faixa exclusiva de onibus
Categories:

Placa R32: Faixa exclusiva de ônibus, saiba o valor da multa

A placa “Circulação exclusiva de ônibus ” indica que somente ônibus podem trafegar na via onde a placa está instalada. Isso é feito para garantir o bom funcionamento do transporte público e evitar congestionamentos.

Conheça a placa que indica a exclusividade da faixa para ônibus:

faixa exclusiva de onibus

O corredor de ônibus é um espaço reservado na via para o transporte coletivo. Geralmente é identificado pelo sinal de trânsito R32 que é específico e diz que só é permitido o uso de ônibus, com algumas exceções, como veículos de emergência, táxis e veículos de passeio com mais de 9 lugares (como vans).

O uso da faixa de ônibus é permitido nos horários de pico, quando há grande volume de tráfego, para garantir o bom funcionamento do transporte público e evitar congestionamentos.

Fora do horário de pico, a via pode ser utilizada por outros veículos em caso de emergência ou situação de segurança.

Qual o valor da multa por transitar na faixa de ônibus?

A multa por transitar na faixa de ônibus é considerada uma infração grave e o valor é de R$191,54. Além disso, os motoristas que cometerem essa infração podem ter o veículo apreendido e perder 7 pontos na carteira de habilitação.

Conteúdo relacionado:

Placa peso bruto

Placa R-14: Peso bruto total ou máximo permitido

A placa “Peso bruto total máximo permitido” é usado para indicar o peso máximo permitido para veículos que trafegam em estradas ou pontes específicas.

 

Curtiu o conteúdo e quer ficar sempre atualizado? Acompanhe nosso blog e as redes sociais:

Avatar image of Ana
Written by

Ana

Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *