multa 606-82
Categories:

Veja quais são cuidados com o caminhão que você precisa ter

Quais são os cuidados que você tem o caminhão, amigo condutor? Este gigante das estradas merece muita atenção antes que qualquer viagem se inicie, seja ela curta ou longa. As devidas revisões e manutenções garantem o bom funcionamento do veículo, além de zelar pela segurança de todos.

Vale dizer que as dicas aqui apresentadas são recomendadas a todos os tipos de caminhões disponíveis nas vias públicas brasileiras, tais como os modelos para cargas leves, como Veículo Urbano de Carga (VUC), caminhão toco (semipesado) e caminhão truck (caminhão pesado), bem como os para cargas pesadas – é o caso do cavalo mecânico (caminhão extrapesado) e do cavalo mecânico trucado (LS).

– Calibre os pneus e faça rodízios 

– Atente-se ao volume de carga suportável 

– Verifique o nível de óleo do motor antes da viagem 

– Adote boas práticas de direção 

– Use combustível de boa qualidade 

– Confira o líquido de arrefecimento

Dica da Zapay: fique ligado quanto aos cuidados necessários com o freio de caminhão.

Calibre os pneus e faça rodízios

Calibrar os pneus do caminhão e realizar o rodízio periódico é um cuidado trata diretamente da segurança do condutor, dos ocupantes do veículo, bem como de todos os membros do trânsito. Afinal, trata-se de uma prioridade.

Cabe ao caminhoneiro atentar-se quando à pressão dos pneus, para que estejam sempre ideais para uso, conforme indica a montadora. O indicado é fazer uso de um calibrador eletrônico para saber com precisão como está a pressão dos pneus. Ah, e não se esqueça de avaliar também o estepe, amigo motorista.

Quando o pneu roda na pressão ideal indicada no manual do proprietário do veículo, o caminhão pode trafegar com mais segurança, além de apresentar melhor equilíbrio e estabilidade, de modo a evitar o consumo excessivo de combustível – ou seja, traz economia ao bolso e evita desgastes das peças.

Desse modo, a calibragem adequada ajuda a aumentar a vida útil dos pneus, de modo a reduzir ou minimizar os desgastes prematuros. Outro cuidado importante é a realização periódica de rodízios entre os pneus. Para saber o tempo exato para tal gesto, é indicado que cada caminhoneiro leia atentamente as recomendações feitas pela montadora do veículo.

Dica da Zapay: conheça quais são os caminhos para obter financiamento de caminhão.

Atente-se ao volume de carga suportável 

Mais um ponto importante a ser observado é o limite de carga que caminhão pode suportar, valor que pode variar de acordo com cada modelo de veículo. 

Ao observarmos as ruas e estradas, sobretudo, é comum vermos caminhoneiros que desrespeitam esta restrição, infelizmente. O que é uma conduta imprudente, pois, quando o veículo transporta carga excessiva, há riscos de danos à própria carga, além da alta probabilidade de acidente (o que ameaça a segurança, em geral). 

Desse modo, a depender da natureza e do volume da remessa, faz-se necessário escolher o tipo de caminhão mais adequado, de forma a impedir que aconteçam desgastes desnecessários nos componentes do veículo. Ainda: o desequilíbrio entre o volume de carga e o limite suportado pode gerar instabilidade durante o tráfego – ou seja, há alto risco de acidentes.

Dica da Zapay: fique por dentro sobre os itens indispensáveis para caminhão e faça a conferência em seu veículo. 

caminhão munk

Como anda a sua saúde mental, amigo caminhoneiro?

A saúde mental não é algo menor e ela merece muito cuidado, assim como a saúde física do motorista. Afinal, ela diz respeito à qualidade de vida cognitiva e emocional de cada indivíduo, que afeta diretamente o nosso dia a dia.

Confira algumas dicas para cuidar da sua saúde mental antes de iniciar uma viagem:

  1. Procure ter uma rotina previsível: este ponto é importante pois, quando há previsibilidade, as atividades tendem a serem mais automatizadas. Assim, há senso de familiaridade e hábito nos comportamentos do caminhoneiro, o que diminui a indisposição no horário do expediente.

Ainda, uma rotina previsível faz com que haja abertura de horários para que o motorista consiga respeitar suas necessidades fisiológicas fundamentais, como descanso, alimentação adequada, dentre outras.

 

  1. Faça pausas periódicas: pequenos descansos durante a jornada de trabalho podem trazer bem-estar e ganhos em qualidade de vida, além de mais eficiência. As pausas para relaxamento podem aliviar tensões nos braços e nas pernas após longas horas na estrada, melhorar a atenção e a saúde mental, além de trazer mais segurança ao trânsito.

 

  1. Procure ter controle emocional: embora seja delicado, este ponto é essencial para o gerenciamento de crises de ansiedade e estresse – problemas bastante comuns para trabalhos com tamanha responsabilidade, como é o caso de motoristas de caminhões. O ideal é que o consumo de gatilhos para as crises seja abandonado.

Não é indicado o consumo excessivo de estimulantes, tais como energéticos e café – tais bebidas devem ser ingeridas apenas em pequenas quantidades e em momentos estratégicos. Lembre-se: elas afetam o ciclo de sono, de modo que podem desequilibrar a janela de descanso, gerando mau humor e irritação.

 

  1. Atente-se para que sua alimentação seja balanceada: estabelecer horários e quantidades adequadas, como a ingestão de proteínas, carboidratos e vitaminas necessárias é mais um cuidado importante para a saúde, em longo prazo. O ideal é que os momentos de alimentação estejam compatíveis com o trabalho e o descanso, para que a digestão ocorra no momento certo, sem que a qualidade do sono seja prejudicada, nem o desempenho no trabalho. 

Há diversos alimentos considerados práticos que acaba apresentando alto valor calórico e baixo valor nutritivo – o impacta de forma negativa a saúde da pessoa.

 

  1. Cuide para garantir o sono necessário (geralmente entre sete e oito horas) e de qualidade. É importante saber que a quantidade de sono pode variar, de acordo com o corpo de cada pessoa. O importante é que o condutor consiga descansar e recuperar tanto a cabeça, quanto o corpo. Quando o corpo quebra a sua rotina de descanso, o corpo não rende o esperado, além de ter baixa atenção – o que pode ser fatal no trânsito.

 

  1. Aproveite o tempo com a família. O contato com a família é essencial – mesmo quando se está viajando, é fundamental manter os diálogos, pois é uma forma de afeto e cuidado com todos os envolvidos, além de fazer bem para a saúde.

 

  1. Pratique atividades físicas, este hábito ajuda a estimular a serotonina. A prática de esportes e/ou atividades diversas é um investimento feito para o corpo e a mente, de modo a manter os músculos em dia, além de aumentar a disposição, melhorar a autoestima e diminuir a sensação de cansaço. A prática de esportes auxilia ainda na postura do caminhoneiro quando estiver sentado no veículo.



Avatar image of Alessandra Comitre
Written by

Alessandra Comitre

Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.