BR-381
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BR-381: Uma rodovia estratégica e histórica

A BR-381, conhecida como Rodovia Fernão Dias, é uma via fundamental que se estende da cidade de São Mateus, no Espírito Santo, até São Paulo, conectando importantes regiões e desempenhando um papel crucial no desenvolvimento econômico. Com uma extensão total de 1181 quilômetros, ela atravessa três estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, sendo marcada por sua relevância estratégica e rica história.

Visão da BR-381

A BR-381 é uma rodovia federal que desempenha um papel vital na ligação entre o Espírito Santo e São Paulo, passando por pontos estratégicos como o entroncamento com a BR-101 e terminando no entroncamento com a BR-116 (Rodovia Presidente Dutra). Ao longo de seus 1181 quilômetros, ela percorre 95 km em São Paulo, 950 km em Minas Gerais e 136 km no Espírito Santo. O trecho entre Belo Horizonte e São Paulo é conhecido como Rodovia Fernão Dias.

Aspectos críticos da Fernão Dias

Este importante corredor viário destaca-se, sobretudo, pelo trecho que conecta Minas Gerais ao Espírito Santo, sendo considerado um dos mais perigosos do Brasil devido ao seu traçado sinuoso, frequentemente propenso a acidentes. No Espírito Santo, assume a denominação de ES-381, e o trecho entre São Mateus e Nova Venécia é conhecido como Miguel Curry Carneiro, coincidindo com o antigo leito da extinta Estrada de Ferro São Mateus.

Duplicações e projetos

Em 2002, um marco significativo foi alcançado com a conclusão da duplicação de 562 km da Rodovia Fernão Dias, entre Belo Horizonte e São Paulo, após oito anos de obras. Além disso, em 2022, surgiu um projeto ambicioso para conceder parte da BR-381 à iniciativa privada, visando duplicar 215 km entre Belo Horizonte, Ipatinga e Novo Oriente de Minas. Essa iniciativa busca não apenas melhorar a segurança viária, mas também impulsionar a eficiência logística ao longo da rodovia.

Municípios cortados pela Fernão Dias

A BR-381 atravessa uma série de municípios de grande importância nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, conectando comunidades e promovendo o desenvolvimento regional. Dentre os municípios cortados estão São Paulo, Guarulhos, Mairiporã, Atibaia, Bragança Paulista, Vargem, Extrema, Itapeva, Camanducaia, Cambuí, Estiva, Pouso Alegre, São Sebastião da Bela Vista, Careaçu, São Gonçalo do Sapucaí, Campanha, Três Corações, Varginha, Carmo da Cachoeira, Nepomuceno, Lavras, Ribeirão Vermelho, Perdões, Santo Antônio do Amparo, Oliveira, Carmópolis de Minas, Itaguara, Itatiaiuçu, Rio Manso, Brumadinho, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Betim, Contagem, Belo Horizonte, Santa Luzia, Sabará, Caeté, Nova União, Bom Jesus do Amparo, Barão de Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade, Bela Vista de Minas, Nova Era, Antônio Dias, Jaguaraçu, Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso, Belo Oriente, Naque, Periquito, Governador Valadares, Galileia, Divino das Laranjeiras, Central de Minas, São João do Manteninha, Mantena, Barra de São Francisco, Nova Venécia e São Mateus.

Importância para a mobilidade e desenvolvimento econômico

A BR-381 desempenha um papel vital na promoção da mobilidade e no estímulo ao desenvolvimento econômico ao conectar centros urbanos importantes ao longo de seu percurso. Além de facilitar o transporte de mercadorias e pessoas, a rodovia contribui para a integração regional, impulsionando o comércio e fortalecendo a infraestrutura logística. Sua relevância transcende fronteiras estaduais, solidificando-se como uma peça-chave no cenário rodoviário brasileiro.

Em resumo, a BR-381 não é apenas uma rodovia; é um elo estratégico que costura não apenas estados, mas também oportunidades e desenvolvimento ao longo de sua extensão. Seja pela superação de desafios históricos, projetos de modernização ou pela sua importância para comunidades locais, a Rodovia Fernão Dias permanece como um símbolo da vitalidade da infraestrutura rodoviária brasileira.

Veja mais sobre as BRs do país no guia completo das rodovias brasileiras da Zapay.

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