Todo motociclista deve estar sempre atento aos itens de segurança para iniciar a viagem. O capacete com viseira está entre os itens obrigatórios para o condutor.
Com a Nova CNH, que trata de uma atualização da legislação de trânsito, conduzir motocicletas sem viseira ou óculos de proteção ou em desacordo com a regulamentação do CONTRAN gera uma infração média, com multa no valor de R$ 130,16, além de retenção do veículo para regularização.
Sim, é possível recorrer da autuação quando este documento chega à residência do motorista acusado da infração. É, aliás, a única maneira de evitar que o direito de dirigir seja bloqueado temporariamente, caso seja este o caso (dependendo da infração cometida). Se bem-sucedido, o condutor pode evitar o pagamento da multa.
É proibido o uso de película na viseira do capacete e nos óculos de proteção – esteja sempre atento a isso.Para viagens noturnas, o motociclista é obrigado a utilizar a viseira no padrão cristal, uma vez que seu material é mais límpido – o que facilita para a visão. A boa notícia é que este é o tipo mais comum de viseira para capacetes.