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Transmissão automática: Como funciona?

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Confira quais são as vantagens de um veículo com transmissão automática e o que a diferencia do sistema manual. Além de saber o que é transmissão automática, entenda como funciona este câmbio, a diferença para os demais sistemas, dentre outras dicas.

– O que é uma transmissão automática? 

– Qual é a diferença de câmbio automático e transmissão automática? 

– O que é transmissão automática e manual? 

– E a transmissão automatizada? 

– Qual a diferença de câmbio e transmissão? 

– Qual a função da transmissão? 

– Vantagens da transmissão automática 

– Entenda o que é cada letra da transmissão automática

O que é uma transmissão automática? 

A transmissão automática diz respeito a um sistema que possibilita ao condutor a não necessidade de trocar de marcha de forma manual. Com tal sistema, o próprio veículo consegue perceber quando é o momento propício para realizar a troca de marchas e, assim, fazer esta mudança.

Assim, o carro que contém a transmissão automática não precisa de embreagem. Desse modo, não é necessário que o condutor se preocupe com as marchas. Tanto é que o automóvel tem um pedal a menos para o motorista se preocupar – ou seja, só há o pedal para acelerar e o para frear.

Mas como acontece a transmissão automática? Ela se dá com o uso de engrenagens planetárias, que, por sua vez, se encaixam ao redor de outras engrenagens, como se estivessem em órbita – por isso o nome.

Dica da Zapay: fique por dentro sobre como funciona o câmbio CVT.

Qual é a diferença de câmbio automático e transmissão automática? 

Tanto o câmbio automático quanto a transmissão automática dizem respeito ao mesmo sistema de transmissão em automóveis. Afinal, ambos se referem a um sistema de transmissão que muda automaticamente as marchas do veículo, sem a necessidade de intervenção manual do motorista.

Vale a pena reforçar que, em um veículo com câmbio automático ou transmissão automática, o sistema é projetado para selecionar e engatar as marchas automaticamente, com base nas condições de condução, velocidade do veículo, aceleração, dentre outros fatores. Isso é feito por intermédio de um conjunto complexo de engrenagens planetárias, embreagens, conversor de torque e sistemas hidráulicos ou eletrônicos.

Você pode estar se perguntando, amigo condutor: “mas qual seria a principal diferença entre um câmbio automático e um câmbio manual?”. Oras, o que os diferencia é a forma como as marchas são selecionadas. 

Quando o carro apresenta câmbio manual, o motorista precisa engatar manualmente (como o próprio nome diz) as marchas, de modo a usar uma embreagem para desacoplar o motor das rodas durante as trocas. Já em um automóvel com câmbio automático ou transmissão automática, o sistema faz a seleção das marchas automaticamente, sem a necessidade da intervenção manual.

Desse modo, os câmbios automáticos oferecem conveniência e conforto ao motorista, pois eliminam a necessidade de trocas de marchas manuais. Eles são especialmente populares em áreas urbanas com trânsito intenso, onde as constantes mudanças de marcha podem se tornar cansativas. 

No entanto, os câmbios automáticos tendem a ser mais complexos, exigindo manutenção especializada e podem resultar em um consumo de combustível ligeiramente maior, se comparados com os câmbios manuais.

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O que é transmissão automática e manual? 

Vale a pena destacar de novo: na transmissão automática, o sistema é quem faz a seleção de marchas, de modo automático – ou seja, sem a necessidade de intervenção manual por parte do condutor. Este sistema não faz uso de embreagem.

Por sua vez, a transmissão manual necessita que o motorista faça o engate manual das marchas e para tal faz uso de uma embreagem para desacoplar o motor das rodas durantes as trocas.

E a transmissão automatizada? 

Quando o veículo apresenta a transmissão automatizada, na verdade, ele tem uma mistura entre o sistema automático e o sistema manual. Mas como assim? Há uma parte que se parece com o sistema de câmbio automático, no que diz respeito à usabilidade para o condutor. O que é uma vantagem, afinal, há mais conforto para dirigir um sistema automático do que um manual.

Contudo, é importante ter em mente que sistema automático não é a mesma coisa do que um sistema automatizado. Muitos motoristas dirigem veículos de câmbio automatizado e acham que é automático, por exemplo. Um erro bastante comum.

A transmissão automatizada também apresenta características do câmbio manual, como a própria caixa de câmbio. O que diferencia estes dois sistemas é que a caixa de câmbio manual apresenta atuadores hidráulicos, que são capazes de acionar a embreagem. Tais atuadores hidráulicos funcionam com comandos eletrônicos, o que faz com que essa tecnologia necessite da eletrônica embarcada para funcionar.

O amigo condutor pode encontrar o câmbio automatizado, com frequência, em veículos de transporte público e de carga, como caminhões grandes. Afinal, o conforto do automático e o controle do manual fazem toda a diferença na condução destes pesados veículos.

o que é transmissão automática

Qual a diferença de câmbio e transmissão? 

É bastante comum nos depararmos com os termos “câmbio” e “transmissão” usados praticamente como sinônimos. Contudo, é fundamental ter em mente que eles apresentam significados ligeiramente diferentes, dependendo do contexto. 

Câmbio, geralmente, diz respeito ao componente específico de um veículo, que é responsável pela seleção e pelo engate das diferentes marchas. Em automóveis com câmbio manual, por exemplo, o câmbio é composto por um conjunto de engrenagens que permitem ao motorista selecionar e engatar as marchas manualmente. Já em carros com câmbio automático, o câmbio é um sistema mais complexo, que realiza a seleção e o engate das marchas automaticamente, sem a intervenção direta do motorista.

Por sua vez, a transmissão apresenta um sentido mais abrangente e pode se referir ao sistema completo de transmissão de potência do motor para as rodas do veículo. A transmissão inclui o câmbio, vale dizer, mas também outros componentes, como embreagem (em carros com câmbio manual), eixo de transmissão, diferencial e rodas motrizes. 

Desse modo, a transmissão é responsável por transmitir a potência do motor para as rodas e adaptar a relação de transmissão, de acordo com as condições de condução.

Em suma, o câmbio é um componente específico dentro do sistema de transmissão de um automóvel, responsável pela seleção e pelo engate das marchas. Enquanto isso, a transmissão se refere ao sistema completo de transmissão de potência que envolve o câmbio e outros componentes relacionados. 

No entanto, é importante observar que esses termos podem ser usados de forma intercambiável em alguns contextos, além de variar, dependendo da região ou da terminologia específica adotada pelo fabricante do veículo.

Qual a função da transmissão?

Cabe ao sistema de transmissão de qualquer veículo (seja ele com câmbio manual, automático ou automatizado) fazer com que a força do motor chegue até as rodas do carro em questão. Esta força leva o nome de torque e é a responsável por fazer as rodas girarem e, consequentemente, o veículo andar.

De modo geral, a maior parte dos automóveis apresenta quatro marchas para andar para frente (primeira, segunda, terceira e quarta marcha), podendo ter uma a mais ou ainda uma a menos. Há ainda uma marcha considerada excepcional e que todo veículo tem, que é a marcha ré, responsável por fazer o carro andar para trás.

Para deixar ilustrativa a explicação, podemos comparar o funcionamento da transmissão de automóveis com o de bicicletas. Afinal, trata-se de um conjunto de engrenagens, que determina quanta força será transmitida para as rodas. Assim, cada vez que a marcha é trocada, ora no carro, ora na bicicleta, o conjunto de engrenagens muda concomitantemente. 

Vantagens da transmissão automática 

A seguir, confira algumas das principais vantagens da transmissão automática, quando comparada com a transmissão manual.

  1. A transmissão automática elimina a necessidade de o motorista engatar manualmente as marchas, tornando a condução mais fácil e conveniente. Afinal, não é preciso se preocupar em realizar trocas de marchas em diferentes situações de tráfego, como engarrafamentos ou subidas íngremes. 
  2. Com a transmissão automática, a condução tende a ser mais suave e sem solavancos, pois as trocas de marchas são feitas de forma automática e otimizada. Isso resulta em uma experiência de direção mais confortável para o motorista e os passageiros.
  3. A transmissão automática torna a condução acessível a um maior número de pessoas, o que inclui aqueles que têm dificuldade em operar um câmbio manual, devido a deficiências físicas, lesões ou falta de familiaridade com o sistema.
  4. Ao eliminar a necessidade de trocas manuais de marchas, a transmissão automática permite que o motorista mantenha as duas mãos no volante e se concentre mais na estrada. Isso pode contribuir para uma condução mais segura, especialmente em situações que requerem uma resposta rápida, como manobras evasivas ou frenagens de emergência.
  5. Ainda sobre segurança: como a transmissão automática não precisa fazer uso de câmbio e embreagem, o condutor pode se concentrar em outros aspectos da direção. Ainda: se o motorista esquecer de puxar o freio de mão, basta colocar na posição “P” para manter o carro parado.
  6. A troca de marchas automática pode ajudar (e muito) em momentos cruciais do trânsito. Por exemplo, em uma descida de serra, o sistema escolhe a melhor marcha possível. Além disso, as ultrapassagens ficam mais seguras, pois ao pisar fundo no acelerador, o automóvel entende que o motorista está pedindo mais potência.
  7. Embora as transmissões automáticas tenham sido historicamente menos eficientes em termos de consumo de combustível do que as transmissões manuais, os avanços tecnológicos recentes têm melhorado, de forma considerável, a eficiência das transmissões automáticas. Assim, muitas transmissões automáticas modernas apresentam recursos como conversores de torque mais eficientes, maior número de marchas (como as transmissões de sete, oito ou até mesmo dez velocidades) e modos de condução eco, que ajudam a otimizar o consumo de combustível.
  8. Transmissões automáticas modernas são projetadas para serem duráveis e confiáveis. Com a manutenção adequada, como trocas regulares de óleo, elas podem ter uma vida útil longa e requerer menos reparos do que as transmissões manuais, que estão sujeitas ao desgaste e ao mau uso.

Entenda o que é cada letra da transmissão automática

A primeira vez de um motorista diante de um câmbio automático pode causar alguma estranheza não só quanto ao funcionamento desta transmissão, mas também acerca das letras dispostas no câmbio.

Para ajudar com esta familiaridade, atente-se ao que cada uma dessas letras quer dizer e aproveite ao máximo as potencialidades do veículo com câmbio automático.

  1. D (drive ou dirigir) – é a posição usada para que o condutor possa dirigir normalmente. Desse modo, quando a posição está em D, a marcha pode ir da primeira até a quinta – em um comparativo com a experiência dos condutores em câmbios manuais.
  2. R (reverse ou ré) – se a posição está no R, o veículo andará para trás. Portanto, esteja sempre atento, amigo condutor.
  3. N (neutral ou neutro) – trata-se do ponto-morto do veículo, momento no qual nenhuma marcha está engatada.
  4. P (park ou parar) – é a posição usada quando o motorista estaciona o automóvel. Para desligar ou ligar o carro, é necessário que a posição do câmbio esteja em P.

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Written by

Alessandra

Tenho bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Estácio e possuo pós graduação em psicopedagogia na Universidade Anhembi Morumbi. Atuo como jornalista há mais de 15 anos na área, além disso, sou comunicadora, roteirista e redatora, atuando há mais de 12 anos na produção e criação de conteúdos úteis para o público brasileiro. Iniciei a minha carreira atuando na TV aberta, com a apuração de factual e logística para matérias produzidas pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) em diferentes capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. Trabalhei nos principais jornais da emissora, como SBT Brasil, Primeiro Impacto e Jornal da Semana. O contato diário com notícias e matérias despertou em mim uma verdadeira paixão pela produção de conteúdos. Hoje, sou freelancer em criação de conteúdos relevantes, amo atuar enquanto editora e redatora para pesquisar e criar conteúdos do tipo que realmente ajudem o leitor. No blog Zapay, tenho a oportunidade de escrever sobre o universo das burocracias veiculares de modo a descomplicar as coisas: em cada conteúdo produzido, há uma extensa curadoria de informações por trás com o objetivo de criar conteúdos altamente confiáveis e úteis. Espero que curta acompanhar tudo o que produzo por aqui, procuro colocar toda a minha experiência na ponta do lápis para ajudar vocês!

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