Saiba quais cuidados e prazos de manutenção do fluido de freio do carro
O fluido de freio possui papel fundamental no sistema de frenagem de um veículo. É ele o responsável por multiplicar a pressão exercida pelo motorista no pedal de freio, a fim de acionar pastilhas e sapatas de freio e garantir a melhor eficiência de frenagem. Neste artigo, vamos dar dicas de quais cuidados tomar com a manutenção do fluido de freio do carro.
Uma das características do fluido de freio é que ele é um líquido higroscópico. Isso significa que possui a propriedade de absorver a umidade do ar. Com o passar do tempo, esta umidade absorvida pelo líquido pode provocar bolhas na tubulação, diminuindo a eficiência de todo o sistema de freios.
Além da capacidade de absorver a umidade, o fluido de freio também possui prazo de validade, como diversos outros componentes do carro. Por isso a substituição deve ser feita regularmente, conforme os prazos previstos no manual do proprietário.
Cada veículo possui intervalos de troca diferentes. Em geral, o fluido de freio de um automóvel que rode em condições normais de uso deve ser substituído, no máximo, a cada 2 anos ou 20 mil km. Para os carros que possam se enquadrar nas características de uso severo, esse prazo deve ser reduzido pela metade – ou seja, a cada 1 ano ou 10 mil km.
Algumas condições de uso severo relacionadas ao sistema de freios são o uso constante do veículo com carga máxima, rodagem frequente em ambiente estritamente urbano ou por estradas com descida de serra – situações que podem provocar o superaquecimento do líquido e exigir demais dos componentes do sistema de frenagem. Também é recomendada a substituição do fluido de freio quando toda vez que for realizada a troca dos materiais de atrito, como pastilhas, discos de freio, sapatas e tambores.
Qual fluido de freio usar?
Os fluidos de freio são classificados pela sigla DOT, criada pelo Departamento de Transportes Americano (Departament of Transportation, em inglês). O termo DOT é utilizado para categorizar os fluidos de acordo com as propriedades físico-químicas. O número junto ao termo (DOT 3, DOT 4 e DOT 5) faz referência ao ponto de ebulição do fluido, que indica a resistência do líquido ao superaquecimento.
Dessa forma, um fluido DOT 3 possui ponto de ebulição a 205°C, enquanto o DOT 4 ferve a 230°C e o DOT 5 suporta temperaturas de até 250°C. Portanto, em resumo, quanto maior a classificação DOT, mais resistente o fluido de freio é às altas temperaturas.
O que o motorista deve prestar atenção é com a recomendação do fabricante prevista no manual do proprietário quanto ao tipo de fluido de freio. Caso não tenha o manual por perto, verifique a indicação de DOT presente na própria tampa do reservatório. Sempre utilize o DOT recomendado e jamais abasteça com um fluido de classificação inferior – por exemplo, usar DOT 3 no reservatório de um veículo que exija DOT 4.
Dica da Zapay: saiba mais sobre o líquido de arrefecimento.
Posso completar o reservatório do fluido de freio?
Essa é uma dúvida que muitos motoristas têm em relação a todos os fluidos do veículo. O nível do fluido de freio deve ser checado regularmente, assim como os demais fluidos do carro (como óleo do motor e líquido de arrefecimento). A substituição do fluido de freio deve sempre ser priorizada, seguindo os prazos já indicados. Porém, nos casos em que o nível estiver um pouco abaixo do normal, é possível completar, desde que seja respeitada a classificação DOT e utilizada a mesma marca do fluido que está no reservatório.
Já se o fluido tiver em um nível extremamente baixo ou com coloração diferente, a troca completa deve ser realizada preventivamente. Caso o motorista sinta alguma anormalidade no sistema de freio, como pedal baixo, ou o acendimento de luz de advertência no painel, a recomendação é que o motorista procure uma oficina mecânica para avaliação e, se necessária, substituição do fluido.
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