app, você pode consultar gratuitamente os potenciais débitos do seu veículo, basta inserir o número da placa na ferramenta abaixo. Depois, é só escolher os débitos que deseja quitar e escolher a maneira que melhor caiba no seu bolso – até 12 vezes no cartão de crédito, boleto, pix, TicketLog ou Voucher. 😉
O sistema é seguro e completo, afinal somos credenciados na SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) e nos 27 DETRANS. Por isso que a Zapay é uma mão na roda!
Dica da Zapay: confira como renovar CNH MS.
E então, entendeu como funciona a transferência de veículo no DETRAN-MS?
Há alguns detalhes que o condutor deve se atentar na hora de fazer a transferência de veículo MS, mas tudo flui bem com organização e seriedade no processo. Seja na posição de vendedor, seja na posição de comprador, lidar com etapas burocráticas faz parte do processo e, como você pôde ver, elas são fundamentais para garantir a segurança de todos e um bom negócio.
Portanto, antes de fazer a transferência de veículo, verifique as condições físicas do automóvel e também como estão todos os documentos do carro. Seja precavido, motorista: se algo deve ser corrigido, faça isso antes de anunciar a venda ou negocie com o comprador, honestamente.
Confira nossos conteúdos que explicam a transferência de veículo nos estados:
- Transferência de veículo MG
- Transferência de veículo SC
- Transferência de veículo BA
- Transferência de veículo PR
- Transferência de veículo GO
- Transferência de veículo DF
- Transferência de veículo SP
- Transferência de veículo CE
- Transferência de veículo MT
- Transferência de veículo RJ
- Transferência de veículo RS