A comunicação de venda no DETRAN-SP é uma etapa essencial para quem vende um veículo em São Paulo.
Esse procedimento oficializa a transferência de responsabilidade, garantindo que o antigo proprietário não seja responsabilizado por multas, impostos ou problemas futuros relacionados ao veículo.
Além da comunicação de venda do veículo no DETRAN-SP ser obrigatória, é uma forma de proteger seus direitos.
Neste texto, você vai entender:
- O que é a comunicação de venda no DETRAN SP?
- Como realizar a comunicação de venda do veículo em SP
- Documentos necessários para a comunicação de venda SP
- Em quais cartórios posso reconhecer firma?
- Qual o valor da comunicação de venda no DETRAN SP?
- E mais!
Nos acompanhe e entenda como comunicar a venda do veículo no DETRAN-SP!
O que é a comunicação de venda no DETRAN SP?
A comunicação de venda DETRAN SP é uma etapa da transferência de veículo que tem como objetivo informar sobre a transferência de propriedade – ou seja, que aquele veículo teve mudança de dono.
Assim, o antigo proprietário fica isento de qualquer responsabilidade criminal ou civil sobre ocorrências futuras causadas pelo novo dono, como infrações de trânsito e envolvimento em acidentes.
Atenção: é o vendedor (antigo dono) quem deve comunicar a venda do veículo, e isso deve ser feito em até 60 dias.
Como realizar a comunicação de venda do veículo em SP
O processo para realizar a comunicação de venda de um veículo em São Paulo é bem simples. Vale lembrar que é obrigatório para o antigo proprietário.
A comunicação de venda SP garante que você não seja responsabilizado por infrações ou impostos após a venda.
Veja as etapas:
- Preenchimento do CRV: preencha corretamente o Certificado de Registro do Veículo (CRV/DUT) com os dados do comprador, incluindo assinatura reconhecida em cartório.
- Reconhecimento de firma: vá a um cartório para reconhecer firma das assinaturas no CRV.
- Entrega ao Detran-SP: o comprador deve registrar o veículo no nome dele. Para sua segurança, comunique a venda no Detran-SP em até 60 dias após o preenchimento do CRV. Isso pode ser feito online ou presencialmente.
- Documentos necessários: leve cópias do CRV, comprovante de transferência, e documentos pessoais.
O processo da comunicação de venda SP é considerado fácil, especialmente com a opção de fazer a comunicação online. É fundamental seguir as etapas para evitar problemas futuros.
Dica: é recomendável que o vendedor fique com uma cópia autenticada do CRV, pois se houver qualquer problema no processo, esta cópia deve ser apresentada em uma unidade de atendimento o DETRAN SP, como Poupatempo ou CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito).
Documentos necessários para a comunicação de venda SP
Abaixo, confira os documentos para comunicar a venda ao DETRAN SP:
- Documento de identificação pessoal do vendedor (original).
- CPF do vendedor (original).
- Documento de propriedade do veículo – original, preenchido e assinado pelo vendedor e pelo comprador. Caso somente o vendedor assine e reconheça firma, o cartório poderá realizar a transferência dos dados apenas se não houver inconsistência nos dados informados. Fique ligado!
- Se o documento do veículo for emitido até 31 de dezembro de 2021, o CRV deve ser preenchido para que a comunicação de venda seja feita. Após essa data, o veículo conta com o ATPV-e, que deve ser preenchida e impressa em sulfite A4 branca.
Para mais informações, acesse a página sobre Comunicação de Venda no DETRAN-SP.
Documentos necessários para a comunicação de venda SP através de despachante
Se a comunicação de venda DETRAN SP for feita por um despachante (ou por procuração), os documentos necessários são:
- Procuração (original).
- Importante: para a procuração dada a advogado não é exigido o reconhecimento de firma.
- CPF do vendedor do veículo (cópia simples).
- Documento de propriedade do veículo original, preenchido e assinado pelo vendedor e pelo comprador. Caso somente o vendedor assine e reconheça firma, o cartório poderá realizar a transferência dos dados apenas se não houver inconsistência nos dados informados.
Em quais cartórios posso reconhecer firma?
O reconhecimento de firma no documento de compra e venda pode ser feito em qualquer cartório de registro civil ou tabelião de notas do Estado de São Paulo.
O próprio cartório enviará a cópia autenticada do ATPV-e ou CRV ao DETRAN SP, através do sistema. O que é uma ótima notícia: desse modo, o motorista não precisa mais levar a cópia a uma unidade de atendimento!
Qual o valor da comunicação de venda no DETRAN SP?
Segundo o departamento, a comunicação de venda DETRAN SP é um serviço isento de taxas. Ou seja, é gratuito.
Mas fique ligado, pois você deve consultar o cartório para saber sobre os custos de reconhecimento de firma e possível solicitação de cópia autenticada do CRV.
A comunicação de venda SP é a etapa final do processo de venda
A comunicação de venda DETRAN SP é a última etapa para o vendedor – o que quer dizer que o negócio foi aprovado em todas as etapas anteriores.
Relembre as etapas para transferir o veículo SP:
- Todos os débitos veiculares devem ser quitados – como multas, licenciamento, e IPVA.
- Solicitar a emissão do ATPV-e ou preencher o CRV devidamente e autenticar no cartório.
- Fazer a vistoria para transferência veicular.
- Obter a nova documentação do veículo, que é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV ou CRLV digital).
- Comunicar a venda ao DETRAN SP.
Durante as etapas, não se esqueça de quitar as respectivas taxas durante o processo de transferência!
Qual a importância de fazer a comunicação de venda no DETRAN-SP?
Fazer a comunicação de venda no Detran-SP é fundamental para proteger o antigo proprietário de problemas futuros. Essa etapa oficializa que o veículo foi vendido e deixa claro quem é o novo responsável legal.
Veja os principais motivos para realizar a comunicação de venda no DETRAN-SP:
- Evitar multas e penalidades indevidas: sem a comunicação, multas de trânsito e infrações registradas após a venda continuam no seu nome.
- Isenção de impostos futuros: o IPVA e outros encargos do veículo deixam de ser sua responsabilidade.
- Prevenir complicações jurídicas: caso o comprador se envolva em acidentes ou irregularidades, você não será responsabilizado.
- Cumprir a legislação: é uma obrigação legal comunicar a venda no prazo de 60 dias, evitando multas administrativas.
Realizar a comunicação de venda no DETRAN-SP é rápido, simples e garante sua tranquilidade em relação ao veículo vendido!
Leia também: transferência de moto.
Dica: consulte gratuitamente a placa do veículo SP
Para não ter nenhum impedimento na hora de vender ou de comprar um veículo, é fundamental verificar se não há débitos pendentes. Débitos em aberto impossibilitam a comunicação de venda DETRAN SP.
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E aí, entendeu como funciona a comunicação de venda em SP?
A comunicação de venda no DETRAN-SP é uma etapa indispensável ao vender um veículo. Ela garante que você não seja responsabilizado por infrações, impostos ou problemas futuros relacionados ao veículo.
O processo para comunicar a venda do veículo no DETRAN-SP.
Seguir corretamente as etapas assegura sua tranquilidade e cumpre a legislação. Por isso, não deixe de comunicar a venda em até 60 dias.
Essa ação protege você e formaliza a transferência de responsabilidade para o novo proprietário, tornando o processo de venda mais seguro e eficiente!
Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para você entender como funciona a comunicação de venda no DETRAN-SP.
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