Imagem ilustrativa sobre comunicação de venda no Detran-SP. Duas mãos trocam um documento veicular verde, com o fundo mostrando um computador exibindo a imagem de um carro. No topo, texto em destaque: 'Comunicação de venda no Detran-SP: O que é? É obrigatório? Como realizar? É fácil? Entenda tudo!'
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Comunicação de venda DETRAN-SP: o que é e como fazer

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A comunicação de venda no DETRAN-SP é uma etapa essencial para quem vende um veículo em São Paulo. 

Esse procedimento oficializa a transferência de responsabilidade, garantindo que o antigo proprietário não seja responsabilizado por multas, impostos ou problemas futuros relacionados ao veículo. 

Além da comunicação de venda do veículo no DETRAN-SP ser obrigatória, é uma forma de proteger seus direitos.

Neste texto, você vai entender:

  • O que é a comunicação de venda no DETRAN SP?
  • Como realizar a comunicação de venda do veículo em SP
  • Documentos necessários para a comunicação de venda SP
  • Em quais cartórios posso reconhecer firma?
  • Qual o valor da comunicação de venda no DETRAN SP?
  • E mais!

Nos acompanhe e entenda como comunicar a venda do veículo no DETRAN-SP!

O que é a comunicação de venda no DETRAN SP?

A comunicação de venda DETRAN SP é uma etapa da transferência de veículo que tem como objetivo informar sobre a transferência de propriedade – ou seja, que aquele veículo teve mudança de dono.

Assim, o antigo proprietário fica isento de qualquer responsabilidade criminal ou civil sobre ocorrências futuras causadas pelo novo dono, como infrações de trânsito e envolvimento em acidentes.

Atenção: é o vendedor (antigo dono) quem deve comunicar a venda do veículo, e isso deve ser feito em até 60 dias.

Como realizar a comunicação de venda do veículo em SP

O processo para realizar a comunicação de venda de um veículo em São Paulo é bem simples. Vale lembrar que é obrigatório para o antigo proprietário. 

A comunicação de venda SP garante que você não seja responsabilizado por infrações ou impostos após a venda. 

Veja as etapas:

  1. Preenchimento do CRV: preencha corretamente o Certificado de Registro do Veículo (CRV/DUT) com os dados do comprador, incluindo assinatura reconhecida em cartório.
  2. Reconhecimento de firma: vá a um cartório para reconhecer firma das assinaturas no CRV.
  3. Entrega ao Detran-SP: o comprador deve registrar o veículo no nome dele. Para sua segurança, comunique a venda no Detran-SP em até 60 dias após o preenchimento do CRV. Isso pode ser feito online ou presencialmente.
  4. Documentos necessários: leve cópias do CRV, comprovante de transferência, e documentos pessoais.

O processo da comunicação de venda SP é considerado fácil, especialmente com a opção de fazer a comunicação online. É fundamental seguir as etapas para evitar problemas futuros.

Dica: é recomendável que o vendedor fique com uma cópia autenticada do CRV, pois se houver qualquer problema no processo, esta cópia deve ser apresentada em uma unidade de atendimento o DETRAN SP, como Poupatempo ou CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito).

Documentos necessários para a comunicação de venda SP

Abaixo, confira os documentos para comunicar a venda ao DETRAN SP:

  • Documento de identificação pessoal do vendedor (original).
  • CPF do vendedor (original). 
  • Documento de propriedade do veículo – original, preenchido e assinado pelo vendedor e pelo comprador. Caso somente o vendedor assine e reconheça firma, o cartório poderá realizar a transferência dos dados apenas se não houver inconsistência nos dados informados. Fique ligado!
  • Se o documento do veículo for emitido até 31 de dezembro de 2021, o CRV deve ser preenchido para que a comunicação de venda seja feita. Após essa data, o veículo conta com o ATPV-e, que deve ser preenchida e impressa em sulfite A4 branca.

Para mais informações, acesse a página sobre Comunicação de Venda no DETRAN-SP.

Documentos necessários para a comunicação de venda SP através de despachante

Se a comunicação de venda DETRAN SP for feita por um despachante (ou por procuração), os documentos necessários são:

  • Procuração (original).
  • Importante: para a procuração dada a advogado não é exigido o reconhecimento de firma.
  • CPF do vendedor do veículo (cópia simples).
  • Documento de propriedade do veículo original, preenchido e assinado pelo vendedor e pelo comprador. Caso somente o vendedor assine e reconheça firma, o cartório poderá realizar a transferência dos dados apenas se não houver inconsistência nos dados informados.

Em quais cartórios posso reconhecer firma?

O reconhecimento de firma no documento de compra e venda pode ser feito em qualquer cartório de registro civil ou tabelião de notas do Estado de São Paulo.

O próprio cartório enviará a cópia autenticada do ATPV-e ou CRV ao DETRAN SP, através do sistema. O que é uma ótima notícia: desse modo, o motorista não precisa mais levar a cópia a uma unidade de atendimento!

Qual o valor da comunicação de venda no DETRAN SP?

Segundo o departamento, a comunicação de venda DETRAN SP é um serviço isento de taxas. Ou seja, é gratuito.

Mas fique ligado, pois você deve consultar o cartório para saber sobre os custos de reconhecimento de firma e possível solicitação de cópia autenticada do CRV.

A comunicação de venda SP é a etapa final do processo de venda

A comunicação de venda DETRAN SP é a última etapa para o vendedor – o que quer dizer que o negócio foi aprovado em todas as etapas anteriores.

Relembre as etapas para transferir o veículo SP:

  • Todos os débitos veiculares devem ser quitados – como multas, licenciamento, e IPVA.
  • Solicitar a emissão do ATPV-e ou preencher o CRV devidamente e autenticar no cartório.
  • Fazer a vistoria para transferência veicular.
  • Obter a nova documentação do veículo, que é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV ou CRLV digital).
  • Comunicar a venda ao DETRAN SP.

Durante as etapas, não se esqueça de quitar as respectivas taxas durante o processo de transferência!

Qual a importância de fazer a comunicação de venda no DETRAN-SP?

Fazer a comunicação de venda no Detran-SP é fundamental para proteger o antigo proprietário de problemas futuros. Essa etapa oficializa que o veículo foi vendido e deixa claro quem é o novo responsável legal. 

Veja os principais motivos para realizar a comunicação de venda no DETRAN-SP:

  1. Evitar multas e penalidades indevidas: sem a comunicação, multas de trânsito e infrações registradas após a venda continuam no seu nome.
  2. Isenção de impostos futuros: o IPVA e outros encargos do veículo deixam de ser sua responsabilidade.
  3. Prevenir complicações jurídicas: caso o comprador se envolva em acidentes ou irregularidades, você não será responsabilizado.
  4. Cumprir a legislação: é uma obrigação legal comunicar a venda no prazo de 60 dias, evitando multas administrativas.

Realizar a comunicação de venda no DETRAN-SP é rápido, simples e garante sua tranquilidade em relação ao veículo vendido!

Leia também: transferência de moto.  

Dica: consulte gratuitamente a placa do veículo SP

Para não ter nenhum impedimento na hora de vender ou de comprar um veículo, é fundamental verificar se não há débitos pendentes. Débitos em aberto impossibilitam a comunicação de venda DETRAN SP.

O caminho mais prático de quitar os débitos do veículo é a Zapay!

Aqui, você pode quitar multas, licenciamento e IPVA de forma cômoda e segura.

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Além disso, no App Zapay você consegue ativar até mesmo um Alerta de Multas, dá pra acompanhar os pontos da CNH, dá pra emitir o CRLV Digital… tudo num só lugar, de forma organizada e na palma da sua mão! 😉

E aí, entendeu como funciona a comunicação de venda em SP?

A comunicação de venda no DETRAN-SP é uma etapa indispensável ao vender um veículo. Ela garante que você não seja responsabilizado por infrações, impostos ou problemas futuros relacionados ao veículo. 

O processo para comunicar a venda do veículo no DETRAN-SP.

Seguir corretamente as etapas assegura sua tranquilidade e cumpre a legislação. Por isso, não deixe de comunicar a venda em até 60 dias. 

Essa ação protege você e formaliza a transferência de responsabilidade para o novo proprietário, tornando o processo de venda mais seguro e eficiente!

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para você entender como funciona a comunicação de venda no DETRAN-SP. 

Continue navegando no blog Zapay e fique afiado em diversos temas!

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Pedro Vogado

Sou Pedro Vogado, Cofundador e Diretor de Government Affairs da Zapay e Presidente da ABREMPAG (Associação Brasileira das Empresas de Meios de Pagamentos de Débitos Veiculares e Tributos Governamentais). Além disso, tenho bacharelado em Administração pela Universidade Norte do Paraná e bacharelado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Desde cedo, sempre fui apaixonado por iniciativas das empresas privadas que ajudam o setor público a evoluir, por isso, sempre empreendi para colocar esse propósito em prática. Afinal, ao evoluir o setor público e ajudar a fazer as coisas de forma mais eficiente, todos saem ganhando. Na Zapay, tenho a responsabilidade de gerir todos os convênios e conexões da Zapay com os DETRANs e órgãos públicos, sou eu quem lido com todas as estratégias associadas a isso. Na ABREMPAG, eu lidero as discussões relacionadas ao setor de meios de pagamentos de débitos veiculares junto aos órgãos e entidades de trânsito do Brasil, em nome das mais de 11 empresas associadas. Tudo isso me trouxe grande experiência no universo das taxas veiculares e nos requisitos para andar com o veículo sempre dentro da lei. Pensando em compartilhar vocês a minha vivência e todo esse conhecimento adquirido, eu escrevo aqui no Blog Zapay sobre assuntos relacionados aos processos dos DETRANs e dos demais órgãos de trânsito, além de tudo o que envolve o pagamento de IPVA, Licenciamento e Multas. Espero que os meus conteúdos - recheados de dicas e atalhos - ajudem a tirar as suas dúvidas e facilitem o seu dia a dia. Confira também o meu Linkedin: https://www.linkedin.com/in/pedro-vogado/