Foto do modelo da CNH provisória em vigor, documento também conhecido em alguns estados como PPD ou carta provisória.
Categories:

CNH provisória: o que é, como funciona e cuidados importantes

4.9
(37)

Tirar a carteira de habilitação é o desejo de muita gente! Mas antes de ter o documento definitivo, os novos condutores aprovados pelas autoescolas conquistam a CNH provisória. E a Zapay lhe conta tintim por tintim sobre ela!

O jogo é simples: se você acabou de tirar a carteira de motorista, é importante entender direitinho como funciona a CNH provisória para evitar surpresas. Afinal, essa fase é um teste de responsabilidade que pode impactar seu futuro como condutor. 

Tenha em mente que muita gente comete erros simples e acaba perdendo o direito de dirigir logo no começo, o que atrasa a vida e gera mais custos no bolso. É comum que motoristas iniciantes acabem tendo a Carteira Nacional de Habilitação suspensa por conta de desatenções e infrações leves, por exemplo.

É por motivos como estes que entender como funciona a CNH provisória é o primeiro passo para garantir sua carteira definitiva sem dor de cabeça. Neste conteúdo, você vai ver:

  • O que é CNH provisória 
  • A diferença entre CNH provisória e a definitiva
  • As regras e restrições da CNH provisória
  • Como renovar a CNH provisória para a definitiva
  • Se é possível dirigir com a CNH provisória vencida?

Caso você esteja nessa fase ou conheça alguém que está, fique com a Zapay. Vamos lhe explicar tudo de forma direta e prática, para que você possa fazer o melhor uso da sua CNH provisória. 

O que é a CNH provisória

CNH provisória é o nome popular da Permissão para Dirigir (PPD), que é a primeira habilitação que o motorista conquista após ser aprovado pelas avaliações do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

Sim, para acessar a PPD, você deve ter sido aprovado em todas as etapas do processo de habilitação, que é feito na autoescola, no DETRAN e nos profissionais de saúde credenciados, como exames médicos e psicológicos. Não tem jeito, além desses exames, todos devem ser aprovados nas provas teóricas e práticas para conseguir a CNH provisória.    

Um ponto importante: a PPD apenas pode ser solicitada para as seguintes categorias da CNH: A, B, ACC e AB. Este documento provisório tem validade de um ano, que é o período no qual o motorista tem suas habilidades ao volante avaliadas.

Depois de um ano, a CNH provisória vencerá e, a partir do vencimento, você terá até 30 dias para solicitar a CNH definitiva, se não tiver infringido nenhuma regra. 

Por isso, muita atenção com as multas, pois elas o podem impedir de alcançar a CNH definitiva. Encare a CNH provisória como um período probatório, onde não é possível cometer muitos erros. 

Diferença entre CNH provisória e definitiva

Sair da CNH provisório para definitiva é um processo que leva um ano. Entenda em detalhes a diferença entre ambos os documentos:

  • CNH provisória: a Permissão para Dirigir tem validade de um ano, período em que não é possível cometer infração grave, gravíssima e nem ser reincidente em infração média. Se acontecer, o motorista não conseguirá acessar a CNH definitiva. Por isso, a CNH provisória pode ser encarada como um período de avaliação. 
  • CNH definitiva: tem validade de 10 anos (a depender da idade do condutor, pode ser renovada a cada 10, 5 ou 3 anos). O limite de pontuação na CNH depende da quantidade de infrações gravíssimas em 12 meses, podendo ser 40, 30 ou 20.

A renovação da CNH definitiva, de acordo com a idade, obedece a seguinte lógica:

  • Até 49 anos: 10 anos.
  • Entre 50 e 69 anos: 5 anos.
  • Mais de 70 anos: 3 anos.

Quem recebe a CNH provisória

A CNH provisória é o primeiro documento de habilitação que o condutor que passou pelas avaliações do DETRAN conquista. Depois de um ano e se estiver dentro dos critérios de comportamento, o motorista pode solicitar a CNH definitiva. 

Quanto tempo dura a CNH provisória

A CHN provisória dura 1 ano (12 meses).

Regras e restrições da CNH provisória

Como a CNH provisória funciona como uma avaliação dos aprendizados obtidos na autoescola durante 1 ano, há algumas regras e restrições que o motorista deve respeitar quando se trata da PPD.

Afinal, para migrar da CNH provisória para definitiva é necessário provar que o condutor respeita as regras de trânsito e zela pela vida de todos nas vias públicas. Conheça mais detalhes sobre as infrações que podem atrapalhar o acesso ao documento definitivo de habilitação, o que é permitido e proibido com a CNH provisória e o que acontecer quanto às infrações, ao longo deste 1 ano com a PPD. 

Infrações que impedem a CNH definitiva

Durante os 12 meses da CNH provisória, o condutor não pode cometer infrações gravíssimas, graves e nem ser reincidente em infrações médias. 

Caso o motorista leve alguma dessas multas, não será possível mudar da CNH provisória para definitiva. Além disso, é necessário reiniciar o processo de habilitação. 

Ou seja, praticar a direção defensiva e ter bom comportamento no trânsito é fundamental para dirigir veículos automotores e conquistar a CNH definitiva. 

A CNH provisória pode levar multa? Pode, desde que seja infração leve.

O que pode e o que não pode com a CNH provisória

Há alguns cuidados fundamentais que o motorista deve ter quando está usando a CNH provisória. Por exemplo, assim como o documento definitivo, é obrigatório seguir o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as normas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Mas não se esqueça: a tolerância de pontos na carteira é menor para a PPD.

Quem tem a CNH provisória não pode levar infração gravíssima, grave e nem ser reincidente em infrações médias. 

Tanto o motorista com PPD quanto os que têm a CNH definitiva serão punidos se infringirem as leis de trânsito.

O que acontece se cometer infrações durante esse período

O motorista pode apenas levar multas leves, enquanto estiver com a CNH provisória. Caso cometa infração gravíssima, grave ou for reincidente com multas médias, não será possível solicitar a CNH definitiva e o motorista precisará fazer o processo de habilitação novamente.

Como renovar a cnh provisória para definitiva

Não é necessário ter dúvidas sobre como renovar CNH provisória, este é um processo muito simples de fazer. Porém, é fundamental ter organização na hora de solicitar a habilitação definitiva.

Nos tópicos a seguir, conheça cada passo necessário para que a CNH provisória se torne definitiva. 😉

Passo a passo para solicitar a CNH definitiva

Se a sua CNH provisória está para vencer ou se ela já venceu, você deve procurar o DETRAN de sua localidade para iniciar o processo de solicitação da carteira de motorista definitiva. As etapas que você deve seguir são:

– Procurar o DETRAN de sua localidade pessoalmente ou via site.

– Certifique-se que o exame de aptidão física e mental esteja em dia.

– Um dos pré-requisitos é não ter cometido infração gravíssima ou grave e nem ser reincidente em infração média.

– No site do DETRAN, procure pelo serviço de renovação de CNH e preencha os campos com os dados solicitados. Você deve fornecer informações como categoria da CNH, dados pessoais e endereço para receber o documento definitivo.

– Quite a taxa do serviço. 

Documentos exigidos

Os documentos exigidos para mudar de CNH provisória para definitiva são:

– CNH provisória vencida.

– Exames de aptidão física e mental devem estar em dia.

– RG.

– CPF

– Comprovante de residência. 

Prazo para solicitar a definitiva

Você pode circular com a CNH provisória vencida por até 30 dias, a contar do prazo de vencimento que consta no documento.

Dica: dá para solicitar a CNH definitiva cerca de 30 dias antes do prazo de vencimento da PPD. Aí, você evita dores de cabeça e se antecipa nesta regularização do documento.

Dica da Zapay: além de saber sobre o limite de pontos na carteira e a validade da carteira de habilitação, conheça os detalhes de todas as categorias de CNH:

Posso dirigir com CNH provisória vencida?

A contar da data de vencimento, você tem até 30 dias para continuar dirigindo o veículo, sem dores de cabeça. A partir do 31º dia, se a blitz lhe pegar conduzindo o carro ou a moto, saiba que você será autuado, pois estará cometendo uma infração gravíssima. 

Consequências de dirigir com CNH vencida

Segundo o artigo 162, do CTB, no item V, quem dirige veículo com a CNH vencida há mais de 30 dias está cometendo uma infração gravíssima.

A punição é multa (R$ 293,47), adição de 7 pontos na carteira, além da retenção do veículo até a apresentação de um motorista devidamente habilitado, como medida administrativa.  

Posso usar a CNH provisória como documento oficial?

Sim, tanto a CNH provisória quanto a definitiva podem ser utilizadas como documento oficial de identificação do condutor. 

CNH provisória vale em outro estado?

Sim, a CNH provisória tem validade em todo território nacional.

Qual nota você dá pra esse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média das avaliações 4.9 / 5. Número de votos: 37

Seja o primeiro a avaliar! Nenhum voto até agora 🙁

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar ele!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Avatar image of Pedro Vogado
Written by

Pedro Vogado

Sou Pedro Vogado, Cofundador e Diretor de Government Affairs da Zapay e Presidente da ABREMPAG (Associação Brasileira das Empresas de Meios de Pagamentos de Débitos Veiculares e Tributos Governamentais). Além disso, tenho bacharelado em Administração pela Universidade Norte do Paraná e bacharelado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Desde cedo, sempre fui apaixonado por iniciativas das empresas privadas que ajudam o setor público a evoluir, por isso, sempre empreendi para colocar esse propósito em prática. Afinal, ao evoluir o setor público e ajudar a fazer as coisas de forma mais eficiente, todos saem ganhando. Na Zapay, tenho a responsabilidade de gerir todos os convênios e conexões da Zapay com os DETRANs e órgãos públicos, sou eu quem lido com todas as estratégias associadas a isso. Na ABREMPAG, eu lidero as discussões relacionadas ao setor de meios de pagamentos de débitos veiculares junto aos órgãos e entidades de trânsito do Brasil, em nome das mais de 11 empresas associadas. Tudo isso me trouxe grande experiência no universo das taxas veiculares e nos requisitos para andar com o veículo sempre dentro da lei. Pensando em compartilhar vocês a minha vivência e todo esse conhecimento adquirido, eu escrevo aqui no Blog Zapay sobre assuntos relacionados aos processos dos DETRANs e dos demais órgãos de trânsito, além de tudo o que envolve o pagamento de IPVA, Licenciamento e Multas. Espero que os meus conteúdos - recheados de dicas e atalhos - ajudem a tirar as suas dúvidas e facilitem o seu dia a dia. Confira também o meu Linkedin: https://www.linkedin.com/in/pedro-vogado/