vistoria veicular
Categories:

Como, quando e onde fazer vistoria veicular?

Você sabe o que é, como, quando e onde fazer vistoria veicular do seu automóvel? Fique tranquilo porque nós da Zapay te ensinaremos como fazer esse procedimento, caso esteja realizando laudo de transferência ou apenas deseja saber qual a situação do veículo. Confira a seguir!

O que é vistoria veicular?

Antes de explicar onde fazer vistoria veicular, precisamos ensinar rapidamente o que é esse procedimento. 

A vistoria veicular é um processo indispensável para a segurança dos motoristas, passageiros e pedestres. Isso porque todos nós devemos seguir nosso dever de manter as boas condições de funcionamento dos nossos veículos.

Nessa avaliação veicular, um especialista mecânico utiliza equipamentos para avaliar qual o estado do carro ou moto. 

Esse processo de análise também verifica se o automóvel possui todos os equipamentos obrigatórios e avalia se o automóvel respeita as normas de trânsito.

Quando fazer a vistoria veicular?

Existem algumas situações que necessitam de uma vistoria veicular, geralmente, quando houver alterações nas características originais do veículo.

Em outros momentos é preciso avaliar o veículo, se o proprietário mudar de município, se houver mudança na categoria do automóvel ou quando o veículo for transferido de um proprietário para outro.

Além disso, quando há uma compra ou troca de um automóvel seminovo ou usado é necessário a alteração dos documentos para ele ser registrado no nome do novo proprietário. 

Sendo assim, para que esse trâmite da transferência de propriedade seja realizado, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) prevê a realização de uma vistoria veicular, que dá origem a um laudo de transferência.

O que é vistoria veicular para laudo de transferência?

A vistoria veicular para laudo de transferência é um procedimento obrigatório para realizar a documentação de um veículo seminovo ou novo que será vendido ou trocado.

Portanto, essa avaliação irá analisar se o carro ou a moto estão com as características originais de fábrica, se os equipamentos obrigatórios estão em boas condições de uso e se o automóvel cumpre todas as normas de trânsito.

Como é feita a vistoria veicular?

Se você quer ficar por dentro sobre como a vistoria veicular é feita, então veja como a avaliação analisa o funcionamento de todas as partes de um veículo. 

Os itens analisados na vistoria veicular, são: faróis, faroletes, espelhos retrovisores, limpadores de para-brisa, pneus, buzina, vidros, blindagem e suspensão.

Alguns itens de identificação do veículo também precisam ser verificados, como o número de identificação de chassi, etiquetas do veículo, numeração dos vidros e numeração no motor.

Outros elementos também precisam ser apresentar boas condições de funcionamento e os itens de segurança obrigatórios para veículos, como cintos de segurança, extintor de incêndio, triângulo, macaco, chave de fenda (ou outra ferramenta para remoção das calotas).

No momento da vistoria, todas essas numerações devem sempre estar iguais aos dados nos documentos do veículo, apresentados pelo proprietário.

Quais equipamentos são usados na vistoria veicular?

Existem alguns equipamentos utilizados na hora de realizar a vistoria do veículo. Saiba quais são eles: 

  • Boroscópio: aparelho usado para inspecionar visualmente espaços de difícil acesso, como motores, tubulações, entre outras.
  • Medidor de camadas: esse equipamento verifica a qualidade da pintura do automóvel. 
  • Paquímetro: instrumento usado para medir espessuras, diâmetros e pequenos comprimentos com precisão. Durante a vistoria, o paquímetro verifica a banda de rodagem dos pneus, sapatas de freio e desgaste das pastilhas de freio.
  • Trena: fita métrica usada por profissionais na vistoria dos veículos para verificar se o mesmo não foi rebaixado, algo que é contra as normas reguladoras de trânsito. 

Onde fazer vistoria veicular?

Agora vamos falar sobre onde fazer vistoria veicular. Primeiro, é importante saber que cada estado brasileiro é responsável por atender os motoristas que residem em seu território.

Porém, apesar da vistoria veicular ser descentralizada regionalmente, ela obedece a um critério uniforme nacional que deve ser seguido por todos os lugares que realizam esse procedimento.

Um dos principais locais para realizar a vistoria veicular é o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN)

Sendo assim, basta o motorista comparecer a sua sede estadual e dar entrada na documentação para que o veículo passe pela avaliação do órgão.

Porém, há também empresas indicadas pelo DETRAN que realizam a vistoria veicular para transferência de propriedade.

Essas instituições são chamadas de Empresas Credenciadas de Vistorias (ECV) e estão autorizadas a avaliar o carro.

Como encontrar uma empresa credenciada de vistoria?

É muito simples encontrar onde fazer vistoria veicular. Siga o passo a passo, abaixo:

  1. Entre no site do DETRAN do seu estado.
  2. Clique em ‘Parceiros’.
  3. Em seguida, localize as Empresas credenciadas de vistoria – ECVs. 
  4. Clique em ECVs.
  5. Você pode escolher pesquisar uma empresa por nome, por município ou baixar um arquivo com todas as empresas credenciadas de vistoria veicular. 

É possível agendar a vistoria veicular?

Se o motorista optar por realizar a vistoria veicular no DETRAN, então pode fazer o agendamento presencialmente na instituição ou pelo site. 

Procure entrar em contato com o órgão escolhido para fazer a vistoria porque alguns podem não oferecer o agendamento online ou podem cobrar alguma taxa por esse serviço.

Porém, o agendamento online da vistoria veicular costuma ser simples. Só é preciso entrar no site e emitir a taxa de agendamento (caso exista), realizar o pagamento, retornar ao site e preencher a ficha de cadastro de vistoria. 

Dessa forma, o motorista saberá o dia e o horário do seu atendimento, além das taxas do processo de vistoria emitidas.

Quanto tempo dura uma vistoria veicular?

Agora que você sabe onde fazer vistoria veicular, então deve estar pensando quanto tempo demora esse procedimento.

O tempo de vistoria de um automóvel varia de empresa para empresa, mas geralmente esse serviço pode ser realizado em até 30 minutos.

O ideal é sempre confirmar que o lugar escolhido para fazer a vistoria veicular seja parceiro autorizado e credenciado pelo DETRAN para não ter dores de cabeça no futuro. 

Isso porque se a vistoria veicular for realizada para obter a transferência de proprietário será necessário a emissão de um laudo veicular validado pelo DETRAN. 
Já sabe o que é, quando, como e onde fazer vistoria veicular! Leia mais conteúdos para motoristas no blog da Zapay!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *