Categories:

Curso de reciclagem para voltar a dirigir: quando e como fazer

Curso de reciclagem para voltar a dirigir: o curso para condutores infratores é obrigatório após a suspensão da CNH. Saiba mais!

Curso de reciclagem para voltar a dirigir: quando e como fazer

Como você já viu no blog da Zapay, a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é uma das penalidades mais severas previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Quando o condutor tem o direito de dirigir suspenso, além de perder temporariamente o direito de conduzir um veículo, ele precisa ser aprovado em um curso de reciclagem para condutores infratores. Se você está passando por isso, venha saber mais sobre o curso e como ser aprovado!

Como funciona o processo de suspensão do direito de dirigir

O processo administrativo de suspensão do direito de dirigir só será instaurado depois que todos os meios de defesa contra infração ou infrações estiverem esgotados. Se a penalidade for mantida depois de encerradas todas as instâncias de recurso, o motorista será notificado pela autoridade de trânsito para entregar a carteira de habilitação.

Quanto tempo demora a suspensão do direito de dirigir

O tempo de suspensão da CNH varia entre seis meses e dois anos. Caso o motorista ultrapasse o limite de pontos na carteira no prazo de um ano, ela será suspensa por, pelo menos, 6 meses até 1 ano. Caso o condutor volte a atingir o limite de pontos no mesmo período de um ano, o que leva à reincidência, a suspensão será de 8 meses a 2 anos.

Já no caso das infrações autossuspensivas, a perda do direito de dirigir pode durar de 2 a 8 meses e, em caso de reincidência no período de um ano, de 8 a 18 meses. Porém existem infrações autossuspensivas que têm prazo de suspensão específicos.

Curso de reciclagem para voltar a dirigir: saiba quando, onde e como fazer

O curso de reciclagem tem que ser feito por condutores com penalidade de suspensão do direito de dirigir e/ou com responsabilidade em acidente grave. Essa penalidade tem o objetivo de reeducar os condutores: nesse curso, os motoristas serão atualizados sobre a legislação de trânsito vigente, aprenderão a identificar e corrigir falhas na forma como dirigem, entre outros.

O motorista pode fazer o curso para condutores infratores nos Centros de Formação de Condutores (conhecidos como autoescolas) que estejam homologados pelo Detran para um curso presencial ou por entidades de ensino a distância que estejam cadastradas no órgão. Para saber em quais lugares você pode fazer o curso de forma presencial ou online, acesse o site do Detran do seu estado.

A carga horária do curso é de 30 horas, divididas em 4 temas:

  • Legislação de Trânsito: 12 horas/aula;
  • Direção defensiva: 8 horas/aula;
  • Primeiros socorros: 4 horas/aula;
  • Relacionamento interpessoal: 6 horas/aula.

O valor do curso de reciclagem depende da instituição credenciada que o administra: o prazo e a forma de pagamento ficarão a critério da entidade. No caso de alguns estados, como em São Paulo, o curso do Detran é gratuito.

O que fazer para ser aprovado no curso de reciclagem

Após o fim das aulas teóricas, o motorista tem que prestar um exame teórico. Para ser aprovado, deverá acertar 70% das 30 questões de múltipla escolha, ou seja: 21 acertos, no mínimo. Um ponto importante: a frequência deve ser integral: você precisa assistir a todas as aulas. Quando realizado pela internet, você pode definir a sua carga horária por dia. Se você busca praticidade no dia a dia ou se ainda não se sente confortável para ter aulas presenciais por conta da pandemia de Covid-19, fazer o curso de reciclagem pela internet é uma ótima opção!

No caso do curso online, depois que terminar as aulas, você poderá agendar a prova eletrônica de reciclagem no site do Detran do seu estado. Em caso de modalidade presencial, o centro de formação de condutor poderá agendar a prova para o aluno no site do Detran.

Como recuperar a carteira depois da aprovação no curso de reciclagem

Se o condutor for aprovado no exame eletrônico de reciclagem e se o período de suspensão do direito de dirigir estiver concluído, ele poderá recuperar a CNH. Estando a habilitação dentro do prazo de validade, o motorista terá que ir ao NUDA (Núcleo de Documentos Apreendidos) para retirar o documento. Se vencida, o condutor precisará renovar a carteira de habilitação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *