fluido de freio
Categories:

Fluido de freio: quando trocar?

Saiba quais cuidados e prazos de manutenção do fluido de freio do carro 

O fluido de freio possui papel fundamental no sistema de frenagem de um veículo. É ele o responsável por multiplicar a pressão exercida pelo motorista no pedal de freio, a fim de acionar pastilhas e sapatas de freio e garantir a melhor eficiência de frenagem. Neste artigo, vamos dar dicas de quais cuidados tomar com a manutenção do fluido de freio do carro.

Uma das características do fluido de freio é que ele é um líquido higroscópico. Isso significa que possui a propriedade de absorver a umidade do ar. Com o passar do tempo, esta umidade absorvida pelo líquido pode provocar bolhas na tubulação, diminuindo a eficiência de todo o sistema de freios. 

Além da capacidade de absorver a umidade, o fluido de freio também possui prazo de validade, como diversos outros componentes do carro. Por isso a substituição deve ser feita regularmente, conforme os prazos previstos no manual do proprietário. 

prazo de manutenção troca fluido de freio

Cada veículo possui intervalos de troca diferentes. Em geral, o fluido de freio de um automóvel que rode em condições normais de uso deve ser substituído, no máximo, a cada 2 anos ou 20 mil km. Para os carros que possam se enquadrar nas características de uso severo, esse prazo deve ser reduzido pela metade – ou seja, a cada 1 ano ou 10 mil km. 

Algumas condições de uso severo relacionadas ao sistema de freios são o uso constante do veículo com carga máxima, rodagem frequente em ambiente estritamente urbano ou por estradas com descida de serra – situações que podem provocar o superaquecimento do líquido e exigir demais dos componentes do sistema de frenagem. Também é recomendada a substituição do fluido de freio quando toda vez que for realizada a troca dos materiais de atrito, como pastilhas, discos de freio, sapatas e tambores.

Qual fluido de freio usar?

Os fluidos de freio são classificados pela sigla DOT, criada pelo Departamento de Transportes Americano (Departament of Transportation, em inglês). O termo DOT é utilizado para categorizar os fluidos de acordo com as propriedades físico-químicas. O número junto ao termo (DOT 3, DOT 4 e DOT 5) faz referência ao ponto de ebulição do fluido, que indica a resistência do líquido ao superaquecimento.

Dessa forma, um fluido DOT 3 possui ponto de ebulição a 205°C, enquanto o DOT 4 ferve a 230°C e o DOT 5 suporta temperaturas de até 250°C. Portanto, em resumo, quanto maior a classificação DOT, mais resistente o fluido de freio é às altas temperaturas.

O que o motorista deve prestar atenção é com a recomendação do fabricante prevista no manual do proprietário quanto ao tipo de fluido de freio. Caso não tenha o manual por perto, verifique a indicação de DOT presente na própria tampa do reservatório. Sempre utilize o DOT recomendado e jamais abasteça com um fluido de classificação inferior – por exemplo, usar DOT 3 no reservatório de um veículo que exija DOT 4. 

quando trocar fluido de freio?

Dica da Zapay: saiba mais sobre o líquido de arrefecimento

Posso completar o reservatório do fluido de freio?

Essa é uma dúvida que muitos motoristas têm em relação a todos os fluidos do veículo. O nível do fluido de freio deve ser checado regularmente, assim como os demais fluidos do carro (como óleo do motor e líquido de arrefecimento). A substituição do fluido de freio deve sempre ser priorizada, seguindo os prazos já indicados. Porém, nos casos em que o nível estiver um pouco abaixo do normal, é possível completar, desde que seja respeitada a classificação DOT e utilizada a mesma marca do fluido que está no reservatório.

Já se o fluido tiver em um nível extremamente baixo ou com coloração diferente, a troca completa deve ser realizada preventivamente. Caso o motorista sinta alguma anormalidade no sistema de freio, como pedal baixo, ou o acendimento de luz de advertência no painel, a recomendação é que o motorista procure uma oficina mecânica para avaliação e, se necessária, substituição do fluido.

tipos de fluido de freio

Agora que você já sabe tudo sobre os prazos de substituição do fluido de freio, confira outros artigos especiais sobre manutenção automotiva, lançamentos, legislação de trânsito e muito mais aqui no Blog da Zapay. E se você quiser realizar a consulta de débitos de veículos, conte com a Zapay para facilitar o pagamento de licenciamento, IPVA e multas em até 12x! É rápido, fácil e seguro. 

Imagens: Divulgação

Avatar image of Gustavo de Sá
Written by

Gustavo de Sá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *